Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207897 vezes)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #1700 Online: 27 de Junho de 2014, 14:43:19 »
Nobres membros do fórum que manjam de Excel, eu vos convoco...

Eu os reuni aqui com um simples motivo, me ajudarem a bolar uma planilha do Excel / Calc que faça o seguinte...

Fulaninho, militar, tirou 92 dias de licença médica no período de 12 meses. Neste caso que exemplifiquei, o período de 12 meses é o compreendido entre 04/03/2013 (data da primeira licença) e 04/03/2014 (12 meses depois da primeira licença).

Das seguintes maneiras:

De 04/03/2013 a 20/03/2013 => 16 dias
De 12/05/2013 a 12/07/2013 => 60 dias
De 19/08/2013 a 04/09/2013 => 15 dias
De 08/11/2013 a 09/11/2013 => 01 dia

Total de dias: 92 dias (finjam que a soma está correta).

Entretanto, a norma prevê que o militar que tirar qualquer coisa além de 90 dias de licença médica em decorrência da atividade por ano precisa passar por uma junta médica que vai avaliar se essas licenças estão de acordo, caso contrário, ele não pode se aposentar e deve pagar pelos dias tirados fora do limite legal.

Eu fiz uma planilha assim:

Período   Data Inicial   Data Final   Quantidade de dias   Total
               03/06/13   07/06/13                  -4                    -131
               14/06/13   21/07/13                  -37   
               25/07/13   31/08/13                  -37   
               02/11/13   25/12/13                  -53   

Existe uma forma de automatizar isso de forma que ela calcule os períodos de 12 em 12 meses automaticamente, gerando períodos fechados, bastando que eu lance as datas das licenças médicas? A planilha faria o cálculo que entre a data do 1º lançamento e a do 63º  ocorreram 4 períodos de 12 meses, com um total de 128 dias de licença, por exemplo...

E aí?
« Última modificação: 27 de Junho de 2014, 14:50:10 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #1701 Online: 27 de Junho de 2014, 18:34:50 »
Uma pergunta: Se um policial tirar 80 dias de licensa no dia 4/3/13 e depois tirar 20 dias no dia 3/3/14 ele estoura o limite dele ou não?

De qualquer forma, tudo é automatizável, só é um pouco mais complicado, mas a base é a formula de uma soma condicional, "SUMIF()"
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1702 Online: 27 de Junho de 2014, 19:23:13 »
Não. Nesse caso daria 81 dias e ficaria dentro do limite de 90 dias em 12 meses...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #1703 Online: 27 de Junho de 2014, 20:16:50 »
Então o melhor jeito que eu consegui pensar seria criar uma planilha auxiliar, que le as datas que você insere e transfere pra uma planilha diária, assim:

Dia / Marcador se está de licensa no dia ou não / Soma dos 365 dias anteriores à esse

Um VLOOKUP básico (ou PROCV para excel em português) te trará a data final do período ( VLOOKUP(dia,tabela com datas, 2, TRUE) ). Depois é só checar se a data do período é maior que a do dia e você tem um marcador se o dia é de licensa ou não. No final, é só somar os últimos 365 dias, ou fazer um SUMIF se você quer controlar para ano bissextos.

Se quiser te mando uma planilha básica que fiz aqui.
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1704 Online: 28 de Junho de 2014, 07:42:10 »
Boa... Vou te mandar MP

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1705 Online: 01 de Julho de 2014, 17:10:27 »
AOC Breeze é um bom tablet?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1706 Online: 01 de Julho de 2014, 17:33:59 »
Não.

Partiti, valeu. O negócio funcionou perfeitamente. O cara tá muito agradecido. Te devo uma ... :ok:

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1707 Online: 02 de Julho de 2014, 14:04:54 »
AOC Breeze é um bom tablet?

Não conheço, mas entre os de baixo custo, um que já ouvi falar bem são os Kaiomi. Se procurar bem, é possível encontrar Samsung por menos de 500 reais.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1708 Online: 05 de Julho de 2014, 19:22:22 »
Quais canais de TV brasileiros tem a programação liberada pela internet?
EDIT: Seria interessante também alguns de língua inglesa, estou tentando melhorar o meu PÉSSIMO inglês!  :vergonha:
« Última modificação: 05 de Julho de 2014, 19:26:22 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1709 Online: 05 de Julho de 2014, 22:47:45 »
Quais canais de TV brasileiros tem a programação liberada pela internet?
EDIT: Seria interessante também alguns de língua inglesa, estou tentando melhorar o meu PÉSSIMO inglês!  :vergonha:

Se quiser melhorar o inglês, sugiro ouvir podcasts americanos. Um bacana sobre ceticismo e ciência é o skeptics guide to the universe.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1710 Online: 12 de Julho de 2014, 12:15:07 »
Tablet SpaceBR é bom, ou pelo menos, USÁVEL? Alguém já botou a mão em um?

Eu explico, apesar do consenso de que nós, servidores públicos, somos marajás multimilionários e ganhamos bônus a cada vitória do PT, isso não é verdade (pelo menos no meu caso), então quero algo barato e que não desmanche com dois meses de uso.

Vi que os SAMSUNG estão na faixa de 500 dilmas, queria algo pela metade do preço.
« Última modificação: 12 de Julho de 2014, 12:24:19 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1711 Online: 12 de Julho de 2014, 13:42:58 »
Tablet SpaceBR é bom, ou pelo menos, USÁVEL? Alguém já botou a mão em um?

Eu explico, apesar do consenso de que nós, servidores públicos, somos marajás multimilionários e ganhamos bônus a cada vitória do PT, isso não é verdade (pelo menos no meu caso), então quero algo barato e que não desmanche com dois meses de uso.

Vi que os SAMSUNG estão na faixa de 500 dilmas, queria algo pela metade do preço.

Já procurou por usados? Às vezes um samsung usado é melhor que um CCE novo.

Outra boa ideia é procurar no MercadoLivre, porque aparecem aparelhos novos bem mais baratos.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1712 Online: 12 de Julho de 2014, 14:08:34 »
To pensando em parcelar algo na faixa dos vintão por mês.
Alfred E. Newman

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1713 Online: 11 de Agosto de 2014, 01:28:10 »
Estou dando um up na minha máquina e aproveitando para legalizar alguns softwares, pesquisando encontrei o seven na faixa dos 500 reais, até que me deparei com esse site: http://www.cdkey.com.br/ vendendo somente a chave por 65 reais, daí fiquei na dúvida, alguém já comprou ou sabe dessa loja? O preço compensa... e sim, eu sei, o linux é de graça, mas eu já tenho uma máquina com o slackware.
« Última modificação: 11 de Agosto de 2014, 01:32:24 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1714 Online: 11 de Agosto de 2014, 01:48:22 »
Eu questiono a legalidade dessa loja CD-KEY.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1715 Online: 11 de Agosto de 2014, 08:59:36 »
Eu questiono a legalidade dessa loja CD-KEY.

Também fiquei na dúvida.
Alfred E. Newman

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1716 Online: 11 de Agosto de 2014, 13:31:48 »
Estou dando um up na minha máquina e aproveitando para legalizar alguns softwares, pesquisando encontrei o seven na faixa dos 500 reais, até que me deparei com esse site: http://www.cdkey.com.br/ vendendo somente a chave por 65 reais, daí fiquei na dúvida, alguém já comprou ou sabe dessa loja? O preço compensa... e sim, eu sei, o linux é de graça, mas eu já tenho uma máquina com o slackware.

Se você faz questão de ter um windows original, compre um notebook ou até um desktop com windows OEM (de fábrica), porque você vai pagar 1500 reais num bom aparelho. Se comprar só a licença do windows, vai pagar uns 650 reais.

E se for pra comprar só a licença, compre do Windows 8.1, porque o 7 já está velhinho, com 5 anos de idade, e logo será descontinuado.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1717 Online: 11 de Agosto de 2014, 15:37:24 »
Acho que a MS nem sequer vende mais o 7.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1718 Online: 11 de Agosto de 2014, 21:19:51 »
Resumindo: é fria?
Alfred E. Newman

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1719 Online: 11 de Agosto de 2014, 21:25:48 »
Resumindo: é fria?

Não é uma forma legal de obter uma licença do Windows.

Essas licenças que eles vendem são licenças de volume, geralmente uma empresa compra pacotes de dezenas ou centennas de licenças e não as usa todas, aí revende as chaves. Mas essa revenda não é legal.

https://partner.microsoft.com/brasil/licensing/40056302
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1720 Online: 12 de Agosto de 2014, 17:09:34 »
Apagar cookies? Disfarçar o endereço IP com o TOR? Usar o navegador em modo "privacidade"? Configurar o Firefox para dizer que é IE e que o Linux é Windows? Não funciona mais.

Agora seu hardware é que é rastreado e gera uma "impressão digital" que fica armazenada nos anunciantes.

A more effective way of approaching the problem would be for many people to share the same fingerprint. To some extent that is happening now with smartphones, which can’t be customized to the degree that desktop or laptop computers can. So phones currently present fewer opportunities for fingerprinters. It might be possible to make other kinds of computers all look alike if Web browsing were done through a cloud service, one that treats the browser running on the user’s PC simply as a terminal. Trackers would then be able to detect only the cloud browser’s fingerprint.

http://spectrum.ieee.org/computing/software/browser-fingerprinting-and-the-onlinetracking-arms-race

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1721 Online: 19 de Agosto de 2014, 23:07:43 »
Fui trocar meu processador para outra placa-mãe (a antiga morreu) e lambuzei parte dos contatos dele com um pouco de pasta térmica, limpei com muito cuidado mas (acho que é impressão minha, porém minha visão não anda muito legal) parece que ficou uma mancha, isso pode dar algum problema com o tempo?
Apenas liguei a máquina que esta com ele, mas não a estou usando... ainda.
Aí tem uma foto, o centro ficou livre da lambança, mas os contatos foram lambuzados... e é uma pasta térmica a base de cobre e alumínio.
Enfim, não encontrei nada sobre isso pesquisando no google daí vim aqui.  :P
Meu processador é soquete 775, que nem o da foto abaixo:

Alfred E. Newman

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1722 Online: 19 de Agosto de 2014, 23:43:34 »
Fui trocar meu processador para outra placa-mãe (a antiga morreu) e lambuzei parte dos contatos dele com um pouco de pasta térmica, limpei com muito cuidado mas (acho que é impressão minha, porém minha visão não anda muito legal) parece que ficou uma mancha, isso pode dar algum problema com o tempo?
Apenas liguei a máquina que esta com ele, mas não a estou usando... ainda.
Aí tem uma foto, o centro ficou livre da lambança, mas os contatos foram lambuzados... e é uma pasta térmica a base de cobre e alumínio.
Enfim, não encontrei nada sobre isso pesquisando no google daí vim aqui.  :P
Meu processador é soquete 775, que nem o da foto abaixo:

1. Não devia ter ligado pois a pasta é condutora que pode causar um curto e/ou problemas capacitivos (pode deixar a máquina lenta).
2. Se estiver funcionando mas notar lentidão tente uma limpeza.
3. Use álcool isopropílico e uma escova de dentes macia ou um pincel ou um pano fino macio para tentar limpar os resíduos com a colaboração da força da gravidade mantendo a placa virada para para baixo escorrer o banho de álcool que você deve dar sem dó. Deixe secar antes de ligar.
4. Em lojas de eletrônica existe um spray limpa contatos nas versões líquidas e ar comprimido. É caro, mas pode ajudar.
5. Se não conseguir limpar e continuar o problema pode ser que você danificou o processador ou a placa-mãe.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1723 Online: 20 de Agosto de 2014, 08:18:38 »
Tome muito cuidado quando for limpar os contatos da placa-mãe porque eles podem entortar com facilidade. Já o processador você pode limpar com mais tranquilidade.

Mas se tiver ligando, se consegue entrar na bios e tudo mais, talvez seja melhor nem mexer.
« Última modificação: 20 de Agosto de 2014, 08:20:51 por Lorentz »

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1724 Online: 21 de Agosto de 2014, 08:55:47 »
Não queimou sua placa-mãe porque ela não se parece com a dessa reportagem:

<a href="https://www.youtube.com/v/iKtJ6EFHq0k" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/iKtJ6EFHq0k</a>

:lol:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!