Foxes, tudo depende do lugar e do tempo. Para os argentinos dos anos setenta e oitenta como eu, a ditadura foi terrível. Para os eslavos dos anos cinquenta, a ditadura stalinista foi terrível. Para os anarquistas do século XIX, o ditadura czarista foi terrível (ah, você achava que era Stalin que tinha inventado Sibéria? )
Estamos em uma discussão racional. Não depende do tempo ou cultura. As ditaduras de esquerda vence em número de mortes e crueldade. A esquerda vence de lavada na quantidade de ditaduras. E as ditaduras de esquerda duram gerações.
Teve ditadura militar no Brasil. Mas podia ser pior. Muitos dos sujeitos que foram perseguidos e que se opunham a ditadura, e me refiro a Lula & Co. eram contra a ditadura porque eles não eram os ditadores. E esses radicais malucos estão no poder hoje. Fãs e compatriotas de Fidel Castro. Se teve algo de bom na ditadura militar no Brasil, é o povo ter aprendido a evitar esse tipo de situação.
Você seria capaz de falar qual ditadura foi pior para (já que HFC lembrou Art Spiegelman) os sobreviventes do nazismo?
Isso não é apelo emocional? Se a gente ir por essa linha a discussão vai ficar ridícula.
Daí atiram um cara em um buraco na terra com 1,5 metros cúbicos. Ele sobrevive comendo lixo e bebendo a urina dos soldados. De vez em quando ele tenta se espichar para fora do buraco e recebe umas pauladas dos caras lá fora. Depois de 10 anos ele morre devido a falta de higiene no local.
(E como estou a fim de falar da Igreja Católica) De repente levam um sujeito para uma masmorra. Lá ele tem sua pele arrancada de 10% do corpo uma vez por mês. As vezes inserem objetos dentro dele. As vezes usam alavancas na boca dele até romper a abertura da mandíbula, daí passam para os ouvidos, do nariz, olhos, ânus... e 10 anos depois ele é levado para uma fogueira. Mas não é aí que acaba! A Igreja católica é tão criativa que é capaz de fazer a fogueira queimar lentamente durante 1 semana que o cara ainda está vivo.
Qual a conclusão de uma discussão dessas?