Quando acontece comigo, eu tenho uma solução que não sei se vai resolver o seu problema devido a alguns tecnicismos intrínsecos ao processo.
Eu extraio a trilha de áudio do filme, usando o Avidemux ou o Virtualdub, direto para o formato WAV.
Abro esse arquivo WAV com o SoundForge e aplico uma Normalização nele. Geralmente os níveis estão mesmo muito baixos, quando não, a trilha é estéreo, mas tem somente um lado com som e o outro lado está mudo. Eu corrijo isso também, duplicando o lado bom para o que está mudo.
Volto ao Avidemux ou Virtualdub e reponho a trilha de áudio, aplicando outro codec, geralmente MP3 para arquivos AVI e AAC para arquivos MP4, com um bitrate correspondente ao que era no original (obtenho esse valor com o MediaInfo).
Presto! O filme fica com o áudio brilhante, bastante audível, agradável de ouvir e até ter que baixar o volume, para não ficar alto demais na hora de assistir o filme.
Se você tiver dificuldades na compreensão e achar que consegue acompanhar os termos técnicos e ainda, tiver interesse em aprender, posso ajudar por PM.