Autor Tópico: A sintonía fina do universo  (Lida 38268 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: A sintonía fina do universo
« Resposta #300 Online: 07 de Setembro de 2009, 20:20:35 »

A certeza pétrea de não-físicos e não-cosmólogos a respeito de como o Universo deveria funcionar sempre me assombra.

Por isto baseio minha formação de opinião  em dados físicos e cosmólogos  conceituados.
Não, voce baseia sua formação de opinião em dados distorcidos ou mentirosos de sites criacionistas.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #301 Online: 07 de Setembro de 2009, 22:01:55 »

Não existe evidência nenhuma para multiplicidade de universos diferentes. E mesmo que houvesse,não explicaria o que acionou o início, e de onde vieram as forças....

A falta da evidência não é evidência da falta (ou qualquer coisa assim) :)
De qualquer forma, em um dos sites que o West postou mostra os experimentos que estão sendo realizados para provar isso. Pode ser que haja outros universos, pode ser que não. Na verdade, se existirem múltiplos universos, isso seria até mesmo uma "prova" da existência de Deus. Primeiro, resolveria a questão de onde se encontra Deus: no hiper-espaço, observando o nexo de realidades e universos. Depois, pode-se dizer que em um dos universos surgiu criaturas angelicais e em outro criaturas demoníacas, já que a "sintonia fina" de tais universos permitiria a existência de tais criaturas. Por fim, todas as profecias bíblica se tornam, automaticamente, verdadeiras. Fulano profetizou alguma coisa e não aconteceu? Pois no unverso 234657 aconteceu como ele disse. Em algum lugar do multiverso os milleristas esperavam o segundo advento e ele veio!
Agora o conceito se torna mais palatável para você?

mas já que você quer fontes " menos duvidosos ", aqui vai....

Quotes from Scientists Regarding Design of the Universe

http://elshamah.heavenforum.com/astronomy-cosmology-and-god-f15/quotes-from-scientists-regarding-design-of-the-universe-t182.htm

Continua duvidosa a fonte. A começar pelo título: quotes.
Melhor seria se você apresentasse um trabalho de fulano de tal em que ele defenda a "sintonia fina", mostrando como ele chegou a essa conclusão (ou seja: a metodologia e os resultados) e não citações fora de seu contexto.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #302 Online: 08 de Setembro de 2009, 09:34:46 »
A certeza pétrea de não-físicos e não-cosmólogos a respeito de como o Universo deveria funcionar sempre me assombra.

Mas então Dbohr, como físico, qual a sua opinião a respeito do argumento da sintonia fina?
Gostaria muito de saber. ;-)

A sintonia fina para mim é uma grande curiosidade, mas não é mais prova da (não-)existência de Deus do que, por exemplo, o fato das espécies evoluírem e se adaptarem aos seus ambientes. E nem acho certo dizer que "se as condições fossem diferentes a vida não existiria". A vida como nós conhecemos talvez não existisse. Sabe-se lá o que ia ou não ia acontecer em vez disso. 

Precisamos invocar Deus para resolver a questão da sintonia fina? Bem, é uma maneira. Mas não é nem de longe a única.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #303 Online: 08 de Setembro de 2009, 11:02:30 »

A vida como nós conhecemos talvez não existisse. Sabe-se lá o que ia ou não ia acontecer em vez disso. 

Não iria acontecer nada. Simplesmente. Nenhum Universo iria vir a existir.

Precisamos invocar Deus para resolver a questão da sintonia fina? Bem, é uma maneira. Mas não é nem de longe a única.

Não é a única. Mas é a unica razoável.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #304 Online: 08 de Setembro de 2009, 11:04:20 »
Não iria acontecer nada. Simplesmente. Nenhum Universo iria vir a existir.

Em que você se baseia para afirmar isso tão categoricamente?

Não é a única. Mas é a unica razoável.
Defina razoável.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #305 Online: 08 de Setembro de 2009, 11:22:48 »
Olha a certeza pétrea aí ;-)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #306 Online: 08 de Setembro de 2009, 11:29:42 »
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #307 Online: 08 de Setembro de 2009, 11:40:15 »
Hoje em dia eu sou da opinião que Deus, caso exista, é extremamente sutil e não deixou pistas de Sua existência na Natureza. E suspeito que Ele não se importa muito se nós passamos a vida a louvá-Lo nas orações ou só no bom convívio com outras pessoas. Portanto, invocar Deus para resolver a questão da Sintonia Fina me parece um exercício de futilidade...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #308 Online: 08 de Setembro de 2009, 12:05:15 »
Aí acho que já entra a vaidade humana, aquela necessidade de se achar que está certo, a despeito dos fatos.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #309 Online: 08 de Setembro de 2009, 12:09:15 »
Não poderia ter escrito melhor :-)

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #311 Online: 08 de Setembro de 2009, 14:10:26 »
Você não consegue resumir as ideias nas suas próprias palavras?
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #312 Online: 08 de Setembro de 2009, 14:11:07 »
Hoje em dia eu sou da opinião que Deus, caso exista, é extremamente sutil e não deixou pistas de Sua existência na Natureza.

A assinatura de Deus está em toda parte. Só não vê, quem não quer.

¶ Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
20   Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
21   Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22   Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #313 Online: 08 de Setembro de 2009, 14:19:58 »
Hoje em dia eu sou da opinião que Deus, caso exista, é extremamente sutil e não deixou pistas de Sua existência na Natureza.

A assinatura de Deus está em toda parte. Só não vê, quem não quer.

¶ Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
20   Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
21   Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22   Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

Itacaré, esse seu post nada mais é do que proselitismo religioso, comportamento proibido de acordo com as regras do fórum.

Caso reincida no comportamento, lhe será dado cartão.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #314 Online: 08 de Setembro de 2009, 14:23:43 »

Bem Debohr, eu vejo da seguinte forma.
Recorrer a Deus nesse caso não é adequado nem produtivo.

Não é adequado porque estaríamos trocando um problema por outro, já que seria necessário explicar Deus de forma científica, o que é epistemologicamente impossível.

Não é produtivo, porque se nos satisfizéssemos com a solução "Deus", pararíamos de buscar respostas e a nossa busca pelo conhecimento, por compreender as coisas, estagnaria.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #315 Online: 08 de Setembro de 2009, 14:27:41 »
Ora, eu poderia dizer que você vê os sinais porque quer e aí ficamos na mesma ;-)

Mas o que quero dizer é: não importa se você acredita ou não em Deus. Importa o que você faz depois disso e como você leva a vida. A ciência e a Natureza não ligam a mínima pro que a gente acredita.

Não é adequado porque estaríamos trocando um problema por outro, já que seria necessário explicar Deus de forma científica, o que é epistemologicamente impossível.

Não é produtivo, porque se nos satisfizéssemos com a solução "Deus", pararíamos de buscar respostas e a nossa busca pelo conhecimento, por compreender as coisas, estagnaria.

Sim. Mas nem todo mundo é cientista e nem todo mundo tem a curiosidade de fazer as tais "Grandes Perguntas". Nada de errado aí; desde que não se queira tolher os que de fato se fazem essas perguntas.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #316 Online: 08 de Setembro de 2009, 14:42:11 »
Ora, eu poderia dizer que você vê os sinais porque quer e aí ficamos na mesma ;-)

Mas o que quero dizer é: não importa se você acredita ou não em Deus. Importa o que você faz depois disso e como você leva a vida. A ciência e a Natureza não ligam a mínima pro que a gente acredita.

Sim. Mas nem todo mundo é cientista e nem todo mundo tem a curiosidade de fazer as tais "Grandes Perguntas". Nada de errado aí; desde que não se queira tolher os que de fato se fazem essas perguntas.

Concordo. E diria ainda: desde que não queiram impor sua visão como sendo "a verdade absoluta".

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #317 Online: 08 de Setembro de 2009, 14:51:26 »

Por que o cético tem que reduzir a sua fonte de conhecimento apenas na sciência, que por si só, é limitada ao mundo físico, que podemos explorar ?  por que não estender a busca, e procurar fontes de respostas também na religião e na filosofía ?

Buscar conhecimento scientífico, e viver uma fé religiosa, não se exclue, se complementa.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #318 Online: 08 de Setembro de 2009, 14:54:52 »
Buscar conhecimento scientífico, e viver uma fé religiosa, não se exclue, se complementa.

Concordo que não se excluam mas não dá pra ficar enfiando preceito religioso na ciência.

Ciência é aquilo que segue o método científico. Religião não segue. Então é bom não misturar as cosias. Além disso, uma coisa importante em ciência é a capacidade de fazer previsões (razoavelmente precisas)  testáveis. Nunca vi isso numa religião. É bom manter as cosias separadas.

Mas, de fato, nada impede que alguém tenha uma religião, creia em seus preceitos e seja um cientista que produz ciência da melhor qualdiade. Tá cheio de exemplos aí. O que há de comum neles é que eles não misturam as coisas.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #319 Online: 08 de Setembro de 2009, 14:57:52 »
Angelo, olha só: não há nada de intrinsecamente errado em ter fé. Nem mesmo em ter fé e ser cientista. O que acontece às vezes é que alguns cientistas religiosos filtram sua atividade profissional pelas lentes religiosas, em vez de serem imparciais. Aí é que está o problema!

[Scooped!]

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #320 Online: 08 de Setembro de 2009, 15:11:38 »

Por que o cético tem que reduzir a sua fonte de conhecimento apenas na sciência, que por si só, é limitada ao mundo físico, que podemos explorar ?  por que não estender a busca, e procurar fontes de respostas também na religião e na filosofía ?

Concordo que não se excluam mas não dá pra ficar enfiando preceito religioso na ciência.

Ciência é aquilo que segue o método científico. Religião não segue. Então é bom não misturar as cosias. Além disso, uma coisa importante em ciência é a capacidade de fazer previsões (razoavelmente precisas)  testáveis. Nunca vi isso numa religião. É bom manter as cosias separadas.

Mas, de fato, nada impede que alguém tenha uma religião, creia em seus preceitos e seja um cientista que produz ciência da melhor qualdiade. Tá cheio de exemplos aí. O que há de comum neles é que eles não misturam as coisas.

E o problemas reside justamente aí. Tentar ser utilizar de um suposto argumento científico para tentar provar a validade de uma fé religiosa em particular, como é caso em questão.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #321 Online: 08 de Setembro de 2009, 15:14:50 »
E o problemas reside justamente aí. Tentar ser utilizar de um suposto argumento científico para tentar provar a validade de uma fé religiosa em particular, como é caso em questão.

Sim. Cu é cu e calça é calça. É bom manter a cueca no meio, senão a calça suja...

Aliás, esse hábito que você mencionou é um dos pilares do espiritismo e isso me incomoda um tanto, mas já passa a ser off-topic e flamemait demais.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #322 Online: 08 de Setembro de 2009, 15:31:04 »

discordo. A questão não é preceito religioso contra ciência, mas boa ciência contra má ciência.
Eu chego ao meu ponto de vista e entendimento sem pegar a biblia na mão.

Ciência é aquilo que segue o método científico. Religião não segue.Então é bom não misturar as cosias.

concordo. Mas meu ponto de vista é tão científico, quanto o seu.....

Além disso, uma coisa importante em ciência é a capacidade de fazer previsões (razoavelmente precisas)  testáveis. Nunca vi isso numa religião. É bom manter as cosias separadas.

concordo. Por isto a teoría da macro-evolução não é ciência. E fé. Fé não testável, vestida de ciência. e ciência mal aplicada, por sinal.  Aonde estão os milhões de fósseis transitórios, que deveríam existir ? o que vemos, são fósseis, todos completamente desenvolvidos....

Nem eu misturo as coisas.....

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #323 Online: 08 de Setembro de 2009, 15:33:35 »

Eu não preciso me referir ao Deus da biblia, para chegar a concluir, que Deus, seja qual for, é a melhor explicação para os fenómenos que vemos na natureza.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #324 Online: 08 de Setembro de 2009, 15:34:00 »
Mais uma vez esqueceu dos apêndices de patas em fósseis e até em serpentes atuais, entre tantas outras evidências...

Só criança birrenta age assim: macroevolução não existe porque eu não quero, não quero, não quero e pronto!

"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!