quem mandou usar interpretador de merda? tem que ver o pacote todo.. compra um app server WebLogic com Coherence e coloca em um Exalogic com 360 processadores e mais de 100GB de RAM com infiniband.
qualquer US$ 2M coloca a coisa para rodar.. 
Brincadeiras a parte, vejo MUITO programador fazendo cagada em Java.. a linguagem é poderosa só que muitas vezes é entregar metralhadora para macaco.
Melhor mesmo é neguinho usar coisa mais simples se não sabe programar.
Também acho, programadores não usam 30% do poder da linguagem. E usam errado, também porque as plataformas estão mais seguras, demora para ver problemas de implementação.
Já tive problemas com o parser de um arquivo porque a anta colocava o conteúdo do ARQUIVO INTEIRO num String, ... como o cliente usava sempre arquivos de 10Kb ninguém percebeu a cagaad até trafegar um arquivo de 120Mb...
O Exalogic é poderoso mas muito caro. A plataforma do Web Center da Oracle, que soma app server, componentes SOA e etc, baseada no Weblogic, é de fato excelente, porém cara demais, além de ter apetrechos esquisitos feitos pela Oracle para usar BPEL que deixam a coisa toda bem problemática.
E aliás, a JVM é baseada no JRockit que é muito mais rápido.
Os servidores baseados no ODA também são bem poderosos mas é uma bala e tem que ter processadores para dar com pau para a coisa toda funcionar bem.
Sobre segurança, o Java tem uma porrada de implementações boas princialmente as bibliotecas da Bouncy Castle, o problema foi que o Oracle quer matar os applets, que se recusam a morrer por não haver outras implementações tão seguras e estáveis quanto. Isso ainda está em aberto, mas acho que até 2016 a Oracle vai definitivamente estrangular o uso de applets.
Estou apostando no Node.js para certo tipo de aplicações e acredito que será uma boa saída para um bom número deles, porém quando você quer riqueza de portais, feitos de forma ágil, numa plataforma robusta, prepare seu bolso...