Fizeram errado em expulsar Zelaya
deveria simplesmente ter sido preso e julgado
Mas nós sabemos o quanto isso é difícil nas democracias, não é Lula e Sarney?
Era o mais próximo do correto, pela constituição hondurenha, mas olha só como a coisa é complicada:
Pela constituição de Honduras, qualquer pessoa que agisse no sentido de mudar ou defendesse uma mudança no artigo que proíbe a reeleição para presidente deveria ser afastada do cargo que ocupa.
Esse artigo é uma cláusula pétrea da constituição, ou seja, não pode ser objeto de mudança em nenhuma hipótese (a exemplo das cláusulas pétreas da constituição brasileira, como a unidade nacional, a forma federativa de governo, a periodicidade das eleições, os direitos e garantias individuais, etc).
A complicação surge da interpretação dos atos de Zelaya, se eles claramente violam esses artigos ou não. Há uma divisão entre os que lhe são a favor ou contra sobre ele ter violado ou não esses artigos (embora a maioria ache que sim).
Já supondo que Zelaya realmente tenha violado esses artigos (o mais provável, em minha opinião), ele deveria ser simplesmente afastado do cargo, e seu sucessor interino legal assumiria. Ele só seria preso se negasse ou dificultasse o cumprimento da lei. NINGUÉM deveria ser deportado,NENHUM oposicionista deveria ser preso, NENHUMA censura deveria ter ocorrido, NENHUMA manifestação pa´cifica deveria ser reprimida, e outras "coisinhas" mais que fizeram lá.
A história se resume a isso: Zelaya fez X contra a constituição, Micheleti e Cia fizeram 10X contra a constituição para depor Zelaya.