Vamos lá FZapp
Eu já disse que não aceito que politicas assistencialistas vieram de um ponto específico na história (esquerda, capitalista, sei la...). Isso é um processo. Mas você insiste nisso.
Você deveria então dizer que essa sede de controle da imprensa (que por exemplo o Lula quer agora) é uma coisa então de esquerda, correto?
Porque realmente me parece que ao final, existe um pacote de bem=esquerda, coisas ruins= direita.
Não, não diria. No passado esses mesmos caras lutavam pela liberdade de imprensa. Sede de controle da imprensa é mais 'governista'.
Eu citei coisas boas da direita, mas você prefere seus espantalhos.
Faz o seguinte: fica com eles. Mas o fato é que marxismo != esquerda.
Bullshit. Esquerda pela sua definição é "comunista, anarquista, socialista, ecologista, regulamentação, progressista, etc.." e mais duzentos e trinta e três coisas.
A única coisa que pedi foi uma definição clara. Você falar que esquerda, com essa definição ampla, lutou a favor da liberdade de imprensa é simplesmente absurdo. Pode se no máximo que algumas sim, outras não. E claro que durante todo o século XX, a maior parte dos paises de esquerda (levando em conta SUA DEFINIÇÃO e da wiki) estavam sob regimes que não só negligenciava a liberdade de imprensa como todos os outros benefícios de um pais livre.
Se não quer entender que a palavra não tem sentido, continuar a ser chamar de esquerda, e só querer ver a parte do capitalismo com cara de bonzinho, realmente é um problema seu.
Você coloca esquerda como bem e direita como mal. O que eu disse aqui é que a definição de esquerda e direita não tem sentido se esquerda não derivar do marxismo. Falei sobre o problema de sorites, etc.. Você contestou? Não.
Economia controlada? Existe muito antes do que termo esquerda e até o seculo XVIII era a regra, não a excessão. Movimentos sociais? Teve em todo lugar, de direita e de esquerda, sabe-se lá o que isso significa. (Ah, todos são de esquerda porque por definição, coisas boas são de esquerda), reforma trabalhista? idem..
Alias, até hoje não temos economia "não regulamentada" e por esse critério, temos todos na esquerda.
E você fica com o mesmo blablabla querendo provar que historicamente esquerda fez isso e aquilo, esquecendo curiosamente, a parte da esquerda que representou 100% fracassos (e você já sabe o resto)
E mais uma vez, por esse critério, Hitler era de esquerda.
Eu não entendo como alguém pode querer discutir sob um termo que não significa nada. Ao propor esquerda como derivada do marxismo, além de solucionar esses problemas, essa definição estaria de acordo com o regime que viveu a maior parte das pessoas que viveram sob a esquerda, e também com a definição até a queda do muro.
Lá no primeiro mundo existem programas assistencialistas. Isso os torna de esquerda? Não. Tem quem insista que a Europa é socialista, outros que é uma social-democracia (raras vezes fazem isso também dos EUA). Mas francamente, a gente sabe que isso é só uma forma de se fabricar uma evidência falsa do sucesso desses sistemas políticos. Não é? E na verdade eu culpo essa propaganda enganosa o motivo pelo qual pessoas se auto-declaram esquerda mesmo não sendo.
Certo, então elas se chamam de esquerda, você não aceita, elas se chamam de social-democracia, você acha que isso não é esquerda, e o errado sou eu ?
Então Zapatero é uma evidência falsa ? A única esquerda verdadeira é Stalin ? E os que lutaram inclusive na guerra civil espanhola e foram traídos, como o caso que já citei de Orwell ? Não ficou claro que ele percebeu que Stalin era um invejoso do status da monarquia, e criou a sua própria elite, mesmo traindo seus antigos 'companheiros' ?
Esse é o fato. O que você e Agnóstico fazem é a mesma coisa que eu dizer que você é nazi porque é de direita.
O fato é que este tópico todo trata sobre a sua incapacidade de aceitar que as pessoas são mais complexas do que o seu mundo diz.
Isso responde sobre o meu apelo ao ceticismo. É para cada um olhar a si mesmo. No caso caso eu recomendo que leia mais.
E Zapatero poderia ser de direita apenas mudando o discurso. Ele é um capitalista, que intervém MUITO MODERADAMENTE na economia, faz tudo como Aznar, mas tem a cara de bonzinho e então é de esquerda.
E o que é que essa traição de Stalin quer dizer? Que Lenin/Trotski não eram assassinos e foi culpa de Stalin que a coisa degringolou para um estado burocrático? E você sabe que não estou dizendo nada análogo a ser direita ´= Nazi. Isso é espantalho.
Estou dizendo que
1- Se esquerda é derivada do Marxismo, esquerda é uma estupidez.
2- Se esquerda não é derivada do Marxismo, a definição fica ou abrangente demais (comunista, anarquista, social democracia, progressita, blabla) que não dá para ser utilizada OU se for utilizada como "grau de intervenção na economia", fica sem sentido, haja visto que Hitler iria virar esquerda.
Ou ainda, que de acordo com suas definições, 90% do mundo devem ser de esquerda.
Então não me venha dizer uma coisa que não disse, desde o momento zero coloquei a questão das definições. Se você se gosta de se classificar como algo "indefinível" para que possa sempre se dar bem nas lacunas das definições, ok, mas não me acuse de coisas que não disse.
Evidentemente, se "grau de intervenção na economia" é o critério, esquerda não é idiotisse (mas todos somos esquerda).