Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207894 vezes)

Offline alersson

• Nível 10
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #1625 Online: 17 de Março de 2014, 00:39:20 »
tente isso para instalar o java
http://ubuntued.info/como-instalar-o-oracle-java-no-ubuntu
tem até um videozinho tutorial  :ok:

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #1626 Online: 17 de Março de 2014, 10:37:40 »
Instalação genérica (sem usar apt-get):

Vá para o diretório no qual deseja instalar o arquivo. Digite
cd <nome do caminho do diretório>

Por exemplo, para instalar o software no diretório /usr/java/, digite
cd /usr/java/

Observação sobre acesso como raiz: para instalar o Java em um local acessível por todos os usuários do sistema, como /usr/local, efetue log-in como usuário-raiz para obter as permissões necessárias. Se você não tiver acesso como raiz, instale o Java em seu diretório principal ou em um subdiretório para o qual tenha permissões de gravação

Mova o archive binário .tar.gz para o diretório atual.
Desempacote a tarball e instale o Java
tar zxvf jre-7u7-linux-i586.tar.gz
===============================================================

Plugin Java para o Firefox:

Crie um link simbólico para o arquivo libnpjp2.so no diretório de plug-ins do browser

Vá para o subdiretório de plug-ins no diretório de instalação do Firefox
        cd <diretório de instalação do Firefox>/plug-ins

Crie o link simbólico
        ln -s <diretório de instalação do Java>/lib/i386/libnpjp2.so

Ou seja:   ln -s /usr/java/jre1.7.0_15/lib/i386/libnpjp2.so

================================================

Para testar se o Java foi instalado e está funcionando corretamente no computador, execute este applet de teste.

http://www.java.com/pt_BR/download/help/testvm.xml

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1627 Online: 17 de Março de 2014, 21:53:23 »
Agradeço galera.
Encontrei essas três linhas de comando que funcionaram perfeitamente bem:

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java
sudo apt-get update
sudo apt-get install oracle-java7-installer

Fonte: www.linhadefensiva.org/forum/

Antes, obviamente, dei uma olhada no que era esse "webupd8team". Depois de ganhar alguma confiança, a coisa funcionou.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #1628 Online: 28 de Março de 2014, 11:11:01 »
Alguém tem alguma informação sobre qual operadora tem a melhor cobertura 4G em São Paulo?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1629 Online: 10 de Abril de 2014, 10:45:41 »
Um aplicativo bão mesmo e gratuito pra realizar apresentações. Assisti a uma apresentação esses dias bem diferente, com zooms e interatividade diferenciadas e queria saber o programa...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1630 Online: 10 de Abril de 2014, 11:15:31 »
Um aplicativo bão mesmo e gratuito pra realizar apresentações. Assisti a uma apresentação esses dias bem diferente, com zooms e interatividade diferenciadas e queria saber o programa...
A suite LibreOffice é equivalente ao Office da Microsoft e tem um programa de apresentação, só não sei se tem os recursos desse programa que você viu.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #1631 Online: 10 de Abril de 2014, 11:29:55 »
« Última modificação: 10 de Abril de 2014, 11:34:15 por Luiz F. »
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1633 Online: 14 de Abril de 2014, 14:40:38 »
Vocês sabiam disso?
Acho que ainda estarei vivo lá.

Problema do ano 2038
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Este exemplo ilustra o reinício da contagem as 03:14:08 do dia 19 de janeiro de 2038.

O problema do ano 2038 (também conhecido como Y2K38, em referência ao Y2K) é uma falha na representação de datas em computadores, que pode causar erros em alguns programas de computador no ano de 2038.

O problema afeta os programas que utilizam a representação de tempo POSIX, em que a data é calculada através do número de segundos (ignorando os segundos bissextos) desde 1 de janeiro de 19701 . Esta representação é padrão nos sistemas operacionais do tipo Unix e afeta a maioria dos sistemas, pois grande parte deste software foi desenvolvido na linguagem C. Na maioria dos sistemas de 32 bits, o tipo de dados time t, utilizado para armazenar esta contagem de segundos, é um inteiro de 32 bits do tipo signed (considera o sinal). O último registro de tempo que pode ser representado por este formato, seguindo o padrão POSIX, é 03:14:07 na terça-feira 19 de janeiro de 2038 (UTC). Após este momento a data será representada por um número decimal negativo que, dependendo da implementação, corresponderá ao ano 1970 ou 1901. Este valor para a data corrente certamente resultará em erros de cálculo e de funcionamento na maior parte dos programas em execução pelo sistema.

Solução

Não há maneira simples de resolver este problema para os sistemas existentes. Alterar a definição do time_t para 64 bits pode quebrar a compatibilidade binária de softwares, dados persistidos e de qualquer sistema que manipule datas representadas no formato binário. Alterar o time_t para um inteiro de 32 bits unsigned (não considera o sinal) pode alterar vários programas que trabalham com diferenças de tempo.

A maioria dos sistemas que suportam a arquitetura de 64 bits já suportam o time_t de 64 bits. A migração para esta arquitetura já está em andamento e muitos esperam que ela esteja completa até 2038. Porém, milhões de sistemas de 32 bits foram instalados até o ano de 2006, muitos em sistemas embarcados, e é muito incerto se eles serão totalmente substituídos até 2038. Apesar de, normalmente, os sistemas serem atualizados num prazo de 18-24 meses, os sistemas embarcados podem operar sem alterações por toda a vida do sistema que controlam. A utilização do time_t de 32 bits foi codificada em alguns formatos de arquivo, como o ZIP, o que significa que o problema pode permanecer por um longo período após a expiração da vida útil das máquinas envolvidas.

A utilização de valores de 64 bits introduz um novo "corte" na data em aproximadamente 290 bilhões de anos, num domingo em 4 de dezembro de 292.277.026.5962 . Claramente este problema não é uma questão imediata.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1634 Online: 14 de Abril de 2014, 15:30:03 »
Sabia. E pra muitos sistemas já não é mais problema devido aos 64 bits.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #1635 Online: 14 de Abril de 2014, 16:05:32 »

A utilização de valores de 64 bits introduz um novo "corte" na data em aproximadamente 290 bilhões de anos, num domingo em 4 de dezembro de 292.277.026.5962 . Claramente este problema não é uma questão imediata.
[/quote]

Tsc, tsc, sempre jogando o problema pro futuro.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1636 Online: 14 de Abril de 2014, 16:22:55 »
Nessa data já teremos sido engolidos pelo Sol há MUITO tempo :lol:
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #1637 Online: 20 de Abril de 2014, 21:25:34 »
Uma pergunta(google não achou resultados relevantes).

Há três dias eu estava usando o meu netbook normalmente e de repente apareceu um icone dizendo "uma falha no disco é iminente"(uso linux). Depois de dar umas olhadas no google vi que essa mensagem refere a um dano físico no hd. Fiz o backup de alguns dados importantes, mas essa mensagem me pareceu suspeita pois não houve nenhuma mudanca no desempenho do computador ou qualquer outra coisa e de acordo com o Scan do SMART o hd duraria menos de 24horas, mas ele ainda está funcionando.

Rodei o programa badblocks pra identificar algum possível dano no HD e ele não encontrou nenhum. Então, alguém sabe se isso é simplesmente um falso positivo do SMART ou existe realmente algum erro?

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #1638 Online: 21 de Abril de 2014, 03:14:28 »
Tem coisas sempre muito engraçadas... No filme 2001, Uma Odisseia no Espaço, o FDP do HAL 9000, em dado momento, vem com uma de que um circuito está para apresentar problema em um tempo precisamente precronometrado. Os bem "preparados tripulantes" caem como patos e ainda pedem confirmação se a previsão da falha física é confiável mesmo. Esse SMART parece o HAL, bem "esperto", hahahahahaha...

Falando sério...  em...  2005..2006, eu instalava um SO da microsoft num HD já reinstalado várias vezes, quando uma mensagem alertou que a FAT 1 estava sendo substituída pela FAT 2 porque a primeira estava danificada. É um problema físico que, embora reduza a confiabilidade, não altera em nada o desempenho/funcionalidade. Não há qualquer previsibilidade não estatística para um... 'crash' total em tempo preciso num caso assim. Também, uma busca por bad blocks nada encontrou. As trilhas de alocação desativadas não devem ser varridas no processo. O HD funciona até hoje no mesmo velho computador.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1639 Online: 21 de Abril de 2014, 12:54:46 »
Antigamente, quando aparecia o primeiro bad block, era sinal de que outros viriam em pouco tempo e logo logo o HD ficaria imprestável. Não tenho mais visto acontecer. Talvez os materiais usados tenham melhorado.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1640 Online: 21 de Abril de 2014, 16:58:26 »
Uma pergunta(google não achou resultados relevantes).

Há três dias eu estava usando o meu netbook normalmente e de repente apareceu um icone dizendo "uma falha no disco é iminente"(uso linux). Depois de dar umas olhadas no google vi que essa mensagem refere a um dano físico no hd. Fiz o backup de alguns dados importantes, mas essa mensagem me pareceu suspeita pois não houve nenhuma mudanca no desempenho do computador ou qualquer outra coisa e de acordo com o Scan do SMART o hd duraria menos de 24horas, mas ele ainda está funcionando.

Rodei o programa badblocks pra identificar algum possível dano no HD e ele não encontrou nenhum. Então, alguém sabe se isso é simplesmente um falso positivo do SMART ou existe realmente algum erro?

Eu vi uma mensagem dessa uma vez num disco lá do lab, o disco morreu no reboot, nem era mais reconhecido, mas quando investiguei, ele estava dando sintomas havia 3 meses.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1641 Online: 21 de Abril de 2014, 20:55:52 »
havia comprado um tablet CCE (chinês) para meu filho de 6 anos ter mais contato. Versão Android 4.0.4. Sem contar que tive que devolver por problemas umas três vezes,  uma série de jogos parou de funcionar por causa da versão.

Claro que a CCE não diz nada sobre atualizar tablet e você tem que fuçar zilhoes de pesquisas em sites toscos (que tentam fazer você baixar uma atualização que é vírus ou algum otimizador do Baidu). Quando você acha algo amador que parece respeitável, passa por bizarrices como "segure o botão do volume, aperte 8 vezes o botão de on e abrirá uma tela no seu PC pedido para formatar tudo para atualizar" o que é sua única opção.

5 horas até conseguir.

Não recomendo, pague a mais e compre algo com marca respeitável.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1642 Online: 22 de Abril de 2014, 17:16:51 »
CCE = Começou Comprando Errado :hihi:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1643 Online: 22 de Abril de 2014, 17:57:42 »
Com certeza.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1644 Online: 22 de Abril de 2014, 18:37:18 »

Comprou Coisa Estragada.

P.S.

No início dos anos 80 eu comprei um system da CCE. Ele funciona - e bem - até hoje. O acabamento é de aço escovado (rádio e gravador/toca-fitas) e de resina reforçada (toca-discos) em um rack de madeira mesmo.
Foto USGS

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1645 Online: 23 de Abril de 2014, 11:58:00 »

Comprou Coisa Estragada.

P.S.

No início dos anos 80 eu comprei um system da CCE. Ele funciona - e bem - até hoje. O acabamento é de aço escovado (rádio e gravador/toca-fitas) e de resina reforçada (toca-discos) em um rack de madeira mesmo.
"Conserta, conserta, escangalha".

Bom, acho que a qualidade deve ter melhorado ao longo das décadas, ou eles não estariam mais por aí.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1646 Online: 23 de Abril de 2014, 12:18:47 »
Bom, acho que a qualidade deve ter melhorado ao longo das décadas, ou eles não estariam mais por aí.

Que nada! Podendo vender tablet pro 250 reais, pode ser a merda que for, há quem compre.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1647 Online: 27 de Abril de 2014, 00:57:00 »
Eu tenho um celular encostado aqui (é um Samsung Gt - I5500B), e existem várias páginas ensinando como atualizar o programa dele (tirando certos programas das operadoras, liberando valiosos kilobytes, etc), a minha pergunta é: alguém já fez isso? É razoavelmente seguro e compensa o risco?
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline EduardoCFF

• Nível 20
  • *
« Resposta #1648 Online: 05 de Maio de 2014, 19:23:39 »
E ao Pessoal tudo bem?
Estou à procura de materiais para aprendizagem no Windows 2008 HPC Server com o HPC Pack 2008.
cluster beowulf é uma novidade pratica e não sei ao certo como configura-lo
e não achei nada muito envolvente... Alguém teria alguma sugestão de material?
Abraço
Eduardo
“Se a historia da ciência nos ensina alguma coisa, é que não vamos a lugar nenhum chamando nossa ignorância de deus”

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1649 Online: 05 de Maio de 2014, 22:50:00 »
Beowulf com Windows?!? :medo:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!