Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207944 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2875 Online: 09 de Dezembro de 2018, 19:31:05 »

Linus Torvalds, the man who created Linux itself, reported himself using an 11″ Macbook Air

His words being :

“I have to admit being a bit baffled by how nobody else seems to have done what Apple did with the Macbook Air – even several years after the first release, the other notebook vendors continue to push those ugly and *clunky* things. Yes, there are vendors that have tried to emulate it, but usually pretty badly. I don’t think I’m unusual in preferring my laptop to be thin and light.

Btw, even when it comes to Apple, it’s really just the Air that I think is special. The other Apple laptops may be good-looking, but they are still the same old clunky hardware, just in a pretty dress.

I’m personally just hoping that I’m ahead of the curve in my strict requirement for “small and silent”. It’s not just laptops, btw – Intel sometimes gives me pre-release hardware, and the people inside Intel I work with have learnt that being whisper-quiet is one of my primary requirements for desktops too. I am sometimes surprised at what leaf-blowers some people seem to put up with under their desks.

I want my office to be quiet. The loudest thing in the room – by far – should be the occasional purring of the cat. And when I travel, I want to travel light. A notebook that weighs more than a kilo is simply not a good thing (yeah, I’m using the smaller 11″ Macbook Air, and I think weight could still be improved on, but at least it’s very close to the magical 1kg limit)”

https://www.quora.com/Why-do-software-developers-love-to-use-MacBook-Pro-for-development-if-they-prefer-a-Unix-based-OS-and-love-the-terminal-Why-don-t-they-just-install-Linux-on-a-cheaper-laptop
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2876 Online: 10 de Dezembro de 2018, 12:30:30 »
É muito fácil hackear celulares e computadores numa rede wifi pública. Com alguns programas disponíveis na Internet, dá para monitorar tudo o que os outros estão fazendo, o histórico dos navegadores, pegar senhas, descobrir quem está usando versões antigas e explorar os bugs etc.

https://medium.com/matter/heres-why-public-wifi-is-a-public-health-hazard-dd5b8dcb55e6

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #2877 Online: 10 de Dezembro de 2018, 16:18:54 »
Hoje, recebi uma msg do Google dizendo que meu smartfone estava sujeito à invasões e que eu precisava, entre outras medidas bem razoáveis até, bloquear minha tela.
A pergunta é: suponhamos que eu não saia de casa com meu celular e que o mesmo ficasse sempre trancado, exceto quando em uso em casa. Ainda assim, preciso bloquear a tela?

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #2878 Online: 10 de Dezembro de 2018, 16:21:53 »
Hoje, recebi uma msg do Google dizendo que meu smartfone estava sujeito à invasões e que eu precisava, entre outras medidas bem razoáveis até, bloquear minha tela.
A pergunta é: suponhamos que eu não saia de casa com meu celular e que o mesmo ficasse sempre trancado, exceto quando em uso em casa. Ainda assim, preciso bloquear a tela?
O único celular seguro é o desligado... :ok:
GNOSE

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2879 Online: 10 de Dezembro de 2018, 17:32:30 »
O único celular seguro é o desligado... :ok:

Era.

https://slate.com/technology/2013/07/nsa-can-reportedly-track-cellphones-even-when-they-re-turned-off.html
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #2880 Online: 11 de Dezembro de 2018, 13:41:52 »
E a matéria é de 2013...pelo que eu entendi, o telefone para continuar mandando dados deverá já estar infectado.

Eu quando não estou usando o celular desligo tudo, mas já vi muitos que deixam wi-fi, bluetooth, dados móveis, tudo ao mesmo tempo ligado...isso, se não facilita a entrada de invasores, só abrindo links e arquivos suspeitos...mas o povo não aprende.  :umm:
GNOSE

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2881 Online: 12 de Dezembro de 2018, 08:55:59 »
E a matéria é de 2013...pelo que eu entendi, o telefone para continuar mandando dados deverá já estar infectado.

Eu quando não estou usando o celular desligo tudo, mas já vi muitos que deixam wi-fi, bluetooth, dados móveis, tudo ao mesmo tempo ligado...isso, se não facilita a entrada de invasores, só abrindo links e arquivos suspeitos...mas o povo não aprende.  :umm:
Tudo ligado também acaba com a bateria.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #2882 Online: 12 de Dezembro de 2018, 15:04:28 »
Recebi uma orientação de que se deve, pelo menos uma vez por dia, "desligar" o fone, devido a que programas e aplicativos rodam em segundo plano, mesmo não estando relacionados no "aplicativos abertos"

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2883 Online: 13 de Dezembro de 2018, 09:34:38 »
Criadora do primeiro 'Word' morre aos 93 anos

Se você usa um processador de textos como o Word ou o Google Docs, deve muito ao trabalho de Evelyn Berezin. Uma das mulheres mais importantes dos primórdios da computação, a criadora do Data Secretary, um computador voltado para textos, morreu aos 93 anos.

Após anos trabalhando para outras pessoas, Berezin fundou uma empresa própria no fim dos anos 60. Na época em que a computação pessoal começava a surgir, ela começou a desenvolver uma máquina voltada para processamento de textos. A ideia era facilitar a vida de secretárias, que ainda usavam máquinas de escrever naquela época.

Em 1971, a Redactron, empresa de Berezin, lançou um computador chamado Data Secretary. Ele consistia em um teclado, entrada para fitas cassete, controles eletrônicos e uma impressora, e tinha 1 metro de altura. Ele conseguia gravar a reproduzir o que tinha sido digitado. Modelos seguintes incorporaram monitores também para ajudar na digitação e edição do texto.

Claro, nos tempos de Berezin, os processadores de textos eram máquinas dedicadas única e exclusivamente a essa tarefa: hoje em dia eles são softwares em meio a tantos outros instalados em nossos computadores, e ajudam não apenas secretárias, mas também universitários, pesquisadores, jornalistas, escritores e diversos outros profissionais pelo mundo inteiro.

Nos anos seguintes, o Data Secretary vendeu uma boa quantidade de unidades - foram 770 apenas no primeiro ano. Mas a crise econômica que atingiu os Estados Unidos nos anos 70 prejudicou os negócios da Redactron, que acabou sendo vendida para uma fabricante de equipamentos chamada Burroughs Corporation.

Berezin não se adaptou à cultura corporativa da nova matriz e deixou a empresa em 1980, passando a se envolver com investimentos nos anos seguintes, e fez parte da direção de algumas instituições universitárias no fim da vida.

Além de criar o primeiro processador de texto da história, Berezin também foi pioneira em outras áreas, como em sistemas bancários automatizados e terminais para monitorar apostas em corridas de cavalos, entre outras coisas.

De acordo com o jornal The New York Times, a pioneira morreu no dia 8 de dezembro após recusar um tratamento contra câncer.
https://olhardigital.com.br/noticia/criadora-do-primeiro-word-morre-aos-93-anos/80601

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2884 Online: 13 de Dezembro de 2018, 15:54:16 »
Antes do Word, no DOS, o WordStar já era um sucesso retumbante. Fazia trinca com o Lotus 1-2-3 e DBaseII.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2885 Online: 13 de Dezembro de 2018, 16:05:13 »
Antes do Word, no DOS, o WordStar já era um sucesso retumbante. Fazia trinca com o Lotus 1-2-3 e DBaseII.
Nos PC XT e PC AT, com apenas 640kB de RAM que, segundo Bill Gates disse na época, eram mais que suficientes para todo mundo.

Lá firma, no início, nem tinham HD. Enfiava-se o disquete de 5 1/4" com o sistema (DOS) e dava-se o boot. Depois de carregado, tirava-se o disquete e enfiava-se outro com o programa desejado. No drive B, enfiava-se o disquete com os arquivos (textos, planilhas, bancos de dados).

Primitivo, mas funcionava.

No Brasil, havia também o Carta Certa.

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #2886 Online: 14 de Dezembro de 2018, 18:41:39 »
Preciso de ajuda, urgente!

Meu PC do nada começou a apresentar um erro de execução de alguns softweres (.exe), ou seja, clico num ícone para executar um programa (Skype, Winamp, AutoCAD - estes foram os que tentei até agora) e eles não executam e surge uma mensagem sobre um erro 0xc0000005. Já fiz de tudo para corrigir o erro mas sem sucesso. Ouvi dizer que a microsoft está "forçando" usuários de versões anteriores a migrar para o Win10, será essa a causa?
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2887 Online: 15 de Dezembro de 2018, 06:50:02 »
Preciso de ajuda, urgente!

Meu PC do nada começou a apresentar um erro de execução de alguns softweres (.exe), ou seja, clico num ícone para executar um programa (Skype, Winamp, AutoCAD - estes foram os que tentei até agora) e eles não executam e surge uma mensagem sobre um erro 0xc0000005. Já fiz de tudo para corrigir o erro mas sem sucesso. Ouvi dizer que a microsoft está "forçando" usuários de versões anteriores a migrar para o Win10, será essa a causa?
A MS daria um tiro no próprio pé se fizesse isto.

Tente isto:
https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/windows_10-performance/erro-de-aplicativo-0xc0000005-ao-iniciar-o-windows/c6b50a9a-40bc-460e-87fb-b8b3c4a5dc03

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2888 Online: 23 de Dezembro de 2018, 20:02:45 »

Alguém conhece um bom programa para baixar (e salvar em PDF) automaticamente tópicos de fóruns ?

Estou querendo salvar algumas  seções inteiras  (com centenas de tópicos do CC), mas fazer isso manualmente vai demorar um bocado.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2889 Online: 24 de Dezembro de 2018, 07:24:45 »
Alguém conhece um bom programa para baixar (e salvar em PDF) automaticamente tópicos de fóruns ?

Estou querendo salvar algumas  seções inteiras  (com centenas de tópicos do CC), mas fazer isso manualmente vai demorar um bocado.
Melhor usar a opção "salvar página" do navegador.

Não sei se há algum programa para salvar em PDF, mas, fazendo manualmente, já notei que muitas vezes as páginas ficam truncadas, com o texto e as figuras embaralhados e superpostos.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2890 Online: 24 de Dezembro de 2018, 12:37:21 »
Melhor usar a opção "salvar página" do navegador.

Não sei se há algum programa para salvar em PDF, mas, fazendo manualmente, já notei que muitas vezes as páginas ficam truncadas, com o texto e as figuras embaralhados e superpostos.

Eu estou usando a opção "imprimir", que aparece em cada página de cada tópico, com isso aparece a opção de salvar em PDF do Google Chrome, funciona bem, apenas é um pouco demorado pois tenho que fazer isso tópico por tópico.

« Última modificação: 24 de Dezembro de 2018, 20:37:04 por JJ »

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #2891 Online: 24 de Dezembro de 2018, 14:01:32 »
Para salvar sites em massa automaticamente existem os web crawlers. Mas tem que pesquisar sobre, não tenho nenhum mais recomendado para indicar.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2892 Online: 24 de Dezembro de 2018, 20:36:53 »

Ok.  :ok:

Vou dar uma pesquisada.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2893 Online: 25 de Dezembro de 2018, 22:43:06 »

Ok.  :ok:

Vou dar uma pesquisada.

https://www.web2pdfconvert.com/

hoje em dia tem site que faz quase tudo o que voce precisa: Conversor de música, download de youtube, formatador de texto, gerador de cpf, etc
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2894 Online: 26 de Fevereiro de 2019, 15:52:21 »
Brincadeira interessante essa...

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #2895 Online: 28 de Fevereiro de 2019, 22:08:11 »
Ê música tirada do Cody's Lab...

Quanto à automatização "burra" de vídeos: o foda é que mesmo a automatização burra funciona, tão aí os vídeos "ElsaGate" pra provar.
Latebra optima insania est.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #2896 Online: 08 de Maio de 2019, 00:44:57 »
Boa noite povo, algum site, programa, recomendação, etc., para converter imagens jpeg em pdf? Se possível, sem limite de páginas.
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2897 Online: 08 de Maio de 2019, 09:36:09 »
Imagemagick, GIMP.

Ambos possivelmente também precisam de ter ghostscript, que em tese poderia ser usado sozinho para isso.

https://www.commandlinefu.com/commands/view/4466/convert-pdf-to-jpeg-using-ghostscript

Ops, respondi pensando no caminho inverso.

Imagemagick e talvez mesmo o GIMP ainda assim fariam isso, não sei se o ghostscript sozinho faz.

Brincadeira interessante essa...

https://youtu.be/ kjhu1LEmRpY

"Interessante" tecnicamente, mas na prática é automatização para produzir provável lixo plagiado... :/

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #2898 Online: 08 de Maio de 2019, 09:45:02 »
Boa noite povo, algum site, programa, recomendação, etc., para converter imagens jpeg em pdf? Se possível, sem limite de páginas.

https://jpg2pdf.com/pt/
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2899 Online: 19 de Maio de 2019, 17:05:50 »
Em linux/similar, para dar uma arrumada nas transcrições do youtube que quiserem citar:

Código: [Selecionar]
xclip -o | sed 's|[0-9][0-9]:[0-9][0-9]||g' | sed '/^\s*$/d;:a;N;$!ba;s/\n/ /g;s|  | |g' | xsel -i

Vai pegar o "clipboard" e transformar de algo assim:

00:01
It's great to welcome to the program today, cal Newport, who is a computer science professor
00:04
at Georgetown Town University.
00:06
Also author of several books including most recently digital minimalism, choosing a focus
00:12
life in a noisy world previously deep work, which I recently recommended to my audience
00:18
a cal.
00:19
It's so great to have you on.
00:20
I appreciate it.
00:21
No, thanks for having me.
00:22
It's my pleasure.
00:23
So I've been following with great interest, the sort of societal and cultural impact of
00:29
uh, modern media, social media technology that includes smartphones and Netflix and
00:34
all sorts of a, a sort of on demand entertainment.
00:38
And you've also been writing extensively about this for a long time.
00:41
Uh, I don't think it'll come as a shock to my audience that I agree with a lot of your
00:46
conclusions, many of which we'll talk about momentarily, but when did you first sort of
00:50
get tipped off to the idea that there is something going on here that is impacting how people

Em algo assim:

It's great to welcome to the program today, cal Newport, who is a computer science professor at Georgetown Town University. Also author of several books including most recently digital minimalism, choosing a focus life in a noisy world previously deep work, which I recently recommended to my audience a cal. It's so great to have you on. I appreciate it. No, thanks for having me. It's my pleasure. So I've been following with great interest, the sort of societal and cultural impact of uh, modern media, social media technology that includes smartphones and Netflix and all sorts of a, a sort of on demand entertainment. And you've also been writing extensively about this for a long time. Uh, I don't think it'll come as a shock to my audience that I agree with a lot of your conclusions, many of which we'll talk about momentarily, but when did you first sort of get tipped off to the idea that there is something going on here that is impacting how people

Já copiado para o clipboard.

Os comandos xsel e xclip (que fazem a mesma coisa, teoricamente poderia trocar) podem precisar de algum ajuste nos parâmetros de acordo com configurações individuais, o linux tem uns quinze clipboards diferentes e eu não entendo exatamente como funciona, mas no momento funciona para mim assim como está.

Também talvez onde troca-se dois espaços por um pudesse ser uma linha nova, não lembro,  talvez não.

Talvez fosse melhor não tentar juntar as linhas, possivelmente ajuda em alguns diálogos a embaralhar menos as falas.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!