A consequência necessária de um processo histórico é o que vc vê hoje; a sucessão de eventos, coincidentes ou não, como a advento da imprensa e o Iluminismo, componentes importantes da cultura européia, resultam neste exato momento histórico. Se o islã estivesse na Europa, se a china inventasse a imprensa.. Só podemos supor com muito pouca confiança o resultado. Poderia tanto não dar em nada como ter dado em alguma coisa...
Os muçulmanos antigos perduraram em muitos locais até depois do Iluminismo e isso não deu em nada. O mesmo com a China, que se trancou e foi “tomada” pela Inglaterra.
A Europa, mesmo dividida sempre se manteve conectada. O florescimento de um local logo se espairava pra outro. Das cidades estados italianas para a França, Holanda, Inglaterra... A consolidação da burguesia como classe relevante, a necessidade da guerra, o excesso de dinheiro, a descoberta do helenismo, a moral cristã e suas vertentes, a política expansionista, a sorte com o tipo móvel... Fatores coincidentes que facilitaram o surgimento do renascimento, iluminismo e revolução industrial... Isso é o que somos e todo mundo na América descende de um europeu em algum momento e sempre copiamos tudo deles, até as revoluções e a esquerda.
A princípio, sempre me pareceu que somos um efeito da cultura européia.