Você já foi num postinho? Recebeu remédio gratuito de indicação mensal ou foi algo que você só ouviu falar?
Sim fui, posso dizer que periodicamente vou a algum pronto socorro ou a algum posto de saúde, sempre levando alguém, porque é realidade para a muitas das pessoas que me cercam. Não, não é uma maravilha, mas também não acho que seja tão ruim assim de um modo generalizado, alguns lugares devem ser, mas na maior parte das cidades que já precisei, sempre fui atendido a contento.
Bem, ano passado fui a um posto de saúde numa cidadezinha de Pernambuco, pois meu filho estava com vômitos e passando mal. Fomos atendidos em cerca de 20 minutos, com profissionalismo e educação. Posso dizer que o lugar era simples, mas meu filho foi medicado na hora por um médico, que atendia as pessoas que chegavam uma atrás da outra.
Esse mês um funcionário caiu de moto, foi resgatado por uma ambulância, tirou raio-x na meia hora depois que chegou e depois de mais uma hora foi liberado. Em dezembro, meu cunhado se arrebentou de moto, quebrou o fêmur, foi resgatado, levado ao hospital, depois de constatado que precisaria de uma cirurgia mais complicada, foi removido para um hospital de referência na região, isso em menos de 6 horas. Houve alguma dificuldade para conseguir vaga, mas fui testemunha do desdobramento dos funcionários daqui e de lá para conseguirem um atendimento mais rápido.
Sei que consultas genecológicas de prevenção demoram entre 15 e 45 dias depois de marcadas. Uma consulta para qualquer outra especialidade também demora em média esse tempo, mas alguns casos podem passar de 4 ou 5 meses de fato.
Não há muito tempo em SP cortei o Joelho e fui para num pronto socorro movimentadíssimo perto da Av, Anhaia de Melo , e apesar do caos aparente de pessoas entrando, esperando, ambulâncias e tal, fui atendido em cerca de uma hora.
Existem muitos casos onde as pessoas reclamam de atendimento, procedimentos, etc e tal. Mas o que eu vivenciei e continuo a ver por experiência própria é que os problemas parecem ser mais localizados do gerais, e os serviços não são esse demônio que pintam.
Hospital do Câncer em Barretos, onde inúmeros pessoas das quais eu conheço, pobres, ricas, médias, se consultam, se tratam e se internam totalmente com recursos públicos. As pessoas perdem um dia inteiro lá dentro, mas saem diagnosticadas. É uma realidade muito perto de mim.
Já precisei do Hospital das Clínicas para um problema grave na família, mais de 2 meses de internação e atendimento de referência, com algum problema para conseguir uma vaga, que demorou cerca de meio dia.
Acho que posso contar muitos casos anedóticos aqui dos quais fui atendido a contento ou de outras pessoas, muito mais do que fui mal atendido. O maior problema que vejo hoje no SUS, são para atendimentos não prioritários e não preventivos, esses são realmente muito demorados.
Claro, não vivo a realidade das metrópoles, e na maior parte das vezes conheço o sistema de cidades médias e pequenas, que posso dizer que não é esse demônio que estão pintando, também não é nenhum paraíso, claro.