Alguém conhece um local com um bom curso de Excel e VBA? Nunca aprendi VBA, Excel só me ensinaram o básico de planilhas e o resto fui descobrindo na marra. Só que agora me apareceu um problema "grande" aqui no trabalho que sei que pode ser resolvido por Excel, mas não faço ideia de como se resolve.
Tenho um conjunto de uns 50.000 arquivos espalhados em várias pastas (quase mil) no servidor e volta e meia precisamos acessá-los, mas só usar a busca em tudo pode levar a uns dez minutos de perda de tempo. Algumas vezes alguém precisa fazer isso com um cliente do lado, e é chato o cliente ficar esperando dez minutos só para acharmos o arquivo para que ele possa ver. Já sugeriram entrar pasta a pasta, copiar tudo que está lá para um arquivo word ou excel e depois só fazer a busca nesse arquivo, mas o problema é que copiar tudo demoraria muito tempo (uns dois meses) visto que não dá para alguém se dedicar em tempo integral a isso. Mas creio que pode ser feito de maneira mais rápida, só não sei como fazer.
Cada arquivo tem um nome tipo 1234567890_#############A.jpg, onde cada # representa um número. Os três primeiros caracteres (123) indicam a pasta no servidor (são umas 40 pastas). Os três caracteres seguintes (456) indicam uma subpasta. E nessa subpasta eu preciso procurar o arquivo. O que eu pretendia fazer era deixar uma lista das 40 pastas na planilha e, baseado no nome do arquivo, terminar de montar o caminho do arquivo e deixar essa planilha como um executável (.exe) que abrisse automaticamente o arquivo, ou pelo menos exibisse o caminho.
Um exemplo para esclarecer melhor:
Clico no atalho do executável
Preencho o campo com 1234567890_#############A
Lendo os três primeiros dígitos, ele sabe que deve começar a montar o caminho com algo do tipo:
W://STORAGE-###/Projeto/Geometria/Euclidiana/Cubo1/Imagens/Plano23/
Esses 40 (+ ou -) endereços já estarão na planilha, então é só fazer uma busca
Lendo os três dígitos seguintes, ele deve terminar de montar o caminho:
W://STORAGE-###/Projeto/Geometria/Euclidiana/Cubo1/Imagens/Plano23/Reta456/
E aí ele precisa me exibir esse caminho para que abra a pasta ou deve ter um botão para abrir o arquivo que está no endereço
W://STORAGE-###/Projeto/Geometria/Euclidiana/Cubo1/Imagens/Plano23/Reta456/1234567890_#############A.jpg
Lembrando que eu não digitei o .jpg no nome do arquivo, ou seja, isso também deve ser montado.
O pior é que procurando por aí não achei nenhum tutorial parecido com essa montagem de endereço que preciso.
O problema é esse: saber o que precisa ser feito eu já sei, mas não sei como fazer. Por isso que acho que um curso seria uma boa.