Autor Tópico: Espiritismo e lógica  (Lida 38604 vezes)

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
Re: Espiritismo e lógica
« Resposta #350 Online: 15 de Junho de 2011, 21:29:59 »
Eu não acredito que ainda se esteja discutindo a sério essa asneira, essa idiotice, essa nojeira da "Teoria da Beleza"do Kardec. Fosse o Brasil um país realmente democrático, a obra desse Professor Rivail seria classificada como racista e preconceituosa. E, de fato, é mais abjeto ainda virem os espiritóides ainda defenderem isso! Meu ZEUS!!!!! Meus sais!!!!! Minha aspirina!!! Socorro!!!!
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #351 Online: 15 de Junho de 2011, 22:50:23 »
[...]
No Espiritismo o exemplo mais conhecido de "única hipótese possível" é a reencarnação, que, embora não constatada empiricamente ao ponto de não restarem dúvidas aos mais céticos, é a única explicação possível capaz de conciliar logicamente todos os fatos já observados empiricamente até agora. Mas há outras.
[...]

Quais são os fatos que são explicados "logicamente" pela reencarnação?
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #352 Online: 16 de Junho de 2011, 00:50:01 »
Tem umas anedotas de crianças que "lembram" de vidas passadas, incluindo os famosos "detalhes que ninguém mais poderia saber", que são onipresentes na literatura espírita. A outra explicação possível que o Leafar provavelmente acha menos provável que a existência de toda uma realidade oculta é a de as crianças simplesmente estarem sendo influenciadas pelos seus pais e/ou pelos pesquisadores.

Offline Sklogw

• Nível 19
  • *
  • Campanha Anti-Bullshit Científico
« Resposta #353 Online: 25 de Julho de 2011, 20:14:11 »
A maioria dos espíritas não têm absolutamente idéia nenhuma do que é pesquisa científica de verdade. Claro que a maioria da população, em geral, também não, mas parecem ser somente os espíritas que defendem qualquer coisa que venha a confirmar sua fé como "pesquisa científica". Aí dói fundo...
"The most ordinary things are to philosophy a source of insoluble puzzles." [Ludwig Boltzmann]

"I venture to think that the people who talk most about it are the people who do least about it. Scientific method is what working scientists do, not what other people or even they themselves may say about it." [Percy W. Bridgman, "Reflections of a Physicist"]

"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" [A. Einstein, psicografado por sklogw]

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #354 Online: 25 de Julho de 2011, 20:16:56 »
Citação de: Sklogw
"Ich habe einen Drachen in meiner Garage" (A. Einstein, psicografado por sklogw)

:biglol:
Foto USGS

Offline olaDiogo

• Nível 04
  • *
« Resposta #355 Online: 02 de Agosto de 2011, 01:09:11 »
Gostaria de saber com qual lógica refutam as experiências de quase morte, e os casos de estudos de reencarnações já realizados pela BBC e Discovery.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #356 Online: 02 de Agosto de 2011, 02:36:42 »
Ola olaDiogo, tem uma parte do forum para apresentação, de uma passada la depois

Gostaria de saber com qual lógica refutam as experiências de quase morte

Tem um tópico aqui no fórum sobre isso, só dar uma procurada.  Já trabalhei em pesquisa na área há muitos anos, e acompanhei bastantes estudos a respeito, nenhum é minimamente conclusivo.

e os casos de estudos de reencarnações já realizados pela BBC e Discovery.

Programas de televisão podem ser informativos, despertar curiosidade e até remeter as pessoas a estudarem sobre o assunto, mas não são uma boa base para discussões a respeito.  Tem alguma fonte de algum trabalho que gostaria de debater com a gente?
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Salazar

• Nível 20
  • *
« Resposta #357 Online: 02 de Agosto de 2011, 06:29:31 »
Gostaria de saber com qual lógica refutam as experiências de quase morte, e os casos de estudos de reencarnações já realizados pela BBC e Discovery.
Caro olaDiogo,
Sobre as EQM já existe o tópico certo para debate-las. E os canais BBC e Discovery são apenas canais televisivos, não são publicações cientificas e por isso não passam seus dados pelo rigor requerido pelo método cientifico, logo suas afirmações costumam ser tendenciosas e com o único objetivo de atrair mais expectadores.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #358 Online: 02 de Agosto de 2011, 06:42:24 »

Seja bem vindo olaDiogo.

Em um dos documentários que eu assisti na BBC, não mencionava que a reencarnação existia e sim que havia pessoas que nela acreditavam.
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #359 Online: 02 de Agosto de 2011, 19:06:39 »
Toda vez que eu ouço alguém falar que já foi provado cientificamente que espíritos existem, eu me afasto lenta e silenciosamente.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #360 Online: 02 de Agosto de 2011, 21:03:51 »
Volto a dizer: quase-morte é muito semelhante a quase-grávida.

Se não  morreu de morte morrida, não morreu. E não me venham com xaropadas do tipo parada cardiaca momentânea, morte cerebral temporária, visão de fora do corpo e luzinha no fim do túnel.

Quem morreu mesmo ainda não voltou. :)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #361 Online: 02 de Agosto de 2011, 21:10:59 »

Basta usar a lógica da audiência. Eles te prendem durante 1 hora e te entopem de anúncios para concluir nos últimos 3 minutos que não há nada provado conclusivamente. Isso quando não anunciam que o programa vai continuar explorando o tema no próximo episódio. Outra hora perdida.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #362 Online: 02 de Agosto de 2011, 23:19:39 »

Estudos? Acho que você quis dizer show televisivo.
Esses documentários e revistas sobre o sobrenatural são tão científicos quanto homeopatia radiestésica. Se tais estudos fossem sérios, haveria pelo menos algum artigo científico publicado, coisa que não existe

Basta usar a lógica da audiência. Eles te prendem durante 1 hora e te entopem de anúncios para concluir nos últimos 3 minutos que não há nada provado conclusivamente. Isso quando não anunciam que o programa vai continuar explorando o tema no próximo episódio. Outra hora perdida.

O Giga descreveu perfeitamente.
Fazem um grande anúncio do documentário com frases do tipo "saiba as respostas" ou "o mistério revelado", depois passam o tempo todo enrolando com simulações toscas e no final não há evidência ou conclusão alguma.

Offline olaDiogo

• Nível 04
  • *
« Resposta #363 Online: 03 de Agosto de 2011, 18:37:33 »

Estudos? Acho que você quis dizer show televisivo.
Esses documentários e revistas sobre o sobrenatural são tão científicos quanto homeopatia radiestésica. Se tais estudos fossem sérios, haveria pelo menos algum artigo científico publicado, coisa que não existe

O Giga descreveu perfeitamente.
Fazem um grande anúncio do documentário com frases do tipo "saiba as respostas" ou "o mistério revelado", depois passam o tempo todo enrolando com simulações toscas e no final não há evidência ou conclusão alguma.

Resumidamente, o cérebro estar irrigado e vivo não quer dizer que a pessoa estivesse consciente, qual de voces depois de dormirem acordam dizendo quem entrou ou saiu do seu quarto de noite.
Pior, como explicar como em parte significativa dos casos estes terem se encontrado com entidades e até mesmo parentes já falecidos.
E os relatos em que a pessoa via coisas que não conseguiria ver na posição em que estava e tudo mais.
Acho valido questionar as metodologias de pesquisa e tudo mais, com fez Kevin Nelson, porém simplesmente negar e não discutir o assunto que é bastante perplexo me parece burrice.

Toda vez que eu ouço alguém falar que já foi provado cientificamente que espíritos existem, eu me afasto lenta e silenciosamente.
Di Gaucho – Seu ego nunca permitiria que saísse despercebido - mas chegue mais, pois eu pelo menos não estou afirmando isto.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #364 Online: 03 de Agosto de 2011, 18:52:01 »
Resumidamente, o cérebro estar irrigado e vivo não quer dizer que a pessoa estivesse consciente, qual de voces depois de dormirem acordam dizendo quem entrou ou saiu do seu quarto de noite.
Pior, como explicar como em parte significativa dos casos estes terem se encontrado com entidades e até mesmo parentes já falecidos.
E os relatos em que a pessoa via coisas que não conseguiria ver na posição em que estava e tudo mais.
Acho valido questionar as metodologias de pesquisa e tudo mais, com fez Kevin Nelson, porém simplesmente negar e não discutir o assunto que é bastante perplexo me parece burrice.

Os espiritas tem essa mania de desprezar os vivos. Se vivos aparecem nos sonhos é sonho confirmado mas se aparecem mortos, com certeza são espíritos se comunicando. Essa xaropada de encontrar entidades e parentes já falecidos é apenas uma experiência anedótica e até que se invente uma máquina capaz de ler sonhos, não vale nada em termos científicos.

Burrice é dar crédito a xaropadas sem pé nem cabeça. Apresente provas da existência de um mundo espiritual e poderemos avançar na discussão.

Offline olaDiogo

• Nível 04
  • *
« Resposta #365 Online: 03 de Agosto de 2011, 19:29:46 »

Os espiritas tem essa mania de desprezar os vivos. Se vivos aparecem nos sonhos é sonho confirmado mas se aparecem mortos, com certeza são espíritos se comunicando. Essa xaropada de encontrar entidades e parentes já falecidos é apenas uma experiência anedótica e até que se invente uma máquina capaz de ler sonhos, não vale nada em termos científicos.

Burrice é dar crédito a xaropadas sem pé nem cabeça. Apresente provas da existência de um mundo espiritual e poderemos avançar na discussão.
Os espíritas têm essa mania de desprezar os vivos. premissa by Giga - Sem comentários
Vivos aparecem nos sonhos é sonho confirmado mas se aparecem mortos, com certeza são espíritos se comunicando.premissa by Giga - Quem realizou as pesquisas não tinha a menor noção de quem é Kardec
Essa xaropada de encontrar entidades e parentes já falecidos é apenas uma experiência anedótica premissa by Giga - A pesquisa cientifica pode ser realizada por meio de entrevista, e quem contou as anedotas foram pessoas de diversos lugares do mundo e de idades diferente.
até que se invente uma máquina capaz de ler sonhos, não vale nada em termos científicos. premissa by Giga - Deve ser por isso mesmo que tem tantas pessoas prós e contra discutindo o assunto - as implicações da comprovação de uma descoberta destas seriam gigantescas.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #366 Online: 03 de Agosto de 2011, 19:33:16 »

Os espíritas têm essa mania de desprezar os vivos. premissa by Giga - Sem comentários
Vivos aparecem nos sonhos é sonho confirmado mas se aparecem mortos, com certeza são espíritos se comunicando.premissa by Giga - Quem realizou as pesquisas não tinha a menor noção de quem é Kardec
Essa xaropada de encontrar entidades e parentes já falecidos é apenas uma experiência anedótica premissa by Giga - A pesquisa cientifica pode ser realizada por meio de entrevista, e quem contou as anedotas foram pessoas de diversos lugares do mundo e de idades diferente.
até que se invente uma máquina capaz de ler sonhos, não vale nada em termos científicos. premissa by Giga - Deve ser por isso mesmo que tem tantas pessoas prós e contra discutindo o assunto - as implicações da comprovação de uma descoberta destas seriam gigantescas.

Aonde foi que errei?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #367 Online: 03 de Agosto de 2011, 22:02:02 »
[...]
Aonde foi que errei?

Dando corda? :biglol:
Foto USGS

Offline olaDiogo

• Nível 04
  • *
« Resposta #368 Online: 03 de Agosto de 2011, 22:55:17 »
 :chorao:  |(Giga, tec... caras.. nossa.. Pra céticos e questionadores vcs dão belos piadistas mesmo. :nojo: :enjoo:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #369 Online: 04 de Agosto de 2011, 08:38:19 »
:chorao:  |(Giga, tec... caras.. nossa.. Pra céticos e questionadores vcs dão belos piadistas mesmo. :nojo: :enjoo:

"tec" é Geotecton?

Se for ao menos escreva o meu nick corretamente.

E cade o seu senso de humor?

Se for sonâmbulo, conta?

Eles relataram que houve um encontro? E?

Porque isto não pode ser parte de uma ação do cérebro, em que se misturam lembranças, desejos e sugestões no subconsciente?

Qual é o indício para que eu não opte pela explicação supra e sim a dos espíritas, de que tais relatos são o contato com entidades espirituais?

E?

Acho valido questionar as metodologias de pesquisa e tudo mais, com fez Kevin Nelson, porém simplesmente negar e não discutir o assunto que é bastante perplexo me parece burrice..

O assunto não é "perplexo". Talvez ele seja 'complexo'.

Mas o que me deixa "perplexo" é querer encaixar estes relatos dentro de uma doutrina religiosa, sem considerar que sequer a premissa principal foi demonstrada como verdadeira: "Espíritos existem".
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2015, 20:59:46 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re:Espiritismo e lógica
« Resposta #370 Online: 22 de Fevereiro de 2015, 22:26:48 »
e da-lhe groselhada espiritóide no fantástico agora. Pufff.. vamos ver se vão mostrar algum contraditório.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #371 Online: 22 de Fevereiro de 2015, 23:49:27 »
Ví as chamadas sobre qualquer coisa que o substituto do CX ia "subir" a qualquer momento mas por sorte não assisti a reportagem. Estava na Netflix alemã vendo um especial sobre o início da série Dr Who.

Pode apostar que na semana que vem tem disco voador, casa mal assombrada ou algo do tipo muito misteriosamente misterioso para levantar a audiência que anda rasteira.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #372 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 15:56:11 »
Ví as chamadas sobre qualquer coisa que o substituto do CX ia "subir" a qualquer momento mas por sorte não assisti a reportagem. Estava na Netflix alemã vendo um especial sobre o início da série Dr Who.

Pode apostar que na semana que vem tem disco voador, casa mal assombrada ou algo do tipo muito misteriosamente misterioso para levantar a audiência que anda rasteira.
O Divaldo esta com 87 anos, escreveu vários livros com renda integral dedicada ajudar os necessitados, ele conseguiu construir uma instituição social que ja dura mais de 70 anos, para abrigar crianças ,  uma mulher de 70 anos disse que entrou criança, estudou, trabalhou e casou la, possui cursos profissionalizantes uma beleza, se o cara é médium não sei, mas que ele é uma pessoa do bem, isso ficou bastante evidente na reportagem.
« Última modificação: 23 de Fevereiro de 2015, 15:59:18 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #373 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 16:05:29 »
E o que isso tem a ver com provas de que ele é medium ou não?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #374 Online: 23 de Fevereiro de 2015, 21:54:23 »
Este tópico é muito engraçado.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!