Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207896 vezes)

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #1675 Online: 06 de Junho de 2014, 15:02:18 »
Pretendo trazer a paz para minha casa: quero comprar dois netbooks, assim cada uma das encrenqueiras lá de casa teria seu próprio quarto com seu computador. Pela infinidade de marcas, acredito que cada um tenha tido sua gama de experiências (boas ou ruins) com esses equipamentos, então lá vai: que marca e modelo me indicam para comprar? Asus? Acer? Samsung? HP?

Se puder prefira tablets. Vi ontem a propaganda do lançamento de um Lenovo (não conheço essa marca) com bateria de longa duração (até 18 horas) que deve chegar em breve so país. Talvez valha a pena esperar um pouco. Suponho que as outras marcas devem correr atrás.

Lenovo é a empresa chinesa que comprou a divisão de computadores da IBM. No mundo corporativo são os computadores mais usados, tenho um ultrabook Lenovo e não me arrependo, ó melhor que eu tive.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #1676 Online: 10 de Junho de 2014, 00:00:26 »
Alguém sabe se no Google Earth é possível definir um ponto de referência e obter a distância desse ponto para qualquer outro em coordenadas cartesianas (Y sendo o eixo norte-sul, X sendo leste-oeste)? Sei que há perda de precisão assim, mas para o uso final ela é pouco importante.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1677 Online: 10 de Junho de 2014, 00:10:52 »
Alguém sabe se no Google Earth é possível definir um ponto de referência e obter a distância desse ponto para qualquer outro em coordenadas cartesianas (Y sendo o eixo norte-sul, X sendo leste-oeste)? Sei que há perda de precisão assim, mas para o uso final ela é pouco importante.
Há uma ferramenta que faz medição em km de um ponto a outro, inclusive já medí a distancia entre a favela Morro do Papagaio e o BH Shopping. Mas se for estritamente assim como você descrevem eu não sei com certeza ainda.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1678 Online: 10 de Junho de 2014, 00:41:54 »
Há uma ferramenta que faz medição em km de um ponto a outro, inclusive já medí a distancia entre a favela Morro do Papagaio e o BH Shopping. Mas se for estritamente assim como você descrevem eu não sei com certeza ainda.
Essa ferramenta eu já vi, mas ela não me serve, porque minha intenção é criar um mapa com uns 250 pontos, sendo que o mapa cobrirá uma área de 100km no eixo X por 80km no eixo Y. Com as coordenadas cartesianas ficaria muito mais simples definir os pontos no mapa sem fugir muito da escala.

It's an award I've won"

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1679 Online: 10 de Junho de 2014, 00:59:05 »
Essa ferramenta eu já vi, mas ela não me serve, porque minha intenção é criar um mapa com uns 250 pontos, sendo que o mapa cobrirá uma área de 100km no eixo X por 80km no eixo Y. Com as coordenadas cartesianas ficaria muito mais simples definir os pontos no mapa sem fugir muito da escala.
Ok.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #1680 Online: 10 de Junho de 2014, 03:01:07 »

Não da para usar latitude e longitude? Se é aproximado deve funcionar bem.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1681 Online: 10 de Junho de 2014, 03:39:17 »
Eu pensei nessa possibilidade, mas só queria saber se era possível determinar uma nova referência no Google Earth para obter as medidas em quilômetros ou metros diretamente. Por exemplo, eu teria um ponto 1,6km ao norte e 0,4km a oeste do anterior, então eu o colocaria 160 pixels acima e 40 à esquerda no mapa. Com a latitude e longitude eu teria que fazer umas contas extras que eu não queria fazer para não perder muito tempo.

It's an award I've won"

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1682 Online: 11 de Junho de 2014, 15:13:48 »
Estou com uma dúvida em planilhas eletrônicas (Excel, LibreOffice Calc e congêneres):

Tenho para cada aluno três notas de provas, cada uma em uma coluna e na coluna seguinte a média parcial. Depois da média final tem uma prova substitutiva que, se estiver presente, substitui a menor das notas. Na coluna seguinte eu tenho uma média calculada substituindo a menor nota pela sub. Assim:
Código: [Selecionar]
A B C D E F
1 N1 N2 N3 Med Sub M_Final
A média é simplesmente a soma das três notas dividida por três. Eu não usei a função média porque as colunas em branco devem ser contadas como zero.

Para calcular a média final, utilizei a seguinte fórmula:
{=ROUND(IF(E2<>0,(3*D2-MIN(IF(A2:C2="",0,A2:C2))+E2)/3,D2),1)}
Que arredonda para a primeira casa decimal o resultado e usa uma operação matricial para substituir por zero as células vazias e realizar a conta. Testei com valores conhecidos e funcionou.

Em outra turma, eles têm umas listas de exercícios que compõem as notas parciais, então eu não posso simplesmente considerar um intervalo de células como eu fiz antes, porque as listas vai ser diferente do esperado.

A planilha da outra turma é assim:
A B C D E F G H I J K L M N O P
1 L1 L2 P2 N1 L3 L4 L5 P2 N2 L6 L7 P3 N3 Med Sub M_final
e eu preciso fazer a mesma coisa que eu fiz antes, mas sem considerar um intervalo contínuo, apenas com as células D1, I1 e M1 na hora saber qual delas a substitutiva vai substituir.

Ideias?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #1683 Online: 11 de Junho de 2014, 15:23:09 »
Você pode simplesmente mudar a ordem das colunas e usar a fórmula que você usou. Ctlr+Space seleciona a coluna, Ctlr+X corta a coluna e Ctlr+Shift+Space insere a coluna no lugar da coluna selecionada, empurando as que estão à direita.

Outra coisa que você pode fazer que simplifica bastante a sua vida é colocar nas colunas do lado uma copia da planilha, mas com um  "=d1*1" para colocar os zeros no lugar dos brancos, aí a média fica ok. Ou usar a função Soma e dividir por 3, mais fácil ainda.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1684 Online: 11 de Junho de 2014, 15:28:14 »
Aparentemente esses atalhos de teclado não funcionam no libreoffice.

Gostei da ideia do =d1*1, elimina até a necessidade da operação matricial maluca. Vou fazer isso. :ok:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #1685 Online: 11 de Junho de 2014, 15:33:05 »
Aparentemente esses atalhos de teclado não funcionam no libreoffice.

Gostei da ideia do =d1*1, elimina até a necessidade da operação matricial maluca. Vou fazer isso. :ok:

Atalhos do Excel mudam toda hora mesmo, mudam com a versão e com a língua, sempre sofro...

A principal dica de planilha é nunca economizar no número de colunas, dificilmente você vai esbarrar num problema de memória. E se você começar a ter problema de memória, você precisa de um banco de dados, não de uma planilha.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1686 Online: 11 de Junho de 2014, 15:45:16 »
A principal dica de planilha é nunca economizar no número de colunas, dificilmente você vai esbarrar num problema de memória. E se você começar a ter problema de memória, você precisa de um banco de dados, não de uma planilha.

O problema é que eu tenho que imprimir essa planilha e colar no mural (ou distribuir em PDF no site), mas essas colunas podem ficar "escondidas" sem perda de generalidade.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #1687 Online: 11 de Junho de 2014, 15:52:09 »

O problema é que eu tenho que imprimir essa planilha e colar no mural (ou distribuir em PDF no site), mas essas colunas podem ficar "escondidas" sem perda de generalidade.

Sim, eu sempro faço meus calculos numa aba e crio numa outra uma tabela mais bonitinha para mostrar, linkada à primeira.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1688 Online: 11 de Junho de 2014, 16:03:44 »
Eu uso o colar especial sem formulas e atualizo toda vez hehe
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1689 Online: 11 de Junho de 2014, 18:55:51 »
Atalhos do Excel mudam toda hora mesmo, mudam com a versão e com a língua, sempre sofro...

Isso é a maior merda do pacote Office. E essa coisa de as fórmulas mudarem também é um absurdo!
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #1690 Online: 22 de Junho de 2014, 10:52:57 »

Você precisa procurar ferramentas específicas de geolocalização. As do Google Maps são gratuitas mas baseadas nas soluções e mapas deles. Existem outras bibliotecas mas em geral são pagas, mas é o que você precisaria se vai 'desenhar' num mapa já existente (alguém precisa ter gerado o mapa).
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1691 Online: 22 de Junho de 2014, 14:38:27 »
Parece que a versão profissional do Google Earth faz isso.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1692 Online: 22 de Junho de 2014, 15:44:38 »
Achei algo que me diminuiu um pouco o trabalho. É possível usar o sistema de coordenadas UTM, que me dá as coordenadas em metros. Como todos os pontos ficam dentro da mesma zona UTM, dá para apenas somar ou subtrair as coordenadas da minha referência sem perda significativa de precisão.

Mas realmente poder definir uma nova referência no Google Earth e obter as coordenadas automaticamente agilizaria muito, porque as coordenadas iriam direto para a figura. Não teria que ficar alternando entre uma planilha para fazer as contas para só então pegar o resultado e passar para a figura.

It's an award I've won"

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1693 Online: 25 de Junho de 2014, 00:18:32 »
Estou fazendo um curso e as aulas são direto no site, sem possibilidade de baixá-las para assistir depois, tentei alguns softwares para captura de tela e até o momento não obtive bons resultados, eu preciso gravar o vídeo e o som. Alguém já usou algum freeware com bons resultados?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1694 Online: 25 de Junho de 2014, 01:43:57 »
Primeiro, se o curso não disponibiliza para download, não há direitos autorais protegidos?

Segundo, já, há algum tempo, tentei isso com quase todos os gratuitos da lista do baixaki e outros mais. Com os free, "bons resultados", não. Ou não gravam áudio, ou gravam mas com o áudio das entradas na interface (placa) de áudio, sendo necessário usar um cabo P2+P2 interligando saída e entrada e, mesmo assim, ou gravam mas com períodos de gravação limitado, ou as gravações são problemáticas, ou dão problemas com a instalação, ou... ...uma porcariada.  Tentei, tentei e, por fim, desisti, decidindo colocar uma câmera na frente do monitor. Mas isso tudo não era para ver vídeos de sites, o que leva ao...

...Terceiro, há programas como...  aTubeCatcher, que, além de (*alegar*) "fazer" isso, também baixam os vídeos de sites como youtube, streaming de vídeo... Porém, justamente há poucos dias, comentando eu isso com alguém, me foi dito que as versões mais recentes estão piores que as mais antigas, com diversos problemas, sendo até reconhecidas como vírus por antivírus (coisa que me insinua ideias estranhas...). Melhor tentar versões antigas. Mas o melhor mesmo, principalmente num caso em que a quallidade de imagem não é o fundamental, é a câmera.

Obs.: Não estou incentivando violação de autorias com direitos!

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1695 Online: 25 de Junho de 2014, 06:38:14 »
Coitado... Esse aí mordeu a língua...

Foto de delegado virou piada internacional
Jun 25th 2014, 03:02, by Redação

Foto do chefe da segurança do estádio em Cuiabá revela senha à direita, no monitor

Virou piada internacional a foto do chefe do centro de segurança da Arena Pantanal, estádio que hospeda a Copa do Mundo em Cuiabá (MT), delegado da Polícia Federal Luis Dórea, com o painel exibindo a senha de acesso ao sistema israelense, que controla tudo.

Também dá pra ver que até mesmo esses super sistemas possuem senha contendo data/ano, contrariando tudo que é recomendação para NÃO fazer isso.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1696 Online: 25 de Junho de 2014, 06:53:13 »
Estou fazendo um curso e as aulas são direto no site, sem possibilidade de baixá-las para assistir depois, tentei alguns softwares para captura de tela e até o momento não obtive bons resultados, eu preciso gravar o vídeo e o som. Alguém já usou algum freeware com bons resultados?

Essa sua questão, Dodo, diz respeito a live streaming de vídeo e envolve um pouco mais do conhecimento comum para se obter o vídeo. Existem ferramentas específicas para isso como scripts AdobeHDS, scripts ffmpeg, linhas de comando RTMP, URLSnoop (para se obter os servidores dos vídeos e seus parâmetros) e uma caixa de ferramentas sem-fim de programinhas específicos. Requer familiaridade com redes, scripts e linha de comando.

Sem falar que, se o curso não disponibiliza o download, é porque isso não é permitido, como uma forma de proteger os seus direitos autorais.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1697 Online: 25 de Junho de 2014, 13:23:56 »
Relendo meu comentário, vi que podia ser mais específico sobre o stream de vídeo, que não precisa ser live.
Um dos protocolos mais usados é o de chamada a procedimento remoto, conhecido como RTMP, que tem, entre outras ferramentas, o RTMPdump.

Alguns vídeos são bem fáceis de se conseguir baixar com essas ferramentas. Outros, entretanto, demandam mais malabarismos, pois muitas vezes envolvem URLs criptografadas e até mesmo o stream também codificado.

Tudo em nome do direito autoral.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1698 Online: 25 de Junho de 2014, 13:57:15 »
Parece que a senha é da rede wifi.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1699 Online: 25 de Junho de 2014, 14:15:34 »
Parece que a senha é da rede wifi.

Pode ser mesmo:

wifi Network: WORLDCUP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!