Autor Tópico: Problemas do SUS  (Lida 155134 vezes)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Problemas do SUS
« Resposta #125 Online: 21 de Março de 2013, 12:37:34 »
Aqui em minha cidade, dependendo da região, é bem rápido o atendimento. Das ultimas vezes que fui, no final do ano passado, não fiquei mais que 10 min. na fila.

E tem uma unidade perto de casa que estava tão bem organizada, que  pessoal dos outros bairros "falsifivam" o endereço para ser atendido lá nas consultas. Uma vez, descubriram que um galpão abandonado era o endereço de muitos dos pacientes cadastrados na fila de espera das consultas.

No pronto socorro municipal aqui, não se espera mais que 20 ou 30 minutos em média se não for emergência. Nos postos de saúde o atendimento em geral não é demorado e a pessoa sai medicada e consultada. Distribuição de remédios, vacinas, atendimento ambulatorial, tudo funciona a contento. Somente consultas marcadas é que demoram meses para acontecer de fato.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #126 Online: 21 de Março de 2013, 12:45:31 »
Você já foi num postinho? Recebeu remédio gratuito de indicação mensal ou foi algo que você só ouviu falar?
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #127 Online: 21 de Março de 2013, 12:54:17 »
Aqui em minha cidade, dependendo da região, é bem rápido o atendimento. Das ultimas vezes que fui, no final do ano passado, não fiquei mais que 10 min. na fila.

E tem uma unidade perto de casa que estava tão bem organizada, que  pessoal dos outros bairros "falsifivam" o endereço para ser atendido lá nas consultas. Uma vez, descubriram que um galpão abandonado era o endereço de muitos dos pacientes cadastrados na fila de espera das consultas.

No pronto socorro municipal aqui, não se espera mais que 20 ou 30 minutos em média se não for emergência. Nos postos de saúde o atendimento em geral não é demorado e a pessoa sai medicada e consultada. Distribuição de remédios, vacinas, atendimento ambulatorial, tudo funciona a contento. Somente consultas marcadas é que demoram meses para acontecer de fato.

A opinião do ministro da saúde:

População está certa ao avaliar saúde pública como ruim, diz ministro
Alexandre Padilha falou com o G1 sobre pesquisa do Ibope.
Para 61% dos brasileiros, atendimento público é ‘ruim’ ou ‘péssimo’.

[...]

“O diagnóstico global feito pelos brasileiros está correto”, disse Padilha. “Ele aponta os principais desafios da saúde no Brasil: a demora no acesso ao atendimento, o desperdício e a qualidade do atendimento.”

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/01/populacao-esta-correta-ao-avaliar-saude-publica-como-ruim-diz-ministro.html

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #128 Online: 21 de Março de 2013, 13:05:40 »
Nossa, que bacana, as vacinas são super rápidas e eles também não fazem alguém com fratura exposta esperar 5 meses por um atendimento.  :stunned:

Ano passado eu precisei ir ao posto retirar uns pontos do dedo, e realmente fui atendido em menos de 20 minutos! Que supimpa, que qualidade, que sensual! Pena que isso não importa porra nenhuma.

O que importa é leito para pessoas realmente doentes, é exames e consultas imediatas para pessoas que viram suas vidas ruir com um diagnóstico de câncer, é não precisar dormir em cima de uma maca em um corredor de hospital, é não morrer na fila de atendimento, é ser tratado com dignidade e presteza quando se está muito doente, é não precisar ir na noite anterior ao hospital para dormir na fila com a esperança de pegar uma das primeiras senhas para conseguir atendimento no dia anterior.

Pô, sério, eu fico super feliz em saber que alguém que se acidenta de moto e tem, sei lá, uma fratura exposta não precisa marcar consulta pra ser atendido ou que alguém com 37.1º de febre consegue ser atendido em menos de uma hora em um posto qualquer, mas usar isso para querer começar a definir o nosso sistema de saúde é pra foder o c* do palhaço. 
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #129 Online: 21 de Março de 2013, 13:12:08 »
Mesmos nos casos graves, é comum a espera por horas. Sem contar que, como disse o Diego, os médicos têm visão de raio X e sensibilidade paranormal, pois não precisam de exames.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #130 Online: 21 de Março de 2013, 13:13:00 »

A opinião do ministro da saúde:

População está certa ao avaliar saúde pública como ruim, diz ministro
Alexandre Padilha falou com o G1 sobre pesquisa do Ibope.
Para 61% dos brasileiros, atendimento público é ‘ruim’ ou ‘péssimo’.

[...]

“O diagnóstico global feito pelos brasileiros está correto”, disse Padilha. “Ele aponta os principais desafios da saúde no Brasil: a demora no acesso ao atendimento, o desperdício e a qualidade do atendimento.”

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2012/01/populacao-esta-correta-ao-avaliar-saude-publica-como-ruim-diz-ministro.html

Esse ministro está ideologizando a discussão. Os petistas daqui estão corretos, o serviço é bom e tem apenas algumas coisas para melhorar.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #131 Online: 21 de Março de 2013, 13:21:37 »
Nossa, que bacana, as vacinas são super rápidas e eles também não fazem alguém com fratura exposta esperar 5 meses por um atendimento.  :stunned:

Ano passado eu precisei ir ao posto retirar uns pontos do dedo, e realmente fui atendido em menos de 20 minutos! Que supimpa, que qualidade, que sensual! Pena que isso não importa porra nenhuma.

O que importa é leito para pessoas realmente doentes, é exames e consultas imediatas para pessoas que viram suas vidas ruir com um diagnóstico de câncer, é não precisar dormir em cima de uma maca em um corredor de hospital, é não morrer na fila de atendimento, é ser tratado com dignidade e presteza quando se está muito doente, é não precisar ir na noite anterior ao hospital para dormir na fila com a esperança de pegar uma das primeiras senhas para conseguir atendimento no dia anterior.

Pô, sério, eu fico super feliz em saber que alguém que se acidenta de moto e tem, sei lá, uma fratura exposta não precisa marcar consulta pra ser atendido ou que alguém com 37.1º de febre consegue ser atendido em menos de uma hora em um posto qualquer, mas usar isso para querer começar a definir o nosso sistema de saúde é pra foder o c* do palhaço. 
O pior que isso não é a realidade. A minha irmã foi num postinho porque teve princípio de pneumonia, ela teve que esperar 1:30 pra pré-consulta e mais 3 horas para a consulta de verdade e ainda o remédio que a médica deu não tinha na farmácia do postinho.

Esses casos de tirar pontinhos e ser atendido em 10 minutos é raro, e a maioria dos pontos pode ser tirado por uma enfermeira.

Só a vacina é uma coisa que consegue ser distribuida de maneira +ou- boa, e a ANVISA o super órgão do SUS que devemos nossas vidas por fiscalizar, não consegue nem fiscalizar alimentos e deixam casos como o do Ades e Toddynho passarem batidos, vai saber o que mais essa ANVISA não fiscaliza direito, se não for sibutramina/hidroxicobalamina/e remédios novos pra mieloma múltiplo esqueça que ela não vai dar bola, nem se tiverem vendendo veneno de rato junto da comida (reza a lenda que o presidente da Anvisa e seus conselheiros só tem obsessão preocupação com remédio de emagrecer).
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #132 Online: 21 de Março de 2013, 13:30:15 »
Juca, não perca tempo. Interpretação de texto tá em falta.
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 21 de Março de 2013, 13:30:32 »
Abrindo o espectro de responsabilidades do SUS, poderíamos por:
- Vacinação - OK
- Pronto Atendimento: Ruim
- Exames: Desesperador
- Consultas Médicas: Um Lixo
- ANVISA: Desesperador
- Distribuição de Remédios: Ok

Esqueci algo?

Isso é, apenas aquilo que demanda gastos (que podem ser superfaturados, fonte de receita!!) e trabalhos simples (aplicação de vacinas, logística terceirizada) são realizados.

O resto é um lixo.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #134 Online: 21 de Março de 2013, 13:31:21 »

Onde?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 21 de Março de 2013, 13:33:40 »
Existe assimetria que varia de ruim a lixo,  passando entre esses extremos por vergonhoso e desesperador.
Quando entro num posto de saúde, peço uma vacina, espero 10 minutos e sou vacinado, isso é lixo?

Quando tenho um acidente de moto, preciso de uma UTI, espero 30 minutos por uma vaga isso é lixo?

Quando tenho febre, vou a um pronto socorro, espero 45 minutos sou medicado e atendido, isso é lixo?

Dos eventos supra, qual(ou quais) você pode apontar como corriqueiros?

E qual é a fonte para a suas afirmações?

Do (pouco) que eu conheço, incluindo conversas feitas com médicos, eu diria que os itens de sua relação constituem a exceção e não a regra.

Obviamente a espera de 5 meses por uma consulta realmente é um lixo, e existem coisa que precisam ser melhoradas em muito.

O problema é que esta "melhora" certamente será condicionada a um aumento de verba alocada para a saúde. Duvido que se faça uma racionalização dos recursos.
Foto USGS

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #136 Online: 21 de Março de 2013, 13:34:52 »
Aqui neste tópico.
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #137 Online: 21 de Março de 2013, 13:38:41 »

Onde?

Eu também quero saber: Onde?
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #138 Online: 21 de Março de 2013, 13:40:04 »
Aqui neste tópico.

Em todo ele?

Ou em alguma postagem específica?
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #139 Online: 21 de Março de 2013, 13:43:26 »
Geo você disse uma coisa boba. Não te conto onde. Bobão.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #140 Online: 21 de Março de 2013, 13:45:47 »
Geo você disse uma coisa boba. Não te conto onde. Bobão.

É o problema da idade...
Foto USGS

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #141 Online: 21 de Março de 2013, 14:04:32 »
Abrindo o espectro de responsabilidades do SUS, poderíamos por:
- Vacinação - OK
- ANVISA: Desesperador
- Distribuição de Remédios: Ok

Esqueci algo?

Isso é, apenas aquilo que demanda gastos (que podem ser superfaturados, fonte de receita!!) e trabalhos simples (aplicação de vacinas, logística terceirizada) são realizados.

O resto é um lixo.

Só uns adendos:

- Pronto Atendimento: Ruim (com excessões, onde é realmente boa)
- Exames: Desesperador (beira a inexistência, é preferível pagar uma cliníca para fazer exames auxiliares mesmo que as consultas sejam feitas pelo SUS)
- ANVISA: Desesperador (nem tanto assim)
- Distribuição de Remédios: Ok (Não! Existe e funciona, mas não está ok)

Esqueci algo?
Controle de epidemias.
Funciona muito bem em vários casos. Mas é um fracasso em algumas, como Dengue por exemplo.
« Última modificação: 21 de Março de 2013, 14:08:25 por JohnnyRivers »
"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #142 Online: 21 de Março de 2013, 14:10:12 »
churras fim de semana. A mãe do namorado de minha irmã demorou quase cinco meses para ser atendido por um clínico. Não sabia disso, mas me contaram que a espera por um cardiologista ainda é maior.

Qual critério eu posso usar para poder chamar isso de ruim e não de lixo?

Agnóstico, já tentei argumentar aqui em outras ocasiões, mas sempre acabo tendo de bater na mesma tecla: a gestão do SUS (em sua maior parte) é municipal. Sendo assim, se a mãe do namorado de sua irmã demorou cinco meses para conseguir uma consulta, isso é um problema de gestão municipal e não do SUS em si. Em grande parte dos municípios não haveria espera para consulta com o clínico. Municípios grandes, como os são a maioria das capitais, possuem maiores dificuldades de assistência que municípios pequenos. Um dos problemas é justamente que a Atenção Básica e a Estratégia Saúde da Família não cobre boa parte da população (São Paulo, por exemplo, possui uma cobertura de 27% da população). Uma baixa cobertura da AB reflete em uma demanda maior em hospitais e clínicas (em torno de 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na AB). Por outro lado, existem municípios com até 100% de cobertura, ou mais (a cobertura é definida por 1 equipe a cada 3.450 habitantes em média). Em muitos desses municípios não é você quem marca a consulta, é o agente de saúde que vai na sua casa e faz o acompanhamento e marca sua consulta. No caso da Atenção Especializada, da mesma maneira existem diferenças entre municípios e estados. Conseguir uma consulta com o cardiologista, em muitos lugares, é algo muito fácil (o que pode não ser para outras especialidades, depende da realidade de cada lugar). No RN, por exemplo, conseguir uma consulta e um procedimento na cardiologia e oftalmologia é muito mais fácil que um procedimento urológico (além de um problema crônico que temos com pediatras e anestesiologistas). Existem causas para isso, como formação, disponibilidade de RH e mesmo questões que considero éticas que não vou levantar aqui. De uma maneira geral, você vai observar que onde existe uma Atenção Básica bem estruturada os problemas na média e alta complexidade são reduzidos (ainda que passem também por outras questões como a regionalização dos serviços).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #143 Online: 21 de Março de 2013, 14:13:24 »
- Vacinação - OK
- ANVISA: Ruim
- Distribuição de Remédios: Médio
- Controle de epidemias: Ruim

Alguém lembra outra responsabilidade do SUS?

Mais um ponto, se ao dermos uma nota geral ao SUS ponderássemos os pesos pelo critério "O SUS te atende quanto você precisa" e não "O SUS cuida para que um pequeno número de doenças não volte a ser problema", a nota total do SUS seria "Um Lixo".
E é isso que ele é. E um lixo caro.

Está claro que todo o atendimento deveria ser retirado do SUS e feito através de reembolsos com empresas privadas.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline JohnnyRivers

• Nível 31
  • *
  • Are we saved by the words of bastard saints?
« Resposta #144 Online: 21 de Março de 2013, 14:21:55 »
Isso há 1 ano atrás:

De 0 a 10, índice do governo dá nota 5,4 à saúde pública no Brasil

Índice elaborado pelo governo revela que somente 1,9% da população brasileira vive nos 347 municípios cujos serviços públicos de saúde têm notas acima de 7,0, segundo o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), lançado nesta quinta (1) pelo Ministério da Saúde.

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/03/de-0-10-indice-do-governo-da-nota-54-saude-publica-no-brasil.html

"Que homem é um homem que não torna o mundo melhor?"

"What do we need? Where do we go when we get where we don't know?
  Why should we doubt the virgin white of fallen snow when faith's our shelter from the cold?"
- Skid Row

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 21 de Março de 2013, 14:25:16 »
churras fim de semana. A mãe do namorado de minha irmã demorou quase cinco meses para ser atendido por um clínico. Não sabia disso, mas me contaram que a espera por um cardiologista ainda é maior.

Qual critério eu posso usar para poder chamar isso de ruim e não de lixo?

Agnóstico, já tentei argumentar aqui em outras ocasiões, mas sempre acabo tendo de bater na mesma tecla: a gestão do SUS (em sua maior parte) é municipal. Sendo assim, se a mãe do namorado de sua irmã demorou cinco meses para conseguir uma consulta, isso é um problema de gestão municipal e não do SUS em si. Em grande parte dos municípios não haveria espera para consulta com o clínico.

Os posts das pessoas que moram no interior dizem que o atendimento para uma consulta é sempre ruim. Note que esse caso dos cinco meses não foi em SP, ela mora em Jundiaí.
O exemplo do cardiologista sim, foi baseado em SP.

Eu não estou nesse tópico para meter o pau no governo federal. Entendi (e obrigado pela explicação) que o SUS é municipal, mas não é por isso que ele deixa de ser ruim.

Me responda algo, Derfel, friamente. Acha que políticos sirvam para gerir empresas ou empreendimentos? Já geriram uma empresa? Sabem como fazer para torna-las mais eficientes? Qual a carreira deles?

Se te conheço bem, acho que você dirá que não podem fazer isso bem, salvo exceções. Então, o esperado é que seja ruim e caro, ou raramente que seja bom e muito caro. Bom e a custo justo deve ser quase um milagre.

Municípios grandes, como os são a maioria das capitais, possuem maiores dificuldades de assistência que municípios pequenos. Um dos problemas é justamente que a Atenção Básica e a Estratégia Saúde da Família não cobre boa parte da população (São Paulo, por exemplo, possui uma cobertura de 27% da população). Uma baixa cobertura da AB reflete em uma demanda maior em hospitais e clínicas (em torno de 80% dos problemas de saúde podem ser resolvidos na AB). Por outro lado, existem municípios com até 100% de cobertura, ou mais (a cobertura é definida por 1 equipe a cada 3.450 habitantes em média). Em muitos desses municípios não é você quem marca a consulta, é o agente de saúde que vai na sua casa e faz o acompanhamento e marca sua consulta. No caso da Atenção Especializada, da mesma maneira existem diferenças entre municípios e estados. Conseguir uma consulta com o cardiologista, em muitos lugares, é algo muito fácil (o que pode não ser para outras especialidades, depende da realidade de cada lugar). No RN, por exemplo, conseguir uma consulta e um procedimento na cardiologia e oftalmologia é muito mais fácil que um procedimento urológico (além de um problema crônico que temos com pediatras e anestesiologistas). Existem causas para isso, como formação, disponibilidade de RH e mesmo questões que considero éticas que não vou levantar aqui. De uma maneira geral, você vai observar que onde existe uma Atenção Básica bem estruturada os problemas na média e alta complexidade são reduzidos (ainda que passem também por outras questões como a regionalização dos serviços).

Isso só reforça o fato de que para municípios grandes a necessidade de mudança é ainda mais urgente. Se o SUS funciona em alguns lugares a preço justo, poderíamos deixa-los na mão do estado, sem problema algum. Mas há que se ter indicadores de qualidade e financeiros para julgar isso (por hospital, região, doenças, custo, espera, etc..)

O próprio ministro disse que é ruim, todas as pessoas que converso (simplesmente todas) que já tiveram contato com o sistema qualifica como catastrófico. E as notícias de desvios, mortes, espera e descaso são diários.

Na verdade, você provavelmente está enganado, olhando um conjunto de exceções (quer dizer que a população carente do RN pode se consultar com cardiologista... uhh.. é contra intuitivo), apaixonado pelo seu trabalho, ou correto em alguma situação específica apenas. Mas de novo, o SUS, em geral, é um lixo.
« Última modificação: 21 de Março de 2013, 14:48:52 por Agnóstico »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #146 Online: 21 de Março de 2013, 14:35:36 »
Aqui neste tópico.

Em todo ele?

Ou em alguma postagem específica?

Onde?

Eu também quero saber: Onde?

O problema é regional e setorial. A má qualidade não é unânime e os pontos positivos obviamente devem ser considerados no espetro.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #147 Online: 21 de Março de 2013, 14:50:16 »
Ou seja, se não mostram o que você quer ouvir, então são incompletos. Que indicadores sugere então?

Para começar a avaliação de qualidade deve ser feita por uma entidade independente. Isto evitará a maior parte dos erros na geração de informações. Na continuidade, os indicadores devem ser contextualizados.
Mas isso é feito. Alguns indicadores (como a mortalidade infantil, por exemplo) são acompanhados por entidades internacionais como UNICEF (que distribui o selo Hospital Amigo da Criança e Município Amigo da Criança dentro de critérios bem rigorosos) e o Banco Mundial, que também financiam muitos projetos. Existem também estudos de base local com pesquisadores independentes nas universidades (públicas e privadas). Como exemplo temos também o PMAQ-AB que avalia 47 indicadores e ainda uma avaliação qualitativa das equipes da Atenção Básica, que é conduzido por um avaliador externo, normalmente uma Universidade. Mesmo com tudo isso, os sistemas de informação em saúde do Brasil são muito confiáveis, sendo o melhor e maior sistema de informação passivo do mundo (existe uma contribuição e intercâmbio grande entre a SVS e o CDC americano). Antes dos dados serem disponibilizados eles passam por uma crítica e, dependendo do dado, um fator de correção (exemplo de fator de correção é no sistema  de mortalidade em municípios com ainda grande número de cemitérios clandestinos), tudo isso leva a um atraso de 3 a até 6 meses para a disponibilidade do dado ao público.
E porque deve ser feito isto? Exemplo. Eu posso afirmar que se a mortalidade infantil passou de 100/1.000 para 80/1.000 houve uma redução de 20,00%. Ótimo.

Mas quantas pessoas foram convocadas neste processo? Qual foi o custo total e per capita para conseguir tal redução? A taxa atual é aceitável para países nas mesmas condições?

A redução da mortalidade infantil é mesmo uma história muito interessante. Foi conseguido um enorme progresso com muito pouco financeiramente. Nada como uma colher de açúcar, uma pitada de sal e água (o soro caseiro). Na verdade foi isso que acabou levando à criação dos Agentes Comunitários de Saúde, primeiramente com a estratégia da Pastoral da Criança e depois em estados de Minas e (se não me engano) Alagoas e por fim culminou nos Agentes Comunitários de Saúde no Brasil de uma maneira geral. Houve também uma mudança no protocolo de atendimento às diarreias nas unidades de saúde que contribuíram muito. O maior problema, hoje, para a redução da mortalidade infantil reside na mortalidade perinatal (aí o problema é um pouco mais complexo). Na consulta à Wiki, o Brasil ocupava (em 2008) a 116o posição na mortalidade infantil e índice semelhante ao da América Latina e caribe (32 por 1000 nascidos vivos na AL e 31 por 1000 nascidos vivos no Brasil). Em uma consulta rápida no DATASUS e fazendo os cálculos rápidos (mas posso ter as informações melhores depois), com os dados de 2010, que são os últimos disponíveis (lembra-se da crítica dos dados?), consegui 13,93 a cada 1000 nascidos vivos (que é perto aos países mais desenvolvidos em 2008, ainda no gráfico da Wiki : 8 por 1000).

Outra questão importante. Se o SUS se propõe a prestar um serviço geral de saúde de muito boa qualidade para toda a população, o que importa é que a qualidade da gestão também deve ser ótima, seja ela municipal, estadual, federal, mundial ou galáctica.

Concordo. E esse acredito que seja um dos maiores problemas hoje

E hoje a maioria dos serviços varia entre o sofrível e o muito ruim e, para o meu caso em particular, é péssimo porque eu continuo a pagar um elevado valor em impostos e NÃO TENHO DISPONÍVEL um serviço de saúde de boa qualidade.

Você vai à unidade de saúde do seu bairro? É um bairro coberto? Já disse que você deveria fazer parte do Conselho! :lol:
« Última modificação: 29 de Julho de 2019, 18:30:05 por Geotecton »

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 21 de Março de 2013, 14:52:39 »
Ou seja, se não mostram o que você quer ouvir, então são incompletos. Que indicadores sugere então?

Para começar a avaliação de qualidade deve ser feita por uma entidade independente. Isto evitará a maior parte dos erros na geraçáo de informações. Na continuidade, os indicadores devem ser contextualizados.
Mas isso é feito. Alguns indicadores (como a mortalidade infantil, por exemplo) são acompanhados por entidades internacionais como UNICEF (que distribui o selo Hospital Amigo da Criança e Município Amigo da Criança dentro de critérios bem rigorosos) e o Banco Mundial, que também financiam muitos projetos. Existem também estudos de base local com pesquisadores independentes nas universidades (públicas e privadas). Como exemplo temos também o PMAQ-AB que avalia 47 indicadores e ainda uma avaliação qualitativa das equipes da Atenção Básica, que é conduzido por um avaliador externo, normalmente uma Universidade. Mesmo com tudo isso, os sistemas de informação em saúde do Brasil são muito confiáveis, sendo o melhor e maior sistema de informação passivo do mundo (existe uma contribuição e intercâmbio grande entre a SVS e o CDC americano). Antes dos dados serem disponibilizados eles passam por uma crítica e, dependendo do dado, um fator de correção (exemplo de fator de correção é no sistema  de mortalidade em municípios com ainda grande número de cemitérios clandestinos), tudo isso leva a um atraso de 3 a até 6 meses para a disponibilidade do dado ao público.

Então vamos ver se você está certo ou não. Me mostre esses indicadores para a cidade de SP. Eles necessariamente vão ter que mostrar o que conhecemos ou são incompletos/políticos.

Vamos ver quais indicadores mostram que ficamos esperando 5 meses pode uma consulta, ou que não há aparelhos para exames.

Truco.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 21 de Março de 2013, 14:58:06 »
Você já foi num postinho? Recebeu remédio gratuito de indicação mensal ou foi algo que você só ouviu falar?
Já e já distribuí (na verdade prescrevi, mas o paciente recebeu).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!