Autor Tópico: O quanto a pirataria prejudica os músicos?  (Lida 16513 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re: O quanto a pirataria prejudica os músicos?
« Resposta #125 Online: 01 de Janeiro de 2010, 21:47:17 »
Saiu hoje na folha:

Indústria fonográfica encolhe e comemora venda de 100 mil unidades

O disco mais vendido no Brasil em 1993 foi o álbum homônimo de Zezé di Camargo & Luciano lançado naquele ano. O disco mais vendido do Brasil em 2009 (até outubro) é o álbum homônimo de Zezé di Camargo & Luciano lançado em 2008. Os sertanejos (e os religiosos) ainda dominam o ranking, mas com uma diferença: o mercado da música encolheu. E muito.

Em 1993, Zezé di Camargo & Luciano venderam 950 mil cópias de seu disco. Entre janeiro e outubro de 2009, o álbum da dupla foi comprado por 218 mil.

Se, nos anos 1990, a década de ouro da indústria fonográfica, era comum para vários artistas lançarem discos que ultrapassavam o 1 milhão de cópias vendidas, hoje se um álbum bater nos 100 mil os executivos de gravadoras dão piruetas segurando taça de champanhe.

Até outubro de 2009, depois de "Zezé di Camargo & Luciano", os mais vendidos no país foram "Eu e o Tempo", do padre Fábio de Melo (189 mil), "I Am... Sasha Fierce", Beyoncé (182 mil), "Borboletas", Victor & Leo (172 mil), e a coletânea "Promessas" (164 mil).

"Em 1997, antes da 'grande crise', tínhamos várias vendas de 1 milhão ou mais. Artistas como padre Marcelo Rossi e o Só pra Contrariar chegavam aos 3 milhões de discos vendidos", relembra Alexandre Schiavo, presidente da Sony.

A "grande crise" da indústria da música começou em 1998, com o crescimento da pirataria de CDs, e foi (ainda está sendo) inflada pela pirataria digital.

O grande ano fonográfico no Brasil foi 1997. O mercado movimentou US$ 1,2 bilhão, a partir de vendas de 104 milhões de unidades (de CD, cassete e LP).

Em 2008, segundo dados da Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD), esse mercado ficou em US$ 205 milhões (incluindo CD, DVD e arquivos digitais). Em 11 anos, um encolhimento de US$ 1 bi.

Assim, fica a pergunta: o que significa "vender muito" hoje? Como traduzir "fazer sucesso"?

"Depende bastante do artista", afirma Leonardo Ganem, presidente da gravadora Som Livre. "Para um artista consagrado, acima de 50 mil cópias. Para um artista novo, a expectativa é menor, 10 mil cópias."

Disco de platina

Mais um indicador da retração do mercado. Até janeiro de 2004, para ganhar o certificado "disco de ouro", um álbum precisava vender 100 mil cópias. Para "disco de platina", 250 mil. Atualmente, "disco de ouro" significa 50 mil cópias, e "disco de platina", 100 mil.

A diminuição de parâmetros, para Marcelo Castello Branco, presidente da EMI Music Brasil e América Latina, não é encarada com pessimismo.

"O mercado mudou muito, não se define mais pelo número de cópias vendidas. Hoje, ele está intimamente ligado às características dos contratos que firmamos com os artistas. A rentabilidade não é mais definida pelo número de cópias físicas vendidas. Hoje temos maior rentabilidade com vendas menores, diversificação de investimentos, além do crescimento do mercado digital. Nos adaptamos ao novo mercado."

Segundo a ABPD, em 2008 o formato CD respondeu por 61% do faturamento; o DVD, por 27%; o digital, por 12%.
"Acredito na convivência dos mercados físico e digital: eles são complementares, nunca excludentes. A substituição do sentido de posse pelo de acesso trouxe mudanças no comportamento do consumidor. Temos de levar em conta a realidade socioeconômica do Brasil, sobretudo o crescimento da classe C durante o governo Lula, além da política de inclusão digital que foi adotada", aponta Castello Branco, da EMI.

O mercado de venda de discos diminuiu, mas ainda há os best-sellers. Segundo Leonardo Ganem, da Som Livre, "os sertanejos e os religiosos sempre vão bem. E a novela ainda é uma franquia muito boa".

Para os independentes, o encolhimento reflete em números mais modestos do que os das gravadoras grandes. "Ao lançarmos um CD de um artista internacional, nos contentamos com venda de 5.000 peças. Já para um nacional seria entre 10 mil e 30 mil", afirma Marcelo Affonso, diretor do selo ST2.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u673331.shtml

Destaquei alguns pontos do texto, um que mostra o quanto encolheu o mercado fonográfico e outro que mostra como ele, timidamente, está tentando reverter a situação, afinal ela passa por uma mudança de comportamento do próprio consumidor.

O interessante é ele dizer que tem mais rentabilidade com vendas menores, ele quiz dizer que ganha mais hoje do que antes ou que a relação lucro x custo é muito mais favorável agora?

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #126 Online: 01 de Janeiro de 2010, 22:17:42 »
O interessante é ele dizer que tem mais rentabilidade com vendas menores, ele quiz dizer que ganha mais hoje do que antes ou que a relação lucro x custo é muito mais favorável agora?

Acho que ele não se referiu apenas a venda de cds, mas também a diversificação de investimentos, além do cresimento do mercado digital. É uma situação parecida com o que aconteceu com a produção de fitas cassete, com o crescimento da pirataria, as gravadoras investiram em peso no CD, deixando o mercado de fitas cassete para os piratas. Numa reportagem que assisti, foi afirmado que 100% das fitas cassete vendidas hoje no país, eram piratas.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #127 Online: 01 de Janeiro de 2010, 22:36:09 »

Acho que ele não se referiu apenas a venda de cds, mas também a diversificação de investimentos, além do cresimento do mercado digital. É uma situação parecida com o que aconteceu com a produção de fitas cassete, com o crescimento da pirataria, as gravadoras investiram em peso no CD, deixando o mercado de fitas cassete para os piratas. Numa reportagem que assisti, foi afirmado que 100% das fitas cassete vendidas hoje no país, eram piratas.

Mas disse que o mercado digital é de 12%, não acho que cobre as perdas sozinho.

Corrigindo tem também a diversificação dos investimentos, mas quais seriam?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 01 de Janeiro de 2010, 23:35:00 »
depois de todas as tergiversações os números estão aí... prejuízo para gravadora e artistas
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 01 de Janeiro de 2010, 23:42:06 »
depois de todas as tergiversações os números estão aí... prejuízo para gravadora e artistas

A conclusão é sua.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 01 de Janeiro de 2010, 23:44:57 »
Bom está no texto da folha, não?

Entenda um pouco: SE os artistas estão ganhando 1000x mais hoje por causa de sei lá o que (para deixar bem emblemático o exemplo), estão perdendo dinheiro na rubrica CD e poderiam estar ganhando 2000x mais hoje.
E mercado digital é advindo de quem compra, não de quem rouba.

E mais uma vez, se você não tem respeito pelo trabalho alheio, vai em frente. Não precisa justificar suas ações.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #131 Online: 02 de Janeiro de 2010, 00:12:58 »
Bom está no texto da folha, não?

Entenda um pouco: SE os artistas estão ganhando 1000x mais hoje por causa de sei lá o que (para deixar bem emblemático o exemplo), estão perdendo dinheiro na rubrica CD e poderiam estar ganhando 2000x mais hoje.

E mais uma vez, se você não tem respeito pelo trabalho alheio, vai em frente. Não precisa justificar suas ações.

SE não houvesse downloads e cds ilegais, eles estariam engajados em procurar rendas alternativas? Estariam ganhando mais?

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #132 Online: 02 de Janeiro de 2010, 00:40:24 »
1- não foi dito que ganham mais..
2- Se ganham mais, certamente não é por pirataria.
3- MINHA DISCUSSÃO NÃO É APENAS COM MÚSICA. Pessoas que roubam, roubam Software, filmes, etc.. Atrapalham muito a industria.
4- Partimos de pontos distintos. Eu respeito o trabalho porque sei quão sérias são as empresas que produzem Software, filmes, etc.. Você parte de uma visão "o que importa é eu pagar menos e dâne-se os outros" e inventa uma desculpa, exatamente como todas as pessoas que roubam, para justificar seus atos.
5- Da mesma maneira que não posso achar bom os empregos de empresas de segurança por causa do roubo em agência de bancos, não posso considerar o seu argumento nada mais do que uma groselha.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 02 de Janeiro de 2010, 00:55:03 »
Mas disse que o mercado digital é de 12%, não acho que cobre as perdas sozinho.

Corrigindo tem também a diversificação dos investimentos, mas quais seriam?

Sinceramente não sei, posso dar alguns chutes: licenciamento de músicas para serem usadas como toques de celular, busca incessante de novos talentos (o youtube ta aí, o cara faz uma música e, de repente, vira sucesso; a não ser que ele seja filho do Silvio Santos, iria precisar de dinheiro para produzir CDs, marketing para aparecer na TV,  infraestrutura para shows, etc...), manutenção dos nomes consagrados (o que impediria uma dupla sertaneja de investir dinheiro e criar o próprio selo?), entre outras coisas que, sendo bem sincero, não consigo pensar o que poderiam ser.
Alfred E. Newman

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 02 de Janeiro de 2010, 01:06:48 »
1- não foi dito que ganham mais..
2- Se ganham mais, certamente não é por pirataria.
3- MINHA DISCUSSÃO NÃO É APENAS COM MÚSICA. Pessoas que roubam, roubam Software, filmes, etc.. Atrapalham muito a industria.
4- Partimos de pontos distintos. Eu respeito o trabalho porque sei quão sérias são as empresas que produzem Software, filmes, etc.. Você parte de uma visão "o que importa é eu pagar menos e dâne-se os outros" e inventa uma desculpa, exatamente como todas as pessoas que roubam, para justificar seus atos.
5- Da mesma maneira que não posso achar bom os empregos de empresas de segurança por causa do roubo em agência de bancos, não posso considerar o seu argumento nada mais do que uma groselha.

Respondendo ao tópico: Quanto a pirataria prejudicas os músicos. Minha opinião de comunista, ladrão, adorador do Lula : hoje em dia nada, no começo prejudicou muito.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #135 Online: 02 de Janeiro de 2010, 10:12:04 »
Numa reportagem que assisti, foi afirmado que 100% das fitas cassete vendidas hoje no país, eram piratas.
Putz, fita-cassete? Isso ainda existe? :olheira:

Eu pensei que talvez por morarem em favelas, mas daí lembrei daquela pesquisa: as casas das favelas cariocas têm 59% DVD; 55% celular; 12% têm computador; (dados da Wikipédia)
Errou na matemática... se eles investem em rendas alternativas, como shows, camisetas, ou tanto faz a que isso se refira, essa renda alternativa também advém dos piratas. Pois devido aos piratas só perdem na venda de CDs.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2010, 12:02:17 por Ilovefoxes »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #136 Online: 02 de Janeiro de 2010, 11:53:52 »
Isso é culpa do Foxes e cúmplices!!

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #137 Online: 02 de Janeiro de 2010, 12:01:33 »
É culpa do governo anterior...

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 02 de Janeiro de 2010, 12:07:36 »
Foxes "Lula" da Silva???
Bolsa pirata???

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 02 de Janeiro de 2010, 12:12:37 »
Não parece difícil "montar" uma gravadora...

feature=PlayList&p=AD8B24D21130EE9C&index=0&playnext=1

Basta vir de uma família rica ou ter amigos ricos!!!

Futura dinâmica das "gravadoras"... Serão em fundos de garagens (ou mansões) onde apaixonados recebem um trocado pra colocar a música de alguns na Internet!

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 02 de Janeiro de 2010, 13:28:12 »
Errou na matemática... se eles investem em rendas alternativas, como shows, camisetas, ou tanto faz a que isso se refira, essa renda alternativa também advém dos piratas. Pois devido aos piratas só perdem na venda de CDs.

pode me provar, com fontes, o quanto os piratas ajudam nessas rendas alternativas?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #141 Online: 02 de Janeiro de 2010, 13:37:58 »

Uai, não necessariamente:

"O mercado mudou muito, não se define mais pelo número de cópias vendidas. Hoje, ele está intimamente ligado às características dos contratos que firmamos com os artistas. A rentabilidade não é mais definida pelo número de cópias físicas vendidas. Hoje temos maior rentabilidade com vendas menores, diversificação de investimentos, além do crescimento do mercado digital. Nos adaptamos ao novo mercado."

Basicamente ele não disse se o lucro diminui após ter diversificado, mas basicamente deixou claro que mudou os contratos e perdendo grana não está. Já os músicos principalmente os famosos tem abusado dos shows porque é um dinheiro rápido e seguro, e mesmo que precise um investimento alto, ele se dilui rapidamente.

Cá entre nós, acho que ele faz onda, porque gente de gravadora, pelo menos 4 anos atrás, tinha um treco se você pronunciava a blasfêmia 'MP3' ... :P
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2010, 13:40:01 por FZapp »
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 02 de Janeiro de 2010, 13:49:19 »
Como disse anteriormente, não me interessa se estão ganhando mais ou menos em determinada rubrica, sem a pirataria poderiam ganhar com o aumento de shows e com os CDs.  O número dos CDs é claro, estão perdendo muito dinheiro.
E o que insistem em esquecer é que a pirataria é com tudo, filmes, softwares, etc..., é uma postura de pensar em si e o outro que se dane, isto o que estou discutindo aqui.

Histórias para roubar todo mundo encontra.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #143 Online: 02 de Janeiro de 2010, 14:03:05 »
Sim, com certeza, quando um número expressivo de pessoas não podia surrupiar as músicas, o lucro era maior. Mas também gravadoras abusaram demais dessa técnica, então mais dia menos dia algo assim iria acontecer. Claro que não é pretexto, é análise de mercado ...
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #144 Online: 02 de Janeiro de 2010, 14:11:05 »
Não acho nem pretexto nem análise de mercado. Para mim é roubo. Se vendiam muito antes é porque o público existia.
As pessoas roubam porque é fácil roubar, não por outro motivo. Roubam porque não serão pegas.

Não é desculpa o preço, você pode pagar músicas sob demanda, você pode pagar boa parte dos CDs,  você pode pagar softwares, filmes, etc.., em sua totalidade ou em boa parte dele.

Mais uma vez, como nossos políticos que todos aqui demonizam, roubam porque é fácil roubar.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 02 de Janeiro de 2010, 14:50:35 »
Não acho nem pretexto nem análise de mercado. Para mim é roubo. Se vendiam muito antes é porque o público existia.

O público não deixou de existir, apenas mudou. Antigamente (nossa, me senti um velho agora) as pessoas gravavam as músicas que tocavam na rádio, muitos amigos meus, mesmo com toda a trabalheira que dava, colecionaram centenas de fitas com as músicas que tocavam diariamente. O jovem de hoje simplesmente gosta de uma música, vai até o google e, em alguns minutos, tem ela no seu computador. Se o consumidor mudou para pior, por causa da facilidade de cópia, também é possível ele voltar a comprar, por causa dessa mesma facilidade.

Agora, como isso poderá acontecer eu, sinceramente, não sei.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2010, 15:10:32 por Dodo »
Alfred E. Newman

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #146 Online: 02 de Janeiro de 2010, 15:28:12 »
pode me provar, com fontes, o quanto os piratas ajudam nessas rendas alternativas?
O texto em si não afirma nada quanto a quantidade de lucros com as rendas alternativas. Logo não cabe a você o ônus da prova, já que é quem afirma que eles perderiam?

Eu apenas refutei a sua colocação final de que os piratas resultam em perda total.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 02 de Janeiro de 2010, 15:35:58 »

O público não deixou de existir, apenas mudou. Antigamente (nossa, me senti um velho agora) as pessoas gravavam as músicas que tocavam na rádio, muitos amigos meus, mesmo com toda a trabalheira que dava, colecionaram centenas de fitas com as músicas que tocavam diariamente. O jovem de hoje simplesmente gosta de uma música, vai até o google e, em alguns minutos, tem ela no seu computador. Se o consumidor mudou para pior, por causa da facilidade de cópia, também é possível ele voltar a comprar, por causa dessa mesma facilidade.

Agora, como isso poderá acontecer eu, sinceramente, não sei.

Eu acho que não existe nada melhor que o "de graça".

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 03 de Janeiro de 2010, 00:00:37 »
O texto em si não afirma nada quanto a quantidade de lucros com as rendas alternativas. Logo não cabe a você o ônus da prova, já que é quem afirma que eles perderiam?

Eu apenas refutei a sua colocação final de que os piratas resultam em perda total.

Foxes leia o post e vê se o que você postula é lógico. Você fez a afirmação, é justo que mostre as fontes. Você sobrevive em debates, ainda que passando ridículo, a custo dessas chicanas absurdas.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #149 Online: 03 de Janeiro de 2010, 00:23:43 »
Lógico? Então vamos lá. Vou substituir "vendas alternativas" por "venda de camisetas".

Os piratas não pagam por CDs. Mas a indústria ganha dinheiro vendendo camisetas.

Logo, ganham dinheiro também dos piratas.

Quando você afirma que os piratas dão prejuízo total você fez uma conta errada, não é simples?

Então qual fonte você quer? Segundo o que entendi do texto, a venda de camisetas foi uma "solução" para o problema de parte do público não pagarem por CDs.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2010, 00:46:14 por Ilovefoxes »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!