Gigaview - escreveu:
Eu escrevi:
você acha, que as experiências pessoais, de todos os conscienciologistas, se incluem inteiramente nos itens fundamentais da definição de evidência anedótica, para o qual tão gentilmente me remeteu, para me avivar a memória?
Você escreveu:
Usando a "dracologia" do Dr Manhattan, se um número enorme de pessoas afirmar que sentiram o bafo quente de um dragão na nuca, isso é suficiente para se afirmar que existem dragões? Note que não estou dizendo que todas essas pessoas são mentirosas mas que apenas reportaram "um bafo quente" que elas supõem originadas de um dragão e por que se deveria usar essa informação na dracologia?
Excelente exemplo o seu: se quer recorrer ao uso de metáforas, vamos saber o que semanticamente, conceptua o significado da palavra dragão, no idioma português...
Dragão:
1 - Pequeno sáurio, da zona tropical, do continente asiático caracterisado essencialmente, pelas pregas cutâneas que lhe permite saltar.
2 - Insígnia, emblema.
3 - Catarata. (no cavalo)
4 - Pessoa que tem mau génio.
5 - Antiga peça de artilharia.
6 - Antigo soldado de cavalaria, que também combatia a pé.
7 - Monstro imaginário, que se representa com língua extensa e bífida, cauda de serpente asas e garras de drago.
- Satanás ou diabo, de acordo com certos cristãos.
- Os mestres praticantes de artes marciais, como o Jackie Chan e o Bruce Lee, por exemplo, são denominados dragões, principalmente os ninjas.
Estes últimos em especial, podiam perfeitamente ser inscritos na alegoria de Carl Sagan, de dragões invisíveis, devido às suas capacidades de se camuflarem, como acontece com os camaleões.
A que tipo de dragão, é que se está a referir? Na conscienciologia é a mesma coisa. Por exemplo, muitos reportam experiências de viagens fora do corpo, mas são mesmo "viagens fora do corpo"?
A sua comparação do dragão invisível, com a projecciologia, é uma falácia evidente; só uma investigação metódica e sistemática, dirigida imparcialmente por
cientistas, é que poderá a breve ou longo prazo, determinar consensualmente ou não, se efectivamente na prática é isso que de facto acontece.
Pelo seu modo de argumentar e contra-argumentar, não me parece que você, seja um membro activo
duma equipa de cientistas que se dediquem honesta e imparcialmente a esses estudos e pesquisas.
Quando os viajantes astrais acertarem os números dos dados jogados numa caixa aberta que fica em cima do meu armário começarei a acreditar que esse fenômeno merece estudo mas até agora ninguém passou no teste desse experimento bem simples mas os projeciologistas continuam tentando e dizendo todo tipo de besteiras.
Duvido muito seriamente, da veracidade do que acaba de afirmar...Você porventura - pratica sistemáticamente - os exercícios necessários para se tornar um projector de consciência experimental, debaixo da supervisão do conselheiro global dr. "Manhattan", ou do moderador global "Unknown", por exemplo?
Você já revelou a este clube "céptico", que é um exímio conhecedor das técnicas de hipnotizar e já demonstrou, a quase todos os respeitáveis participantes deste honorável fórum, o que é possível fazer-se com o adequado uso da sugestão hipnótica...
Excelente...
Então diga-me: é possível induzir por hipnose, ou por auto-hipnose, a ilusão eficiente que se está fora do corpo?
Se segundo a sua experiência nessa interessante área científica, tal for possível -
e você de facto, for um autêntico cientista, - poderá explorar esse bizarro e ilusório estado de consciência, para averiguar com mais acurácia, o controverso fenómeno da projecção de consciência, que tão veementemente classifica de besteira, ou outro mimo linguístico equivalente...
«« Quando os viajantes astrais acertarem os números dos dados jogados numa caixa aberta que fica em cima do meu armário começarei a acreditar que esse fenômeno merece estudo mas até agora ninguém passou no teste desse experimento bem simples mas os projeciologistas continuam tentando e dizendo todo tipo de besteiras »»
artur