Não... a utopia, a base científica, os mártires, a certeza de um mundo melhor, é algo oferecido pela esquerda.
Cara, isso tudo tem na direita também. Alcançar a riqueza não é uma utopia para 90% da população do globo? E o capitalismo também não lhe dá a certeza de um mundo melhor? O "sonho americano" exportado para os 4 cantos, com uma intensa propaganda por parte de hollywood, não é uma ideologia capitalista? Ao usar seus proprios mártires para defender seu modo de vida ( status quo ) para afirmar sua superioridade moral e legal, os americanos não estão defendendo sua ideologia? Veja não estou dizendo que um é melhor que o outro, ou que é certo ou errado, estou afirmando que o expediente de um de certa forma é do outro também.
Mas eu estou dizendo.. capitalismo é melhor. Lembre-se, Marxismo é 100% de fracasso com 100% de ditaduras.
Concordo que o capitalismo tem a sua ideologia. A sorte que "trabalhar", "fazer a diferença", "oportunidades", etc.., não é uma mentira para muitos países e faz muito sentido, mesmo que não possível para todos. E onde isso não é possível, encontramos um conjunto de fatores muitas vezes alheios ao capitalismo Juca, como corrupção, ignorância, etc.., coisas que os países capitalistas mais velhos já praticamente resolveram e que nós estamos resolvendo.
Então, não tendo uma régua para medir qual ideologia é mais forte, ao menos se pode dizer que uma ideologia, a Marxista, é completamente imbecil.
Sendo claro... O Marxismo é muito pior do que o capitalismo. Não tem o menor sentido.
Existem milhões de miseráveis, mas nunca na história do mundo a situação esteve no nível que estamos hoje. O capitalismo tem gerado riqueza. A perspectiva é de melhoras.
Milhões de pessoas saem da pobreza nos Bricks, países desenvolvidos bem como nunca antes, MX, AR, Chile, etc.. temos muitos casos de sucesso relativo Juca, se compararmos com 200, 150, 100, 50 anos atrás.
Vejo uma certa confusão ai. O bem estar que hoje melhorou muito as perspectivas de vida da população, não foram geradas pelo capitalismo e sim pela tecnologia, com o advento da Revolução Industrial. O capitalismo é consequência, não causa.
Os países que tem melhor qualidade de vida, saõ os mais avançados tecnologicamente e por isso são os mais ricos e não o contrário. Quando da guerra fria, havia uma intensa batalha pela corrida tecnologica, porque sabiam que quem estivesse a frente ganharia. A nossa Cuba aqui, mesmo com o embargo econômico, conseguiu manter a longevidade de sua população mais alta do que a maioria dos outros países da américa latina, porque investiu em tecnologia, no caso na saúde ( vai fazer o Arcanjo dar pulos de raiva). A Petrobrás conseguiu se projetar como uma das maiores empresas do mundo porque desenvolveu uma tecnologia que poucos tem, a de exploração de águas ultraprofundas, os EUA são o país mais poderoso porque as maiores inovações tecnológicas do século passado vieram de lá, não sei ao certo, mais acho que mais americanos ganharam o Nobel, do que todos os outros países juntos, e assim vai. Primeiro a tecnologia depois os ganhos. O capital se beneficia muito da tecnologia e não a tecnologia do capital.
Não, errado, isso é distorcer os fatos. Tecnologia no socialsmo se deu a duras penas e não pode perdurar, não pode competir.
O sistema que permitiu gerar as inovações foi o capitalismo. Não é a toa que 50% dos nobels estão nos EUA, e a maior parte das patentes.
E não é a toa que Cuba não gerou nada, que coréia não gerou nada, que Alemanha oriental fazia uma merda de carro enquanto a ocidental fazia mercedes. Não é tecnologia, é tecnologia que apenas o modo de produção capitalista permite desenvolver em escala.
Juca, as evidências não estão do seu lado. Não estamos comparando duas situações hipotéticas. Temos exemplos dos dois casos.
O nosso sistema financeiro mundial esta baseado no dinheiro e no lucro. O lucro somente se dá num estado de menos oferta que a demanda, em troca de dinheiro.
Essa afirmação é equivocada. Mercado de SW tem mais oferta do que demanda por exemplo, assim como outros. Isso mais uma vez é uma groselha esquerdista, que pega um caso específico e tenta generalizar.
É um sistema que deu muito certo, para os banqueiros, que são os atravessadores do dinheiro, os verdadeiros reis. Todas as grandes fortunas do mundo, são de banqueiros ou são de seus sócios.
Mais uma groselha esquerdista.
As maiores fortunas estão no mercado de retail, no mercado de informática, no mercado de telecomunicações, etc..
E mais uma vez, pergunte a suécos, a suiços, a alemães, a americanos, a canadenses, a australianos, o quanto o povo médio está descontente com a situação que o capitalismo malvadão gerou.
Impressionante como a esquerda tenta contar uma história cuja prova ao contrário está bem a sua frente.
O resto está errado simplesmente porque a premissa está errada.