Autor Tópico: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?  (Lida 60198 vezes)

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
Re: Você confia na ciência do homem ou na ciência de Deus?
« Resposta #550 Online: 03 de Outubro de 2009, 14:21:41 »
Caro amigo, Não sei o que isto tem de relevante mas de qualquer forma ai vai:

Beleza, você mostrou o que é. Poderia agora me dizer o porque dos arcos branquiais? Porque surgem neste período?

Caro amigo,

Os arcos braquiais são estruturas embrionárias que estão presentes no desenvolvimento de todo vertebrado e dá origem a uma série de estruturas diferentes, levando em consideração,também a especie.

Não entendo que tipo de resposta vc espera mas já que vc me perguntou duas vezes, então eu creio que tem a resposta.

Me responda vc, informando quem disse, aonde, e é claro que não seja apenas uma teoria. Afinal de contas,  de teoria minha Biblia está cheia.  

e como meu caro colega West já disse e eu concordo e repito:

Contra essas teorias eu já estou vacinado. É apenas uma questão de Fé em Deus.

Não desmerecendo a ciencia humana, até porque todo conhecimento dado ao homem vem de Deus e é importante.

Acho que o matheusitaipu foi mais uma vítima da Lei de Poe. Quem mandou eu não pôr o smiley!  |(
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #551 Online: 03 de Outubro de 2009, 14:29:35 »
Apenas uma questão de teoria:

Onde colocar Deus nisso ?

Se buscarmos semelhança entre os seres vivos, vamos encontra-las afinal de contas todos os seres vivos possuem origem divina, por tanto não teria como ser diferente se a origem é a mesma.

:stunned: :olheira:

Ao entrar neste topico de discussao, atendi ao pedido do nosso colega que pediu para um crente de verdade responder a pergunta.

Mas como vc me fez uma outra pergunta eu apenas respondi.

Ateismo x Teismo    /    Paganismo x Cristianismo ( judaismo, antes de Jesus )

Desde quando o paganismo é o judaísmo "antes de Jesus"? :o

Jesus disse:

"Atos 5.38  E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará,
            39  Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus. "

Essa discussão so acabará no Grande Dia.

:biglol:

Cara Anne,

Teoria da Criação do Mundo - " Gênesis 1.1-25"
Teoria da Criação do Homem - " Gênesis 1.26-28 / Gênesis 2.7 -25"
Teoria da destruição do mundo - " Mateus 24 em diante ( de preferencia leia tambem os outros 3 evangelhos ) - livro de Apocalipse"

Mais uma passagem da biblia já que vc diz que já a leu varias vezes:

"Atos 8 . 26   E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
             27  E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,
             28  Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
             29  E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
             30  E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
             31  E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. "

A palavra de Deus são para os cedentos, enquanto muitos eram curados e alimentados pelo mestre, o mestre  pregava por parabolas. A multidão se contentava em apenas receber os milagres, o alimento e não se preocupava em entender o que queria deizer aquela parabola. Mas depois que todos iam embora para suas casas, 12 se aproximavam do mestre e pergunta vam : " Mestre explica-nos aquele parabola, pois não entendemos."

Não se contente em apenas ler a Biblia 10, 20 ou 200 vezes. Mas estude ela apenas 1 vez.

A Biblia é apenas um livro com folhas e tinta formando letras, palavras e frases. Busque com o Mestre o que está oculto, o que está escondido por detrás daquelas palavras.

E onde estão as teorias?  :o

QUE O SENHOR TE ABENÇÕE E TE GUARDE.
QUE O SENHOR FAÇA RESPLANDECER O TEU ROSTO SOBRE TI E TENHA MISERICORDIA DE TI.
QUE O SENHOR SOBRE TI LEVANTE O TEU ROSTO E TE DE A PAZ.
QUE O SENHOR ABRA OS SEUS OLHOS E LHE MOSTRE A VERDADE.
QUE O SENHOR GUARDE SEUS CAMINHOS, ESCOLHAS E DECISÕES.

AMÉM.

Eu: arrow: Me abençôo, me guardo :P, busco a paz,abro os meus olhos e busco a veradade, traço meus caminhos, minhas escolhas e minhas decisões. :ok:

Amém.

Moderação, pelo (hu) mor de Jafé, assim já é d+++++. :histeria:

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #552 Online: 03 de Outubro de 2009, 14:31:29 »
Matheusitaipu,

Então, segundo sua opinão, temos que aceitar que tudo vem de Deus e qualquer coisa que postamos aqui é... como posso dizer... passatempo?
Posso concluir que todos os seus argumentos, uma vez dogmáticos, são irrefutáveis? Se sim, o que faz num fórum cético?

Eu te dei uma evidência que um embrião passa, a grosso modo, por todos os seus períodos evolutivos... Onde coloco Deus nesta questão?

Caro amigo,

Eu poderia ficar aqui descrevendo o que esta estrutura gera em cada especie de vertebrado, inclusive nos peixes osseos, mas não essa a questão. Os arcos Branquiais, são estruturas de proteção  às branquias nos peixes e porisso o nome.

Apenas uma questão de teoria:

Onde colocar Deus nisso ?

Se buscarmos semelhança entre os seres vivos, vamos encontra-las afinal de contas todos os seres vivos possuem origem divina, por tanto não teria como ser diferente se a origem é a mesma.

Ao entrar neste topico de discussao, atendi ao pedido do nosso colega que pediu para um crente de verdade responder a pergunta.

Mas como vc me fez uma outra pergunta eu apenas respondi.

Ateismo x Teismo    /    Paganismo x Cristianismo ( judaismo, antes de Jesus )

Esse embate sempre vai existir, a unica coisa que vejo é o cristianismo esta superando barreiras e permanecendo durante as gerações, coisa que não aconteceu com o Paganismo. O numero de adeptos ao cristianismo vem crescendo a cada minuto.

Um líder religioso Judeu nos tempos de Jesus, mesmo não crendo em Jesus, disse:

"Atos 5.38  E agora digo-vos: Dai de mão a estes homens, e deixai-os, porque, se este conselho ou esta obra é de homens, se desfará,
            39  Mas, se é de Deus, não podereis desfazê-la; para que não aconteça serdes também achados combatendo contra Deus. "

Essa discussão so acabará no Grande Dia.

Cara Anne,

Teoria da Criação do Mundo - " Gênesis 1.1-25"
Teoria da Criação do Homem - " Gênesis 1.26-28 / Gênesis 2.7 -25"
Teoria da destruição do mundo - " Mateus 24 em diante ( de preferencia leia tambem os outros 3 evangelhos ) - livro de Apocalipse"

Mais uma passagem da biblia já que vc diz que já a leu varias vezes:

"Atos 8 . 26   E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.
             27  E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,
             28  Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
             29  E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
             30  E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
             31  E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse. "

A palavra de Deus são para os cedentos, enquanto muitos eram curados e alimentados pelo mestre, o mestre  pregava por parabolas. A multidão se contentava em apenas receber os milagres, o alimento e não se preocupava em entender o que queria deizer aquela parabola. Mas depois que todos iam embora para suas casas, 12 se aproximavam do mestre e pergunta vam : " Mestre explica-nos aquele parabola, pois não entendemos."

Não se contente em apenas ler a Biblia 10, 20 ou 200 vezes. Mas estude ela apenas 1 vez.

A Biblia é apenas um livro com folhas e tinta formando letras, palavras e frases. Busque com o Mestre o que está oculto, o que está escondido por detrás daquelas palavras.

QUE O SENHOR TE ABENÇÕE E TE GUARDE.
QUE O SENHOR FAÇA RESPLANDECER O TEU ROSTO SOBRE TI E TENHA MISERICORDIA DE TI.
QUE O SENHOR SOBRE TI LEVANTE O TEU ROSTO E TE DE A PAZ.
QUE O SENHOR ABRA OS SEUS OLHOS E LHE MOSTRE A VERDADE.
QUE O SENHOR GUARDE SEUS CAMINHOS, ESCOLHAS E DECISÕES.

AMÉM.

Matheus, não existe qualquer indício de intervenção sobrenatural/divina na natureza.
A natureza em si não é prova da existência de um deus(es) criador(es), como tenta convencer a chamada "Teologia Natural".

A respeito, recomendo a leitura da obra póstuma "Variedades da experiência científica", do físico e astrônomo americano Carl Sagan.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #553 Online: 03 de Outubro de 2009, 14:35:02 »

Anne, não estraga a diversão, pô.  :biglol:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #554 Online: 03 de Outubro de 2009, 14:37:36 »
Por favor, matheus, esse tipo de comportamento, fazendo citações insistentes da Bíblia, sem contextuá-las cuidadosamente, insistindo em fazer "orações" todas em maíusculas etc. não é bem vindo neste fórum.

Se você qusier debater seriamente, fique à vontade, agora, citar aleatoriamente a biblia e repetir chavões não vai ajudá-lo aqui.

E principalmente ABENÇOE NÃO TEM TIL!!!!
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #555 Online: 03 de Outubro de 2009, 14:39:45 »
A respeito, recomendo a leitura da obra póstuma "Variedades da experiência científica", do físico e astrônomo americano Carl Sagan.

Excelente livro! Coloca o homem nos eu devido lugar no universo.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #556 Online: 03 de Outubro de 2009, 14:40:22 »
Por favor, matheus, esse tipo de comportamento, fazendo citações insistentes da Bíblia, sem contextuá-las cuidadosamente, insistindo em fazer "orações" todas em maíusculas etc. não é bem vindo neste fórum.

Se você qusier debater seriamente, fique à vontade, agora, citar aleatoriamente a biblia e repetir chavões não vai ajudá-lo aqui.

Pega leve com o garoto Snow, vai.  :lol:

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #557 Online: 03 de Outubro de 2009, 14:46:48 »
Tou tranqüilo... O que mais irrota é o ABENÇÕE... ::)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #558 Online: 03 de Outubro de 2009, 14:52:56 »

Tudo bem.

Mas se esse continuar com essa de deus te abençoe vou chutar a canela dele. |(

Offline matheusitaipu

• Nível 01
  • *
« Resposta #559 Online: 03 de Outubro de 2009, 14:53:33 »

Pega leve com o garoto Snow, vai.  :lol:

Por favor perdoe minha ignorancia mas defina:

1 - sem contextuá-las cuidadosamente

2 - citar aleatoriamente a biblia

3 - repetir chavões

Vemos no forum pessoas citando a Biblia para rir e escarnecer !!!!!!!

Offline matheusitaipu

• Nível 01
  • *
« Resposta #560 Online: 03 de Outubro de 2009, 14:56:07 »

Tudo bem.

Mas se esse continuar com essa de deus te abençoe vou chutar a canela dele. |(

Cara colega,

Em nenhum momento disse que paganismo era o Judaismo no antigo testamento ( uma questão de interpretação, e bem simples)

Se não sabe o significado de Teoria , leia o Aurelio. Mas te aviso logo - é interpretação.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #561 Online: 03 de Outubro de 2009, 14:58:19 »
Sim, qual o problema? Afinal a biblia é apenas uma coleção de mitos, na maioria copiados e modificados dos Sumérios!
Nos sentimos confortaveis para fazer piada da biblia como de qualquer outro livro de ficção.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #562 Online: 03 de Outubro de 2009, 15:05:20 »

Sim, qual o problema? Afinal a biblia é apenas uma coleção de mitos, na maioria copiados e modificados dos Sumérios!
Nos sentimos confortaveis para fazer piada da biblia como de qualquer outro livro de ficção.

Pois é matheus, aqui a bíblia é encarada como um livro qualquer, não como a inerrante e sagrada palavra de Deus, intocável e inquestionável.

E como qualquer livro, é criticada nas muitas baboseiras que prega, sem qualquer reservas ou receios.

Sinceramente, se pretende continuar frequentando este forum o aconselho a se acostumar com isso.

Offline matheusitaipu

• Nível 01
  • *
« Resposta #563 Online: 03 de Outubro de 2009, 15:07:21 »
O problema com o debate entre Cristão e Ateus na internet , é que nenhuma das duas partes tem conhecimento biblico e cientifico suficiente para ter uma conversa inteligente, sobria. E porisso ficamos fadados a trocar ironias, insultos, risos ( tão pouco para o homem que foi feito imagem e semelhança de Deus , o como preferir tão pouco para o homem que é, ou deveria ser, o ser mais inteligente da terra. Vejo que este forum não é diferente, não está aberto a debate mas sim a comentários bobos sobre se eu coloquei o Til e outras coisas que vejo navegando por este forum.

Abra um topico sobre erros de portugues e ai podemos discutir esses assuntos, ou melhor rir.

Enquanto isso não acontece a discussão acabou.

E olha que ela estava bem legal.

Deus abençoe   ( está bom assim )

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #564 Online: 03 de Outubro de 2009, 15:13:22 »
Não vejo problemas em entender a ideia de  contextualizar passagens da bíblia: Não só transcrever o trecho e considerar o recado dado. Explique-o, diga por que você acha que ele é conveniente ali e, mais importante, por que aquele trecho é útil como argumento. Por exemplo: não adianta citar da bíblia uma passagem que diz que a bíblia está certa.

Para entender melhor, procure o texto "vote no hugo" ou "vote for hugo".
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Anne

• Nível 20
  • *
« Resposta #565 Online: 03 de Outubro de 2009, 15:15:44 »

Cara colega,

Em nenhum momento disse que paganismo era o Judaismo no antigo testamento ( uma questão de interpretação, e bem simples)

Ah não?! E o q é isso:

"Paganismo x Cristianismo ( judaismo, antes de Jesus )"

Se não sabe o significado de Teoria , leia o Aurelio. Mas te aviso logo - é interpretação.

Vc disse q a bíblia estava cheia de teorias, citando a criação do mundo entre outras coisas, comparando com a ciência, pensei q tava falando sério, mas vejo q se tratava apenas de "teoria religiosa", ou seja, sem valor científico algum. Ou seja, apenas uma falácia, trollagem, entenda como quizer.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #566 Online: 03 de Outubro de 2009, 15:52:49 »

Caro amigo,

Michael Behe publicou o livro em 1997, dez anos mais tarde o que parecia até piada se mostrou bem provavel apesar de não ter sido realizado nenhum experimento. Em 2007 lançou um outro livro "The edge of evolution: a search for the limits of darwinism" que causou uma polemica maior ainda no meio evolucionista, em maio de 2009 Michael Behe  estava no Cold Spring Harbor Laboratory centro privado de estudos cientificos defendendo sua teoria. Se de junho/2009 até hoje ele recuou em suas informações, eu peço desculpas , me corrija por favor.

Ele admitiu mas não deu o braço a torcer. Daí o lançamento do livro posterior. Existe um bocado de coisa sobre o assunto e sobre o Behe aqui mesmo no fórum. Dê uma olhada na sessão de busa.

Realmente eu estava falando  do homem de Piltdown, sendo assim apesar de toda tecnologia o elo que une o Homem ao macoco ainda não foi encontrado.

É porque não existe tal "elo". Isso é uma concepção do século XIX que ficou cristalizada no imaginário popular. De vez em quando a imprensa noticia algo como achado o elo perdido disso ou daquilo, mas nenhum cientista do meio usaria o termo, a não ser para tornar mais inteligével para algum leigo. Não existe elos, como meio homem meio macaco. O processo evolutivo se dá de uma forma gradual. Além disso, dê uma olhada no tópico sobre o Ancestral novo descoberto, lá tem algumas informações adicionais ../forum//topic,21494.0/topicseen.html

Além de Michael Behe, ai vai alguns:

Ex-ateu Francis Sellers Collins é um geneticista estadunidense

um dos cientistas mais respeitados da atualidade. Nasceu em 14 de abril de 1950. É diretor do Projeto Genoma Humano e foi um dos responsáveis por um feito espetacular da ciência moderna: o mapeamento do DNA humano, em 2001, trabalhando no que há de mais moderno em torno do estudo do DNA, o código da vida. Com isso, tornou-se o cientista que mais rastreou genes com a finalidade de encontrar tratamento para diversas doenças. Collins também é conhecido por pertencer a uma estirpe rara, a dos cientistas cujo compromisso com a investigação do mundo natural não impede a profissão da fé religiosa. Considerado um cientista religioso, escreveu livros a fim de defender a existência de Deus e a importância da ciência para a humanidade.

ex-ateu Alister MacGrath, com doutorado em biofísica molecular e Joanna Collicutt McGrath estudou psicologia experimental em Oxford, especializando-se por vários anos em neuropsicologia clínica

Alister MacGrath e Joanna McGrath, ambos pesquisadores de Oxford, publicaram um opúsculo - "O delírio de Dawkins"- no qual questionam a autoridade e a sanidade do colega de trabalho. Afirmam: "Deus, um delírio é uma obra teatral, em vez de acadêmica: uma investida feroz e retórica contra a religião"; e ainda: "seu autor parece ter feito a transição de um cientista, com apaixonada preocupação com a verdade, para um grosseiro propagandista anti-religioso, que revela claro descuido pela evidência". Finalizam: "o ateísmo deve estar mesmo em uma situação lastimável, se seu principal defensor precisa depender tão ostensivamente - e tão obviamente - do improvável e do falso para sustentar seu argumento".

Todos já citados por aqui uma vez ou outra. E o fato de uma pessoa ser ateia ou não não invalida a TE, é apenas uma questão de foro íntimo. Da mesma maneira existem várias pessoas (e aqui neste fórum você vai encontrar muitos) que são ex-crentes e hoje são ateus (não verdade, acredito que seja mais provével você encontrar um ex-crente que um ex-ateu).

Cerca de 80% da comunidade cientifica nos EUA são teistas, grande parte desta são evolucionistas mas creem em Deus.

Como disse, uma coisa não invalida a outra. Eu mesmo sou teísta (talvez deísta, tendendo para o agnoscismo).

Uma definição científica de teoria (existem outras) – é que a teoria é uma síntese aceita de um vasto campo de conhecimento, consistindo de hipóteses que foram devidamente testadas, através de leis e fatos científicos que descrevem os fenômenos naturais (mas refutável). É uma idéia que tenta prever com alto grau de exatidão os fenômenos da natureza. Sempre que observamos algum fato, que contraria a teoria, devemos abandonar ou modificar a teoria, muito embora isso demore a acontecer na prática.

Ou seja, :

Teoria do Big Bang é a teoria científica que defende surgimento do universo
Teoria da evolução das especies

Como o nome já diz são teorias, não provadas, afinal de contas ninguém viu o mundo ser criado, ninguém pode simular como ocorreram as mutações.

Você leu realmente a definição que você próprio escreveu?

Eu creio na evolução mas em pequena escala e não como é suposto.

E qual a diferença de um caso e outro? Apenas uma questão de escala de tempo.

Afinal de contas eu não sei aonde esta o verdadeiro origem divina se no criacionismo ou na teoria da evolução.

Acredito que em nenhum dos dois casos.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #567 Online: 03 de Outubro de 2009, 16:09:32 »

Caro amigo,

Os arcos braquiais são estruturas embrionárias que estão presentes no desenvolvimento de todo vertebrado e dá origem a uma série de estruturas diferentes, levando em consideração,também a especie.

Não entendo que tipo de resposta vc espera mas já que vc me perguntou duas vezes, então eu creio que tem a resposta.

Aqui é uma confusão do Mustard. Primeiro, o homem não possui brânquias no estágio embrionário e nem se parece com peixe (mas se assemelha a um embrião de peixe). A origem dessa confusão é também do século XIX, com a Lei da recapitulação ontofilogenética de Ernst Haeckel. Ele achava que durante o estágio embrionário, a ontogenia refletia a filogenia, o que já foi mostrado pela biologia que não é verdade, não havendo essa relação ponto a ponto. Citando a wiki, "Uma versão mais correcta da teoria defende que o desenvolvimento embrionário de uma espécie recapitula as formas embrionárias dos seus ancestrais. Mas nem mesmo isto é correcto: por vezes alguns degraus da evolução são ignorados e ocasionalmente noutros casos a ordem filogenética é invertida na ontogenia."

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #568 Online: 03 de Outubro de 2009, 23:18:16 »
Deixa para lá...
« Última modificação: 04 de Outubro de 2009, 00:10:32 por Mr. Mustard »

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Última modificação: 04 de Outubro de 2009, 00:19:01 por Mr. Mustard »

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #570 Online: 04 de Outubro de 2009, 09:06:04 »
Pois é... Sem brânquias.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #571 Online: 04 de Outubro de 2009, 10:16:31 »
Pois é... Sem brânquias.

Acho que você não o documento acima...

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #572 Online: 04 de Outubro de 2009, 10:19:50 »

Amigo,

Eu não estou questionando a origem da vida, somente a evolução.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #573 Online: 04 de Outubro de 2009, 11:10:41 »
Há numerosos outros exemplos nos quais a história evolutiva de um organismo é representada temporariamente no seu desenvolvimento. Cedo no desenvolvimento, os embriões dos mamíferos temporariamente têm bolsas faríngeas, que são morfologicamente indistinguíveis das bolsas das guelras de vertebrados aquáticos (Gilbert 1997, pp. 380, 382). Essa relíquia evolutiva reflete o fato que os ancestrais dos mamíferos foram uma vez vertebrados aquáticos que respiravam por guelras. As bolsas faríngeas dos embriões dos peixes modernos eventualmente tornam-se perfuradas formando guelras. As bolsas faríngeas dos mamíferos obviamente não desenvolvem-se em guelras, mas em vez disso elas dão origem à estruturas que evoluíram a partir de guelras, como o trompa de Eustáquio, ouvido médio, amígdalas, paratireóide, e timo (Kardong 2002 , pp. 52, 504, 581). Os arcos entre as guelras, chamados arcos branquiais, estavam presentes em peixes agnatos e alguns desses arcos branquiais mais tarde evoluíram nos ossos da mandíbula, e eventualmente, nos ossos do ouvido interno como recontado acima na previsão 1.4, exemplo 2.

Não são brânquias. São estruturas morfologicamente semelhantes, mas apenas nos peixes darão origem às brânquias. Nos humanos dá origem a outras estruturas.

Ainda aqui: http://linhaevo.blogspot.com/2007/01/palavra-de-especialista_26.html

(...)
Se seguíssemos a idéia de Behe e Paley do “design inteligente”, bateríamos de frente com a questão da ausência de função em seres humanos e em outros vertebrados de algumas estruturas embrionárias, particularmente a cauda e as fendas branquiais. Se o DI fosse válido, como explicar o seu desaparecimento ainda na fase embrionária? “Provavelmente porque sua função embrionária ainda não foi descoberta”, poderão dizer os defensores do DI. O problema é que, com exceção de um único par que irá originar as tubas auditivas, as fendas branquiais não têm função nos mamíferos, nem mesmo para os aquáticos, como baleias e golfinhos. Elas se formam e se fecham. Na embriologia dos vertebrados, o estágio onde elas estão presentes é chamado de faríngula e corresponde ao período de desenvolvimento onde seus embriões possuem as maiores similaridades. Anomalias embrionárias podem levar ao não-fechamento de uma das fendas e à formação de fístulas, seios (fístulas incompletas, com abertura só interna ou só externa) ou cistos. E antes que algum criacionista cite o trabalho de Lehman sobre o desenvolvimento dos cordados*, vale ressaltar que os mamíferos realmente nunca desenvolvem brânquias, mas as fendas branquiais estão presentes mesmo assim, o que reforça ainda mais a inutilidade da sua formação. Afinal, fendas branquiais não são sinônimos de brânquias ou arcos branquiais.
(...)

Viu? Não são brânquias.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #574 Online: 04 de Outubro de 2009, 13:57:53 »
Viu? Não são brânquias.

Peraí, acho que estamos fazendo confusão. Você está entendendo que eu estou defendendo que o homem tem brânquias? Se sim, está enganado.

Eu estou argumentando com o Matheus desde o início a respeito do que ele disse quanto a TE. Ele alega que é mais uma teoria, por isto perguntei do arcos branquiais nos embriões...

O homem não tem brânquias, mas possui arcos branquiais no seu período embrionário que logo se tornam outras estruturas, evidência de Evolução (não chamo a TE de teoria mais).

É disto que eu estou falando. Se entendeu outra coisa, desculpe minha falha de comunicação.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!