Autor Tópico: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras  (Lida 10474 vezes)

Offline Rodrigo

• Nível 03
  • *
Re: ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras
« Resposta #25 Online: 30 de Junho de 2009, 09:53:55 »
Agora me mostra que lei hondurenha, ou que artigo da constituição autoriza as forças armadas a seqüestrar e exilar o Presidente da República e declarar o Estado de Sítio quando bem lhe pareça.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #26 Online: 30 de Junho de 2009, 09:58:02 »
Ad populum recorrer à norma suprema de um ordenamento jurídico determinado.

Ad numerum mencionar o rechaço unânime por parte de toda a comunidade internacional.

Ad hominem constatar a ignorância em matéria de direito de quatro "comentaristas".

ok.

Denunciei a moderação.

Ignorante é a sua atitude de desrespeito em ficar nos taxando de "comentaristas", "iluminados", etc como se sua opinião valesse alguma merda a mais que a nossa.

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #27 Online: 30 de Junho de 2009, 10:22:16 »
Honduras iria virar a mesma merda que a Venezuela.

Como o Chávez, mestre iluminado do Rodrigo, fez o mesmo referendo mais de uma vez até vencer, e quando tinha perdido disse que a vitória era uma vitória de merda da oposição, como se o povo que votou contra fosse oposição.

Aposto que iriam fazer a mesma merda em Honduras.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #28 Online: 30 de Junho de 2009, 10:24:25 »
Onde fica Honduras? :teehee:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #29 Online: 30 de Junho de 2009, 11:15:23 »
Com Uribe, Obama condena golpe de Estado em Honduras29 de junho de 2009 • 17h17

atualizado às 20h28Notícias Presidente Barack Obama e o líder colombiano Alvaro Uribe participam de reunião no Salão Oval da Casa Branca
29 de junho de 2009Getty Imagesimprimirreduzir tamanho da fonte tamanho de fonte normal aumentar tamanho da fonte

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira que o golpe de Estado em Honduras foi "ilegal" e que Manuel Zelaya continua sendo o chefe de Estado legítimo deste país.

Em entrevista coletiva concedida junto ao presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, Obama reiterou hoje sua condenação ao ocorrido em Honduras, onde os militares expulsaram Zelaya do país neste domingo.

Obama assegurou que "seria um terrível precedente se permitíssemos que este golpe de Estado tivesse sucesso". Segundo o presidente americano, a América Latina registrou "enormes progressos" e, por isso, não quer um retorno aos "tempos obscuros". Por outro lado, Obama assegurou que corresponde ao povo de Honduras decidir quem quer que seus líderes sejam e destacou a importância de respeitar a soberania democrática.

Roberto Micheletti foi nomeado ontem pelo Congresso como presidente de Honduras após a expulsão de Zelaya do país. O chefe de Estado foi deposto pelo Parlamento sob a acusação de violar normas constitucionais e de impulsionar um referendo ilegal.

-----------------------------

Pasmem... ATÉ o presidente dos EUA rejeitam o golpe.

Como alguns aqui tem no presidente dos EUA um líder...
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #30 Online: 30 de Junho de 2009, 11:17:34 »

E francamente, pessoal: golpe é golpe! Um presidente democraticamente eleito foi destituido por militares. Esse é o fato.
Democracia nao é só ouvir o povo, é também respeitar as regras do jogo democrático. Se ele ia fazer algo ilegal, entao que
se entrasse com uma açao de inconstitucionalidade (ou o equivalente que seja lá em Honduras) contra isso.

Para mim, assunto encerrado e porteira fechada.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #32 Online: 30 de Junho de 2009, 11:56:31 »

E francamente, pessoal: golpe é golpe! Um presidente democraticamente eleito foi destituido por militares. Esse é o fato.
Democracia nao é só ouvir o povo, é também respeitar as regras do jogo democrático. Se ele ia fazer algo ilegal, entao que
se entrasse com uma açao de inconstitucionalidade (ou o equivalente que seja lá em Honduras) contra isso.

Para mim, assunto encerrado e porteira fechada.

Mas foi feito.
O supremo deles julgou como inconstituional a consulta, além do congresso regulamentar uma lei onde o referendo ficava inválido.

Mas mesmo assim o presidente quis passar por cima do jurídico e legislativo.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #33 Online: 30 de Junho de 2009, 12:59:31 »
ARTICULO 2.- La soberanía corresponde al pueblo del cual emanan todos los poderes del Estado que se ejercen por representación. La soberanía del Pueblo podrá también ejercerse de manera directa, a través del Plebiscito y el Referendo.

La suplantación de la soberanía popular y la usurpación de los poderes constituidos se tipifican como delitos de traición a la Patria. La responsabilidad en estos casos es imprescriptible y podrá ser deducida de oficio o a petición de cualquier ciudadano.

ARTICULO 3.- Nadie debe obediencia a un gobierno usurpador ni a quienes asuman funciones o empleos públicos por la fuerza de las armas o usando medios o procedimientos que quebranten o desconozcan lo que esta Constitución y las leyes establecen. Los actos verificados por tales autoridades son nulos. el pueblo tiene derecho a recurrir a la insurrección en defensa del orden constitucional.

Constituição de Honduras.

Não vejo motivos para mudar de opinião. Os dois lados estão errados. Por um lado, se o presidente deseja se manter no poder (não vou discutir os méritos dessa expressão), que use os meios legais para isso (O CONGRESSO NACIONAL). Se o Congresso e a Suprema Corte barraram a coisa, meu, ou o cara reapresenta o projeto de lei modificado e articula melhor com o congresso ou IT'S OVER! Não tem que ficar convocando referendo para passar por cima das decisões institucionais. ISSO É ILEGAL!!!

Por outro lado, não sei se a lei deles prevê o uso do impeachment, mas imagino que seria a ferramenta ideal nesse caso. Usar as Forças Armadas é extremismo.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #34 Online: 30 de Junho de 2009, 13:35:39 »
Usar as Forças Armadas é extremismo.

Será que existe alguma constituição (de algum país) que permita o uso das forças armadas em casos como o de Honduras?

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #35 Online: 30 de Junho de 2009, 13:51:27 »
Sera que existe algum pais que não permita o uso do exercito para qualquer coisa que seja ?

Impressionante como o povo acha que o exercito só cabe ser usado em caso de guerra.

É uma tropa como qualquer outra. Só porque tem .50 em cima das suas viaturas(blindados) não quer dizer que vão sair matando todo mundo.
Não deseje.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #36 Online: 30 de Junho de 2009, 14:09:41 »
Mas o certo é só em caso de guerra mesmo

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #37 Online: 30 de Junho de 2009, 14:11:56 »
Porque certo ?

Não estão preparados ? Estão preparados demais ?

ou

Ui exercito me lembra ditadura e tal ?
Não deseje.

Offline PauloCesar

• Nível 19
  • *
« Resposta #38 Online: 30 de Junho de 2009, 14:23:32 »
Sera que existe algum pais que não permita o uso do exercito para qualquer coisa que seja ?

Impressionante como o povo acha que o exercito só cabe ser usado em caso de guerra.

É uma tropa como qualquer outra. Só porque tem .50 em cima das suas viaturas(blindados) não quer dizer que vão sair matando todo mundo.

Também acho que não sairão atirando a esmo, acho que ele quis dizer que o uso das forças armadas parece ser mais adequado quando a soberania do país está ameaçada, seja por outro país, seja por algum grupo paramilitar ou terrorista. Usar as forças armadas contra os cidadãos que ela deveria proteger é, no mínimo estranho.

De qualquer forma, imagino que o impeachment seria a melhor solução nesse caso. Sem armas. Para conter algum disturbio ou revolta popular aí sim usaria a guarda nacional ou, na ausência desta, o exército mesmo.
FREE YOUR MIND! - Morpheus

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #39 Online: 30 de Junho de 2009, 14:48:34 »
Porque certo ?

Não estão preparados ? Estão preparados demais ?

ou

Ui exercito me lembra ditadura e tal ?

Bem, eu acho que um exercito deve se concentrar apenas em se preparar para a guerra mesmo, atualizar doutrinas, equipamentos, estrategias...

Aqui no Brasil temos as brigadas de GLO ( onde o exercito faz o papel de policia) o que eu acho um absurdo

Isso quando nao temos o exercito quebrando o galho para as outras agencias do governo

Enquanto isso nossos melhores tanques sao os Leopard alemaes  :(

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #40 Online: 30 de Junho de 2009, 15:33:56 »
De qualquer forma, imagino que o impeachment seria a melhor solução nesse caso. Sem armas. Para conter algum disturbio ou revolta popular aí sim usaria a guarda nacional ou, na ausência desta, o exército mesmo.
É verdade... impeachment seria a melhor solução mesmo...
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #41 Online: 30 de Junho de 2009, 16:20:43 »
De quem deveriam "cortar as asinhas" é de certa classe média proto-fascista que apóia gorilas. Não é de se esperar nada melhor vindo de um policial.

Diêgo errado, brother. ::)

Mas seeeempre bom lembrar que alguns foristas nunca mudam e nunca esquecem alguns pré-conceitos.

E não, nem vou me dar ao trabalho de te chamar de ....

De novo... :)
« Última modificação: 30 de Junho de 2009, 16:26:52 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #42 Online: 30 de Junho de 2009, 17:51:44 »
Orbe: Você reclama que a ONU é fraca, mas também reclama quando ela tenta, mesmo que timidamente, resolver os problemas?
Nao entendi. Na verdade, a ONU existe para fornecer um espaço para o debate e o diálogo entre paises. O objetivo da ONU nunca
foi servir como governo mundial.

Ela é inútil. Essa é a constatação. O tal "espaço para debate e diálogo entre países" é fictício. Na prática cada um faz o que quer, ignorando o falatório na ONU. Ela raramente se mexe para resolver algo. E quando o faz, não obtem resultados satisfatórios (ou nenhum resultado mesmo).
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #43 Online: 30 de Junho de 2009, 17:53:08 »
Bem, eu acho que um exercito deve se concentrar apenas em se preparar para a guerra mesmo, atualizar doutrinas, equipamentos, estrategias...

Aqui no Brasil temos as brigadas de GLO ( onde o exercito faz o papel de policia) o que eu acho um absurdo

Isso quando nao temos o exercito quebrando o galho para as outras agencias do governo

Enquanto isso nossos melhores tanques sao os Leopard alemaes  :(

Há uma brigada inteira responsável por GLO(garantia da lei e da ordem) ? Para mim todos os quarteis faziam este treinamento.

Inclusive eu já fiz. A acho que você se confundiu com o pessoal da PE que tem um pelotão de choque especifico para controle de multidão.

Realmente os nossos blindados já estão meio atrasados porem ainda temos uma boa Artilharia, e nós também temos leopard 105mm.

Acho que o exercito deve ser empregado quando necessário e não só em caso quererem invadir as fronteiras, é claro que espero que os governadores e presidentes use com parcimônia.
Não deseje.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #44 Online: 30 de Junho de 2009, 20:11:04 »

Enquanto isso nossos melhores tanques sao os Leopard alemaes  :(

Há uma brigada inteira responsável por GLO(garantia da lei e da ordem) ? Para mim todos os quarteis faziam este treinamento.

Inclusive eu já fiz. A acho que você se confundiu com o pessoal da PE que tem um pelotão de choque especifico para controle de multidão.

Realmente os nossos blindados já estão meio atrasados porem ainda temos uma boa Artilharia, e nós também temos leopard 105mm.

Acho que o exercito deve ser empregado quando necessário e não só em caso quererem invadir as fronteiras, é claro que espero que os governadores e presidentes use com parcimônia.

Sim, temos uma brigada para este tipo de tarefa

http://www.defesanet.com.br/eb/td_glo_2.htm

Mas acho que colocar o exercito para fazer o trabalho que a policia deveria ter feito é o fim da picada

Os mexicanos fizeram/fazem isso e o exercito deles é um dos mais corruptos do mundo

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #45 Online: 30 de Junho de 2009, 20:23:20 »
Na verdade, o Congresso deveria responsabilizar o Presidente, quem sabe por procedimento de impedimento, por ele não cumprir as decisões do judiciário, etc. Usar exército é precedente perigoso. Todos os próximos presidentes sempre terão esse fantasma assombrando. Na verdade, Honduras está acostumada a esse tipo de coisa, que é sempre esperado. Perderam uma boa oportunidade de ajudar a consolidar a democracia, retirando do poder alguém por meio da lei. De que adianta Constituição se sempre o exército pode atuar sem observá-la?
A questão é que lá não há império da lei, a Constituição e o ordenamento jurídico é só para quem não tem influência obedecer. 
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #46 Online: 30 de Junho de 2009, 20:47:58 »
Então voce é contra a Democracia? Sim, porque ele foi eleito democraticamente.

Nada justifica a atitude do exercíto. Quem tem que depor é o povo, nas urnas.

Eleito democraticamente para cumprir UM mandato SEM direito à reeleição, não para esticar seu mandato como o Chapolim Colorado fez e o lambe-botas dele tenta fazer aqui.
« Última modificação: 30 de Junho de 2009, 20:55:15 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 30 de Junho de 2009, 20:52:25 »
    ONU deve se reunir na segunda-feira para debater crise em Honduras

A Assembleia geral das Nações Unidas deverá se reunir em caráter de emergência na segunda-feira (29) para analisar a crise em Honduras, onde o presidente Manuel Zelaya foi derrubado e expulso para a Costa Rica, anunciou um porta-voz neste domingo.
    O presidente da Assembleia geral, Miguel D'Escoto, agendou a reunião para segunda-feira às 13h de Brasília, a pedido do embaixador hondurenho na ONU, Jorge Reina Idiaquez, declarou o porta-voz de D'Escoto, Enrique Yeves.

Expulsão

Neste domingo, o presidente do Congresso de Honduras, Roberto Micheletti, foi designado pelo Parlamento à presidência do país no lugar de Manuel Zelaya, preso e expulso para a Costa Rica pelos militares. Uma de suas primeiras medidas foi decretar um toque de recolher no país por 48 horas.

Micheletti, até hoje presidente do Congresso, assegurou que receberia "com muito gosto" Zelaya se ele então desejar retornar, mas sem o apoio do governante da Venezuela, Hugo Chávez.

O Congresso decidiu por unanimidade "desautorizar" Zelaya devido a sua "conduta claramente irregular", às suas "repetidas violações da Constituição e das leis" e a seu "desrespeito das resoluções e decisões dos órgãos institucionais".

Em consequência, decidiu "lhe retirar o cargo de presidente da República de Honduras" e nomear em seu lugar o presidente do Congresso, Roberto Micheletti, até o dia 27 de janeiro de 2010, quando expira o mandato de Zelaya.

Eleito para um mandato de quatro anos não renovável, Zelaya tinha convocado neste domingo uma consulta popular, considerada ilegal pela Corte Suprema, para emendar a Constituição e poder disputar um segundo mandato no dia 29 de novembro.

O golpe

O presidente de Honduras, Manuel Zelaya, foi detido neste domingo pelo Exército antes da realização de um polêmico referendo no País. Ele foi levado por soldados a uma base aérea próxima à residência presidencial e enviado para a Costa Rica.

O Poder Judiciário de Honduras respaldou a ação das Forças Armadas de deter e deportar Zelaya. Fora das fronteiras do País, no entanto, o chefe de Estado recebeu um forte apoio da comunidade internacional, que condenou a deposição do líder.

Em San José, capital da Costa Rica, onde se encontra como "hóspede", Zelaya anunciou sua intenção de terminar seu mandato e negou em declarações à emissora "CNN" em espanhol ser o autor de uma carta de renúncia lida hoje no Congresso hondurenho e aceita por seus membros, reunidos em sessão extraordinária.

"Nunca renunciei e nunca vou utilizar esse mecanismo", disse o chefe de Estado.

"O que estou deduzindo agora é que não é um golpe militar, é uma conspiração" político-militar contra a democracia, assegurou Zelaya.

O Brasil

O Governo brasileiro condenou "de forma veemente" o golpe de Estado que tirou o presidente José Manuel Zelaya do poder e pediu que ele seja reposto, em comunicado divulgado no início desta tarde. "Ações militares desse tipo configuram atentado à democracia e não condizem com o desenvolvimento político da região", afirma a nota.

Reação

Em uma reunião de emergência em Washington, a Organização dos Estados Americanos (OEA) condenou o que chamou de "golpe de Estado" em Honduras.

A OEA se havia dito preocupada com as consequências que um enfrentamento entre os diferentes poderes poderia ter sobre "o processo político institucional democrático e o exercício legítimo do poder".

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu a Honduras que "respeite as normas democráticas e o Estado de direito". A prisão de Zelaya também foi condenada pela União Européia.

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, aliado político de Zelaya, acusou o "império ianque" pela derrubada do presidente hondurenho.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2009/06/28/nacoes+unidas+se+reunem+segunda+feira+sobre+crise+em+honduras+porta+voz+7008929.html
    Entenda a origem da crise em Honduras

A crise política em Honduras que levou à detenção e ao exílio do presidente Manuel Zelaya pelo Exército do país, neste domingo, teve origem num enfrentamento do mandatário com os outros poderes estabelecidos do país: o Congresso, o Exército e o Judiciário. A BBC preparou uma série de perguntas e respostas que ajudam a explicar como se produziu a crise.

- Qual a origem da crise?

O presidente Manuel Zelaya queria que as eleições gerais de 29 de novembro - quando seriam eleitos o presidente, congressistas e lideranças municipais - tivesse mais uma consulta, sobre a possibilidade de se mudar a Constituição do país.

Segundo sua proposta, os eleitores decidiriam nessa consulta se desejavam que se convocasse uma Assembleia Constituinte para reformar a Carta Magna.

Os críticos de Zelaya afirmam que sua intenção é mudar o marco jurídico do país para poder se reeleger, o que é vetado pela atual Constituição.

- O que se planejava para este domingo?

Seria uma consulta sobre a consulta.

Os eleitores teriam que responder sim ou não à seguinte pergunta: "Está de acordo com que nas eleições gerais de novembro de 2009 se instale uma quarta urna para decidir sobre a convocação de uma Assembleia Constituinte que aprove uma nova Constituição política?".

- O que decidiu o Congresso sobre a consulta de domingo?

O Congresso hondurenho aprovou uma nova lei que regulamenta os referendos e os plebiscitos e invalida juridicamente a consulta.

A nova legislação impede a realização de consultas 180 dias antes e depois das eleições gerais.

O presidente do Congresso, Roberto Micheletti, que é do mesmo partido que Zelaya, o Partido Liberal, afirmou que a consulta não teria validade jurídica e que pela atual Constituição ela seria considerada um delito.

A proposta de Zelaya era rechaçada por Micheletti, que afirma que o presidente pretendia se perpetuar no poder.

- Zelaya pretendia se lançar candidato à reeleição?

O mandato de Zelaya terminaria em janeiro de 2010, e a atual Constituição veta a reeleição do presidente.

Zelaya, que foi eleito em 2005, negou que pretendesse continuar no poder além dos quatro anos para os quais foi eleito.

Segundo ele, uma eventual mudança constitucional seria válida apenas para seus sucessores.

- Qual a posição do Exército?

Zelaya destituiu o chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, o general Romeo Vázquez, que havia se negado a apoiar a logística para a consulta deste domingo, declarada ilegal pelo Congresso.

Após a demissão de Vázquez, o ministro da Defesa, Ángel Edmundo Orellana, e outros comandantes militares também renunciaram.

Porém a remoção de Vázquez ordenada por Zelaya foi revertida na sexta-feira pela Suprema Corte de Justiça, que aceitou dois recursos contra a decisão do presidente.

O Exército mobilizou na sexta-feira efetivos para prevenir possíveis distúrbios por parte de organizações populares e indígenas, que apoiam Zelaya.

http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2009/06/28/entenda+a+origem+da+crise+em+honduras+7005917.html

Offline Unknown

• Conselheiros
    • Nível Máximo
    • *
    • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
    « Resposta #48 Online: 30 de Junho de 2009, 22:00:17 »
    Não é de se esperar nada melhor vindo de um policial.
    Esse tipo de comentário que tenta desqualificar outros baseado apenas na sua profissão é considerado desrespeitoso e por isso você levou um cartão.

Lembrem-se que para manter o bom nível das discussões, basta criticar outros pontos de vista com argumentos em vez de ofensas. Procurar manter a calma também é recomendável.

"That's what you like to do
    To treat a man like a pig
    And when I'm dead and gone
    It's an award I've won"
    (Russian Roulette - Accept)

Offline Herf

• Nível 37
    • *
    « Resposta #49 Online: 01 de Julho de 2009, 00:24:45 »
    Coisas não noticiadas pela imprensa internacional:

http://www.ordemlivre.org/blog/?p=406

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!