Calma Correio...Apenas tentei vincular a notícia a um dos assuntos discutidos no tópico para não ficar como um nonsense off-topic.
Senhor Gigaview, indelicadeza a minha, perdão. O problema é que, já há algum tempo, seus comentários beiram ao deboche puro e simples, sem acrescentar nada de válido a uma discussão, ao que me parece. Corrija-me se estou enganado, por favor.
Por acaso é Astrofísica Planetária Espírita?
Não, não é astrofísica planetária espírita, se isto lhe incomoda. Faço um curso gratuito no Observatório Nacional. É bem simples, nada de extraordinário, mas adiciona no conhecimento, o que já é muito bom. A felicidade que gerou minha nota fica por conta do pouco tempo que tenho para estudar, ficou com um gostinho de “puxa, me esforcei, que legal!”.
Não posso deixar de agradecer ao site “Ceticismoaberto”(O melhor do Brasil!) que divulgou este tesouro na net.
Com toda a delicadeza...Já que todos nós sabemos que você é um estudioso (com ótima nota por sinal! Parabéns!) do tema, poderia explicar aqui se é possível ou não um sistema planetário em Capela como dizem os astrofísicos planetários espíritas?
Obrigado, o Senhor é muito gentil, mas existem alguns pontos que quero deixar bem claro.
Primeiro, "estudioso" é meio que forçar a barra e detalhe, meus módulos de estudo não tratam do Sistema de capela, mas no site onde estudo existem as seguintes informações sobre este sitema:
Principais Características
• É um sistema de estrelas múltiplas que contém pelo menos 9 estrelas
• Este sistema brilhante está no Hemisfério Norte, a 45o da estrela Polaris, que é a estrela polar do norte.
• Ela está na constelação de Auriga
Alguns objetos interessantes em Capela:
Estrelas
• As duas estrelas mais brilhantes em Capela são um sistema de estrelas binárias.
• Elas são ambas amarelas, como o nosso Sol, com massas 2,6 e 2,7 vezes a massa do Sol.
• Uma delas é 9 vezes maior do que o Sol e a outra é 12 vezes maior.
• Cada uma delas libera, aproximadamente, 78 vezes a luz liberada pelo Sol.
• Estas duas estrelas estão a aproximadamente 43 anos-luz da Terra
Segundo, não conheço astrofísicos planetários espíritas, talvez num futuro próximo eu possa ser um, mas já adianto que um astrofísico planetário espírita, católico, judeu, ateu estará sempre de acordo com a ciência e não com crenças!
E terceiro e último, quanto a sua questão,apenas posso responder com meu conhecimento científico limitado: NÃO SEI! No Maximo, arrisco dizer que, o fator binário do sistema, concluo, causa complicações nas órbitas dos planetas que lá possam existir....mas já li uma matéria que comentava que em sistemas assim, a formação de planetas seria beneficiada. O que o senhor pensa a respeito?
Um abraço