Autor Tópico: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?  (Lida 60200 vezes)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #600 Online: 29 de Dezembro de 2011, 12:16:27 »
O  fato de alguém ser  físico ou qualquer outro tipo de cientista não é argumento a favor de sua fé, seja qual for. Argumento de autoridade falacioso, mesmo. Com temperilho de  non sequitur.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #601 Online: 29 de Dezembro de 2011, 14:31:22 »

O problema é que a maioria dos cientistas ateístas estão na área de biológicas e humanas.
As mentes que realmente pensam, que estão nas exatas, os físicos, tem taxa de ateísmo menores. ''ironicamente''

Não gosto de usar a falácia de apelo a autoridade, porem achei válido nesse momento.

Mesmo ignorando a falácia do apelo à autoridade, você acabou de cometer o velho Argumentum ad rectum.*

*ou, como diria Shakespeare, "pulling information out of your ass."
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #602 Online: 29 de Dezembro de 2011, 14:57:17 »
Eu sempre desconfiei, Elton, Ângelo, Dr. Manhattan...
Snow Rapture... sempre desconfiei... :nao3:

Além de Dr. Manhattan, ("Dr. Jonathan "Jon" Osterman is a physicist who was transformed into a blue-skinned god-like being after he was disintegrated in an Intrinsic Field Subtractor in 1959.") e do Ângelo, com esse nome sugestivo.

Esperem uma reformulação do fórum após a guerra exatas x biológicas, com a vitória soberana e implacável dos juristas, que irão vencer, não importando quem ganhe...
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2011, 19:21:35 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #603 Online: 29 de Dezembro de 2011, 17:26:31 »
Não vou discutir se Físicos são os que "realmente pensam" (minha aposta pessoal é que a idiotice é muito bem distribuída em todos os campos do conhecimento), mas a informação que Ateus são mais comuns em Humanas que Exatas é verdadeira. Citando o Cambridge Companion to Atheismo, pg 309:

A 1989 large-scale survey in the United States (Politics of the Professoriate 1991) found that the percentage of faculty members answering “none” in response to “What is your present religion?” was :
65 percent in anthropology
55 percent in philosophy
53 percent in zoology
52 percent in physiology/anatomy
51 percent in other biological fields,
50 percent in education (foundations)
50 percent in psychology
49 percent in electrical engineering
49 percent in sociology
47 percent in French
47 percent in molecular biology
44 percent in art
44 percent in Spanish
41 percent in English
35 percent in mathematics/statistics,
33 percent in physics
26 percent in medicine.
The lowest percentages (possibly because of the majority of faculty being female were in dentistry (16%), library science(13%), nursing (12%), civil engineering (11%), social work (9%), and home economics (4%).

A explicação para isso, citando a mesma obra:

Lehman and Shriver (1968; Lehman 1974) proposed the “scholarly distance” hypothesis: those in subjects remote from the study of religion, such as physics, were more religious than those whose academic fields studied religion, such as psychology and sociology. Subjects such as education and economics were scored as intermediate. Those at a greater distance were more religious.

The reason, in psychological terms, is that natural sciences apply critical thinking to nature; the human sciences ask critical questions about culture, traditions, and beliefs. The mere fact of choosing human society or behavior as the object of study reflects a curiosity about basic social beliefs and conventions and a readiness to reject them. Physical scientists, who are at a greater scholarly distance, may be able to compartmentalize their science and religion more easily. The same scholarly distance effects were found among students.

One factor may be that of self-selection in terms of unconventionality.Thalheimer (1965) found that the relative secularization of faculty members in the United States took place earlier than their college years. Bereiter and Freedman (1962) found that social science majors take a more liberal and less conventional stand on most issues, while students in the applied fields are more conservative in their attitudes. Jones (1970) also found that among university freshmen, those majoring in natural science were the most favorable to religion, those studying psychology the least. Hoge (1974) found natural sciences university students to be higher on orthodoxy. It seems likely that individuals choose their fields in terms of their own curiosity, whether about nature or about culture.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2011, 17:31:36 por Irracionalista »
"Make Money, Not War."

Offline Feynman

• Nível 32
  • *
« Resposta #604 Online: 29 de Dezembro de 2011, 17:49:23 »
Estes números muito provavelmente estão deslocados para cima, hoje.
"Poetas dizem que a Ciência tira toda a beleza das estrelas - meros globos de átomos de gases. Eu também posso ver estrelas em uma noite limpa e sentí-las. Mas eu vejo mais ou menos que eles?" - Richard Feynman

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #605 Online: 29 de Dezembro de 2011, 19:00:27 »
Parece que as verdadeiras intenções dos físicos do fórum foram descobertas   :lol:
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline genjikhan

• Nível 18
  • *
  • Razão+imparcialidade= espirito livre
« Resposta #606 Online: 29 de Dezembro de 2011, 21:37:03 »
Nesses estudos,eles consideravam também a porcentagem de deístas? Deístas não são muito diferentes de ateus,porque também acham inútil ir a missa todo domingo .
"Não há fatos eternos,assim como não há verdades absolutas" - Friederich Nietzsche

"Os males de que padece o ser humano vêm em seu maior número,vêm dele mesmo" - Plínio

"Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão" - Lao Tsé

Offline Irracionalista

• Nível 13
  • *
« Resposta #607 Online: 30 de Dezembro de 2011, 00:06:08 »
Nesses estudos,eles consideravam também a porcentagem de deístas? Deístas não são muito diferentes de ateus,porque também acham inútil ir a missa todo domingo .

Não que eu saiba. A resposta "None" para religião deve englobar ateus, agnósticos, deístas e teístas não-religiosos.
"Make Money, Not War."

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #608 Online: 30 de Dezembro de 2011, 10:37:07 »
As mentes que realmente pensam...

Viva a Escócia!!!
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #609 Online: 30 de Dezembro de 2011, 15:17:53 »

Viva a Escócia!!!

Ou... Não era uma mente de verdade?   ::)
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #610 Online: 30 de Dezembro de 2011, 16:18:36 »
Caros foristas - tenham uma boa noite:

Apresento-vos os melhores votos de Feliz Ano Novo :!: :ok:
E aproveito para lhes mostrar um conjunto de vídeos, que presumo que lhes agradará. :)

artur
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #611 Online: 31 de Dezembro de 2011, 20:25:15 »
Feliz Ano Novo Lusitano e a todos!!!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #612 Online: 31 de Dezembro de 2011, 20:29:47 »

Viva a Escócia!!!

Ou... Não era uma mente de verdade?   ::)

Sim. Mentes que não pensam não são mentes de verdade.  :lol:
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #613 Online: 08 de Janeiro de 2012, 12:39:03 »
 :biglol: :histeria:
Hummmm.... ciência divina...hummm deve ser a mesma que achava que trovões e relâmpagos era alguém arrastando alguma coisa no céu da terra chata... Ah não?  Hummm ehehehe ah então deve ser aquela que achava que estrelas estavam penduradas ... que o sol realmente ia dormir... deve ser esta ciência: A da ignorância suprema.
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline PauloH

• Nível 10
  • *
« Resposta #614 Online: 10 de Janeiro de 2012, 20:30:34 »
Pelo que parece minha trolladinha de humanas x exatas funcionou.  :P  :histeria:

« Última modificação: 10 de Janeiro de 2012, 20:34:48 por PauloH »

Offline Cherry

• Nível 01
  • *
« Resposta #615 Online: 11 de Janeiro de 2012, 07:11:42 »
A ciência do esconde-esconde? Esse Ele domina!
If not peace, then Justice.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #616 Online: 15 de Janeiro de 2012, 15:40:05 »
"Dr. Manhattan" - escreveu:

O "primeiro período medieval" que a historiografia inglesa ainda insiste em chamar de "dark ages" (idade das trevas) iria do século V ao VIII - bem, como Isidoro de Sevilha escreveu no século VII (bem no "coração das trevas") e registrou a informação de que a terra é redonda, facilmente percebe-se que nem nesse período de "trevas" o conhecimento da esfericidade da terra foi perdido.

Que eu saiba, o próprio Aristóteles afirmou que a Terra era redonda e (puxando da memória) Platao também defendia essa idéia que, pensando bem, seria meio que obvia para um povo de marinheiros como os gregos.

Parece-me inteiramente lógica a sua observação, "Dr.Manhattan"... :ok: De facto, posso admitir perfeitamente, que os marinheiros, teriam sido das primeiras pessoas, a fornecer evidências práticas, sobre a rotundidade da Terra. :idea:

artur
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #617 Online: 15 de Janeiro de 2012, 17:26:38 »
65 percent in anthropology
55 percent in philosophy
53 percent in zoology
52 percent in physiology/anatomy
51 percent in other biological fields,
50 percent in education (foundations)
50 percent in psychology
49 percent in electrical engineering
49 percent in sociology
47 percent in French
47 percent in molecular biology
44 percent in art
44 percent in Spanish
41 percent in English
35 percent in mathematics/statistics,
33 percent in physics
26 percent in medicine.
The lowest percentages (possibly because of the majority of faculty being female were in dentistry (16%), library science(13%), nursing (12%), civil engineering (11%), social work (9%), and home economics (4%).[/i]
Me surpreende medicina estar no fundo da lista.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #619 Online: 21 de Dezembro de 2012, 21:59:31 »
Para os que acreditam em Deus eu tenho uma perguntinha:
- Em quem você apostaria as suas fichas? Na ciência do homem ou na ciência divina?

Saudações a todos. Sou novo no forum.

Bem... Essa pergunta deve ser feita ao pastor da igreja que frequento por causa de minha esposa.
Complicado, eu sei... Vamos so relato:

Esse pastor , a todo culto, chama os enfermos la na frente e os declara curados em nome da fé que exercem em Jesus. Todavia, cerca de 2 meses atras, ele fez uma cirurgia de um problema de prostata.
Gozado que ele declara doentes curados em nome de Cristo,  mas quando o problema é com ele, procura a medicina...
O mais gozado ainda? É que ninguem vê isso. Ou se vê, finge que não vê...

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #620 Online: 22 de Dezembro de 2012, 06:40:18 »
Seja bem vindo Novag.

Você foi 'testemunha ocular' de um engodo, no qual o pastor mostrou quão farsesca é a sua fé.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #621 Online: 23 de Dezembro de 2012, 02:33:44 »
- Em quem você apostaria as suas fichas? Na ciência do homem ou na ciência divina?

Bem... Essa pergunta deve ser feita ao pastor da igreja que frequento por causa de minha esposa.

Esse pastor , a todo culto, chama os enfermos la na frente e os declara curados em nome da fé que exercem em Jesus. Todavia, cerca de 2 meses atras, ele fez uma cirurgia de um problema de prostata.
Gozado que ele declara doentes curados em nome de Cristo,  mas quando o problema é com ele, procura a medicina...

O pastor não cura, quem cura é Deus e não cabe a nós questionar suas ações e motivos. A medicina do homem também é obra de Deus e quem recorre a ela também recorre a Ele e certamente encontrará a graça, desde que imbuído da plenitude da fé.

Bem vindo Novag e tenha a certeza que nem tudo é o que lhe parece.

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #622 Online: 23 de Dezembro de 2012, 04:23:22 »

Bem vindo Novag. Assim que possível, de uma passadinha no tópico de apresentações:)

Lamentavelmente, este tipo de situação é bem comum...
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Novag

• Nível 11
  • *
  • Aqui, agora. Eis o real sentido da vida.
« Resposta #623 Online: 24 de Dezembro de 2012, 11:49:11 »

O pastor não cura, quem cura é Deus e não cabe a nós questionar suas ações e motivos. A medicina do homem também é obra de Deus e quem recorre a ela também recorre a Ele e certamente encontrará a graça, desde que imbuído da plenitude da fé.

Bem vindo Novag e tenha a certeza que nem tudo é o que lhe parece.

Pelo jeito Deus não está curando ninguem... Nem mesmo aqueles que o pastor declara curados...  :umm:
Deve ser por isso que o próprio pastor resolveu recorrer a medicina, a tentar fazer com ele mesmo o que faz com os fiéis da igreja.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2012, 11:51:16 por Novag »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!