Soldados existem para o que Arcanjo? Vacinar crianças e construir casas em favelas? São treinados para matar.
O guerrilheiro é um soldado, nada mais que isso; se ele tem uma ideologia, dane-se, isso não o torna menos soldado que outro. Garanto que se tivesem recebido treinamento para enfrentear comunistas você estaria nomeando eles de outra forma.
Guerrilheiros não são soldados.
Enquanto a guerra irregular não conquista e mantém território o suficiente para organizar-se nos moldes de um exército regular. A guerrilha constitui uma fase do processo de construção de um exército revolucionário ( vide os exemplos clássicos da China , Cuba , Angola e NIcarágua.
A guerrilha é uma forma de combate subordinada , ou evolui oara uma organização regular de exército ou se mantém como força auxiliar de um exército regular ( como os maquis da Resistência Francesa)
E para lembrar a Resist~ecia francesa não lutava só contra os nazista mas também contra o governo de Vichy liderado pelo marechal Pétain que era formal da França não ocupada.
A resistência francesa era formada por um grupo de guerrilheiros, só que ninguém usa tal termo ( pelo vista ele se tornou pejorativo com o tempo) porque os franceses estavam enfrentando nazistas.
Comparação descabida.
A resistência não lutava contra o governo francês, lutava contra um exército de invasores estrangeiros. Não colocavam bombas em ônibus ou matavam civis.
Já os guerrilheiros daqui eram brasileiros matando brasileiros e querendo implantar uma ditadura finaciada pelo Fidel, ou seja: Eram traidores que teriam sido mortos se fizessem a mesma coisa na França em tempos de guerra.
Ou estou errado?
Sim está.
A Resistência Francesa não só atacava alvos alemães como também os grupos franceses colaboracionistas , o período de ocupação da França foi também o de uma guerra civil. E para lembrar boa parte dos setores conservadores franceses preferiam a ocupação alemã do que o governo de esquerda do Front Populaire.
No Brasil havia um estado de confronto entre uma ditadura no poder e grupos contrários que queriam derrubá-la , nenhum dos lados comprometido com a democracia , ambos os lados autoritários e repressores.
Cada lado acusava o outro de trair a Pátria , seja para o capitalismo ( apoiado pelos EUA) , seja para o comunismo (apoiado por Cuba) , cada lado justificava siuas ações pelo objetivo de salvar o país da opressão.