Autor Tópico: Medos da "Eurábia": até que ponto a Europa pode suportar Alá?  (Lida 31309 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Medos da "Eurábia": até que ponto a Europa pode suportar Alá?
« Resposta #125 Online: 21 de Junho de 2012, 14:24:08 »
afirmar que a Europa foi um "farol" para a humanidade e quem sem ela a humanidade ainda estaria na barbárie,

Isso é um exagero... A verdade é que qualquer elogio à Europa na história humana provoca logo reações intempestivas que só podem basear-se em algo menos racional. Isso é que é de corrigir....

Claro que sem a Europa o progresso humano teria sido muitíssimo mais lento: As Américas teriam levado muito mais tempo a sair da idade da pedra, a África negra iria evoluir devagar sob lenta penetração islâmica, a Austrália manteria um atraso persistente, na Ásia a revolução industrial também levaria muito mais tempo a chegar e o Japão não seria a potência que é hoje... O mundo não estaria na barbárie mas teria progredido bem mais devagar... Por que motivo há tanto empenho em negar o papel dos europeus? Há algo mais que mera crítica racional. 

Acho que não faz sentido algum pensar no desenrolar da história do mundo "sem a Europa", não porque dependesse dela, mas por ser apenas puro exercício de ficção, é meio como se perguntar como teria sido a história se os neandertais ainda existissem ou se tivéssemos sido colonizados por extraterrestres.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 21 de Junho de 2012, 16:30:12 »
<a href="http://www.youtube.com/v/1hsDn2kNriI" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/1hsDn2kNriI</a>
Acho impossível concordar com esse vídeo.

Onde existe estado centralizado e livre comércio, em geral as civilizações tendem a se mostrar mais pacíficas. Esse vídeo do mostra o que os registros históricos têm: apenas europa. Conforme o estudo abaixo, as américas deveriam ser muito mais violentas.

http://edge.org/conversation/mc2011-history-violence-pinker

Eu comecei a resumir pra postar aqui no fórum, mas desisti.

../forum/topic=25607.0.html#msg638388

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #128 Online: 21 de Junho de 2012, 17:24:53 »
Pessoalmente, acho que teriamos atingido um patamar de desenvolvimento científico e tecnológico maior hoje se Carlos Martel tivesse perdido a Batalha de Tours em 732.

Também considero que muitas das conquistas que alguns atribuem à "cultura européia" na verdade se devem ao Iluminismo. E especulo que este poderia ter ocorrido em outros contextos culturais.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 21 de Junho de 2012, 18:01:00 »
Mas não se pode garantir, afinal, foi na europa onde o Iluminismo se desenvolveu enquanto outras regiões do planeta estavam preocupadas com sabe-se lá o quê. Fossem os muçulmanos a conquistar a europa, sabe-se lá o que teria ocorrido.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 21 de Junho de 2012, 18:04:47 »
Pelo decurso histórico, a civilização hoje deve muito à Europa, da riqueza das navegações ao Iluminismo e Renascimento. Por fim, a revolução industrial.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #131 Online: 21 de Junho de 2012, 18:18:38 »
Mas não se pode garantir, afinal, foi na europa onde o Iluminismo se desenvolveu enquanto outras regiões do planeta estavam preocupadas com sabe-se lá o quê. Fossem os muçulmanos a conquistar a europa, sabe-se lá o que teria ocorrido.

Olha, pode ser so um equivoco de minha parte, mas se nao me engano, os muçulmanos de hoje tem muito pouco a ver com os arabes do passado no aspecto fundamentalista...

*sem acentos por causa do celular
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 21 de Junho de 2012, 18:24:50 »
Disso eu sei.

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #133 Online: 21 de Junho de 2012, 18:25:06 »
Pessoalmente, acho que teriamos atingido um patamar de desenvolvimento científico e tecnológico maior hoje se Carlos Martel tivesse perdido a Batalha de Tours em 732.

Essa batalha (Tours 732) está muito mistificada pelos franceses modernos, uma vitória nessa simples incursão de modo nenhum significaria a conquista da França e muito menos da Europa... Tal como a vitória em Tallas 756 não significou a subsequente conquista da China pelos muçulmanos. Carlos Martel não aniquilou o exército árabe, este apenas retirou quando percebeu que não poderia quebrar a defesa franca.
« Última modificação: 21 de Junho de 2012, 18:28:25 por Sérgio Sodré »
Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #134 Online: 21 de Junho de 2012, 19:15:49 »
Pelo decurso histórico, a civilização hoje deve muito à Europa, da riqueza das navegações ao Iluminismo e Renascimento. Por fim, a revolução industrial.

Ok, mas na minha opinião, isso foi algo acidental e não uma consequência necessária da "cultura européia". O que acho (e algum historiador aqui poderia me corrigir se eu estiver errado) é que o que facilitou o advento do Iluminismo na Europa foram quatro fatores: a fragmentação política, com a existência de vários estados que competiam entre si; a proximidade geográfica desses estados, o que facilitava a troca de ideias entre cidadãos; o acúmulo de capital devido às colônias do Novo Mundo, que permitiu a ascenção da burguesia e a invenção da imprensa de tipos móveis, que facilitou a propagação de ideias novas fora do controle da Igreja. Se você olhar os muçulmanos antigos (que como o Jaf falou tinham uma mentalidade diferente do estereótipo racista que muitos propagam hoje) o que se vê na maior parte eram reinos de grande extensão geográfica. A China, na maior parte da sua história, também foi unificada, com o poder político firmemente nas mãos do Imperador. Já na Europa, além das divisões culturais, havia também (desde a Reforma) grandes divisões religiosas. Foi isso que permitiu que, embora a Igreja pudesse calar um pensador num país, outros poderiam seguir divulgando suas ideias "heréticas" em outros - geograficamente próximos. Foi então que se criou um ambiente onde se podia se fazer afirmações radicais acerca de liberdade, igualdade e fraternidade com certa impunidade - e ser ouvido*. Em resumo: foi na Europa, mas foi por acidente.

*E fica implícito que isso não ocorreu de maneira uniforme: na Europa nunca deixou de haver redutos de atraso e superstição,
como Portugal, Espanha e Irlanda.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 21 de Junho de 2012, 19:55:32 »
A consequência necessária de um processo histórico é o que vc vê hoje; a sucessão de eventos, coincidentes ou não, como a advento da imprensa e o Iluminismo, componentes importantes da cultura européia, resultam neste exato momento histórico. Se o islã estivesse na Europa, se a china inventasse a imprensa.. Só podemos supor com muito pouca confiança o resultado. Poderia tanto não dar em nada como ter dado em alguma coisa...
Os muçulmanos antigos perduraram em muitos locais até depois do Iluminismo e isso não deu em nada. O mesmo com a China, que se trancou e foi “tomada” pela Inglaterra.

A Europa, mesmo dividida sempre se manteve conectada. O florescimento de um local logo se espairava pra outro. Das cidades estados italianas para a França, Holanda, Inglaterra... A consolidação da burguesia como classe relevante, a necessidade da guerra, o excesso de dinheiro, a descoberta do helenismo, a moral cristã e suas vertentes, a política expansionista, a sorte com o tipo móvel... Fatores coincidentes que facilitaram o surgimento do renascimento, iluminismo e revolução industrial... Isso é o que somos e todo mundo na América descende de um europeu em algum momento e sempre copiamos tudo deles, até as revoluções e a esquerda.
A princípio, sempre me pareceu que somos um efeito da cultura européia.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 21 de Junho de 2012, 20:30:34 »
Outro dia tentei começar a imaginar um pouco o que seria hoje, se Al Gore tivesse sucedido Clinton... alguém acha que dá para palpitar com qualquer segurança?

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 22 de Junho de 2012, 03:58:30 »
Acho muito provável que ele também entrasse em guerra no Afeganistão, mas no Iraque não.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 22 de Junho de 2012, 18:57:27 »
Uma correção: a imprensa foi criada na China, bem como os tipos móveis. Porém, lá os tipos móveis não foram muito populares devido ao grande número de caracteres chineses. A xilogravura era mais utilizado.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 23 de Junho de 2012, 03:46:39 »
 :hein:

Offline PedR

• Nível 00
  • *
Os muçulmanos vão dominar a Europa?
« Resposta #141 Online: 22 de Julho de 2012, 21:38:47 »
Vendo aí alguns vídeos, alguns até mais nacionalistas que outros, tava vendo que o islã está aumentando na Europa, aproveitando-se da baixa taxa de natalidade.

<a href="http://www.youtube.com/v/WzbnARyPMMk" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/WzbnARyPMMk</a>

O que vocês pensam disso? Tem outros vídeos sobre isso que eu posso mostrar. Mas esse já basta. O que acham?
« Última modificação: 22 de Julho de 2012, 23:00:42 por PedR »

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
Re:Os muçulmanos vão dominar a Europa?
« Resposta #142 Online: 22 de Julho de 2012, 22:10:22 »
Está havendo uma discussão sobre o assunto neste tópico: ../forum/topic=21977
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline PedR

• Nível 00
  • *
« Resposta #143 Online: 22 de Julho de 2012, 22:14:39 »

Mas é muito antigo e nem tinha visto esse tópico. É pra fechar e comentar lá? Sou novato no fórum.

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #144 Online: 22 de Julho de 2012, 22:20:35 »
Quando achar coisas interessantes que já foram abordadas em outros tópicos pode postar neles, mesmo que sejam antigos. Certamente a moderação vai unir este tópico àquele, sem problemas.

-

Ei, já que é novato, se apresente :) ../forum/topic=198
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline PedR

• Nível 00
  • *
« Resposta #145 Online: 22 de Julho de 2012, 22:31:30 »
Pelo jeito, a Europa vai cair num islamismo e vão implementar o Sharia. Ô desgraça... E quando o islã estará dominando no Brasil? Pois pelo que eu vi, muçulmano se reproduz que nem doido na Europa  :lol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 22 de Julho de 2012, 22:34:29 »
Mas é muito antigo e nem tinha visto esse tópico. É pra fechar e comentar lá? Sou novato no fórum.

Tópicos unidos.

E seja bem vindo PedR.
Foto USGS

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 27 de Julho de 2012, 10:59:29 »
Esse vídeo, pela imagem de previsão, parece até mais continuação da perseguição contra a LARAs, só misturado com um pouco de estereótipo "neonazi de pinto pequeno", nas linhas de "se a imigração continuar, os imigrantes tomarão nossas mulheres e as próximas gerações serão todas feias"  :biglol:

Offline Caixeiro

• Nível 02
  • *
« Resposta #148 Online: 30 de Julho de 2012, 18:35:17 »
Pelo jeito, a Europa vai cair num islamismo e vão implementar o Sharia. Ô desgraça... E quando o islã estará dominando no Brasil? Pois pelo que eu vi, muçulmano se reproduz que nem doido na Europa  :lol:

Se por alguma razão estranha e inexplicável,os muçulmanos se tornarem a maioria religiosa na Europa,acho que é improvável demais que isso seja o suficiente para implementar a Sharia como um todo(incluindo as punições radicais para criminosos,que fazem a alegria dos anti-teístas) . Um exemplo que demonstra que não há casualidade entre esses dois elementos(maioria muçulmana + implementação da Sharia) é a Turquia,que é mais culturalmente conectada à Europa do que ao Oriente Médio .

Offline Pagão

• Nível 38
  • *
« Resposta #149 Online: 31 de Julho de 2012, 08:52:55 »
implementar a Sharia como um todo(incluindo as punições radicais para criminosos,que fazem a alegria dos anti-teístas).

Os teístas tornaram-se bonzinhos para os criminosos... Até parece que os islamitas radicais não são teístas.  ::)

Nenhuma argumentação racional exerce efeitos racionais sobre um indivíduo que não deseje adotar uma atitude racional. - K.Popper

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!