Autor Tópico: A sintonía fina do universo  (Lida 38271 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re: A sintonía fina do universo
« Resposta #375 Online: 12 de Setembro de 2009, 20:11:57 »
A "sintonia fina" inclusive presume a validade da teoria da evolução e de tudo que a ciência tem a dizer sobre a história mais conhecida do universo pós-big-bang; mais ou menos da mesma forma que ganhar num jogo de azar presume a existência do cassino ou da casa lotérica, só que é geralmente usada para assumir que o jogo foi roubado por postular que poderia realmente ser tudo muito diferente, que as propriedades do universo poderiam ser outras, algo que desconfio, não se tem bem como saber, e meio que, novamente, presume um criador que, por definição, poderia escolher arbitrariamente (ou nem tão arbitrariamente, dada a imensa desafinação do universo) essas variáveis.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #376 Online: 13 de Setembro de 2009, 00:16:13 »
A "sintonia fina" inclusive presume a validade da teoria da evolução e de tudo que a ciência tem a dizer sobre a história mais conhecida do universo pós-big-bang;

presume ? o que uma coisa tem a ver com outra ?

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #377 Online: 13 de Setembro de 2009, 00:59:05 »
Faltou também citar fontes como trabalhos científicos que justifiquem a sintonia fina

Deleite-se :
[TRY73] TRYTON, E.: Is the Universe a Vacuum Fluctuation? Nature 246, 396 (1973).
Eu tenho esse artigo comigo e ele não tem absolutamente nada a ver com justificativa para a sintonia fina e principalmente com a necessidade de um criador para isso. Pelo contrário, ele pode ser usado para mostrar como um universo pode surgir virtualmente "do nada", refutando aquele argumento batido dos teístas de que "é necessário um deus para criar toda matéria e energia do universo"
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #378 Online: 13 de Setembro de 2009, 01:02:51 »
Faltou também citar fontes como trabalhos científicos que justifiquem a sintonia fina

Deleite-se :
[TRY73] TRYTON, E.: Is the Universe a Vacuum Fluctuation? Nature 246, 396 (1973).
Eu tenho esse artigo comigo e ele não tem absolutamente nada a ver com justificativa para a sintonia fina e principalmente com a necessidade de um criador para isso. Pelo contrário, ele pode ser usado para mostrar como um universo pode surgir virtualmente "do nada", refutando aquele argumento batido dos teístas de que "é necessário um deus para criar toda matéria e energia do universo"

restam as outras fontes mencionadas, que demonstram de forma sufficiente, que as constântes físicas, assunto deste tópico, não  foram tiradas do mundo da fantasia.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #379 Online: 13 de Setembro de 2009, 01:08:29 »

Deleite-se :

restam as outras fontes mencionadas, que demonstram de forma sufficiente, que as constântes físicas, assunto deste tópico, não  foram tiradas do mundo da fantasia.
Considerando que essa era a única fonte mencionada publicada em uma revista científica indexada (ou seja, o único trabalho científico de verdade) e que ela serve para refutar ao invés de apoiar suas alegações, então, não, não resta mais nada a você.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #380 Online: 13 de Setembro de 2009, 02:56:08 »
Considerando que essa era a única fonte mencionada publicada em uma revista científica indexada (ou seja, o único trabalho científico de verdade) e que ela serve para refutar ao invés de apoiar suas alegações, então, não, não resta mais nada a você.

hehehee....  :D

você questiona , o que são considerados fatos inquestionados pela ciência....mas talvez Einstein, Hawking, Hoyle não sejam referência para você - ninguem deles nega a sintonia fina no universo.  Não há atéu esclarecido que duvida que há sintonia fina no universo..... e já que não há explicação mais plausível , se vem com puras e meras especulações não-scientíficas, como o fantasioso multi-verso.

E se a NASA não é uma referência para você , não tem jeito para lhe ajudar.....

SAO/NASA Astrophysics Data System (ADS)

http://adsabs.harvard.edu/full/2003POBeo..75..263C

veja também a bibliografia do artigo da stanford university :

http://plato.stanford.edu/entries/cosmological-argument/

« Última modificação: 13 de Setembro de 2009, 03:24:38 por AngeloItacare »

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #381 Online: 13 de Setembro de 2009, 05:34:40 »
[BAR89] BARROW J. D., TIPLER, F. J.: The Anthropic Cosmological Principle. Oxford:
Clarendon Press 1986.

[CLI90] CLIFTON, R. K.: JOHN D. BARROW and FRANK J. TIPLER: The Anthropic
Cosmological Principle. Science and Christian Belief, Vol 2, No 1 (1990), p. 41-46.

[CAR74] CARTER, B.: Large Number Coincidences and the Anthropic Priciple in
Cosmology. In: LONGAIR, M. S.: Confrontation of Cosmological Theories with Observational Data. IAU-Symposium, S. 291 (1974).

Estas referências falam do princípio antrópico, mas o princípio antrópico é apenas um critério que as teorias científicas devem atender, e não tem nada a ver com o fato do universo ter sido sintonizado ou não.

Em resumo, como observamos vida na terra, as teorias que descrevem o universo (cosmologia), reações químicas, biologia, física, entre outras, devem ser tais que a vida na terra é possível. Se uma teoria prevê que é impossível não ter vida na terra, essa teoria é descartada porque as observações dizem o contrário.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #382 Online: 13 de Setembro de 2009, 06:46:28 »
Deboche não é uma boa ideia, meu caro.

Strike 2.

Por que não dá logo a 3, aí é vermelho   :hihi:  ?  fica a vontade... aparentemente, os atéus gostam de ficar só entre si....  :ok:

Porque aqui tem regras e nós as obedecemos. Eu, pessoalmente, preferiria que o fórum tivesse muito mais religiosos do que tem agora, mas se vocês insistem em violar as regras, o que se pode fazer?

Cartão amarelo por esse deboche.

Tem outras coisas também que ficaram sem resposta nesse e em outros tópicos, mas para saber teria que dar uma pesquisada.

Derfel

você esquece que não tenho 25 horas, para ficar aqui, respondendo a todos os participantes..... então escolho, a quem, e o que responder. Se a moderação não gosta, que me dê cartão vermelho....

Você não é obrigado a participar de todos os tópicos, nem de responder a todas as perguntas. Mas parar de se esquivar já seria um grande progresso.

Aliás, já pensou em participar de OUTROS temas que não os de cunho religioso ou de contestação da ciência? Tem vários por aqui. Mas acho que você gosta mesmo é de criar caso, não é? Paciência...

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #383 Online: 13 de Setembro de 2009, 08:41:54 »
Estas referências falam do princípio antrópico, mas o princípio antrópico é apenas um critério que as teorias científicas devem atender, e não tem nada a ver com o fato do universo ter sido sintonizado ou não.

vejamos então o que Wiki diz a respeito :

O princípio antrópico divide-se em princípio antrópico forte e princípio antrópico fraco. O princípio antrópico forte afirma, em geral, que o Universo comportou-se de forma a adaptar-se ao Homem. O fraco diz que o Universo comportou-se de forma a surgir o homem, sem esse pleito pré-definido.
"A natureza é primorosamente ajustada para a possibilidade de vida no planeta Terra: se a força gravitacional fosse reduzida ou aumentada em 1%, o Universo não se formaria; por uma minúscula alteração na força eletromagnética, as moléculas orgânicas não se uniriam. Nas palavras do físico Freeman Dyson, parece que o 'Universo sabia que estávamos chegando'. O Universo não se assemelha a um lance de dados aleatório. Parece pura e simplesmente proposital [1]
"Vemos o universo da maneira como ele é porque, se fosse diferente, não estaríamos aqui para vê-lo". [2]
Hawking trabalha com a hipótese de que a natureza continuamente gera universos diferentes uns dos outros. Desses universos poucos geram vida inteligente. O nosso Universo gerou vida inteligente, ao acaso, mas quando nos admiramos do nosso universo, devemos levar em conta que ele é admirável porque estamos aqui, vivos e inteligentes para admirá-lo, enquanto um sem número de universos que não vemos são hostis à vida, inteligente ou não.

Se parece proposital, por que não é proposital ?? Hawkins specula que haja multiversos - alias a explicação corriqueira entre astrónomos e astrofísicos atéus - ou seja, apelam para argumentação da idade média - completamente sem base scientífica. O que não se faz para fugir do Deus criador do universo, e tirar lhe a honra que merece......  :umm:

O universo está em sintonía fina...... . a ciência não duvida disso, só atéus desinformados do país tupiniquim, que não tem aonde escapar , então usam argumentos disconnectos da realidade.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2009, 08:58:25 por AngeloItacare »

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #384 Online: 13 de Setembro de 2009, 10:52:27 »
Repetindo o que disse no início do tópico:

O nosso conhecimento atual acerca do cosmo não nos permite fazer (ao contrário do que vem fazendo o *AngeloItacare e o Fundamentalidas) afirmações categóricas sobre a natureza das "constantes" naturais e sua suposta "sintonia fina".

Simplesmente não sabemos o suficiente.

Possibiliades existem muitas. Talvez, por alguma razão ainda desconhecida, a configuração que percebemos hoje seja a única possível, e assim o universo não poderia ser diferente, Talvez o nosso universo seja apenas um dentre uma infinidade de outros, de modo que de raro(e de "finamente ajustado") não teria nada. São possibilidades, apesar de especulativas, baseadas em nossas observações dos fenômemos naturais - da forma como a natureza se comporta- sem necessidade de apelar ao sobrenatural.

Mas o que o *AngeloItacare e o Fundamentalista fazem é simplesmente apelar ao velho "deus das lacunas" e se apegar à crença e à esperança de que o homem nunca venha a encontrar uma explicação natural que preencha a referida lacuna.

Talvez pensem igualmente como os Vikings que sequer sonhavam ser o homem alguma vez capaz de explicar os mecanismos naturais por trás da tempestade e assim os atribuíam ao embate sobrenatural entre deuses e demônios.

O que posso dizer é que não subestimem a capacidade humana de conhecer. Há quatrocentos anos sequer sabíamos a real natureza da lua, dos planetas e das estrelas e hoje possuímos um quadro descritivo com um grau de verossimilhança aceitável sobre a evolução de todas as coisas que existem.

Um empreendimento monumental do engenho humano que nem o mais otimista pensador dos tempos de Galileu Galilei poderia sequer sonhar!    

* EDIT: a pedido do Angelo Melo.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2009, 11:07:09 por West »
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #385 Online: 13 de Setembro de 2009, 10:53:51 »

hehehee....  :D

você questiona , o que são considerados fatos inquestionados pela ciência....mas talvez Einstein, Hawking, Hoyle não sejam referência para você - ninguem deles nega a sintonia fina no universo.
Primeiro que falácias, como a do argumento de autoridade, não são válidas nesse fórum, então se quiser continuar discutindo aqui abstenha-se de usá-las. Nada se torna verdade simplesmente porque um grande cientista acreditava nisso. Einstein, por exemplo, acreditava a princípio que o universo era estático e lutou até o fim da sua vida contra a interpretação probabilística da mecânica quântica, estava errado em ambas. Hoyle também morreu defendendo que o universo não está em expansão e tentando criar um modelo estático para ele, também estava errado. E quanto a Hawking defender qualquer sintonia fina, em um de seus livros, especulando sobre qual liberdade um hipotético criador teria para escolher as condições iniciais do universo, ele chega a conclusão de que ele provavelmente não teria nenhuma liberdade de escolha, o que equivale a dizer que um criador é irrelevante para como o universo é.

Não há atéu esclarecido que duvida que há sintonia fina no universo..... e já que não há explicação mais plausível , se vem com puras e meras especulações não-scientíficas, como o fantasioso multi-verso.
Gozado, da última vez que eu vi, a existência de vários universos era uma conseqüência natural de vários modelos cosmológicos totalmente científicos, ao contrário da hipótese de um criador...

E se a NASA não é uma referência para você , não tem jeito para lhe ajudar.....

SAO/NASA Astrophysics Data System (ADS)

http://adsabs.harvard.edu/full/2003POBeo..75..263C
Nasa? Onde? Porque o que você postou acima foi o banco de dados da Nasa, uma biblioteca virtual que serve para armazenar artigos publicados em várias revistas ao redor do mundo e que não tem absolutamente nenhum vínculo direto com ela. O que você postou, por exemplo, foi publicado no Publications of the Astronomical Observatory of Belgrade. E ainda por cima, você deu azar, porque uma das hipóteses negada por esse artigo é justamente a da sintonia fina.

É, eu vi a bibliografia da Enciclopédia Stanford de Filosofia, que você postou acima. Tomás de Aquino, William Lane Craig, Immanuel Kant e vários outros filósofos e teólogos, em várias publicações sobre filosofia, teologia e religião. Os artigos científicos estão onde mesmo?
« Última modificação: 13 de Setembro de 2009, 11:03:10 por Angelo Melo »

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #386 Online: 13 de Setembro de 2009, 10:59:54 »

O nosso conhecimento atual acerca do cosmo não nos permite fazer (ao contrário do que vem fazendo o Angelo e o Fundamentalidas) afirmações categóricas sobre a natureza das "constantes" naturais e sua suposta "sintonia fina".

Mas o que o Angelo e o Fundamentalista fazem é simplesmente apelar ao velho "deus das lacunas" e se apegar à crença e à esperança de que o homem nunca venha a encontrar uma explicação natural que preencha a referida lacuna.

Eu já pedi uma vez, acho que ao Contini, mas vou estender o pedido a todos. Por favor, quando forem citá-lo, chamem-no de Itacare ou AngeloItacare. É que eu não quero que algum visitante desavisado (ou mesmo um forista desavisado) confunda ele comigo.  |(

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #387 Online: 13 de Setembro de 2009, 11:07:40 »

O nosso conhecimento atual acerca do cosmo não nos permite fazer (ao contrário do que vem fazendo o Angelo e o Fundamentalidas) afirmações categóricas sobre a natureza das "constantes" naturais e sua suposta "sintonia fina".

Mas o que o Angelo e o Fundamentalista fazem é simplesmente apelar ao velho "deus das lacunas" e se apegar à crença e à esperança de que o homem nunca venha a encontrar uma explicação natural que preencha a referida lacuna.

Eu já pedi uma vez, acho que ao Contini, mas vou estender o pedido a todos. Por favor, quando forem citá-lo, chamem-no de Itacare ou AngeloItacare. É que eu não quero que algum visitante desavisado (ou mesmo um forista desavisado) confunda ele comigo.  |(

Devidamente editado.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #388 Online: 13 de Setembro de 2009, 12:41:44 »
Obrigado  :ok:

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #389 Online: 13 de Setembro de 2009, 13:29:30 »
O universo está em sintonía fina...... . a ciência não duvida disso, só atéus desinformados do país tupiniquim, que não tem aonde escapar , então usam argumentos disconnectos da realidade.

Por a ciência não duvida disso, você quer dizer que essa afirmação pode ser testada por algum experimento e de fato foi. Se não for isso, você precisa aprender o conceito de ciência e método científico.

E olha o que a wikipedia em inglês tem a dizer:

In physics and cosmology, the anthropic principle is the collective name for several ways of asserting that physical and chemical theories, especially astrophysics and cosmology, need to take into account that there is life on Earth, and that one form of that life, Homo sapiens, has attained rationality. The only kind of universe humans can occupy is one that is similar to the current one.

E continuando a ler, um parágrafo que devem ter ignorado na página em português, ou que você mesmo ignorou:

The anthropic principle has given rise to some confusion and controversy, partly because the phrase has been applied to several distinct ideas. All versions of the principle have been accused of undermining the search for a deeper physical understanding of the universe. Those who invoke the anthropic principle often invoke multiple universes or an intelligent designer, both controversial and criticised for being untestable and therefore outside the purview of accepted science.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #390 Online: 13 de Setembro de 2009, 16:45:07 »

O nosso conhecimento atual acerca do cosmo não nos permite fazer (ao contrário do que vem fazendo o *AngeloItacare e o Fundamentalidas) afirmações categóricas sobre a natureza das "constantes" naturais e sua suposta "sintonia fina".

Simplesmente não sabemos o suficiente.

claro claro.... você escreve como soubesse.... infelizmente, deu um chute no balde de agua fria...  :ok: a ciência conhece os parâmetros sim. E eles não são questionados pela ciência. Se forem, você pode talvez postar um artigo aqui....

http://executableoutlines.com/cc/cc_03.htm

1. More than thirty separate parameters require precise
         calibration to produce a life-sustaining planet - Robert
         Collins, physicist-philosopher
      2. "If you change a little bit the laws of nature, or you change a
         little bit the constants of nature -- like the charge on the
         electron -- then the way the universe develops is so changed,
         it is very likely that intelligent life would not have been
         able to develop." - Dr. Dennis Scania, head of Cambridge
         University Observatories
      3. "If we nudge one of these constants just a few percent in one
         direction, stars burn out within a million years of their
         formation, and there is no time for evolution. If we nudge it
         a few percent in the other direction, then no elements heavier
         than helium form. No carbon, no life. Not even any chemistry.
         No complexity at all." - Dr. David D. Deutsch, Institute of
         Mathematics, Oxford University
      4. "The really amazing thing is not that life on Earth is balanced
         on a knife-edge, but that the entire universe is balanced on a
         knife-edge, and would be total chaos if any of the natural
         'constants' were off even slightly. - Dr. Paul Davies,
         professor of theoretical physics at Adelaide University
      5. This "fine-tuning" is so pronounced, many scientists have come
         to espouse "The Anthropic Principle," which contends that the
         universe was brought into existence intentionally for the
         sake of producing mankind
      -- The possibility that life exists based on random chance alone
         is astronomical!

Possibiliades existem muitas. Talvez, por alguma razão ainda desconhecida, a configuração que percebemos hoje seja a única possível, e assim o universo não poderia ser diferente, Talvez o nosso universo seja apenas um dentre uma infinidade de outros, de modo que de raro(e de "finamente ajustado") não teria nada. São possibilidades, apesar de especulativas, baseadas em nossas observações dos fenômemos naturais - da forma como a natureza se comporta- sem necessidade de apelar ao sobrenatural.

ahm, sic..... você deve ter em seus arquivos um estudo, que eu desconheço. Tipo , aonde se demonstra a hypótese real de multi-versos, mediante observações empíricas ?!! você está convidado, a mostrar este estudo...  :twisted:

Mas o que o *AngeloItacare e o Fundamentalista fazem é simplesmente apelar ao velho "deus das lacunas"

tá enganado, senhor. Voce que apela a um velho " Deus das lacunas " , que neste caso pode engavetar, não se aplica. Temos os dados em mãos, sabemos da sintonia fina do universo, e ela levanta a questão como ela surgiu... Não faltam dados. Não há ainda coisas a serem descobertas, questões, que levantam dúvidas... a ciência já levantou a tampa da caixa preta. Sabemos o que tem dentro...

O que posso dizer é que não subestimem a capacidade humana de conhecer. Há quatrocentos anos sequer sabíamos a real natureza da lua, dos planetas e das estrelas e hoje possuímos um quadro descritivo com um grau de verossimilhança aceitável sobre a evolução de todas as coisas que existem.

Evolução do sistema solar, não !! O que sabemos, é que também neste caso, há uma sintonía fina extrema e incrível, e que este fato também exige explicação.

http://elshamah.heavenforum.com/astronomy-cosmology-and-god-f15/the-fine-tuning-of-our-earth-and-solar-system-t180.htm

« Última modificação: 13 de Setembro de 2009, 16:47:30 por AngeloItacare »

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #391 Online: 13 de Setembro de 2009, 17:02:04 »
você questiona , o que são considerados fatos inquestionados pela ciência....mas talvez Einstein, Hawking, Hoyle não sejam referência para você - ninguem deles nega a sintonia fina no universo.
Primeiro que falácias, como a do argumento de autoridade, não são válidas nesse fórum, então se quiser continuar discutindo aqui abstenha-se de usá-las. Nada se torna verdade simplesmente porque um grande cientista acreditava nisso. [/quote]

Eles não acreditavam na sintonia fina do universo. Eles sabem que o universo está em sintonía fina. E diferente.

Einstein, por exemplo, acreditava a princípio que o universo era estático e lutou até o fim da sua vida contra a interpretação probabilística da mecânica quântica, estava errado em ambas. Hoyle também morreu defendendo que o universo não está em expansão e tentando criar um modelo estático para ele, também estava errado. E quanto a Hawking defender qualquer sintonia fina, em um de seus livros, especulando sobre qual liberdade um hipotético criador teria para escolher as condições iniciais do universo, ele chega a conclusão de que ele provavelmente não teria nenhuma liberdade de escolha, o que equivale a dizer que um criador é irrelevante para como o universo é.

sei sei....

http://www.godsci.org/gs/new/finetuning.html

Albert Einstein, theoretical physicist
The scientist is possessed by the sense of universal causation… His religious feeling takes the form of a rapturous amazement at the harmony of natural law, which reveals an intelligence of such superiority that, compared with it, all the systematic thinking and acting of human beings is an utterly insignificant reflection.

Stephen Hawking, theoretical physicist
The laws of science… contain many fundamental numbers, like the size of the electric charge of the electron and the ratio of the masses of the proton and the electron… The remarkable fact is that the values of these numbers seem to have been very finely adjusted to make possible the development of life.

Sir Fred Hoyle, astrophysicist
A common sense interpretation of the facts suggests that a superintellect has monkeyed with physics, as well as with chemistry and biology, and that there are no blind forces worth speaking about in nature. The numbers one calculates seem to me so overwhelming as to put this conclusion almost beyond question.

E ainda por cima, você deu azar, porque uma das hipóteses negada por esse artigo é justamente a da sintonia fina.

voce está convidado a me mostrar, aonde o artigo nega a sintonia fina do universo.

É, eu vi a bibliografia da Enciclopédia Stanford de Filosofia, que você postou acima. Tomás de Aquino, William Lane Craig, Immanuel Kant e vários outros filósofos e teólogos, em várias publicações sobre filosofia, teologia e religião. Os artigos científicos estão onde mesmo?
[/quote]

Barrow, John and Frank Tipler, 1986, The Anthropic Cosmological Principle, Oxford: Clarendon Press.

Glanz, James, 1998, “Cosmic Motion Revealed,” Science 282: 2157.

Hawking, Stephen, 1988, A Brief History of Time, New York: Bantam Books.

Leslie, John, ed., 1990, Physical Cosmology and Philosophy, New York: Macmillan.

Musser, George, 2004, “Four Keys to Cosmology,” Scientific American, February: 43.

Reichenbach, Bruce R., 1972, The Cosmological Argument: A Reassessment, Springfield: Charles Thomas.

Rowe, William, 1975, The Cosmological Argument, Princeton: Princeton University Press.

Rowe, William, 1997, “Circular Explanations, Cosmological Arguments, and Sufficient Reasons,” Midwest Studies in Philosophy 21: 188–199.

Sincell, Marc, 2001, “Farthest Supernova Yet Bolsters Dark Energy,” Science 292: 27.

Srianand, R., P. Petitjean, C. Ledoux, 2000, “The Cosmic Microwave Background Radiation Temperature at a Redshift of 2.34,” Nature 406: 931–35.

ademais wikipedia :

http://en.wikipedia.org/wiki/Fine-tuned_Universe

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #392 Online: 13 de Setembro de 2009, 17:12:08 »
Those who invoke the anthropic principle often invoke multiple universes or an intelligent designer, both controversial and criticised for being untestable and therefore outside the purview of accepted science.
[/quote]

A macro-evolução pode ser testada ? não. mesmo assim, você a defende , não ?

O ladrão deixa a impressão digital, tem como chegar nele , não ?

assim é também com o universo. E uma enorme impressão digital do criador....  :ok:
So Deus podería criar um universo, perfeitamente adaptado e ajustado para que vida pudesse surgir neste planeta.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #393 Online: 13 de Setembro de 2009, 17:22:21 »

assim é também com o universo. E uma enorme impressão digital do criador....  :ok:
So Deus podería criar um universo, perfeitamente adaptado e ajustado para que vida pudesse surgir neste planeta.

A questão é simples. Você pode acreditar que o universo foi sintonizado por Deus pra que o homem existe. Mas isso é apenas a sua crença. Do mesmo jeito que você acredita nisso, outra pessoa pode muito bem não acreditar nisso sem nenhum problema. O seu problema é que você tenta afirmar a sua crença como fato universal corroborado pela ciência.

A sua afirmação de que só Deus poderia ter criado o universo não tem nenhum valor a mais que o de uma opinião. Pronto falei.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #394 Online: 13 de Setembro de 2009, 20:42:39 »

A questão é simples. Você pode acreditar que o universo foi sintonizado por Deus pra que o homem existe. Mas isso é apenas a sua crença. Do mesmo jeito que você acredita nisso, outra pessoa pode muito bem não acreditar nisso sem nenhum problema. O seu problema é que você tenta afirmar a sua crença como fato universal corroborado pela ciência.

A sua afirmação de que só Deus poderia ter criado o universo não tem nenhum valor a mais que o de uma opinião. Pronto falei.

claro. nunca aleguei outra coisa. Não estou aqui apenas, para testemunhar minha fé ?

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #395 Online: 13 de Setembro de 2009, 21:17:18 »
De novo... Se você fala que é só fé, pra que tentar racionalizar isso? Fé não precisa ser comprovada, oras.
Aceite jesus no seu coração e siga em frente!
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #396 Online: 13 de Setembro de 2009, 21:34:18 »
De novo... Se você fala que é só fé, pra que tentar racionalizar isso? Fé não precisa ser comprovada, oras.
Aceite jesus no seu coração e siga em frente!

http://www.hottopos.com/videtur17/jacauna.htm 
 :ok:

Offline Panthera

• Nível 24
  • *
« Resposta #397 Online: 13 de Setembro de 2009, 21:37:23 »
 :sleepy:
"Ignorância é força! Guerra é paz. Liberdade é escravidão." O Partido. 1984, George Orwell

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #398 Online: 13 de Setembro de 2009, 21:45:36 »
Alguém me prove por favor que este tópico não está andando em círculos.

Offline Luiz Souto

• Nível 33
  • *
  • Magia é 90% atitude
« Resposta #399 Online: 13 de Setembro de 2009, 22:24:23 »
Alguém me prove por favor que este tópico não está andando em círculos.

Está e há um bom tempo. Mesmo que se acrescentem mais 16 páginas não vai mudar.

claro. nunca aleguei outra coisa. Não estou aqui apenas, para testemunhar minha fé ?

Já testemunhou sua fé  ( e isso já sabia-se desde o primeiro post).
Já foi exaustivamente respondido que não adianta buscar embasamento científico para sua fé em um criador , a Ciência não existe nem se mantem para isso (aliás a Ciência como tal só realmente se desenvolveu após afastar Deus como explicação para os fenômenos).
No mais , como mero espectador do tópico , por mim ele pode se encerrar.
Se não queres que riam de teus argumentos , porque usas argumentos risíveis ?

A liberdade só para os que apóiam o governo,só para os membros de um partido (por mais numeroso que este seja) não é liberdade em absoluto.A liberdade é sempre e exclusivamente liberdade para quem pensa de maneira diferente. - Rosa Luxemburgo

Conheça a seção em português do Marxists Internet Archive

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!