J, o que estou dizendo é que eles não devem se preocupar com isso. Não podemos personificar os atos de uma instituição e a partir disso culpar os habitantes que compõem essa instituição, principalmente depois de tanto tempo.
Bom, essa é uma atitude completamente hipócrita. Se são responsáveis diretos ou não já não é relevante, mas como disse, se os habitantes atuais dos bairros em Londres são pakistaneses e não eskimós, algum motivo há. Não que haja culpa, eu não disse isso, mas é uma consequência de ter incorporado esse povo ao império. Nâo queria incorporá-lo ? Não foi lucrativo ? Então... há consequências. Por exemplo seus filhos vão povoar Londres, não adianta depois ficar revoltado.
Eu não tenho nada a ver com a guerra do paraguai. Os ingleses de hoje não têm nada a ver com a colonização inglesa, e mesmo naquele tempo, tudo era feito por uma pequena parcela da "população".
Claro que tem a ver. Você é filho de quem viveu no país que gerou um massacre. Nem você nem eu temos culpa direta, mas vamos arcar com as conseqüências (tá, a nova gramática não exige, mas não consigo!). Se Brasil tivesse (oficialmente) anexado o Paraguai e houvesse hoje 'paraguayos' nos 'invadindo' com mate e tererê, poderiamos reclamar, mas seria irrelevante, porque estariam no seu direito, seriam tão brsileiros como você, como são aliás os acreanos, por mais cara de bolivianos que tenham!
Ninguém pode se alienar e se isentar assim dizendo que os atuais ingleses não tem nada a ver com o império que seus antepassados criaram, porque se alimentam desse governo, e compartilham suas conseqüências sim. Inclusive legalmente. Podem se queixar à vontade, mas é uma situação que eles criaram. Seria como o paulistano se queixar de que os japoneses são amarelos e chatos
![Smile :)](../forum/Smileys/default/icon_smile.gif)
Uai, um acordo com o Japão abriu as portas a imigrantes que semearam a terra por um preço mais baixo, receberam terras que outros consideravam difíceis. Fazer o quê ? Deu certo e a colônia cresceu ... !
Então os ingleses devem escolher o que acham certo fazer, baseado apenas no hoje, sem nenhum sentimento de culpa. Até porque, como já dito, eles levaram bastante progresso à India.
Claro, escolherão criar um cidadão de segunda-classe, logo logo, algo no qual são especialistas.
Já se perguntou por que aqui no Brasil não há esse tipo de problemas ? E olha que de sírio libaneses, armênios, judeus, turcos, estamos bastante cheios.
Por outro lado, imagino que você não é ingênuo ao ponto de achar que os ingleses se tomaram o trabalho de fundar uma colônia do outro lado do mundo porque queriam 'levar progresso'. Se não fosse rentável não teriam ido. Nem eles, nem os portugueses, nem os belgas a África, etc... Além do fato de terem levado 'progresso' ou não ser irrelevante no caso.