Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207924 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2375 Online: 22 de Outubro de 2015, 00:56:40 »
"echo Click" :biglol:

Aqui foi "fatal" na quinta vez.  :/

Fica mais emocionante com um loop com seis balas, e tendo que dar enter a cada tentativa.

Acho que devia "ser % 5".

E também começar com "sudo".

Uma questão referente a navegadores especificamente o Opera.....ele importa favoritos de outros navegadores e de arquivos mas não encontrei como salvar estes favoritos.....tem como?

Parece que nesses Operas novos, isso requer uma extensão, como essa:

https://addons.opera.com/en/extensions/details/bookmarks-import-export/?display=en

Nunca usei, não sei se é seguro nem nada. Talvez seja meio "racista", mas tem um número meio preocupante de desenvolvedores russos dessas extensões do Opera. Descanse em paz, esse browser que hoje tem seu nome usurpado.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2376 Online: 22 de Outubro de 2015, 02:09:33 »
Código: [Selecionar]
[ $[ $RANDOM % 6] == 0 ] && rm -rf / || echo Click
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #2377 Online: 22 de Outubro de 2015, 13:36:30 »

Uma questão referente a navegadores especificamente o Opera.....ele importa favoritos de outros navegadores e de arquivos mas não encontrei como salvar estes favoritos.....tem como?

Parece que nesses Operas novos, isso requer uma extensão, como essa:

https://addons.opera.com/en/extensions/details/bookmarks-import-export/?display=en

Nunca usei, não sei se é seguro nem nada. Talvez seja meio "racista", mas tem um número meio preocupante de desenvolvedores russos dessas extensões do Opera. Descanse em paz, esse browser que hoje tem seu nome usurpado.
Valeu....muito obrigado!!!
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2378 Online: 28 de Outubro de 2015, 00:21:10 »
É mais de história da informática no Brasil, mas vai aqui mesmo.

Já ouvi dizer que até os anos 80 ou um pouco antes, o Brasil meio que "legalizava a pirataria", tanto de software quanto de hardware, como uma tentativa de subśidio à indústria nacional. Então as marcas de computadores da época, vendidas aqui, eram algumas vezes "genéricos"/"paralelos", não licenciados (ex hipotético/suspeito.: TK2000 = Apple II).

É isso mesmo, ou apenas era mais comum o licenciamento de projetos para diferentes fabricantes, meio como ocorre com motos ainda hoje?

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2379 Online: 28 de Outubro de 2015, 09:45:11 »
Falando como um mero usuário e apelando apenas à minha memória:

Vigorou por muito tempo a política de reserva de mercado que impedia a entrada de produtos de ponta do exterior com a intenção de fomentar a indústria nacional, também direcionada ao desenvolvimento da Zona Franca de Manaus.

Nesse sentido, o que existiu por muito tempo foi a entrada de produtos via Paraguai, com vista grossa na fiscalização de fronteira.
Mereceu até um comentário da então editora do Caderno de Informática de O Globo, Cora Rónai, que toda universidade brasileira deveria erigir em seu campus uma estátua em homenagem ao contrabandista desconhecido, impoluta figura a quem devemos o fato de o nosso atraso tecnológico não haver atingido níveis irrecuperáveis durante aquele período sinistro.

Por outro lado, talvez mais voltado à sua pergunta, as empresas nacionais montavam coisinhas simples que estavam surgindo no Tio Sam.
Por exemplo, aproveito esse seu gancho para relembrar meu primeiro computador, quando eu mesmo nem sabia direito o que queria com aquilo:

O meu era muito mais simples do que o da imagem acima. Não tinha dispositivo de disquete nem monitor. Eu precisava usar um gravador de fita cassete para armazenar programinhas em Basic, que era interpretado (e não compilado) pelo seu modesto processador. E para ver o que escrevia, tinha que usar uma pequena TV em preto e branco.

Assim:

Saudades...
Na época, eu nem sabia para que serviam as teclas de função F1, F2... (que não aparecem na imagem acima por ser de um modelo anterior, mas existiam no meu, um Exato PRO).
Tudo linha de comando, tudo em interface texto, tudo em preto e branco.
Gravação dos programas em fita cassete, tendo que ajustar o nível de volume para a gravação ocorrer sem erros.
Como alguém em sã consciência pode ter saudade disso???  :lol:

Veja que esse computador era fornecido pela CCE. Os Apple II, TK-85 e CP500 eram fornecidos por empresas como Gradiente e outras, todas nacionais.

« Última modificação: 28 de Outubro de 2015, 09:51:34 por Gabarito »

Offline Pilantrólogo

• Nível 17
  • *
« Resposta #2380 Online: 28 de Outubro de 2015, 10:04:46 »
[...]
Veja que esse computador era fornecido pela CCE. Os Apple II, TK-85 e CP500 eram fornecidos por empresas como Gradiente e outras, todas nacionais.

Memórias do baú. O primeiro computador em que mexi na vida foi um CP500, em 1988. 

Velho monitor de fósforo verde. Disco flexível que dava problema o tempo todo. Que época...
"(...) the future is already here. It's just not very evenly distributed." - William Ford Gibson

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2381 Online: 28 de Outubro de 2015, 10:13:29 »
Por outro lado, talvez mais voltado à sua pergunta, as empresas nacionais montavam coisinhas simples que estavam surgindo no Tio Sam.

Sim, sim, conheço vários desses computadores. Mas alguém sabe se o projeto deles era licenciado na produção nacional, quando havia esse "rebranding" (como nos CPs e TKs, além de outros que não me lembro agora), ou se eram simplesmente copiados, como os produtos falsificados "normais" que ou copiam inclusive a marca, ou no mínimo a imitam (tênis Puna, eletrônicos Pannasuanic, Fony, Nintemdo Polystation, etc).

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2382 Online: 28 de Outubro de 2015, 10:27:14 »
Memórias do baú. O primeiro computador em que mexi na vida foi um CP500, em 1988. 

...

Velho monitor de fósforo verde. Disco flexível que dava problema o tempo todo. Que época...

Você começou bem. CP500 era luxo.

Sim, sim, conheço vários desses computadores. Mas alguém sabe se o projeto deles era licenciado na produção nacional, quando havia esse "rebranding" (como nos CPs e TKs, além de outros que não me lembro agora), ou se eram simplesmente copiados, como os produtos falsificados "normais" que ou copiam inclusive a marca, ou no mínimo a imitam (tênis Puna, eletrônicos Pannasuanic, Fony, Nintemdo Polystation, etc).

Sinceramente, não sei. Acredito que não eram simplesmente copiados. Havia todo um cuidado com licenciamento de marcas e devia haver, sim, pagamento de direitos associados, pois os preços eram bem altos.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2383 Online: 28 de Outubro de 2015, 10:29:10 »
O manual do Apple II trazia TUDO, até mesmo o chapeado das placas de circuito eletrônico. Houve época em que havia trocentos fabricantes de clones do Apple II. Bastava se ir a uma feira de informática para ver.

Uma empresa brasileira criou, por engenharia reversa, um computador igual ao primeiro MacIntosh, mas foi forçada a parar a produção (segundo consta, ameaçaram suspender a compra de suco de laranja brasileiro) :

O Mac 512 da empresa brasileira Unitron Eletrônica foi o primeiro clone do Macintosh produzido no mundo. A máquina era uma cópia quase exata do Fat Mac (um Macintosh com 512 KiB de RAM lançado em setembro de 1984) e seu desenvolvimento começou em 1985, ou seja, apenas um ano depois do lançamento do Mac original. Jamais chegou a entrar em produção comercial por ingerências da Apple Computer e do governo estadunidense, que se queixaram de violação de direitos autorais junto ao governo brasileiro

https://pt.wikipedia.org/wiki/Unitron_Mac_512

Lembro também dos PCs (186, 286) de tela verde da Monydata.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2384 Online: 28 de Outubro de 2015, 10:31:57 »
O primeiro computador que eu usei foi um IBM 1130. Era um mainframe da universidade com entrada de dados por cartão perfurado.
Na época, eu programava em Basic e Fortran.

Não havia monitor e só dava para ver o resultado pelo relatório impresso.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2385 Online: 28 de Outubro de 2015, 10:44:18 »
Buscando no google pelo assunto, usando o termo "clonado", há ao menos um resultado dizendo que um computador foi "clonado legal e ilegalmente, em vários países".

Também diz que houve uma disputa legal IBM vs Compaq, mas a IBM perdeu, e isso criou o precedente para os X86 virarem "o computador", desbancando a todos os outros, relegados a nichos hipsters.

Não havia monitor e só dava para ver o resultado pelo relatório impresso.

Em formulário contínuo, em papel com linhas coloridas.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2386 Online: 31 de Outubro de 2015, 18:33:39 »
Só agora que eu vi que quando a gente passa o mouse sobre o título das abas abertas do Chrome. alé de a aba se acender como um todo, também reluz a área ao redor! 
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2387 Online: 05 de Novembro de 2015, 01:47:39 »
Estou tentando achar uma placa mãe com as seguintes características:
LGA 755
Aceitar QUAD2CORE CORE2QUAD
Ter 4 SLOTS de memória DDR2 (capacidade 8GB)
1PCI -e 16X
2 ou mais SATA.
Não estou achando aqui na minha cidade e pelo mercadolivre achei uma três, mas não tem os slots que preciso (falei com o vendedor) e as outras vem junto o processador e  memória (só quero a placa).
Alguém tem pra venda? Claro que se quiserem doar melhor ainda!  :hihi: :hihi:
« Última modificação: 05 de Novembro de 2015, 17:31:38 por Dodo »
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2388 Online: 05 de Novembro de 2015, 02:18:34 »
Estou tentando achar uma placa mãe com as seguintes características:
LGA 755
Aceitar QUAD2CORE
Ter 4 SLOTS de memória DDR2 (capacidade 8GB)
1PCI -e 16X
2 ou mais SATA.
Não estou achando aqui na minha cidade e pelo mercadolivre achei uma três, mas não tem os slots que preciso (falei com o vendedor) e as outras vem junto o processador e  memória (só quero a placa).
Alguém tem pra venda? Claro que se quiserem doar melhor ainda!  :hihi: :hihi:
Hahaha. Eu tenho uma, mas não SATA e sim IDE.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2389 Online: 05 de Novembro de 2015, 11:45:36 »
QUAD2CORE

:hein:
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2390 Online: 05 de Novembro de 2015, 17:31:03 »
QUAD2CORE

Eram quase duas da manhã, eu tava lendo uns artigos e bebendo umas cervejas, achei que tinham sido duas... mas pelo jeito foram bem mais.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2391 Online: 05 de Novembro de 2015, 20:57:02 »
QUAD2CORE

Mas tu é chato. Você tinha entendido, né? :)
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2392 Online: 05 de Novembro de 2015, 20:58:21 »
QUAD2CORE

Honestamente, não. Essa geração de processadores Intel depois do Pentium IV e antes do Sandy Bridge eu não conheço nada
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2393 Online: 05 de Novembro de 2015, 21:02:29 »
QUAD2CORE

Honestamente, não. Essa geração de processadores Intel depois do Pentium IV e antes do Sandy Bridge eu não conheço nada

Ah é, você curte AMD. Estou seriamente pensando em comprar um AMD no meu próximo upgrade. Os preços são bem melhores. Vamos ver.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2394 Online: 05 de Novembro de 2015, 21:07:03 »
Curiosamente, desencanei de AMD em 2011. Tava cada vez mais difícil achar laptop decente (e, principalmente, que funcionasse bem no Linux, já que o driver proprietário da AMD dava pau com o modelo específico da única GPU disponível) com CPU AMD.

Apesar da AMD sempre ter sido mais barata no quesito R$/GFLOPS, a Intel sempre estava no topo dos GFLOPS absolutos. Agora o que me importa é desempenho absoluto, economia de energia e, bem, funcionar at all, então agora só vou de Intel + nVidia (nVidia por causa do CUDA, que eu usopretendo usar quando tiver $$$ pra isso).
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2395 Online: 05 de Novembro de 2015, 21:09:28 »
E convenhamos que a Intel dar o nome de Core para um modelo de processador é como uma montadora resolver batizar um modelo de carro como Motor. Puta confusão desnecessária.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2396 Online: 05 de Novembro de 2015, 21:17:40 »
E convenhamos que a Intel dar o nome de Core para um modelo de processador é como uma montadora resolver batizar um modelo de carro como Motor. Puta confusão desnecessária.

Pior é colocar o nome de "i". Fica parecendo propaganda da Apple. Além disso, a cada geração os mesmos "is" são repetidos, com 3 numerações que não significam nada, como i3, i5, i7. Ou seja, você vai comprar um i5, mas te que saber a pinagem correta, pois existem umas 5 variações de pinos (com ainda mais variações internas) de cada "i".

Já o nome Core funciona bem porque é acompanhado da quantidade de "cores" (Dual Core, Quad Core, e posteriormente Core2Duo, Core2Quad).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2397 Online: 05 de Novembro de 2015, 21:23:53 »

Pior é colocar o nome de "i". Fica parecendo propaganda da Apple. Além disso, a cada geração os mesmos "is" são repetidos, com 3 numerações que não significam nada, como i3, i5, i7. Ou seja, você vai comprar um i5, mas te que saber a pinagem correta, pois existem umas 5 variações de pinos (com ainda mais variações internas) de cada "i".

Na verdade, i3, i5 e i7 significam: modelo de entrada, modelo intermediário, modelo top, de cada geração. Se você dá a geração e o i você sabe qual processador é. O Ideal é usar o número de modelo, tipo Core i7-5960X

Já o nome Core funciona bem porque é acompanhado da quantidade de "cores" (Dual Core, Quad Core, e posteriormente Core2Duo, Core2Quad).

Funciona nada.
"Dual core" <- aqui o core é um substantivo simples, se refere ao núcleo: dois núcleos
"Core 2" <- aqui o Core é substantivo próprio, é a marca Core. Esse 2 é de "segunda geração". 
"Core 2 Quad" <- Uai, se é core 2, por que chama quad :hein:

É essa confusão a que me refiro.

<a href="https://www.youtube.com/v/WQXwt83hYkE" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/WQXwt83hYkE</a>
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2398 Online: 05 de Novembro de 2015, 21:44:20 »
Vamos combinar que os nomes dos processadores da Intel são sempre uma confusão. Até o Pentium que é um nome bem aceito eu acho ruim, pois se refere ao "5" do 586, mas ao lançar o "686", chamaram de "Pentium 2". Acho que quando viram que sairia o "Pentium 5", devem ter pensado que aí era demais.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2399 Online: 05 de Novembro de 2015, 21:50:15 »
Eles mudaram pra Pentium porque não podia fazer registro de marca de números. Eles não gostaram das outras empresas fazendo 486
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!