Obrigado pelo divisão Diego... Que trabalho!!!!!
Não prefiro nenhuma!
E é essaUma pergunta, qual a diferença que há, pra vcs, entre esquerda e direita? Uma concepção que vcs tenham, uma definição, qualquer coisa...
a opinião que ouço de vcs sobre a esquerda, aliás, sua e do Arcanjo:
Que interpretação minha da esquerda Mapumbo?
Para mim esquerda é necessariamente uma corrente política que deriva do Marxismo. Ponto.
O governo do Lula não é um governo de esquerda. Esquerda não é um sujeito capitalista que fica fazendo pose de bonzinho. Políticas sociais estiveram no cerne do capitalismo desde há muito tempo.
Não são vagabundos, não são guerrilheiros por definição, mas estão defendendo algo completamente equivocado.
Como o Marxismo faz promessas irrealizáveis e utópicas, tem um conjunto de dogmas, mártires e heróis, acaba tendo um componente ideológico muito forte.
Por exemplo, você não vê estudantes de direita com camisetas de algum filósofo da direita... mas você vê milhares de adolescentes e pós-adolescentes com camisas do che, adorando Lenin, defendendo Fidel, etc..
É evidente que a esquerda tem esse componente ideológico muito mais forte.
Aqui mesmo no site, passaram durante os anos que estou aqui poucas pessoas que ficam pregando dogmas de extrema direita. É muito mais comum anti-esquerdistas do que direitistas. Já Marxistas...
Mabumbo, como já disse antes, isso é apenas uma frase de efeito. Ditaduras têm um espectro de atuação bem distintas entre elas. Falar que toda a ditadura é a mesma coisa é uma idéia pre-concebida sem fundo prático.
Sensacional!
Não concorda? responda rápido. Prefere viver sob castelo ou Pol pot? Ditaduras são iguais?
Evidentemente não há ditaduras corretas, mas há as piores.