Autor Tópico: Problemas do SUS  (Lida 155162 vezes)

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
Re:Problemas do SUS
« Resposta #825 Online: 26 de Maio de 2014, 13:53:48 »

Vou cotar esse texto enorme, porque ele merece ser lembrado diariamente por qualquer pessoa que venha aqui querer defender, de qualquer maneira, o SUS.

Se quiser falar que as vacinas são espetaculares, vai falar pra esse pessoal citado pela reportagem. O SUS não é somente vergonhoso, é completamente desumano. Cachorros não são tratados assim.

Generalizou, mas beleza. Diminuiu o SUS a vacina, mas não tem problema. É positivo a revolta, a denuncia. É uma forma de pressão para que tudo melhore.

Também vou entrar nessa.

O SUS é uma grande MERDA.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #826 Online: 26 de Maio de 2014, 14:21:05 »
Não. Isso é o dia a dia, é a realidade do SUS. A exceção é o que funciona.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #827 Online: 26 de Maio de 2014, 23:12:31 »
Sabe o que é mais cômico? É que os professores de medicina adoram dizer: essa rede privada não trata nada, consultinha de 15 minutos não é adequado, não trabalho na rede privada pois há pressão para atender os pacientes rápido. Daí, no mesmo hospital em que o indivíduo trabalha, há meses ou ANOS de fila (as vezes dizem só que não estão marcando consulta para X). O problema é de cultura enquanto no setor privado, tenta-se de tudo para atender mais pacientes e com melhores equipamentos no setor publico se oferece aos medicos a opção de trabalharem sem pressão, dá no que dá.

Como já disse várias vezes, o problema vai MUITO além de má gestão, é uma falha inerente ao sistema devido a insensibilidade aos mecanismos de preço, que causa uma dissociação no equilíbrio da oferta e procura (com mudanças em ambos os lados - no setor da saúde principalmente na oferta). Sim, o setor privado quer lucro, mas o setor publico desperdiça em magnitude muito maior que o setor privado + seu lucro.
« Última modificação: 27 de Maio de 2014, 00:28:20 por parcus »
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #828 Online: 27 de Maio de 2014, 00:16:32 »
como sua ideologia afeta sua capacidade de fazer cálculos matemáticos simples (entre outros raciocínios triviais)

Politics and Numbers - Numberphile:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #829 Online: 05 de Junho de 2014, 09:17:06 »
ah só eu tenho que por às coisas do maravilhoso SUS aqui?  ninguém viu ontem a segurança de hospital público Descendo a lenha nos bem atendidos cidadãos desesperados e o repórter que morreu por falta de atendimento?  Ah o SUS.. maravilhoso, os londrinos se matam de inveja
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #830 Online: 05 de Junho de 2014, 10:22:09 »
Quer que eu coloque alguns absurdos de hospitais particulares? Aí depois é só dizer que o serviço particular não presta. Deixe de ser seletivo e reconheça também as qualidades dos hospitais públicos. Ah é... você não quer nem saber de visitar aqueles hospitais que te indiquei...

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #831 Online: 05 de Junho de 2014, 11:52:48 »
para cara,  olha o absurdo do seu pedido, trabalho igual um louco e vou visitar hospital? tenho report do TCU, banco mundial e imprensa para fazer o trabalho e o diagnostico está bem dado.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #832 Online: 05 de Junho de 2014, 12:08:16 »
Quer que eu coloque alguns absurdos de hospitais particulares? Aí depois é só dizer que o serviço particular não presta.
Vai, põe os absurdos.
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #833 Online: 05 de Junho de 2014, 14:50:51 »
Pedidos de exames sem necessidade, internações sem necessidade, cesarianas sem necessidade visando obter lucro maior. Pergunta pro Osler que ele deve conhecer vários casos.

Não deve ser raro algum hospital particular negar atendimento de emergência pra alguém sem condições financeiras.

E segurança mal educado também tem nos serviços de saúde privados.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #834 Online: 05 de Junho de 2014, 15:04:28 »
nossa exatamente a mesma situação

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #835 Online: 05 de Junho de 2014, 15:27:15 »
Já disse: se eu tiver alguma emergência prefiro cair na Santa Casa, UNIFESP e HC do que na grande maioria dos hospitais privados. Deus me livre de muitos hospitais privados, cruz credo... :what:

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #836 Online: 05 de Junho de 2014, 15:32:42 »
Já disse: se eu tiver alguma emergência prefiro cair na Santa Casa, UNIFESP e HC do que na grande maioria dos hospitais privados. Deus me livre de muitos hospitais privados, cruz credo... :what:

Mesmo porque na grande maioria das vezes são os mesmo hospitais que atendem na emergência, tanto convênios, como SUS.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #837 Online: 05 de Junho de 2014, 17:51:50 »

Em Curitiba, o desejo é o oposto, especialmente na Emergência.
Foto USGS

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #838 Online: 05 de Junho de 2014, 18:29:50 »

Imaginando um estropiado com múltiplos traumatismos se esvaindo em sangue, se pronunciando solene e fleumaticamente: _ Senhores socorristas, levem-me daquí deste socorro público, pois estarei melhor em hospital privado...
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #839 Online: 05 de Junho de 2014, 20:03:10 »
é piada.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #840 Online: 05 de Junho de 2014, 20:20:14 »
Não consegui acompanhar o tópico todo, mas vi essa notícia e achei que seria adequado postar aqui:

http://tribunadoceara.uol.com.br/videos/barra-pesada/sus-marca-exame-de-cancer-para-paciente-falecida/

SUS marca exame de câncer para paciente falecida, três anos após pedido

Um fato curioso aconteceu em Fortaleza. Desde 2011, uma senhora com suspeita de câncer tentou fazer um exame pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para diagnosticar a doença. Após três anos, a data do exame foi confirmada para o próximo dia 9 de junho, mas o problema é que a suposta paciente morreu em 2012, devido à doença.

Só três anos de espera por um exame em caso de suspeita de câncer?

Pena que o Lulla não foi se tratar lá.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #841 Online: 05 de Junho de 2014, 20:36:26 »
kkkkkkkkkkkk
O banco mundial diz isso mas para os petistas do fórum está bem, porque é estatal

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #842 Online: 05 de Junho de 2014, 21:09:41 »
kkkkkkkkkkkk
O banco mundial diz isso mas para os petistas do fórum está bem, porque é estatal

Calcula aí: quantas pessoas precisam do exame e qual é a verba destinada e depois você dá risada. Veja quantas pessoas foram beneficiadas no tratamento do câncer e depois dá uma risada. É fácil falar sem saber... ::)

Você quer comprar uma Ferrari com 300 mil reais, piada.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #843 Online: 05 de Junho de 2014, 21:11:56 »
kkkkkkkkkkkk

Calcula aí: quantas pessoas precisam do exame e qual é a verba destinada e depois você dá risada. Veja quantas pessoas foram beneficiadas no tratamento do câncer e depois dá uma risada. É fácil falar sem saber... ::)

Eu compro duas com este valor.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #844 Online: 05 de Junho de 2014, 21:54:26 »
kkkkkkkkkkkk

cara olha o report, índice de recuperação de câncer no Brasil é ruim por causa da demora no atendimento. Que parte você não entende do SUS é comprovadamente uma merda?

E mais uma vez, não é questão de verba. É questão de roubo e gestão. Seu argumento de que não há verbas só seria válido em uma gestão decente.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Sofista

• Nível 12
  • *
« Resposta #845 Online: 06 de Junho de 2014, 19:47:58 »
Imaginando um estropiado com múltiplos traumatismos se esvaindo em sangue, se pronunciando solene e fleumaticamente: _ Senhores socorristas, levem-me daquí deste socorro público, pois estarei melhor em hospital privado...

Mas Existe uma questão chamada de economia de escala e escopo. Lembro que existe um estudo no BMJ que estou sem vontade de procurar que faz uma comparação sobre serviços de hemodinâmica e mostra que serviços com uma demanda de menos de 200/ano nunca serão excelência nos procedimentos. Geralmente o SUS tem  esta estrutura de rede e excelência, mas muitos hospitais particulares montam serviços de hemodinâmica sem ter demanda suficiente para ser excelência.  Um exemplo clássico e a questão do trauma, pois é bem tipica pelo Brasil pois os hospitais publico na questão trauma tem melhor atendimento em geral que um privado, pela demanda desses lugares ser  elevada,o que torna a equipe e a estrutura altamente preparada para entender a situação, principalmente no que se refere ao primeiro atendimento e no uso de recursos. Diferente de um privado que muitas vezes tem uma demanda diminuída de politraumas que não lhe proporciona excelência, mesmo sendo mais equipado. Este exemplo pode ser usado para redes ambulatóriais tb.

Outra questão é que a gestão do SUS é municipalizado,com situações dispares entre cidades diferentes até entre municípios vizinhos do mesmo estado. Pois há muitos exemplos de  cidades com uma rede de assistência publica  melhor que muitas redes privadas  de outras cidade. Já fui em hospitais da Unimed do nordeste que não chegavam nem perto do Pronto Atendimento da minha cidade atual na rede publica.
Uma pergunta aos céticos: A tecnologia pode se tornar um mito?Só pq o hospital ou serviço que é altamente tecnológico já de ante mão é melhor que um mais simples? Não há um sedução tecnológica?
« Última modificação: 06 de Junho de 2014, 19:52:53 por Sofista »
Quem sou eu?Entre os crente sou ateu, entre ateus sou um crente.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #846 Online: 30 de Junho de 2014, 12:59:44 »
Achei uma notícia de 2013.

Sistema de saúde brasileiro fica em último lugar em ranking mundial
Lista produzida pela Bloomberg analisou 48 países do mundo

Uma pesquisa divulgada pela agência de notícias Bloomberg, no dia 19 de agosto, colocou o Brasil na última posição entre os sistemas de saúde do mundo inteiro.

O levantamento considerou apenas as nações com populações maiores que 5 milhões, com o PIB per capita superior a 5.000  dólares  e expectativa de vida maior que 70 anos.

Assim, 48 países foram classificados em critérios de expectativa de vida e custo per capita dos tratamentos de saúde. Diante disto, o Brasil ficou na última posição da lista atrás de países como Romênia, Peru e República Dominicana.

De acordo com o documento, os brasileiros possuem uma baixa expectativa média de vida atualmente, em 73,4 anos. Apenas o Irã, a Argélia e a República Dominicana possuem valores piores que os brasileiros, no entanto, nenhum deles ficou abaixo dos 73 anos.

Outro fator relevante que prejudicou a posição brasileira foi o alto custo per capita pago para a se obter qualquer tratamento. Atualmente, uma pessoa gasta em média por ano mais de 1.200 dólares (R$ 2.900) com os cuidados da saúde na Brasil. Em Cuba, que está 20 posições à frente dos brasileiros no índice total, o mesmo custo é pouco maior que US$ 600 (1.400 reais).

O relatório foi feito com base em dados oficiais do Banco Mundial, FMI (Fundo Monetário Internacional) e a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Hong Kong, Cingapura, Japão e Israel são respectivamente os quatro primeiros colocados.

Apesar da crise financeira europeia, a Espanha e a Itália vêm em seguida na quinta e na sexta colocação.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #847 Online: 30 de Junho de 2014, 13:43:39 »
Aqui em Curitiba o serviço não me parece ruim. Esses dias eu fui a um dentista pelo SUS para fazer tratamento de canal. Fui numa segunda-feira para marcar horário (só pode marcar nas segundas e somente presencial), e na quinta da mesma semana num dos primeiros horários eu fui atendido. O atendimento ocorreu na hora certa e foi muito bom. O dentista fez um tratamento provisório que já aliviou bastante minha situação e me colocou numa fila de espera para fazer o tratamento definitivo. Segundo ele, pode demorar meses. Como eu em breve terei um plano odontológico, acabarei fazendo pelo plano mesmo, mas tirando o tempo de espera, todo o resto foi tranquilo, inclusive peguei antibióticos de graça.

Isso não tira os deméritos do sistema, mas também não dá pra generalizar.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #848 Online: 30 de Junho de 2014, 18:32:50 »
Odontologia é um dos calos do SUS (mas melhorou muito). É subfinanciada e subdimensionada (mais do que a saúde em geral), mas houve alguns avanços, como as equipes pareadas de saúde bucal e os CEO.

Esse ranking mostrado não é um ranking  de melhor ou pior, mas um ranking de eficiência. Ainda assim ele faz uma comparação meio pobre: gastos x expectativa de vida. Resultado é que o Canadá, que possui o melhor sistema do mundo, ficou em 17o. (abaixo de México e Líbia). Expectativa de vida é um importante indicador, mas não é o único e ainda apresenta alguns vieses como a relação com qualidade de vida, renda, genética, alimentação, educação... são tantas variáveis que não se pode dizer que essa relação menos gastos e expectativa de vida se sustenta como indicativo de eficiência da sistema de saúde.

Esse é um ponto. O outro é a base em que se parte a análise. Em 1980, o Brasileiro tinha uma esperança de vida ao nascer de 62,57 anos, em 2013 foi para 74,84 anos. O Canadá, em 1979, era 74,9 anos e 81,1 anos em 2009 (o Brasil era 73,51 anos em 2009). A base do Brasil é menor que a do Canadá e a evolução foi  mais rápida (ainda que a análise não seja tão simples assim).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #849 Online: 01 de Julho de 2014, 00:16:52 »
Achei uma notícia de 2013.

Sistema de saúde brasileiro fica em último lugar em ranking mundial
Lista produzida pela Bloomberg analisou 48 países do mundo

Uma pesquisa divulgada pela agência de notícias Bloomberg, no dia 19 de agosto, colocou o Brasil na última posição entre os sistemas de saúde do mundo inteiro.

O levantamento considerou apenas as nações com populações maiores que 5 milhões, com o PIB per capita superior a 5.000  dólares  e expectativa de vida maior que 70 anos.

Assim, 48 países foram classificados em critérios de expectativa de vida e custo per capita dos tratamentos de saúde. Diante disto, o Brasil ficou na última posição da lista atrás de países como Romênia, Peru e República Dominicana.

De acordo com o documento, os brasileiros possuem uma baixa expectativa média de vida atualmente, em 73,4 anos. Apenas o Irã, a Argélia e a República Dominicana possuem valores piores que os brasileiros, no entanto, nenhum deles ficou abaixo dos 73 anos.

Outro fator relevante que prejudicou a posição brasileira foi o alto custo per capita pago para a se obter qualquer tratamento. Atualmente, uma pessoa gasta em média por ano mais de 1.200 dólares (R$ 2.900) com os cuidados da saúde na Brasil. Em Cuba, que está 20 posições à frente dos brasileiros no índice total, o mesmo custo é pouco maior que US$ 600 (1.400 reais).

O relatório foi feito com base em dados oficiais do Banco Mundial, FMI (Fundo Monetário Internacional) e a OMS (Organização Mundial de Saúde).

Hong Kong, Cingapura, Japão e Israel são respectivamente os quatro primeiros colocados.

Apesar da crise financeira europeia, a Espanha e a Itália vêm em seguida na quinta e na sexta colocação.

Calma aí, calma aí

TCU diz que é uma merda
BM diz que é uma merda
Blommberg diz que é uma merda
Jornais dizem que é uma merda
População diz que é uma merda
Conhecidos dizem que é uma merda

Petista diz que é bom pacas..

Deixa eu pensar... deixa eu ver.. já sei

Todos são enviezados menos os petistas
« Última modificação: 01 de Julho de 2014, 00:25:40 por Madiba »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!