Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207945 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2900 Online: 03 de Junho de 2019, 14:49:32 »
Achei um PC aqui em casa que não ligava há dez anos. Dei uma arrumada nele, instalei um SSD de 120 Gb e fiz upgrade de memória (total de 4 Mb/DDR2 de 800Mz = max suportado pela placa com Core 2 Duo).

Tentei hackear o High Sierra (Mac OS) durante 1 semana sem sucesso. Acho que o hardware, apesar de 64 bits, é incompatível com esse OS. O Lion OS funciona, mas é muito antigo.

Parti para experimentar o Linux e instalei o Deepin (made in china). Grande surpresa. A interface é muito bonita e funcional e está atendendo perfeitamente minhas necessidades. Muito parecida com o Mac OS X. E roda perfeitamente apesar da antiguidade do hardware para coisas simples de um escritório.

Se você tem uma máquina antiga encostada, faça o teste. Vale a pena. Calculo que a minha máquina deve custar uns R$ 400. Um computador novo, só para acessar a internet, não sai por menos de R$ 2.000. Hoje compraria uma usada se não tivesse a minha.

https://www.deepin.org/en/
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2901 Online: 03 de Junho de 2019, 15:05:35 »
Achei um PC aqui em casa que não ligava há dez anos. Dei uma arrumada nele, instalei um SSD de 120 Gb e fiz upgrade de memória (total de 4 Mb/DDR2 de 800Mz = max suportado pela placa com Core 2 Duo).

Tentei hackear o High Sierra (Mac OS) durante 1 semana sem sucesso. Acho que o hardware, apesar de 64 bits, é incompatível com esse OS. O Lion OS funciona, mas é muito antigo.

Parti para experimentar o Linux e instalei o Deepin (made in china). Grande surpresa. A interface é muito bonita e funcional e está atendendo perfeitamente minhas necessidades. Muito parecida com o Mac OS X. E roda perfeitamente apesar da antiguidade do hardware para coisas simples de um escritório.

Se você tem uma máquina antiga encostada, faça o teste. Vale a pena. Calculo que a minha máquina deve custar uns R$ 400. Um computador novo, só para acessar a internet, não sai por menos de R$ 2.000. Hoje compraria uma usada se não tivesse a minha.

Acho que você quis dizer 4GB de RAM.
O meu tem 11 anos e é um Core 2 Duo também, mas a placa mãe só aceita 2GB. É meio lento às vezes, mas, com o Kubuntu, serve para tudo. Só entro no Windows raramente por causa de dois programas que não têm versão para Linux.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2902 Online: 03 de Junho de 2019, 15:30:33 »
Uma vez, há muito tempo (windows 2000 ou XP), notei que dá para executar alguns programas do windows, instalados no windows mesmo, via WINE, em vez de ter que tê-los instalados também no linux/wine. Mas não era nada que tivesse uso contínuo a ponto de poder dizer que é viável, mas pode valer a penas dar uma testada na possibilidade. Deve variar de programa em programa.

Talvez ainda possam ser feitos links simbólicos da instalação no windows para uma "instalação" wine, talvez seja algo mais trabalhoso, do que criar só um link simbólico de uma pasta.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2903 Online: 03 de Junho de 2019, 15:40:25 »
Uma vez, há muito tempo (windows 2000 ou XP), notei que dá para executar alguns programas do windows, instalados no windows mesmo, via WINE, em vez de ter que tê-los instalados também no linux/wine. Mas não era nada que tivesse uso contínuo a ponto de poder dizer que é viável, mas pode valer a penas dar uma testada na possibilidade. Deve variar de programa em programa.

Talvez ainda possam ser feitos links simbólicos da instalação no windows para uma "instalação" wine, talvez seja algo mais trabalhoso, do que criar só um link simbólico de uma pasta.
Uso muito pouco esses dois programas Windows, portanto a ideia não me atrai.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2905 Online: 04 de Junho de 2019, 07:12:27 »
Achava que fosse ser interessante justamente por isso, não precisando dar boot só para usar um ou outro programa.
É interessante para uso frequente, mas no meu caso é tão raro que eu prefiro dar boot no Windows e aproveitar para atualizar o que for preciso.

Offline Lightman

• Nível 10
  • *
« Resposta #2906 Online: 11 de Junho de 2019, 22:23:25 »

Minha prima e o marido dela estavam me pedindo para fazer um orçamento de um PC novo para eles poderem substituir um antigão com Pentium 4, sugeri que tentassem primeiro colocar um SSD no antigo para ver se ainda quebrava um galho mas nem isso dava porque as entradas Sata não estavam mais funcionando por falta de uso e o HD que o sistema estava instalado usava IDE ainda, apenas removi uma tonelada de programas que iniciavam com o Windows e desfragmentei o disco que não via uma desfragmentação desde 2014.

Por algum motivo eles não falaram mais em comprar um PC novo.   :hihi:

Quanto a um PC para internet dá para montar uma plataforma AMD4 com Atlhon 240GE com 1 pente de 4GB, 240GB SSD e uma placa-mãe A320 por cerca de R$ 1.000,00 ou um pouco mais do que isso, não serviria para jogar nada em single channel mas se acrescentar outro pente de 4GB dá para arriscar um CS:GO ou Dota com o vídeo integrado, o preço das DDR4 e dos SSD's caíram drasticamente nos últimos meses.

EDIT: Escrevi besteira, a última vez que tinha pesquisado o Atlhon estava R$ 300,00 mas agora está batendo nos R$ 400,00, nem pensar, Ryzen 3 2200G por R$ 500,00 é uma opção muito melhor.
« Última modificação: 12 de Junho de 2019, 01:40:59 por Lightman »
"Seja você a mudança que quer ver no mundo." Gandhi

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #2907 Online: 23 de Junho de 2019, 16:50:22 »
http://www.sci-news.com/othersciences/materials/new-type-computer-memory-07314.html

An oxide-free, floating-gate memory cell invented and patented by Lancaster University researchers promises to transform daily life with its ultra-low energy consumption.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2908 Online: 05 de Julho de 2019, 19:27:29 »

<a href="https://www.youtube.com/v/A0w5GOYiPhY" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/A0w5GOYiPhY</a>

Achava que o deepin fosse mais "pesado."

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2909 Online: 05 de Julho de 2019, 19:42:22 »
A arquitetura do computador quântico vai tornar a TI um campo hermetista paradigmático? Toda a literatura indormatica vai virar coisa de vovó da noite pro dia?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2910 Online: 05 de Julho de 2019, 20:32:13 »

.....

Achava que o deepin fosse mais "pesado."

Tive uns probleminhas de vídeo...Percebi que o Deepin não estava reconhecendo a minha placa de vídeo e que os drivers utilizados não utilizavam a aceleração gráfica da placa. Para minha surpresa a Nvídia abandonou o suporte da placa e  nem disponibiliza mais os drivers originais no seu site.

Curiosamente, para minha surpresa parti para um teste com a instalação do Linux Mint (Cinnamon) em que os drivers foram instalados com todos os recursos da placa e ainda instalou o driver's manager da Nvidia. Problema resolvido.

O Linux Mint tem uma base enorme de usuários e muita gente disposta a ajudar na solução de problemas, principalmente os de novatos como eu. O Deepin é muito bom para o uso básico e ainda assim é comum você esbarrar com ideogramas chineses misturados com inglês. Fazer alterações no Deepin também exige mais conhecimento (Arch, se não me engano) e nem sempre é fácil achar soluções na internet.

Por exemplo, não consegui instalar o night mode no Deepin que já vem com o Mint. Outra vantagem do Mint é o Timeshift, que também já vem com ele e faz snapshots do sistema (como o Time Machine do OS X). No Deepin é preciso selecionar um programa, baixar, instalar, configurar e rezar.

Parti para uma customização do Mint e deixei tudo com a aparência e funcionalidades de um Mac OS turbinado que já estou acostumado. Ficou melhor que o Deepin (e o OS X original) e sem essa paranóia de estar sendo espionado por comunistas chineses.
« Última modificação: 05 de Julho de 2019, 20:52:55 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2911 Online: 23 de Julho de 2019, 15:37:55 »
O computador de bordo da Apolo não tinha circuitos impressos. Os fios eram costurados como se fosse uma teia de aranha. Os transitores tinham o tamanho de um caroço de azeitona. Não havia ainda circuitos integrados. Eram gambiarras funcionais. :susto: 

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2912 Online: 23 de Julho de 2019, 16:01:12 »
O computador de bordo da Apolo não tinha circuitos impressos. Os fios eram costurados como se fosse uma teia de aranha. Os transitores tinham o tamanho de um caroço de azeitona. Não havia ainda circuitos integrados. Eram gambiarras funcionais. :susto: 
Eu montei um rádio assim, só que era com válvulas. Um chassis de metal com as válvulas por cima e o resto por baixo. Usei durante muitos anos. Na época, não era visto como gambiarra.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2913 Online: 23 de Julho de 2019, 19:11:16 »

Queria que algum "maker" reproduzisse um processador de um XT desse jeito.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2914 Online: 23 de Julho de 2019, 20:27:12 »
O Intel 80286 do XT tem 134.000 transistores. Imagine o espaço e quantidade de fios para conectar tudo isso fora de um circuito integrado (e sem um circuito impresso) com um transistor do tamanho de um caroço de azeitona. Não estou nem considerando a quantidade de resistores, capacitores e lâmpadas (LED é recente).

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2915 Online: 23 de Julho de 2019, 20:44:42 »
O 8088 tem 29.000 transitores veja esse projeto que utiliza microprocessadores mas não utiliza uma placa mãe. Olha a quantidade de fios.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2916 Online: 23 de Julho de 2019, 20:49:47 »
Um 80286 teria o aspecto abaixo com 134.000 desses pontos pretos.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2917 Online: 01 de Agosto de 2019, 13:26:31 »
Em 1981, durante o desenvolvimento do que viria a se chamar IBM PC, os programadores se queixavam de que tinham que rebootar as máquinas a toda hora e perdiam muito tempo a cada vez porque elas faziam um demorado teste de memória. Para evitar isto, David Bradley criou o atalho Ctrl+Alt+Del, que permitia reiniciar sem os testes. O recurso ficou esquecido e só se popularizou no início dos anos 90, quando todo mundo começou a comprar PCs e a ter travamentos no Windows. Daí alguns passaram a dica para os amigos, que passaram a outros e o atalho virou parte da cultura informática.

https://getpocket.com/explore/item/the-history-of-ctrl-alt-delete

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2918 Online: 02 de Agosto de 2019, 00:05:56 »

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #2919 Online: 24 de Setembro de 2019, 10:43:20 »
Alguém manja como faz para que todos os arquivos do aparelho celular sejam salvos direto no cartão de memória?

O meu aparelho é um Samsung J7. Comprei um cartão de memória, mas só consigo salvar as fotos que tiro com a câmera. Arquivos vindos do WhatAapp não são salvos no cartão.

Obrigado.

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
  • “Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.”
« Resposta #2920 Online: 24 de Setembro de 2019, 14:55:42 »
Alguém manja como faz para que todos os arquivos do aparelho celular sejam salvos direto no cartão de memória?

O meu aparelho é um Samsung J7. Comprei um cartão de memória, mas só consigo salvar as fotos que tiro com a câmera. Arquivos vindos do WhatAapp não são salvos no cartão.

Obrigado.

Transfira através da porta USB, usando o PC. Eu faço isso.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #2921 Online: 24 de Setembro de 2019, 14:58:01 »
Eu tenho um J7 também, tenho Moto X Force, etc. Em todos eles dá certo. Só uso Whatsapp em dois, mas também transfiro tudo. Salvo tudo no cartão e ainda faço backup no próprio PC e HD externo.

Ligue na porta USB e acabaram-se os seus problemas.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #2922 Online: 24 de Setembro de 2019, 14:58:40 »
Tem que autorizar a transferência de arquivos no próprio celular. Talvez seja aí que você está errando.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #2923 Online: 24 de Setembro de 2019, 16:36:57 »
Eu não quero transferir os arquivos pro cartão de memória, mas que esses arquivos sejam salvos diretamente no cartão.

Pesquisei bastante e parece que não tem jeito pelos meios "normais". Tem que fazer root no aparelho.

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #2924 Online: 24 de Setembro de 2019, 19:57:24 »
Eu não quero transferir os arquivos pro cartão de memória, mas que esses arquivos sejam salvos diretamente no cartão.

Pesquisei bastante e parece que não tem jeito pelos meios "normais". Tem que fazer root no aparelho.

Nesse caso, não sei te dizer. Mas tenho interesse também. Pouparia trabalho. Se descobrir como fazê-lo, agradeço se compartilhar comigo.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!