Você leu a bíblia bem mais do que eu, mas não faz uma análise imparcial de suas passagens. Não sei como você tem arrogância para dizer que sabe debater.
Você julga parcialidade o fato da minha busca para com o sentido real dos textos de Jesus?
Não percebe que não há como conciliar coisas como:
ame seus inimigos, bendiga os que o maldizem; faça o bem aos que o odeiam, e ore pelos que o maltratam e perseguem
Com um Jesus que busca vencer pela espada por exemplo?
Ou para não julgarmos, para não sermos julgados, prestar auxílio aos necessitados, visitar os enfermos, os prisioneiros, fazer todo o bem possível para com nossos semelhantes....
Percebe que este Jesus fica diferente do malvado, medíocre e burro que vocês estão insistindo em acreditar?
A existência de Jesus se dá simplesmente pela própria bíblia. Se você não não pode confiar na bíblia, deveria antes de tudo pensar se a própria pessoa de Jesus não é uma "parábola".
Confiar na bíblia significa o que para você? Por exemplo: Vou ter que apedrejar adúlteros, andar barbudão, não sentar onde estava uma mulher menstruada? Pior, ter que fazer tudo na forma literal e sair beijando e abraçando o cara que acabou de estuprar minha filha, por Jesus mandou amar os inimigos? Confiar na bíblia é ser tapado então?
Quem diz qual interpretação é correta? Porque a sua interpretação vale mais que digamos a Igreja Católica que fala um monte de groselha?
A interpretação correta é a que esta em maior acordo com os ensinamentos do NÃO MATAR, NÃO ROUBAR, NÃO MENTIR, NÃO MACHUCAR OS OUTROS, FAZER O BEM SEM INTERESSES SEGUNDOS. A igreja católica ensina o mesmo, então serve para mim. A espírita não é melhor não, isto é tolice.
E porque você interpreta toooda passagem sobre ódio como "parábola"? Não acha um pouco suspeito?
Desculpa aí, mas quando é parábola não tem jeito não fio. Agora onde eu falei de uma passagem que não fosse parábola e atribuí isto a ela?
Você não está usando a razão. Não é uma leitura imparcial da bíblia.