Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207923 vezes)

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2350 Online: 14 de Setembro de 2015, 13:57:14 »
Alguém conhece um local com um bom curso de Excel e VBA? Nunca aprendi VBA, Excel só me ensinaram o básico de planilhas e o resto fui descobrindo na marra. Só que agora me apareceu um problema "grande" aqui no trabalho que sei que pode ser resolvido por Excel, mas não faço ideia de como se resolve.

Eu não sei se entendi direito, mas você faz a busca apenas para encontrar um determinado arquivo de planilha?
Ou você quer pesquisar o interior de cada arquivo em busca de determinada string?

Se for o primeiro caso, uma indexação do sistema de arquivo reduz esses 10 minutos para poucos segundos.
Sem falar que existe sempre o excelente Everything, indispensável ao meu trabalho desde 2009. Ferramenta que não pode faltar.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2351 Online: 14 de Setembro de 2015, 17:28:27 »
Eu não sei se entendi direito, mas você faz a busca apenas para encontrar um determinado arquivo de planilha?
Ou você quer pesquisar o interior de cada arquivo em busca de determinada string?

Se for o primeiro caso, uma indexação do sistema de arquivo reduz esses 10 minutos para poucos segundos.
Sem falar que existe sempre o excelente Everything, indispensável ao meu trabalho desde 2009. Ferramenta que não pode faltar.
Não é isso. Eu tenho diversos arquivos de imagem espalhados em quase mil pastas no servidor, e não posso colocar todos juntos numa pasta. Mas o nome do arquivo está de certa forma vinculado ao endereço no servidor, então imagino que seria possível gerar um atalho para o endereço a partir do nome do arquivo. E imagino que dê para fazer um executável assim a partir de uma planilha do Excel, até porque já vi algo parecido em outros lugares, só que não sei como se faz.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2352 Online: 14 de Setembro de 2015, 18:31:47 »
Eu fiz um programinha em Delphi para listar pastas e subpastas, sob vários critérios de classificação, e salvar em formato texto puro, uma linha para casa arquivo.
Eu uso frequentemente esse arquivo texto para buscas. O Excel também pode importar esse TXT e gerar uma planilha.
Existem diversos outros programas mundo afora que fazem a mesma coisa, muitas vezes até com mais recursos e de forma mais bem estruturada que o meu programinha.
Mas o Everything, do qual já falei, também gera arquivo semelhante e possui até um editor próprio para arquivos EFU, onde cada linha é o caminho completo de cada arquivo.

Tudo isso já faz, a seu modo, praticamente a planilha que você deseja, com o caminho completo de cada arquivo.
A busca dentro de um arquivo TXT é quase instantânea, mesmo num arquivo grande.
Gerar atalhos para cada caminho também é algo simples.

Veja o Everything. Ele mesmo já faz uma busca indexada de todos os seus arquivos, super rápida.
Só demora na criação do banco de dados, o que é feita somente na primeira vez.
E a atualização desse banco é dinâmica.
Opcionalmente, você pode gerar um arquivo do resultado da busca, ao final dela.
Ou focar somente no arquivo pesquisado, esteja ele onde estiver, até em servidor FTP.

Se não resolver, me avise que eu envio o meu programa para você também dar uma olhada.
« Última modificação: 14 de Setembro de 2015, 18:35:08 por Gabarito »

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2353 Online: 14 de Setembro de 2015, 19:16:06 »
Um script do próprio Windows Script Host que pode ser chamado de dentro de um arquivo de lote.
Para ele ser usado adequadamente, edita-se o arquivo de lote a partir de um arquivo EFU do Everything e pode-se gerar, de um fôlego só, todos os 50.000 atalhos das suas planilhas.
O script é da forma WSF (Windows Script File).
É a resposta do usuário John Knoeller.

Também achei outro programinha, esse já executável, que também permite ser incluído num arquivo de lote para gerar quais e quantos atalhos se quiser.
Também deve ser usado a partir de uma lista de caminhos, que pode ser gerada pelo Everything ou outro programa qualquer.

Testei ambos e funcionam muito bem.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2354 Online: 14 de Setembro de 2015, 19:26:46 »
Acho que dá pra fazer usando powershell ou até mesmo .bat. Qual a versão do windows aí?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2355 Online: 15 de Setembro de 2015, 10:53:28 »
Windows 7.

It's an award I've won"

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2357 Online: 15 de Setembro de 2015, 18:07:39 »
O que não me ajuda muito, visto que também não sei usar o Powershell. Não tem um manual para iniciantes em português? Além disso, eu precisaria ver se ele está habilitado por aqui.

It's an award I've won"

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2358 Online: 16 de Setembro de 2015, 22:40:18 »

Não é isso. Eu tenho diversos arquivos de imagem espalhados em quase mil pastas no servidor, e não posso colocar todos juntos numa pasta. Mas o nome do arquivo está de certa forma vinculado ao endereço no servidor, então imagino que seria possível gerar um atalho para o endereço a partir do nome do arquivo. E imagino que dê para fazer um executável assim a partir de uma planilha do Excel, até porque já vi algo parecido em outros lugares, só que não sei como se faz.

O que você precisa como saída final ? Ter a lista completa dos arquivos e o seu local nos servidores ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2359 Online: 18 de Setembro de 2015, 14:39:13 »
Quero entrar com o nome do arquivo (sem a extensão) e que a saída seja o endereço dele (ou um link para abrir automaticamente).

It's an award I've won"

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2360 Online: 19 de Setembro de 2015, 09:35:28 »
Eu pensei duas soluções que seriam:

Solução pelo SO:

-> Criar uma pasta 'LinkImagens'
-> Criar nela links para os reais arquivos de imagens
   - Para criar os links no WIndows 7 é possível usar o mklink
   - Se houver algum algoritmo para criá-los, pode ser feito uma vez ou varrer os diretórios periodicamente, que criariam os links faltantes
-> Buscar sempre nesta pasta LinkImagens

Solução pelo HTML:
-> Criar uma página HTML com os caminhos dos arquivos
      - Se houver algum algoritmo para criá-los, pode ser feito uma vez ou varrer os diretórios periodicamente, que criariam os caminhos faltantes
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2361 Online: 21 de Setembro de 2015, 11:17:00 »
Que negócio gigantesco!
Administrar um parque desses deve exigir um bocado de conhecimento e responsabilidade.

Google Is 2 Billion Lines of Code—And It’s All in One Place
•   Date of Publication: 09.16.15. 09.16.15
•   Time of Publication: 10:00 am. 10:00 am

How big is Google? We can answer that question in terms of revenue or stock price or customers or, well, metaphysical influence. But that’s not all. Google is, among other things, a vast empire of computer software. We can answer in terms of code.

Google’s Rachel Potvin came pretty close to an answer Monday at an engineering conference in Silicon Valley. She estimates that the software needed to run all of Google’s Internet services—from Google Search to Gmail to Google Maps—spans some 2 billion lines of code. By comparison, Microsoft’s Windows operating system—one of the most complex software tools ever built for a single computer, a project under development since the 1980s—is likely in the realm of 50 million lines.

So, building Google is roughly the equivalent of building the Windows operating system 40 times over.

'The numbers are absolutely staggering.' Sam Lambert, Director of Systems, Github

The comparison is more apt than you might think. Much like the code that underpins Windows, the 2 billion lines that drive Google are one thing. They drive Google Search, Google Maps, Google Docs, Google+, Google Calendar, Gmail, YouTube, and every other Google Internet service, and yet, all 2 billion lines sit in a single code repository available to all 25,000 Google engineers. Within the company, Google treats its code like an enormous operating system. “Though I can’t prove it,” Potvin says, “I would guess this is the largest single repository in use anywhere in the world.”

Google is an extreme case. But its example shows how complex our software has grown in the Internet age—and how we’ve changed our coding tools and philosophies to accommodate this added complexity. Google’s enormous repository is available only to coders inside Google. But in a way, it’s analogous to GitHub, the public open source repository where engineers can share enormous amounts of code with the Internet at large. We’re moving toward a world in which we regularly collaborate on code at a massive scale. This is the only way we can keep up with the rapid evolution of modern Internet services.

“Having 25,000 developers, as Google does, means it’s sharing code with a diverse set of people with diverse set of skills,” says Sam Lambert, the director of systems at GitHub. “But, as a small company, you can get some of that same advantage using GitHub and open source. There’s that saying: ‘A rising tide raises all boats.'”

The flip side is that building and running a 2-billion-line monolith is no simple task. “It must be a technical challenge—a huge feat,” Lambert says. “The numbers are absolutely staggering.”

Part of the genius of GitHub is that it lets coders so easily share and collaborate on code. But GitHub doesn’t house a single software project. It spans millions of projects. Google goes a step further, combining many projects into one. Given the difficulty of juggling that much code across that many engineers, this may seem slightly crazy. But according to Potvin, it works.

Listen to the Piper
Basically, Google has built its own “version control system” for juggling all this code. The system is called Piper, and it runs across the vast online infrastructure Google has built to run all its online services. According to Potvin, the system spans 10 different Google data centers.

It’s not just that all 2 billion lines of code sit inside a single system available to just about every engineer inside the company. It’s that this system gives Google engineers an unusual freedom to use and combine code from across myriad projects. “When you start a new project,” Potvin tells WIRED, “you have a wealth of libraries already available to you. Almost everything has already been done.” What’s more, engineers can make a single code change and instantly deploy it across all Google services. In updating one thing, they can update everything.

Google is an extreme case. But its example shows how complex our software has become in the age of the Internet.

There are limitations this system. Potvin says certain highly sensitive code—stuff akin to the Google’s PageRank search algorithm—resides in separate repositories only available to specific employees. And because they don’t run on the ‘net and are very different things, Google stores code for its two device operating systems—Android and Chrome—on separate version control systems. But for the most part, Google code is a monolith that allows for the free flow of software building blocks, ideas, and solutions.

The Bot Factor
As Lambert point out, building and running such a system requires not only know-how but enormous amounts of computing power. Piper spans about 85 terabytes of data (aka 85,000 gigabytes), and Google’s 25,000 engineers make about 45,000 commits (changes) to the repository each day. That’s some serious activity. While the Linux open source operating spans 15 million lines of code across 40,000 software files, Google engineers modify 15 million lines of code across 250,000 files each week.

Building and running such a system requires not only know-how but enormous amounts of computing power.

At the same time, Piper must work to remove much of the burden from human coders. It must ensure that humans can wrap their heads around all that code; that they don’t step on each other’s toes with code changes; that they can readily remove bugs and unused code from the repository. And because all of this is so difficult, it must actually take some of that work away from the humans. Now that Google has switched to Piper from its previous version control system—a tool called Perforce—automated ‘bots handle a majority of the commits.
This doesn’t mean ‘bots are writing code. But they are generating a lot of the data and configuration files needed to run the company’s software. “You need to make a concerted effort to maintain code health,” Potvin says. “And this is not just humans maintaining code health, but robots too.”

Piper for Everyone
Could others benefit from the same kind of system? Certainly. And they do. The main Facebook app spans upwards of 20 million lines of code, and the company treats the whole thing as a single project. Others do the same on a smaller scale. As companies approach the size of a Google or a Facebook, the logistics can get in the way. But Google and Facebook are exploring ways of changing that—for everyone.

The two internet giants are working on an open source version control system that anyone can use to juggle code on a massive scale. It’s based on an existing system called Mercurial. “We’re attempting to see if we can scale Mercurial to the size of the Google repository,” Potvin says, indicating that Google is working hand-in-hand with programming guru Bryan O’Sullivan and others who help oversee coding work at Facebook.

That may seem extreme. After all, few companies juggle as much code as Google or Facebook do today. But in the near future, they will.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2362 Online: 21 de Setembro de 2015, 14:09:22 »
Espetacular.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2363 Online: 21 de Setembro de 2015, 17:13:17 »
2

Achei pobre a comparação com o Windows. Um projeto que rasteja desde 1980 com 50 milhões de linhas com muito lixo embutido. Literalmente pesado quando comparado a outros OS.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2364 Online: 22 de Setembro de 2015, 09:08:43 »
Se for modular o suficiente para uma função poder ser modificada sem risco de derrubar todo o sistema, não é tão complicado assim.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2365 Online: 22 de Setembro de 2015, 12:00:09 »
2

Achei pobre a comparação com o Windows. Um projeto que rasteja desde 1980 com 50 milhões de linhas com muito lixo embutido. Literalmente pesado quando comparado a outros OS.

O Windows não foi reescrito do zero algumas vezes desde 1980?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2366 Online: 22 de Setembro de 2015, 20:56:51 »
Supostamente foi reescrito em 1999 com o Windows NT...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2367 Online: 22 de Setembro de 2015, 21:01:52 »

Não, O NT não foi reescrito em 1999, o NT é de 1994, talvez 1993. O que aconteceu é que a família do Windows 3.11 -> 95 -> 98 -> Me morreu e ficou a família do NT que virou o XP. Mas a base de código vem lá detrás.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2368 Online: 22 de Setembro de 2015, 22:45:05 »

Não, O NT não foi reescrito em 1999, o NT é de 1994, talvez 1993. O que aconteceu é que a família do Windows 3.11 -> 95 -> 98 -> Me morreu e ficou a família do NT que virou o XP. Mas a base de código vem lá detrás.

O Vista e o 7 parece que foram reescritos.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2369 Online: 23 de Setembro de 2015, 21:06:18 »

O NT não foi reescrito para virar o Windows Server ?
--
Si hemos de salvar o no,

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2370 Online: 23 de Setembro de 2015, 21:20:59 »

Não, o Server é herdeiro do 2000 e o 2000 e o XP são ambos descendentes do NT 4.x: https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_NT#Development
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2371 Online: 24 de Setembro de 2015, 00:00:29 »

Não, o Server é herdeiro do 2000 e o 2000 e o XP são ambos descendentes do NT 4.x: https://en.wikipedia.org/wiki/Windows_NT#Development

Uma salada de janelas...E pensar que usei essa tralha toda, desde o Windows 1.0 beta que não servia para nada.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2372 Online: 24 de Setembro de 2015, 09:28:37 »
Esse tipo de argumento de que o Windows tem código reaproveitado não faz sentido. O Mac OS usa um kernel baseado em BSD, que é baseado em Unix, e tem muita coisa reaproveitada também.

O problema do Windows é ter que aceitar qualquer hardware, de uma arquitetura aberta, usando drivers que nem sempre são de qualidade, e ter perdido muito tempo com o Windows 9x, enquanto poderiam ter evoluído o NT para uso doméstico na década de 90 e quem sabe ter com isso antecipado o XP em uns 4 anos.

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #2373 Online: 20 de Outubro de 2015, 18:42:31 »
Uma questão referente a navegadores especificamente o Opera.....ele importa favoritos de outros navegadores e de arquivos mas não encontrei como salvar estes favoritos.....tem como?
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2374 Online: 22 de Outubro de 2015, 00:33:23 »
Roleta Russa: [ $[ $RANDOM % 6] == 0 ] && rm -rf / l l echo Click

(Unix)

« Última modificação: 22 de Outubro de 2015, 00:36:14 por Gigaview »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!