Leafar: não, não usei dois pesos. Estou questionando justamente a qualidade das fotos ditas como evidências. Exemplos?
(...)
Se você achar que "ah, são apenas fraudes grosseiras", eu vou concordar com você, mas vou além: peço evidências que não sejam fraudes grosseiras, Leafar, como os vídeos que acabou de postar.
(...)
Tem certeza que isso é o melhor de "evidência" para nos oferecer? Se for, sinto muito.
Eu realmente não vou me dar ao trabalho de tentar provar que os vídeos e fotos são verdadeiros ou falsos, porque eu simplesmente não tenho como fazer isso de maneira simples, não tenho tempo, recursos ou disposição para essa empreitada, qualquer coisa que eu finalmente diga vai sempre carecer de autoridade e, finalmente, eu não tenho interesse pessoal em ter 100% de certeza que são verdadeiros ou falsos, pois nesse caso específico, que trata simplesmente de minhas crenças pessoais, a simples probabilidade (arbitrada) de certeza me basta. Em resumo, é perda de tempo (pelo menos para mim pessoalmente). Talvez se houvesse um revólver encostado na minha cabeça e alguém me perguntando a "resposta certa ou morte", eu fosse um pouco mais circunspeto na análise. Mas no estado atual de coisas, não vou fazer, primeiramente porque tenho quase certeza do resultado que a análise me daria e, segundo, mesmo que o resultado fosse o oposto ao que eu espero, não mudaria muita coisa, pois não baseio as minhas crenças nesses vídeos e fotos somente, mas num conjunto de dados muito mais amplo.
Voltando ao exemplo do assassinato, supondo que eu fosse uma das 10 testemunhas, eu posso perfeitamente formar opinião de que o sujeito que saiu da casa é o assassino. Isso é uma prerrogativa pessoal minha e mesmo não valendo em um tribunal, eu teria uma boa probabilidade de estar certo. Se a minha vida por ventura dependesse dessa opinião, e eu não tivesse como evidenciar mais nada além do que já tinha sido dito, eu certamente opinaria para o lado mais provável, simplesmente porque eu seria o único a perder ou ganhar com uma escolha errada ou acertada.
Eu já escrevi de outras vezes que essa questão sobre a sobrevivência da alma é capital para nós aqui na Terra. Se vamos sobreviver, o que podemos e/ou devemos fazer a fim de tirar o melhor proveito possível da existência é diferente do que podemos e/ou devemos fazer se não houver sobrevivência da alma. Então, essa questão é capital tanto para mim como para nós todos.
Se o materialismo estiver certo, o meu modo de conduzir a minha vida está errado em vários pontos, e eu poderia redirecioná-la a fim de tirar um melhor proveito dela até o momento da minha morte. Mas se o Espiritualismo estiver com a razão, eu julgo que não deva mudar muita coisa no meu modo atual de agir e de enxergar o mundo. Entende? Portanto, essa questão me interessa pessoalmente e acho que deveria lhe interessar também.
Então, eu não posso provar que os vídeos são verdadeiros ou falsos, mas eu posso arbitrar a probabilidade de certeza que eu considero para a autenticidade ou falsidade. Como é um possível bom ou mau direcionamento que eu possa dar a minha vida que estão em jogo, eu deveria me preocupar em procurar acertar mais vezes do que errar. Eu não vou é deixar de decidir só porque não tenho 100% de certeza do melhor caminho. Nesse caso, 99% me bastam. E isto vale para cada um de nós. Os dados estão todos aí e não podem ser distorcidos. Mas as conclusões são livres. A vida é sua e é você que vai colher as consequências da suas boas ou más análises, porque você vai basear as suas decisões nelas, e espero sinceramente que não esteja no debate só a fim de vencer uma discussão. Pensa que não me pergunto de vez em quando se o Espiritualismo está mesmo com a razão sobre a sobrevivência da alma? Ainda não encontrei razões boas o suficiente para abdicar das minhas crenças pessoais, mas eu leio quase todos os argumentos céticos que encontro, a fim de encontrar falhas no meu próprio sistema de crenças.
Portanto, eu não tenho nenhuma necessidade de provar para você ou para quem quer que seja que os vídeos são verdadeiros. Eu gosto sim é de argumentar porque é que eu julgo que os vídeos têm grande probabilidade de serem verdadeiros, e de ler as opiniões de o porquê que outras pessoas julgam que os vídeos têm grande probabilidade de não serem verdadeiros. Sim, porque você também não pode, na esmagadora maioria dos casos, provar que eles são falsos, mas apenas dizer porque
acha que eles são falsos. Pode ser que você tenha bons argumentos e eu até me convença a inverter os meus números probabilísticos, mas eu quero ser persuadido, e esse negócio de "tem que ter evidência" não vale de nada quando se trata de nós decidirmos em que creremos ou descreremos. Se tiver a evidência eu vou me alinhar, pode ter certeza; mas se não tiver eu vou opinar para o lado que eu julgo ter mais probabilidade de estar certo. É simples assim. E se eu for bastante isento nas minhas análises, eu vou chegar no fim da minha vida com uma maior quantidade de acertos do que de erros, eu tenho certeza disso.
E não adianta dizer que o movimento do copo pode ser simulado com um ímã debaixo da mesa. Se espíritos existirem eles também poderiam mover o copo sem ímã algum, oras. Então, continua o impasse. Não é porque um fenômeno pode ser falsificado que ele seja realmente falso. E além do mais, eu não baseio todas as minhas crenças somente num simples movimento de copo, que se fosse provado falso, tudo ruiria.
No caso de Morzine, por exemplo, eu tenho absoluta confiança em mais de 90% dos relatos conforme foram dados pelos médicos e pelos padres. Mas a conclusão do que realmente esses relatos significam, é livre. Eu tenho a minha opinião, que coincide com a de Kardec. Você é livre para formar a sua, da forma mais isenta que conseguir. Só se lembre de formar a sua opinião resolvendo todas as dificuldades existentes ou que forem apresentadas. E "resolvendo" para você mesmo, e não para mim. Para mim não faz diferença se você está sendo sincero na sua argumentação ou está se enganando. Se você se satisfizer com as respostas que você mesmo elaborar, ótimo!
Um abraço.