Autor Tópico: Câmara aprova alteração de royalty e conclui votação do pré-sal  (Lida 28835 vezes)

Offline Rios

• Nível 12
  • *
Re: Câmara aprova alteração de royalty e conclui votação do pré-sal
« Resposta #100 Online: 19 de Março de 2010, 10:55:05 »
incrível, com tanto dinheiro eles não conseguem melhorar a vida nesses municípios...

Offline Rios

• Nível 12
  • *
« Resposta #101 Online: 19 de Março de 2010, 11:10:34 »
então desvia o escoamento e os custos de produção e a infraestrutura pra outro estado e depois divide os royalties com o rio.
Em uma atividade tão lucrativa assim, você acha que um outro estado não toparia aceitar todo o parque industrial petrolífero do RJ? Pergunte a quem mora no ES se eles não aceitariam receber a sede da Petrobras, todos seus escritórios, centros de pesquisa e empresas prestadoras de serviços. E se parte dos royalties for para o RJ, eles ainda estão no lucro.

até aceitaria, mas iria encarecer os custos por ser mais distante, o que mostra a vantagem da produção ser no rio, o que acaba atraindo mão de obra e por tanto o investimento maior deve ser alí. isso é obvio, como pode um estado que não faz nada receber igual ou até mais do que o produz?

Cálculos apresentados pelo deputado Humberto Souto mostram que o Estado do Piauí, por exemplo, poderá receber R$ 317 milhões em royalties ainda este ano, enquanto o Rio de Janeiro, maior Estado produtor, ficaria com cerca de R$ 200 milhões.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #102 Online: 19 de Março de 2010, 11:36:02 »
Grande coisa o Lula vetar. O projeto volta para o Congresso e pode ser aprovado na marra. Isso não é garantia nenhuma para o Cabral.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #103 Online: 19 de Março de 2010, 13:38:35 »
Grande coisa o Lula vetar. O projeto volta para o Congresso e pode ser aprovado na marra. Isso não é garantia nenhuma para o Cabral.

Eu acho que eu pagaria pra ver algo desse tipo... :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #104 Online: 19 de Março de 2010, 14:45:20 »
Amon, você que é advogado... o Lula (ou o próximo Presidente, o que é mais provável, já que eu acho que este Congresso vai empurrar o caso com a barriga) vetando e a Câmara derrubando o veto, a maçaroca vai pro Supremo, certo?

Isso sim eu acho que ia ser uma festa...! :lol:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #105 Online: 19 de Março de 2010, 15:10:57 »
Amon, você que é advogado... o Lula (ou o próximo Presidente, o que é mais provável, já que eu acho que este Congresso vai empurrar o caso com a barriga) vetando e a Câmara derrubando o veto, a maçaroca vai pro Supremo, certo?

Isso sim eu acho que ia ser uma festa...! :lol:

Nops. O Congresso poderá decidir então, desde que seja feita uma sessão conjunta entre Câmara e Senado. Vai ser realizada uma análise do veto (parcial ou total) e um relatório feito em conjunto será apresentado. Depois, eles votam. Se por maioria absoluta (acho), as duas casas forem pela aprovação, o projeto é enviado para o Presidente para a publicação. Ele querendo ou não.

E isso, seria muito interessante...
« Última modificação: 19 de Março de 2010, 15:13:17 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #106 Online: 19 de Março de 2010, 15:15:39 »
até aceitaria, mas iria encarecer os custos por ser mais distante, o que mostra a vantagem da produção ser no rio, o que acaba atraindo mão de obra e por tanto o investimento maior deve ser alí.

Mas a questão de encarecer os custos é um problema somente para a empresa e o consumidor final. Para o estado é indiferente, porque ele vai faturar de qualquer jeito.

isso é obvio, como pode um estado que não faz nada receber igual ou até mais do que o produz?

A principal questão é que em lugar nenhum do mundo o mar pertence a um estado: o mar sempre pertence à nação. Sendo assim, não é o estado que produz e sim a nação. Não importa que o estado seja o mais próximo, até porque essa proximidade já o beneficia por ele ser o melhor local para se instalar o parque industrial, e com isso acelerar seu desenvolvimento. Se o estado já tem essa vantagem, porque ele ainda deveria ser mais beneficiado que os outros?

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 19 de Março de 2010, 15:20:56 »
Dilma critica novas regras de rateio dos royalties do petróleo

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, criticou nesta sexta-feira os novos critérios aprovados pela Câmara dos Deputados para a divisão dos royalties do petróleo.

Para ela, a mudança nas regras é inconstitucional e não deveria ter sido feita influenciada pelas "emocionalidades" de um ano eleitoral.

"A Constituição prevê que os Estados produtores, confrontantes ou que tenham algum equipamento relativo a algum processo (de exploração e produção de petróleo) sejam contemplados diferenciadamente", argumentou a ministra a jornalistas antes de entrar na reunião do Conselho de Administração da Petrobras que vai avaliar o resultado da companhia em 2009.

Aprovada na semana passada pela Câmara, a chamada emenda Ibsen, do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), determina uma distribuição pelos critérios do Fundo de Participação dos Municípios e do Fundo de Participação dos Estados dos royalties e participações especiais de contratos vigentes e futuros de exploração e produção de petróleo.

A aprovação da emenda substituiu um acordo que havia sido fechado entre os Estados e o governo federal em meio aos debates sobre o marco regulatório para a exploração da camada pré-sal, o qual constava do relatório de autoria do líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN)

Dilma lamentou a derrota do texto do relator, e classificou de "falha" a mudança na distribuição de royalties provenientes de contratos já assinados.

"Isso nós nunca cogitamos. Não é possível ser feito, isso já é direito adquirido dos Estados e está em outro marco regulatório."

A ministra apostou que um acordo será fechado no Senado sobre o tema, evitando falar sobre a possiblidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vetar esse trecho do projeto caso ele seja mantido.

"Nós não trabalhamos com essa hipótese, e seria um desrespeito ao Senado, aos senadores e ao Congresso a gente discutir uma questão dessas a essa altura", comentou, complementando que acredita na aprovação do novo marco regulatório do setor ainda neste ano.

Pré-candidata do PT à Presidência da República, a ministra destacou que o governo tentou manter os privilégios dos Estados e municípios produtores da commodity e também beneficiar os não produtores.

O governador de São Paulo, José Serra, provável candidato a presidente do PSDB, também passou a comentar o assunto. Ele chamou na quinta-feira a emenda Ibsen de "inaceitável" e falou que ela arruína o Rio de Janeiro e o Espírito Santo, os Estados que seriam os mais prejudicados se a nova regra prevalecer.

Na quinta-feira, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, também afirmou que a bancada de Minas Gerais no Senado votará a favor do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, Estados que seriam os mais prejudicados com a mudança por serem os maiores produtores, com destaque para o Rio que é responsável por mais de 80 por cento da produção nacional.

http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=23680933

Com toda essa pressão contra, não creio que passe no Senado. Mesmo porque, se viola alguma lei, a CCJ deve barrar. Ou deveria.

It's an award I've won"

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #108 Online: 19 de Março de 2010, 15:24:42 »
Se o estado já tem essa vantagem, porque ele ainda deveria ser mais beneficiado que os outros?

Todo mundo repetindo comigo: "porque petróleo não gera ICMS e por isso, entre outras razões, os estados produtores recebem os royalties". Q.E.D.

Para maiores esclarecimentos sobre esse ponto em particular, sugiro perguntar ao http://twitter.com/joseserra_ , autor da lei de distribuição dos lucros do petróleo :hihi:

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 19 de Março de 2010, 15:38:02 »
Ok. Dúvida:

O petróleo não gera ICMS na atividade de extração ou em todas as outras atividades, incluindo-se transporte, refino e distribuição?

It's an award I've won"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #110 Online: 19 de Março de 2010, 15:39:15 »
Se o estado já tem essa vantagem, porque ele ainda deveria ser mais beneficiado que os outros?

Todo mundo repetindo comigo: "porque petróleo não gera ICMS e por isso, entre outras razões, os estados produtores recebem os royalties". Q.E.D.

Para maiores esclarecimentos sobre esse ponto em particular, sugiro perguntar ao http://twitter.com/joseserra_ , autor da lei de distribuição dos lucros do petróleo :hihi:

Acho que "estados produtores" é um termo muito forte para "estado que tem litoral e a mais de 100km daqui, uma empresa da União está extraindo petróleo.". :lol:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #111 Online: 19 de Março de 2010, 15:43:38 »
É uma boa pergunta. Não sei.

O que eu sei (de ouvir a imprensa falar, então tome com o devido ceticismo) é que o grosso da arrecadação do ICMS vem das bombas de combustível. Ou seja, RJ e ES acabam pegando um pouco disso, mas como produzem muito mais do que consomem, o resto vai para outros estados, principalmente SP.

Acho que "estados produtores" é um termo muito forte para "estado que tem litoral e a mais de 100km daqui, uma empresa da União está extraindo petróleo.". :lol:

Acho que "estados produtores" é um termo mais do que adequado para os lugares em que a infra-estrutura já está toda instalada e que na maioria dos casos estão mais próximos dos campos de extração, portanto barateando o custo ;-)

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #112 Online: 19 de Março de 2010, 16:08:05 »
É uma boa pergunta. Não sei.

O que eu sei (de ouvir a imprensa falar, então tome com o devido ceticismo) é que o grosso da arrecadação do ICMS vem das bombas de combustível. Ou seja, RJ e ES acabam pegando um pouco disso, mas como produzem muito mais do que consomem, o resto vai para outros estados, principalmente SP.

Acho que "estados produtores" é um termo mais do que adequado para os lugares em que a infra-estrutura já está toda instalada e que na maioria dos casos estão mais próximos dos campos de extração, portanto barateando o custo ;-)

O pétróleo é EXTRAÍDO. E em área que pertence a União, não aos estados.

Infra estrutura que gera emprego, desenvolvimento, investimentos, impostos e tudo o mais que uma cidade industrial teria.

A Petrobrás possui refinarias espalhadas pelo país, todas produzindo derivados. Por que o impacto nessas regiões não mereceriam a mesma "compensação" que os estados inteiros litorâneos recebem?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #113 Online: 19 de Março de 2010, 16:16:16 »
De novo: toda a área do subsolo e do mar pertence à União; e isso nunca foi contestado.

Estamos no ponto em que a discussão só vai pra frente com dados técnicos. Me dizem que o RJ é responsável por uns 60% do óleo processado do país. Não sei se é mesmo; nem qual é a participação dos demais estados da União. Aquela tabela da ANP citada algumas mensagens atrás pode dar uma pista.

Se for mesmo 60%, acho razoável que fiquemos com um parte bem maior do dinheiro, seja por royalties, seja o que for.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #114 Online: 19 de Março de 2010, 16:19:29 »
Em tempo: cansei de brincar disso. Bora tomar uma cachacinha mineira com feijoada carioca? Hoje é sexta feira, afinal!  :tintin:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #115 Online: 19 de Março de 2010, 16:25:42 »
Só existe uma refinaria no RJ. Difícil entender o que é o "processamento" diante disso.

Não posso beber hoje. Tenho que dirigir até a faculdade (40km), voltar (40km) e acordar amanhã 5hs da manhã pra fazer uma prova de concurso...

Mas sábado a noite eu tô livre... ::)

Rrrrrrrrrrrr... :P

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #116 Online: 19 de Março de 2010, 16:28:59 »
Tá marcado! Vou beber umas em outras em nome do Federalismo e de uma União menos fominha :-)

Offline Allan F.B.

• Nível 02
  • *
« Resposta #117 Online: 20 de Março de 2010, 22:14:54 »
Uma coisa é certa, como pessoas céticas e inteligentes tratam questões polêmicas muito melhor que ignorantes.

por favor não visitem os comentários do g1 e do orkut
Mantenha esse espaço livre, deixe o forum limpo

++ Cuius est solum eius est usque ad coelum et ad inferos

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #118 Online: 23 de Março de 2010, 10:46:17 »
Lula tenta adiar debate sobre divisão de royalties

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discutiu na segunda com líderes aliados no Senado uma proposta para adiar o debate sobre a distribuição dos recursos dos royalties do pré-sal. Em reunião à noite no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), Lula orientou os parlamentares a buscar apoio das bancadas à ideia de um projeto em separado sobre o assunto, que seria votado após as eleições.

Ao mesmo tempo, o governo aposta que é possível, no Senado, derrubar a emenda Ibsen, aprovada na Câmara, que redistribuiu os royalties entre todos os estados, retirando recursos do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, que são produtores.

Após o encontro, o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, relatou que os senadores propuseram desmembrar o projeto mais polêmico, que trata dos royalties e do modelo de partilha de produção. A pedido do presidente, a base aliada tentará votar em regime de urgência os quatro projetos já existentes que definem o marco regulatório do setor - as propostas de criação da estatal Petrosal, capitalização da Petrobras, formação de um Fundo Social e implantação do modelo de partilha - sem os royalties.

O quinto projeto, que trata dos recursos dos royalties, não teria prazo para ser votado. "É uma alternativa possível separar o modelo de partilha dos royalties", afirmou Padilha. "O debate dos royalties deve ser feito sem a pressão do embate eleitoral, num momento mais propício."

Padilha disse que a emenda apresentada na Câmara pelo deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) gerou um conflito federativo que não existia com a proposta original do governo. Na avaliação do ministro, a emenda causou problemas ao mexer em contratos já firmados e retirar de estados produtores recursos relativos aos royalties dos campos de petróleo já em fase de produção. Os dez líderes que participaram da reunião no CCBB avaliaram que, no Senado, é possível derrubar a emenda aprovada pela Câmara.

Durante a reunião, os senadores avaliaram que o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), teve uma atuação política desastrada no processo que culminou com a aprovação da emenda Ibsen na Câmara. "O governador exagerou ao fazer a defesa de sua proposta, especialmente porque este ano é um ano eleitoral", disse o senador Osmar Dias (PDT-PR). "O presidente pediu que haja equilíbrio no debate do pré-sal tanto na bancada de apoio ao governo quanto na oposição."

O senador Romero Jucá (PMDB-RR), líder do governo no Senado, disse que Lula orientou os representantes dos partidos aliados a conversarem com suas bancadas. "A urgência agora não é saber como será distribuído o dinheiro, mas definir o modelo para garantir as licitações dos blocos do pré-sal", afirmou. "A ideia não é quebrar o Rio e o Espírito Santo", ressaltou. "A orientação do presidente Lula é votar os projetos que definem a matriz energética e construir, com o tempo, um entendimento entre os Estados, pois não interessa o conflito."

http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2010/03/23/lula+tenta+adiar+debate+sobre+divisao+de+royalties+9436557.html

It's an award I've won"

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #119 Online: 24 de Março de 2010, 10:20:29 »
Uma coisa é certa, como pessoas céticas e inteligentes tratam questões polêmicas muito melhor que ignorantes.

por favor não visitem os comentários do g1 e do orkut

Foi o que eu disse :ok:

E na verdade, os questionamentos do DiegoJaf e do Unknown me fizeram correr atrás e rever meus argumentos; mas muito mais do que isso, me fizeram procurar maiores informações. A conclusão um pouco óbvia a que chego é que o sistema tributário do país é uma bagunça tremenda e, conseqüentemente, injusta. E isso sem sequer entrar no mérito do desvio de dinheiro!

Ainda sustento que a emenda Ibsen é um acinte, mas deixo esse ponto aos analistas mais técnicos e ao Senado. Saio da discussão absolutamente convencido que precisamos de uma discussão mais ampla e uma boa reforma tributária, coisa que se fala há tempos e até agora, nada.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #120 Online: 10 de Junho de 2010, 10:35:57 »
Senado aprova Fundo Social com regime de partilha

Projeto será criado para reunir os recursos que a União receberá pela venda do petróleo do pré-sal

O Senado aprovou no início da madrugada desta quinta-feira o texto base do projeto que cria o Fundo Social do Brasil por 38 votos a 31 e 1 abstenção. O Fundo Social será criado para reunir os recursos que a União receberá pela venda do petróleo do pré-sal. Ele será usado para financiar sete áreas exclusivas (educação, Previdência Social, combate a pobreza, meio ambiente, saúde, cultura e ciência e tecnologia).

O projeto prevê que inicialmente o governo possa usar parte do capital que entrar no fundo para financiar os projetos nessas áreas, mas, depois, só o rendimento das aplicações desse capital poderá ser utilizado.

Divisão igual

Os senadores aprovaram também, por 41 votos a favor e 28 contra, a emenda do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que trata da divisão de royalties do pré-sal. Segundo a proposta de Pedro Simon, o valor arrecadado com os royalties deve ser divido igualmente entre todos os estados e municípios, conforme critérios do Fundo de Participação dos Municípios e do Fundo de Participação dos Estados.

Para não prejudicar os estados produtores, que atualmente ganham mais para compensar os impactos da exploração, a União pagará aos estados, com sua parte nos royalties, a diferença recebida a menos com o novo modelo de divisão. A matéria volta para a apreciação da Câmara. A expectativa, agora, dos senadores dos estados produtores que fazem parte da base aliada é que o presidente Lula vete a emenda ou que o Supremo Tribunal Federal a considere inconstitucional.

"A expectativa é que o Lula vete, mas já vou pedir ao governador Paulo Hartung que estude uma ação de inconstitucionalidade. O Espírito Santo deve buscar [o seu direito] no Supremo, já que a Casa da Federação aprovou esse absurdo", afirmou o senador Renato Casagrande (PSB-ES).

O líder Romero Jucá chegou a propor que o projeto sobre royalties fosse votado no dia 9 de novembro, para afastar as discussões sobre o tema do clima eleitoral, mas com a emenda do senador Pedro Simon, as discussões sobre os royalties dominaram os debates durante a noite.

http://economia.ig.com.br/senado+aprova+fundo+social+com+regime+de+partilha/n1237657669856.html

It's an award I've won"

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #121 Online: 10 de Junho de 2010, 21:42:28 »
Senado aprova Fundo Social com regime de partilha

Projeto será criado para reunir os recursos que a União receberá pela venda do petróleo do pré-sal

O Senado aprovou no início da madrugada desta quinta-feira o texto base do projeto que cria o Fundo Social do Brasil por 38 votos a 31 e 1 abstenção. O Fundo Social será criado para reunir os recursos que a União receberá pela venda do petróleo do pré-sal. Ele será usado para financiar sete áreas exclusivas (educação, Previdência Social, combate a pobreza, meio ambiente, saúde, cultura e ciência e tecnologia).

O projeto prevê que inicialmente o governo possa usar parte do capital que entrar no fundo para financiar os projetos nessas áreas, mas, depois, só o rendimento das aplicações desse capital poderá ser utilizado.
[...]
http://economia.ig.com.br/senado+aprova+fundo+social+com+regime+de+partilha/n1237657669856.html

O dinheiro arrecadado da explotação do petróleo não deveria, jamais, ir para qualquer setor que não seja o de fomento e de infra-estrutura. Portanto, a educação, a previdência, o combate à pobreza e a cultura deveriam ficar de fora.

A educação porque já tem rubrica e percentuais definidos para isto. A previdência porque sobra dinheiro se combater a corrupção e eliminar a assimetria entre os setores público e privado. O combate à pobreza porque não se reduz a miséria dando migalhas e sim criando condições sócio-econômicas para os mais pobres. A cultura porque é um termo muito vago, e pode incluir desde filmes que elogiam o presidente da república até a restauração de prédios históricos.
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 21 de Novembro de 2010, 00:43:11 »
Discussão sobre royalties ficará para o próximo governo, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acredita que o projeto de partilha e a discussão sobre a redistribuição dos royalties do petróleo ficarão para o próximo governo.

Lula classificou como “bobagem eleitoral” a decisão da Câmara de alterar o acordo sobre os royalties feito pelo governo federal.

“Não sei se o Congresso consegue voltar esse ano. O recesso começa dia 17, disse Lula, que participou do lançamento ao mar do navio Sergio Buarque de Holanda, no estaleiro Mauá, no Rio.

Lula ressaltou que a presidente eleita, Dilma Rousseff, conhece bem o projeto, uma vez que participou de todas as discussões para formatação das propostas que foram enviadas ao Congresso.

"Tinha uma proposta de acordo. Quando chegou na Câmara, resolveram transformar em uma bobagem eleitoral, achando que iam ganhar votos”, afirmou. “Temos que agir com seriedade e não tirar do Rio o que o Rio tem de direito. Tem que ser feito de modo acordado”; acrescentou.

O senador eleito pelo PT do Rio, Lindberg Farias, revelou que a base fluminense do Senado se reunirá na terça-feira com o vice-presidente eleito e atual presidente da Câmara , Michel Temer (PMDB), para discutir o assunto.

O governo propõe que as receitas de distribuição de royalties e participações especiais de petróleo sejam reduzidas gradativamente para os Estados e municípios produtores, principalmente no Rio de Janeiro. Os demais Estados e municípios brasileiros teriam arrecadação elevada, também gradualmente.

O projeto está sendo discutido no Comitê de Articulação Federativa (CAF), ligado à Presidência da República, e prevê um período de transição de dez anos.

http://www.valoronline.com.br/online/petroleo/4567/338835/discussao-sobre-royalties-ficara-para-o-proximo-governo-diz-lula

It's an award I've won"

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #123 Online: 02 de Dezembro de 2010, 09:26:11 »
Câmara aprova redistribuição de royalties do petróleo

A Câmara dos Deputados aprovou o artigo do projeto do pré-sal que redistribui os royalties do petróleo na madrugada desta quinta-feira.

Em votação simbólica, os deputados concordaram com emenda do senador Pedro Simon (PMDB-RS) que prevê uma distribuição mais equitativa entre os Estados da Federação dos royalties pagos pelas petroleiras.

A emenda Simon causa perda de receita para Estados produtores de petróleo, como o Rio de Janeiro e Espírito Santo, já que muda também os critérios para a divisão dos royalties cobrados nos atuais contratos e não apenas em contratos futuros, como querem os governadores dos Estados produtores.

Pela emenda Simon, essas perdas serão compensadas pela União. A tendência, porém, segundo líderes do governo no Congresso, é de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vete a redistribuição dos royalties quando sancionar o projeto do marco regulatório do pré-sal.

http://noticias.br.msn.com/artigo.aspx?cp-documentid=26590348

It's an award I've won"

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #124 Online: 02 de Dezembro de 2010, 09:45:24 »
O Lula vai vetar. Queria muito que o Congresso derrubasse o veto. Entretanto, como não passam de uns vendidos, acho que vão enfiar o rabo entre as pernas, e talvez alguns benefícios também, e não vão derrubar o veto.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!