Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207941 vezes)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2800 Online: 05 de Outubro de 2017, 16:50:44 »
Tô achando que meu HD quer morrer. Alguém tem uma idéia de como testar isso?

Sintoma: de vez em quando ele passa coisa de 20s para achar um arquivo qualquer, enquanto o processador fica com cara de cu esperando o HD responder.
Latebra optima insania est.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2801 Online: 05 de Outubro de 2017, 20:49:22 »
Tô achando que meu HD quer morrer. Alguém tem uma idéia de como testar isso?

Sintoma: de vez em quando ele passa coisa de 20s para achar um arquivo qualquer, enquanto o processador fica com cara de cu esperando o HD responder.

http://www.makeuseof.com/tag/5-signs-hard-drive-lifetime/
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #2802 Online: 06 de Outubro de 2017, 03:55:18 »
http://www.makeuseof.com/tag/5-signs-hard-drive-lifetime/
1. Encaixa direitinho. O computador passa alguns segundos sem responder, mas não completamente congelado (o cursor move-se normalmente, por exemplo). Pelo monitor do processamento, sei que durante essas travadas o IOwait ocupa quase 100% do tempo (ou seja: processador esperando outra peça). O foda é que, como o texto diz, há trocentas razões pra isso, e também tô desconfiado da memória.

2. Nunca tive arquivos corrompidos. No máximo achei meia dúzia de arquivos na /lost+found depois de um fsck.
3. Há, tipo, uns 1700 setores ruins. Pra um HD de 1TB acho que não dá nada, mas vou ficar de olho pra ver se o número aumenta.
4. Nenhum som estranho no qual eu tenha prestado atenção. Vou ver/ouvir isso melhor depois de limpar a máquina.
5. Conferi os dados do SMART: https://pastebin.com/zbD0zpqA
Pra falar a verdade não tenho a mínima idéia de como interpretar os dados.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2803 Online: 06 de Outubro de 2017, 08:13:00 »
3. Há, tipo, uns 1700 setores ruins. Pra um HD de 1TB acho que não dá nada, mas vou ficar de olho pra ver se o número aumenta.
Se os setores vieram ruins de fábrica, não chega a ser problema, mas, se eles começam a ficar ruins depois de 2 ou 3 anos, é sinal de que o problema vai continuar se espalhando. Ou seja, faça backup e troque o HD.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #2804 Online: 06 de Outubro de 2017, 17:58:15 »
Se os setores vieram ruins de fábrica, não chega a ser problema, mas, se eles começam a ficar ruins depois de 2 ou 3 anos, é sinal de que o problema vai continuar se espalhando. Ou seja, faça backup e troque o HD.
Pior que nem sei se são de fábrica ou tão aumentando, mas o becape do que é mais importante já tá prontinho. (Tem arquivo aqui que viu uns três processadores diferentes, com mais de 15 anos)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2805 Online: 19 de Outubro de 2017, 00:29:45 »
Estou tendo um problema desde agosto. Quando eu abro o Google Chrome e começo a usa-lo, aparecem diversas janelas não solicitadas, incluindo a da OLX, a InfoEscola, uma página de jogos, entre outras.

E hoje começou a aparecer uma janela de propaganda na parte inferior do lado direito da tela.

Acho que são vírus. Tenho como limpar isto? Ou é melhor gravar os dados e re-formatar o HD?
Foto USGS

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2806 Online: 19 de Outubro de 2017, 08:28:18 »
Estou tendo um problema desde agosto. Quando eu abro o Google Chrome e começo a usa-lo, aparecem diversas janelas não solicitadas, incluindo a da OLX, a InfoEscola, uma página de jogos, entre outras.

E hoje começou a aparecer uma janela de propaganda na parte inferior do lado direito da tela.

Acho que são vírus. Tenho como limpar isto? Ou é melhor gravar os dados e re-formatar o HD?
Limpe o histórico de navegação (marque todos os itens) e passe a navegar sempre em modo privativo (anônimo).

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2807 Online: 19 de Outubro de 2017, 10:16:37 »

Desconfio que possa ser mais algo relacionado a alguma extensão indesejada/maliciosa.
Vá no menu do canto direito e depois /Mais Ferramentas/Extensões.
Veja se tem alguma delas que possa parecer suspeita.
Se achar alguma assim, pode desabilitá-la ou mesmo removê-la.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #2808 Online: 19 de Outubro de 2017, 10:54:56 »
Além do que os colegas acima disseram, sugiro também fazer uma varredura com esse programa: https://www.bleepingcomputer.com/download/junkware-removal-tool/ preferencialmente em modo de segurança. Ele costuma remover com sucesso adwares, barras de ferramentas e programas indesejados que atacam navegadores.

Costumava usar em computadores de clientes com esses mesmos problemas relatados por você e geralmente funcionava bem.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #2809 Online: 19 de Outubro de 2017, 10:59:20 »

Se quiser um serviço mais "profissional", sugiro os serviços de remoção de malware do 'clube do hardware', aqui:
http://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/89-remo%C3%A7%C3%A3o-de-malware/

Conheço bem o trabalho dessa galera, super-recomendo.

Se quiser, tem outra opção (em inglês), o Bleeping Computer: https://www.bleepingcomputer.com/forums/f/22/virus-trojan-spyware-and-malware-removal-logs/
mas não utilize os dois serviços ao mesmo tempo, pois uma análise irá atrapalhar a outra.

No mais, se confirmada alguma infecção, tente descobrir como ela se deu, por pendrive, algum site com código malicioso, arquivo por email, etc.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2810 Online: 19 de Outubro de 2017, 11:32:00 »
O Chrome tem um setting para notificações que inclui bloqueio. Antes de complicar, veja se é possível bloquear. Hoje mesmo fiz esse procedimento e resolveu. Quando aparecer a janela veja se tem uma opção de settings. Se tiver é mole.

Se não resolver, baixe o Malwarebytes Anti-Malware aqui: https://www.malwarebytes.com/mac/

Ele foi desenvolvido especificamente para o Mac (OS X). A versão é um trial de 30 dias que vai resolver o problema da limpeza.

Depois instale o AVG anti-virus, versão free, para o MAC para prevenir nova infestação. Já foi o tempo que MAc não tinha vírus.
« Última modificação: 19 de Outubro de 2017, 11:43:25 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2811 Online: 19 de Outubro de 2017, 13:46:14 »
O Chrome tem um setting para notificações que inclui bloqueio. Antes de complicar, veja se é possível bloquear. Hoje mesmo fiz esse procedimento e resolveu. Quando aparecer a janela veja se tem uma opção de settings. Se tiver é mole.

Se não resolver, baixe o Malwarebytes Anti-Malware aqui: https://www.malwarebytes.com/mac/

Ele foi desenvolvido especificamente para o Mac (OS X). A versão é um trial de 30 dias que vai resolver o problema da limpeza.

Depois instale o AVG anti-virus, versão free, para o MAC para prevenir nova infestação. Já foi o tempo que MAc não tinha vírus.

Obrigado Giga.

O MAC vai bem obrigado.

O meu problema está no PC em minha residência, que é usado pela minha esposa e filho.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2812 Online: 19 de Outubro de 2017, 13:46:58 »

Se quiser um serviço mais "profissional", sugiro os serviços de remoção de malware do 'clube do hardware', aqui:
http://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/89-remo%C3%A7%C3%A3o-de-malware/

Conheço bem o trabalho dessa galera, super-recomendo.

Se quiser, tem outra opção (em inglês), o Bleeping Computer: https://www.bleepingcomputer.com/forums/f/22/virus-trojan-spyware-and-malware-removal-logs/
mas não utilize os dois serviços ao mesmo tempo, pois uma análise irá atrapalhar a outra.

No mais, se confirmada alguma infecção, tente descobrir como ela se deu, por pendrive, algum site com código malicioso, arquivo por email, etc.

Obrigado EuSouOqueSou.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2813 Online: 19 de Outubro de 2017, 13:47:19 »

Desconfio que possa ser mais algo relacionado a alguma extensão indesejada/maliciosa.
Vá no menu do canto direito e depois /Mais Ferramentas/Extensões.
Veja se tem alguma delas que possa parecer suspeita.
Se achar alguma assim, pode desabilitá-la ou mesmo removê-la.

Obrigado Gabarito.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2814 Online: 19 de Outubro de 2017, 13:48:08 »
Além do que os colegas acima disseram, sugiro também fazer uma varredura com esse programa: https://www.bleepingcomputer.com/download/junkware-removal-tool/ preferencialmente em modo de segurança. Ele costuma remover com sucesso adwares, barras de ferramentas e programas indesejados que atacam navegadores.

Costumava usar em computadores de clientes com esses mesmos problemas relatados por você e geralmente funcionava bem.

Valeu Luiz F.
Foto USGS

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Última modificação: 08 de Novembro de 2017, 11:20:59 por João da Ega »
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2816 Online: 08 de Novembro de 2017, 11:49:06 »
O computador do meio, que vem sem o monitor, é o melhor dos 3: Computador Gamer Amd Quad Core A10 7860K 8GB Hyperx HD 1TB Radeon R7 3GREEN Titan.

Ainda assim, acho bem fraco, mas o preço é bom. O primeiro tem o pior custo-benefício, pois cpus da intel são mais caros que os da AMD (apesar de terem algumas vantagens, como esquentar menos, etc).
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #2817 Online: 08 de Novembro de 2017, 11:54:15 »
O computador do meio, que vem sem o monitor, é o melhor dos 3: Computador Gamer Amd Quad Core A10 7860K 8GB Hyperx HD 1TB Radeon R7 3GREEN Titan.

Ainda assim, acho bem fraco, mas o preço é bom. O primeiro tem o pior custo-benefício, pois cpus da intel são mais caros que os da AMD (apesar de terem algumas vantagens, como esquentar menos, etc).

Obrigado pela resposta.

O "bem fraco" seria o quê? travar quando se está jogando, não rodar os jogos?

Sou leigo total nisso de games e também não quero gastar muito mais que 2k num presente de natal
(bons tempos os do meu pai, que me dava um time de futebol de botão, ou um boneco comandos em ação...)
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2818 Online: 08 de Novembro de 2017, 11:56:26 »

Obrigado pela resposta.

O "bem fraco" seria o quê? travar quando se está jogando, não rodar os jogos?

Sou leigo total nisso de games e também não quero gastar muito mais que 2k num presente de natal
(bons tempos os do meu pai, que me dava um time de futebol de botão, ou um boneco comandos em ação...)

Fraco no sentido que não conseguir rodar os games mais novos na qualidade gráfica mais alta.

Nem meu PC é tão poderoso, sendo levemente superior a esse aí, e pra mim já está bom.

Mas como o filho tem 10 anos, acho que ele não vai ser tão exigente. Com esse PC, já consegue jogar os jogos recentes, numa qualidade média/boa.

"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2819 Online: 08 de Novembro de 2017, 12:00:34 »
Se quiser comprar com o monitor (caso ainda não tenha e precise comprar junto), a terceira opção é boa também. Ela tem uma diferença mínima na configuração, e o que muda é a cpu, que é um pouco inferior (que influencia pouco na performance nos jogos). A placa de vídeo, que tem um papel mais importante para jogar, é a mesma.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #2820 Online: 08 de Novembro de 2017, 12:02:40 »
Muito obrigado mesmo, Lorentz.
 :ok:

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #2822 Online: 23 de Abril de 2018, 22:31:29 »
Boa noite, galera. Estou pensando em comprar um tablet para digitar textos e ler PDFs durante meus deslocamentos diários casa-trabalho (principalmente digitar textos). Alguma recomendação?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2823 Online: 23 de Abril de 2018, 23:20:27 »
Boa noite, galera. Estou pensando em comprar um tablet para digitar textos e ler PDFs durante meus deslocamentos diários casa-trabalho (principalmente digitar textos). Alguma recomendação?

Eu não gosto muito dos produtos da Apple, mas sou obrigado reconhecer a qualidade dos produtos deles. É possível comprar um ipad mini em bom estado no Mercado Livre por uns 1000 reais. É um aparelho pequeno, leve, com uma boa tela.

Minha mulher vendeu um Galaxy Tab E e comprou um ipad mini, já que o iphone dela estragou e ela queria manter um aparelho da apple para usar os apps e livros comprados.

Se não gosta da apple, recomendo não comprar tablets android de baixo custo (aqueles de 300 reais da Multilaser, etc) porque a tela tem uma iluminação muito ruim. Se a iluminação não for tão importante assim e quiser um tablet bom e barato (e grande), tem justamente o Galaxy Tab E, que pode ser encontrado por 500 reais.

Galaxy Tab E:

A tela ter iluminação ruim seria tipo aqueles smartphones mais antigos, que você percebe que há uma iluminação atrás da tela. Fica cansativo de ler à noite, mas para usar no dia a dia é bom.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2824 Online: 23 de Abril de 2018, 23:24:29 »
a samsung tem a linha Galaxy Tab Pro, de melhor qualidade, caso se interesse. Ainda é mais barato que um ipad.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!