Rios Lusitano, você gosta muito de redefinir as palavras, por isso acaba falando besteira.
Talvez -
não tanto - como você.
Tente sempre considerar o significado óbvio para as palavras e não outras definições bizarras.
Qual significado óbvio e definição bizarra, saíram todas da enciclopédia e do diccionário.
Ah... Não me cheguei a inteirar a que concepção divina você se referia. Qual é então o seu referencial religioso e espiritual, a bíblia e o alcorão?
Esses é que são os referenciais teológicos, que você autoriza para uma discussão deste tipo?
A magnífica e fantástica mitologia greco-romana e a sua extraordinária magistratura, não servem?
exemplo, se as pessoas estão falando de "deus" é obvio que ninguém está se referindo à julio césar, só porque o mesmo foi glorificado como um deus.
Caro Rios: Júlio César, não foi glorificado como um "deus"...
Ele foi promovido a deus, o que é muito diferente. A patente de "deus", passou a existir como a de rei, chanceler, ou imperador..
Isto significa que o génio humano criou a realeza divina, tal como criou muitíssimos mais coisas; entre outras a de secretário geral das nações unidas, como hoje em dia é conhecido o representante máximo da "ONU".
Se antes - "deus" não existia - passou oficialmnte a existir.
Se estamos falando de "deus" -
eu - em termos de religião comparada, posso perfeitamente apresentar a noção de "deus" da minha freguesia. "César" é tão divino como jeová.
Quais são os motivos que você tem para enxutar ou desqualificar "César" do panteão divino?
então segue abaixo:
Mas isso não são fatos. A vida espiritual nunca foi observada, ou esterei enganado?
Pode estar enganado ou não. Depende do que você considera vida espiritual.
...
sem redefinir palavras, vida espiritual seria a sobrevivência da mente após a morte, e não, nunca foi observado.
Eu fui perfeitamente rigoroso, na minha apreciação do que eu compreendo como vida espiritual. Ademais mencionei-lhe três exemplos absolutamente legais.
Se você apenas se refere ao terceiro item, é um problema que você não resolve, só de classificá-lo de "besteira".
Há um aspecto da realidade vivente,
que você só pode ter a certeza absoluta, quando passar desta para melhor. Até lá, você tal como eu, só pode especular, com mais ou menos probabilidade. Embora claro, que você tem todo o direito de decidir por antecipação, qual é a probalidade mais lógica, "óbvia" e consistente para si.