Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207884 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #1375 Online: 02 de Novembro de 2013, 12:19:03 »
Mas essas coisas têm qualquer relevância? Digamos que você montasse de propósito uma situação onde todo o hardware é o ideal para esse tipo de transmissão. E, dando mais desconto ainda, o "vírus" que você desenvolve não precisa se limitar ao ultrassom, pode usar qualquer freqüência que for mais conveniente.

Não precisaria ainda haver algo no sistema aguardando uma entrada de dados por essa origem? E projetado para isso, em vez de "acidentalmente" realizar algo tão sofisticado? Pode haver mesmo essa entrada e processamento acidentais?

A analogia com "sons" de internet e dados em fita cassete a mim parece mais coisa daquelas explicações que dão em filmes com algum jargão e conexão mínima com coisas da realidade só para dar uma explicação qualquer, em vez de apenas dar o "efeito" como fato inexplicado.

Mesmo que os dados de computador possam ter sons, se você "tocar" eles em algo que "entenda" a codificação como sons, simplesmente não são os sons em si que têm o código relevante ao computador, e todo o lado "sonoro" passa batido.

Você pode de forma similar, jogar esse código de computador em alguma entrada de vídeo "crua", o que deve resultar num "chuvisco" correlato com a informação do código, e "mostrar" esse chuvisco de cara para a câmera do computador, que a reação dele será só, "ok, é uma imagem, como qualquer outra", e não espontaneamente decodificar aquilo e começar a executar feito um doido.

Me parece uma lógica meio como, achar que interferência de sinais de TV vai de repente fazer aparecerem no disco rígido arquivos wmv, avi, dos programas de TV que o monitor "pegou".

Na verdade, interferência por rádio seria um mecanismo mais plausível até, para um vírus. Porque, sem uma parte do sistema ativamente esperando por esses sons e os convertendo em dados e comandos, o que teria que acontecer seria o som ter a propriedade física de interferir e se reorganizar os sinais elétricos no processador, BIOS ou o que for, o que nem sei se sequer existe. É sequer fisicamente possível usar sons para gerar interferência eletromagnética, mesmo que sem quaquer código tão preciso a ponto de conseguir operar o computador?

A única forma que me parece plausível de um vírus mais ou menos assim existir seria ter "vírus assistentes," mais ordinários que previamente criassem essa "interface", que fizesse o sistema esperar pelos dados do microfone e os interpretasse de acordo, criando essa "rede paralela". Apenas não vejo utilidade nisso, seus efeitos estariam limitados ao que o vírus fizesse ordinariamente, essa rede de comunicação secreta entre os vírus não faria nada que o vírus em si não fizesse, e mesmo a comunicação entre eles seria mais eficiente se feita de forma mais ordinária.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #1376 Online: 02 de Novembro de 2013, 16:25:26 »
Não, cara, tem lógica sim. Tipo, no tempo da conexão discada havia um monte de barulhinhos, lembra? Pois é, todos aqueles tons eram para fazer a conexão com a internet. Tem um fortista aqui que programa desde os primórdios, onde usava o som para decodificar os códigos via som na máquina, mas não to bem lembrado o nome dele, pra variar né...

Velho, eu sei que dá pra transmitir dados via áudio.

O computador onde eu aprendi a programar usava um toca-fitas ligado a ele pelas saídas de microfone e fone de ouvido para gravar os programas.

Eu sei o que cada um daqueles barulhinhos do modem significa.

Eu sei que isso existe. Eu só acho que é improvável que esse tipo de transmissão de dados funcione de maneira eficiente entre computadores que se comunicam, segundo o cara, por ultrassom utilizando caixas de som de laptop soltando o som pro ambiente e microfones de laptop captando o som ambiente. Digo isso por causa da quantidade de ruído ambiente sobre a qual ele não tem controle, além do fato de ultrassom perder a intensidade muito mais rapdamente que frequências mais baixas. Também porque a sensibilidade desses equipamentos para ultrassom não é tão boa, nem mesmo a fidelidade. Lembre-se que as placas de som operam, tipicamente, a 48kHz, o que significa que uma onda de som de 22kHz vai ter dois ou três pontos para definir o formato de onda e isso é baixíssima resolução. Muito difícil para o receptor interpretar e separar do ruído de fundo.

Eu te invejo então, mas tava falando pro backooo hehe.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1377 Online: 02 de Novembro de 2013, 16:43:14 »
Ah, ok. Agora entendi que é com o Buck.

Nesse caso, achei que estivesse claro que se trata de dois computadores infectados se  comunicando, não de contaminação via áudio.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1378 Online: 02 de Novembro de 2013, 18:48:26 »
A notícia me parece falar de contaminação via áudio.

"Segundo o investigador, a única forma de evitar a infeção era retirando o microfone do computador."

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1379 Online: 02 de Novembro de 2013, 21:35:12 »
A notícia me parece falar de contaminação via áudio.

"Segundo o investigador, a única forma de evitar a infeção era retirando o microfone do computador."
Essa versão diz isso.

A versão original diz:

Ruiu said he arrived at the theory about badBIOS's high-frequency networking capability after observing encrypted data packets being sent to and from an infected laptop that had no obvious network connection with—but was in close proximity to—another badBIOS-infected computer. The packets were transmitted even when the laptop had its Wi-Fi and Bluetooth cards removed. Ruiu also disconnected the machine's power cord so it ran only on battery to rule out the possibility that it was receiving signals over the electrical connection. Even then, forensic tools showed the packets continued to flow over the airgapped machine. Then, when Ruiu removed the internal speaker and microphone connected to the airgapped machine, the packets suddenly stopped.

With the speakers and mic intact, Ruiu said, the isolated computer seemed to be using the high-frequency connection to maintain the integrity of the badBIOS infection as he worked to dismantle software components the malware relied on.

"The airgapped machine is acting like it's connected to the Internet," he said. "Most of the problems we were having is we were slightly disabling bits of the components of the system. It would not let us disable some things. Things kept getting fixed automatically as soon as we tried to break them. It was weird."
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1381 Online: 03 de Novembro de 2013, 00:27:56 »
Até porque, para haver a transmissão, é necessária uma rede. E essa rede precisa de ao menos um modem em cada computador. O vírus pode até emular o modem, mas o computador que recebe também teria que ter esse modem.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1382 Online: 13 de Novembro de 2013, 15:20:26 »
Já faz um tempo que a google está usando códigos estranhos na sua prória URL, por exemplo, "/?gws_rd=cr&ei=f7SDUo7vK5CMkAe4g4GoDw" ou coisa do tipo. Não consigo achar nada oficial, mas tentando me informar sobre, só vejo que são códigos para identificar, país, cidade e etc do usuário.

Alguém sabe mais sobre o assunto? Ou têm uma resposta ofical da Google?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1383 Online: 13 de Novembro de 2013, 15:24:33 »
Esse tipo de string é uma sequência binária codificada em ASCII usando Base64 mas o que isso significa eu não faço ideia. Anexos de emails são codificados assim, por exemplo.

Em princípio, pode ser qualquer coisa.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1384 Online: 13 de Novembro de 2013, 15:26:15 »
E valha, já vi aqui somente isso:

GWS = Servidor web google
rd = Redirecionar
cr = País

Mas pra que isso serve mesmo, não sei...

Edit

Ah, e para tirá-lo basta pôr "ncr" depois do link

"http://www.google.com/ncr"

« Última modificação: 13 de Novembro de 2013, 15:28:54 por Mussain! »

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1385 Online: 17 de Novembro de 2013, 21:19:09 »
Socorro}!!

Estou com uma impressora HP Desckjet 3050 e dois notes com windows 7.

Já atualizei o sw no site da HP, já fiz tudo que meu limitado conhecimento permitiu, mas os notes simplesmente acusam que o cabo USB não está ligado!

Detalhe, essa impressora já foi usada, via esse mesmo cabo de USB, pela minha esposa. agora não funciona mais!

Alguem tem uma dica?
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1386 Online: 17 de Novembro de 2013, 21:40:03 »
Tô pensando em assinar a NETFLIX-BR, mas a dos EUA tem muito mais opções. Alguém sabe se é ilegal acessá-la através de um proxy?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #1387 Online: 17 de Novembro de 2013, 21:46:53 »
Socorro}!!

Já atualizei o sw no site da HP, já fiz tudo que meu limitado conhecimento permitiu, mas os notes simplesmente acusam que o cabo USB não está ligado!

Detalhe, essa impressora já foi usada, via esse mesmo cabo de USB, pela minha esposa. agora não funciona mais!

Alguem tem uma dica?

Meu note e PC, às vezes, só reconhecem a impressora, uma HP também, na inicialização. Já tentou conectar o cabo antes de ligar?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1388 Online: 17 de Novembro de 2013, 21:48:50 »
Tô pensando em assinar a NETFLIX-BR, mas a dos EUA tem muito mais opções. Alguém sabe se é ilegal acessá-la através de um proxy?

assine o Brasil e acesse ao gringo através de um proxy. É legal.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1389 Online: 18 de Novembro de 2013, 17:57:58 »
Socorro}!!

Alguem tem uma dica?

Meu note e PC, às vezes, só reconhecem a impressora, uma HP também, na inicialização. Já tentou conectar o cabo antes de ligar?
Ainda não tentei isso, vou ver... Valeu!
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1390 Online: 20 de Novembro de 2013, 15:41:51 »
Uma impressora laser boa e barata para imprimir umas mil páginas por mês.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1391 Online: 20 de Novembro de 2013, 17:39:21 »
Socorro}!!

Alguem tem uma dica?

Tenho uma impressora que toda vez (Nas raras vezes em que precisei usar) tinha esse mesmo problema. Era desligar o computador, religar e dar como "USB desconectado", depois era um inferno para fazer a coisa funcionar novamente.

Minha paciência se esgotou quando eu precisava imprimir algo com certa urgência e mandei uma sarrafada bem dada nela, funcionou.

E por incrível que pareça sempre resolve quando acontece, a merda tb é da HP e só funciona na porrada mesmo.

Se quiser tentar... :lol:

« Última modificação: 20 de Novembro de 2013, 17:41:55 por Arcanjo Lúcifer »

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #1392 Online: 24 de Novembro de 2013, 08:51:37 »
Já faz um tempo que a google está usando códigos estranhos na sua prória URL, por exemplo, "/?gws_rd=cr&ei=f7SDUo7vK5CMkAe4g4GoDw" ou coisa do tipo. Não consigo achar nada oficial, mas tentando me informar sobre, só vejo que são códigos para identificar, país, cidade e etc do usuário.

Pode ser uma forma de 'compactar' as informações de uma URL, pega o conteúdo, compacta e converte para base64.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1393 Online: 25 de Novembro de 2013, 10:45:45 »

Pode ser uma forma de 'compactar' as informações de uma URL, pega o conteúdo, compacta e converte para base64.

Não, não. Continua o link do google normal, mas tem esses cógidos, tipo:

www.google.com.br//?gws_rd=cr&ei=f7SDUo7vK5CMkAe4g4GoDw

O navegador não mostra, mas se vc licar no link vc vê.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1394 Online: 25 de Novembro de 2013, 12:16:35 »
Esses links aparecem onde? No resultado das buscas?

Se for isso é para o google registrar em qual link da busca você clicou e usar isso pra refinar as próximas buscas pra você, além de direcionar as propagandas. Óia: http://donttrack.us/

Se você tá neurótico com isso, usa o duckduckgo.com
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1395 Online: 25 de Novembro de 2013, 12:20:15 »
Esses links aparecem onde? No resultado das buscas?

Não, no próprio link do navegador. Só clica no link como se fosse selecionar, que vc vê.

Se você tá neurótico com isso, usa o duckduckgo.com

Eu já uso faz tempo rsrs. É que vejo algumas coisas e fico intrigado mesmo. A google devia responder isso formalmente, mas ela não dá respostas. Aí vc fica imgaginando mil coisas.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1396 Online: 27 de Novembro de 2013, 11:18:13 »
Sres foristas,

Estou procurando um tablet para uma função específica, que seria fazer um curso de francês, onde o material do curso é midia digital (video, voz, etc) que roda originalmente em windows. Tambem haverá material on-line.

Procuro algo bom e barato, a partir de 7". que acesse a net pelo meu roteador wireless.

Alguem tem uma sugestão?

Obrigado.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #1397 Online: 30 de Novembro de 2013, 10:37:03 »

Não, não. Continua o link do google normal, mas tem esses cógidos, tipo:

www.google.com.br//?gws_rd=cr&ei=f7SDUo7vK5CMkAe4g4GoDw

O navegador não mostra, mas se vc licar no link vc vê.

Eu entendi. Continuo dizendo que pode ser a compactação criptografada de uma informação, como está compactada e o resultado é binario a forma mais econômica de passar isso por uma URL é passar para base64.

Se realmente incomoda e você tem tempo para pensar nessa babaroulice, pegue um conteúdo real, decodifique de base64, grave o conteúdo um arquivo e rode um descompactador. A parte que pode demorar é ver por qual compactador foi compactado, mas eu faria ele descompactar por ZIP -inclusive é possível fazer isso num java de 15 linhas.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1398 Online: 30 de Novembro de 2013, 13:12:35 »
Sres foristas,

Estou procurando um tablet para uma função específica, que seria fazer um curso de francês, onde o material do curso é midia digital (video, voz, etc) que roda originalmente em windows. Tambem haverá material on-line.

Procuro algo bom e barato, a partir de 7". que acesse a net pelo meu roteador wireless.

Alguem tem uma sugestão?

Obrigado.

Os da Samsung estavam a 499 ontem, 7"...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1399 Online: 05 de Dezembro de 2013, 12:24:58 »
Como converter planilhas em excel 2010 para formatos HTML, levando juntamente as palavras linkadas?

Edit: Consegui.

« Última modificação: 05 de Dezembro de 2013, 12:37:18 por Mussain! »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!