.....
Achava que o deepin fosse mais "pesado."
Tive uns probleminhas de vídeo...Percebi que o Deepin não estava reconhecendo a minha placa de vídeo e que os drivers utilizados não utilizavam a aceleração gráfica da placa. Para minha surpresa a Nvídia abandonou o suporte da placa e nem disponibiliza mais os drivers originais no seu site.
Curiosamente, para minha surpresa parti para um teste com a instalação do Linux Mint (Cinnamon) em que os drivers foram instalados com todos os recursos da placa e ainda instalou o driver's manager da Nvidia. Problema resolvido.
O Linux Mint tem uma base enorme de usuários e muita gente disposta a ajudar na solução de problemas, principalmente os de novatos como eu. O Deepin é muito bom para o uso básico e ainda assim é comum você esbarrar com ideogramas chineses misturados com inglês. Fazer alterações no Deepin também exige mais conhecimento (Arch, se não me engano) e nem sempre é fácil achar soluções na internet.
Por exemplo, não consegui instalar o night mode no Deepin que já vem com o Mint. Outra vantagem do Mint é o Timeshift, que também já vem com ele e faz snapshots do sistema (como o Time Machine do OS X). No Deepin é preciso selecionar um programa, baixar, instalar, configurar e rezar.
Parti para uma customização do Mint e deixei tudo com a aparência e funcionalidades de um Mac OS turbinado que já estou acostumado. Ficou melhor que o Deepin (e o OS X original) e sem essa paranóia de estar sendo espionado por comunistas chineses.