Então, um amigo médico nos EUA disse que a vantagem de um sistema de saúde unificado como o SUS é o poder de barganha com fornecedores e sindicatos, o que torna procedimentos muito, mas muito mais baratos que nos EUA, onde cada hospital tem sua negociação e por isso menos poder. Ele comentou, e eu não verifiquei, que um parto C-section custa em média 15 mil dólares, enquanto no Reino Unido sai por 3500 dólares e uma amiga teve filho em quarto particular, num ótimo hospital e pagou 2500 reais.
Estou já há algum tempo meio atarefado (só consigo acessar pelo celular ou pelo tablet) e com isso estou devendo algumas postagens. No máximo tenho conseguido postagens pontuais. Contudo, como hoje consegui um tempo ao computador por causa de um paciente que faltou, posso, pelo menos, colocar alguma coisa aqui.
As compras em saúde são centralizadas nos entes. Assim, as secretarias municipais centralizam as compras da rede municipal, a secretaria estadual da rede estadual e o Ministério da Saúde as compras da rede da União e dos programas conduzidos pela União, como o PNI. Os Hospitais Universitários são separados, com compras pelo MEC, pelas secretarias de educação municipal e/ou estadual. A forma de compra, normalmente, é através de uma licitação, que pode ocorrer por diversos modelos, mas o que tem se tornado mais comum é o pregão eletrônico (que pode ser visto como funciona aqui:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Preg%C3%A3o_eletr%C3%B4nico ). No final ganha sempre o menor preço, o que nem sempre é o melhor produto (e nem o mais econômico). Para corrigir isso, deve-se fazer um processo licitatório onde as especificações sejam tais que garantam um mínimo de qualidade, mas sem ser restritiva a ponto de direcionar o processo. E isso leva tempo e é complicado. O vencedor do pregão então acaba com uma ata de registro de preço. Quer dizer, é uma espécie de compromisso, em que a vencedora da licitação se compromete a vender pelo valor do pregão os produtos até determinada quantidade, durante um tempo (normalmente um ano).
Cada ente é responsável por suas licitações, PORÉM, graças à Copa, a Educação e Saúde podem realizar outras modalidades, de uma forma mais centralizada. No caso da Saúde, por exemplo, existe o Portal de Compras da Saúde, em que uma Ata única do MS o município/estado pode aderir e adquirir os seus produtos. Isso simplifica e barateia enormemente o processo (e facilita a auditoria). Ainda não está muito disseminado, mas também é ainda recente.