Autor Tópico: Câmara aprova alteração de royalty e conclui votação do pré-sal  (Lida 28839 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re:Câmara aprova alteração de royalty e conclui votação do pré-sal
« Resposta #200 Online: 19 de Outubro de 2011, 22:14:06 »
Juro que não entendo como a Petrobrás pode subsidiar a gasolina no Brasil e ela ser mais cara que no Japão, que não tem subsídios e acompanha as flutuações do mercado.

A gasolina não é subsidiada no Brasil, nem um centavinho sequer até onde sei.

Então conversa ali com o feliperj que eu vou ficar la no canto observando.

O Feliperj afirmou que há algum "subsídio" quando o preço internacional do barril (possivelmente do tipo brent) chega a níveis muito elevados (provavelmente algo como US$ 120,00).
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #201 Online: 19 de Outubro de 2011, 22:25:57 »
Juro que não entendo como a Petrobrás pode subsidiar a gasolina no Brasil e ela ser mais cara que no Japão, que não tem subsídios e acompanha as flutuações do mercado.

A gasolina não é subsidiada no Brasil, nem um centavinho sequer até onde sei.

Então conversa ali com o feliperj que eu vou ficar la no canto observando.

O Feliperj afirmou que há algum "subsídio" quando o preço internacional do barril (possivelmente do tipo brent) chega a níveis muito elevados (provavelmente algo como US$ 120,00).

De fato existia um acordo no governo anterior, meio informal, de quando o petróleo disparou, para que o repasse não fosse feito de uma vez para o mercado, mas o acordo previa também que quando o petróleo baixasse o repasse também não seria de uma vez. Mas a gasolina nunca foi subsidiada.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #202 Online: 20 de Outubro de 2011, 00:45:30 »
Ola Barata,

Eu sugiro outra coisa. Consultem o nível de subsidio e os impostos do Japão; consultem a nossa esturura de preços e impostos e verifiquem se o que estou falando é ou não verdadeiro.

Não quero qeu ninguém "acredite em mim". Neste ponto, não interessa mais argumentos...Chegamos ao ponto da fé :), baseada em um paradigma antigo. Então, temos que partir para as evidências.

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #203 Online: 20 de Outubro de 2011, 00:50:12 »
E o que estou falando é que hoje, a petorbras subsidia, pelo menos : diesel , gasolina, glp (e somos importadores em todos eles).

Olhem os preços das ações !!!!

Abs
Felipe

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #204 Online: 20 de Outubro de 2011, 08:22:17 »
Felipe, até onde eu sei a gasolina no Brasil não contém subsídios, o GLP eu penso que desde a crise com a Bolívia a Petrobrás já não cobra tão barato, e o diesel sim, tem um taxa de impostos menor.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #205 Online: 20 de Outubro de 2011, 09:12:33 »
Ola Juca,

O Subsidio atual não é do governo, via impostos. É da Petrobras, via preço.

Abs
Felipe

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #206 Online: 20 de Outubro de 2011, 09:20:10 »
Ola Juca,

Abs
Felipe

De acordo com o gráfico desse blog da Petrobrás, o preço médio da gasolina no Brasil não parece ser subsidiado por ela não? Se for é muito pouco.

http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/04/07/preco-da-gasolina-mitos-e-verdades/
« Última modificação: 20 de Outubro de 2011, 09:23:55 por _Juca_ »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 20 de Outubro de 2011, 09:24:51 »
Ola Juca,

Abs
Felipe

Caro Feliperj

Eu ainda estou elaborando a resposta da sua última (e extensa) postagem a mim destinada. Mas eu entendo que seria de bom alvitre voce apresentar os números (e as fontes) sobre os alegados subsídios que a Petrobrás patrocina nos produtos como gasolina e glp.

Digo isto porque eu já lhe mostrei quais foram as variações nos preços do glp e do barril do tipo brent e mais a inflação acumulada entre 1995 e 2011 e, sinceramente, ainda não consegui, por estes números, "enxergar" onde está o subsídio, seja ele via tratamento tributário diferenciado ou via preço.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2011, 09:31:07 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #208 Online: 20 de Outubro de 2011, 10:27:23 »
E eu duvido que uma empresa com quase metade do capital privado iria diminuir o lucro apenas por dever cívico.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #209 Online: 20 de Outubro de 2011, 10:47:44 »
E eu duvido que uma empresa com quase metade do capital privado iria diminuir o lucro apenas por dever cívico.

Não sei se por dever cívico, mas por estratégia governamental ela fez, como quando o petróleo disparou, mas com um acordo de reciprocidade, que devolvia os lucros quando o petróleo baixasse. É uma empresa de capital aberto, onde o controlador é o governo, em que tem que prestar contas aos seus acionistas. É um bom modelo de gestão na minha opinião, equilibrado. Na verdade a Petrobrás é uma empresa privada com controle estatal.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #210 Online: 20 de Outubro de 2011, 11:07:03 »

Não sei se por dever cívico, mas por estratégia governamental ela fez, como quando o petróleo disparou, mas com um acordo de reciprocidade, que devolvia os lucros quando o petróleo baixasse. É uma empresa de capital aberto, onde o controlador é o governo, em que tem que prestar contas aos seus acionistas. É um bom modelo de gestão na minha opinião, equilibrado. Na verdade a Petrobrás é uma empresa privada com controle estatal.
Não vejo mesmo muitos problemas na Petrobrás,  alem do conhecido cabidão de empregos claro.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #211 Online: 20 de Outubro de 2011, 11:45:55 »

Não vejo mesmo muitos problemas na Petrobrás,  alem do conhecido cabidão de empregos claro.

Ainda tem essa prática por lá?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #212 Online: 20 de Outubro de 2011, 13:23:37 »

Sim. E muito.

Sem contar a política de distribuir benesses via ONGs e fundações.
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #213 Online: 20 de Outubro de 2011, 13:26:05 »
Já escutei de alguém lá dentro que o difícil mesmo na Petrobras é gerenciar os cabides e as peixadas. Esses tipos geralmente interferem de modo muito estúpido no trabalho a ser desenvolvido...

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #214 Online: 20 de Outubro de 2011, 19:04:00 »
Ola Juca,

Abs
Felipe

Caro Feliperj

Eu ainda estou elaborando a resposta da sua última (e extensa) postagem a mim destinada. Mas eu entendo que seria de bom alvitre voce apresentar os números (e as fontes) sobre os alegados subsídios que a Petrobrás patrocina nos produtos como gasolina e glp.

Digo isto porque eu já lhe mostrei quais foram as variações nos preços do glp e do barril do tipo brent e mais a inflação acumulada entre 1995 e 2011 e, sinceramente, ainda não consegui, por estes números, "enxergar" onde está o subsídio, seja ele via tratamento tributário diferenciado ou via preço.

Ola Geo,

Ok. Vou fazer os levantamentos, pois não tenho essas infos agora. Mas só para vc ter uma idéia do que estou falando, acesse este link da Petrobras, e repare  na divulgação do resultado segmentado. A área Abastecimento é a área responsavel por receber ("comprar") o petroleo, processá-lo e vender os derivados.

http://www.petrobras.com.br/ri/mobile/ShowMobile.aspx?id_materia=VwNSvuwBt3GWMK3hzla4cg==&id_canal=ekV82nTH4zjJW7kbTC9VTA==

Vc pode reparar que o resultado deste área, somando-se os 2 trimestres, foi de -4,6 Bilhões de Reais. Isto dá uma projeção de -9,2 Bi em 2011(ou seja, quase 30% do lucro de 2010 - este é o valor que a Pet está "abrindo mão" para o País).Este resultado reflete exatamente o subsidio que falei e é o valor dele. E isto é divulgado e explicado para o mercado(inevstidores), sempre.

Novamente, olhe as ações. O que vc acha que está influenciando isso ?

Em tempo : toda a diretoria, e corpo gerencial da empresa é de funcionários de carreira (com excessão do Presidente, que é financista, mas pelo tempo que tem de empresa, já pode-se considerá-lo "de carreira").

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #215 Online: 20 de Outubro de 2011, 19:14:18 »
Ah, e reparem na ultima frase, sobre a classificação da Moody's, como já tinha falado , qdo analisei este modelo de "privatização" da Petrobras, com o qual concordo 110%.

Tudo bem que , depois da crise de 2008, isto pode não valer muita coisa.

Aliás, se algume ainda nao viu, veja "Inside Job" (Trabalho Interno). É sensacional!!

ABs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #216 Online: 20 de Outubro de 2011, 20:18:09 »
Ola Juca,

Abs
Felipe

De acordo com o gráfico desse blog da Petrobrás, o preço médio da gasolina no Brasil não parece ser subsidiado por ela não? Se for é muito pouco.

http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2011/04/07/preco-da-gasolina-mitos-e-verdades/

Ola Juca,

Repare que o gráfico é de 2010, ano em que o desequilibrio de preços era pequeno. Se vc olhar o resultado do Abstecimento, em 2010, verá que foi bem positivo. E mesemo assim, pelo gráfico dá para ver que o preço médio ainda está mais baixo que todos os outros paises (ou seja, as empresas naqueles paiese, lucraram +).

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #217 Online: 20 de Outubro de 2011, 20:40:06 »
Ola Geo,

Este aqui é um link com a evolução do preço do GLP de 2002 até 2007 (e ainda está nesse patamar de 45%-55% de defasagem). Repare os slides de 17-20.

www.aiglp.org/arq/congressos/XXII/AIGLPCOV0628_06_07.pptSimilares

Repare o tamanho do ROMBO que o GLP produz no resultado da Petrobras!!! (somos importadores de GLP).

Acho que vc vai comelçar a enxergar a Petrobras e seu papel no desenvolvimento do pais com outros olhos :)

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #218 Online: 20 de Outubro de 2011, 20:49:54 »
Agora,

Que além disso tudo, ela é menos eficiente que uma Exxon,  está "inchada", etc...Isso tudo, eu concordo...e o mercado tb ve...e tb reflete no $ das ações!!!

Abs
Felipe

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #219 Online: 20 de Outubro de 2011, 23:15:03 »
Já escutei de alguém lá dentro que o difícil mesmo na Petrobras é gerenciar os cabides e as peixadas. Esses tipos geralmente interferem de modo muito estúpido no trabalho a ser desenvolvido...

O que não é uma surpresa, já que não estão lá por méritos. :(
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #220 Online: 21 de Outubro de 2011, 08:55:47 »
RJ vai aguardar Câmara na questão dos royalties

Representante da bancada do Rio de Janeiro, a mais prejudicada com a aprovação da nova regra de divisão dos royalties de petróleo, o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) afirmou hoje que é preciso aguardar o desfecho da questão na Câmara. O passo seguinte será convocar a população do Rio e do Espírito Santo, principais estados produtores de petróleo, para que pressionem a presidente Dilma Rousseff para que ela vete o projeto. O último passo será questionar a decisão do Congresso no Supremo Tribunal Federal (STF).

A estratégia segue, primeiramente, um rito de procedimentos, já que o STF não pode analisar um projeto de lei em discussão no Congresso. A questão só pode ser levada ao Supremo depois de transformada em lei e sancionada pelo presidente da República. Antes, fluminenses e capixabas vão apostar suas fichas na possibilidade de veto.

'Vamos ficar nas mãos da consciência da presidente Dilma para vetar o projeto. Sinceramente espero o veto porque acredito que a presidente Dilma não vai decepcionar os apoiadores que teve com expressiva votação no Rio', disse Eduardo Cunha no microblog Twitter. Ele acrescentou que não acredita em mudanças do projeto na Câmara. A expectativa é de que os deputados apreciem a questão em no máximo um mês. Se houver modificações, a matéria retorna ao Senado.

Com as novas regras aprovadas ontem à noite no Senado, as perdas estimadas para o Rio e o Espírito Santo, somente em 2012, chegam a R$ 3,6 bilhões, segundo levantamentos feitos pelas bancadas dos dois Estados. O senador Francisco Dornelles (PP-RJ) afirmou que o novo modelo de divisão 'inviabiliza o Rio' e o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) alertou para o fato de que a falta dos recursos poderá levar ao fechamento de escolas, postos de saúde e até de prefeituras.

http://estadao.br.msn.com/economia/rj-vai-aguardar-c%c3%a2mara-na-quest%c3%a3o-dos-royalties
Alckmin espera que Câmara mude projeto sobre royalties

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse hoje que espera que a Câmara dos Deputados reverta a aprovação pelo Senado de um novo modelo de distribuição dos royalties cobrados sobre produção do petróleo no País. Na avaliação dele, a proposta que passou ontem contém uma série de distorções que precisam ser melhor aprofundadas e debatidas. O tucano citou como exemplo que os Estados produtores precisam ter mais recursos em relação a compensações ambientais e infraestrutura. 'Nós esperamos que a Câmara dos Deputados reverta essa decisão, pois é preciso aprofundar esse debate, corrigir uma série de distorções', afirmou.

O governador ressaltou que não é favorável à nova forma de distribuição dos recursos provenientes do petróleo. O novo sistema garante uma fatia de 51% dos recursos com a cobrança dos royalties para ser dividida entre Estados e municípios não produtores. A parcela destinada aos produtores caiu quase pela metade, passando de 52,5% para 27%. O tucano defendeu o modelo de distribuição encaminhado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Congresso. 'Eu sou favorável à proposta encaminhada pelo governo federal, que já fazia uma distribuição que aumentava os recursos para os Estados e municípios não produtores, mas de forma mais equilibrada', afirmou. O governador de São Paulo visitou hoje o canteiro de obras do futuro Estádio do Corinthians, no bairro paulistano de Itaquera, que foi confirmado como sede da abertura da Copa do Mundo de 2014.

Em entrevista, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, afirmou que a perda dos repasses de royalties do petróleo para o Rio de Janeiro pode comprometer o pagamento aos aposentados do funcionalismo estadual e projetos necessários para a realização da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016. O novo modelo gera perdas para os cofres do Rio de Janeiro e do Espírito Santo estimadas em R$ 4,3 bilhões em 2012.

http://estadao.br.msn.com/economia/alckmin-espera-que-c%c3%a2mara-mude-projeto-sobre-royalties

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #221 Online: 21 de Outubro de 2011, 08:57:51 »

Sim. E muito.

Sem contar a política de distribuir benesses via ONGs e fundações.

Ok, bem eu perguntei porque quando criança (12 ou 13 anos) algumas vezes acompanhei meu pai até a sede em SP, e nunca vi tamanho lixo que eram os funcionários daquela empresa. Pra mim hoje com a profissionalização da gestão, eu pensei que tinha acabado, e fosse como uma multinacional normal, lum lixo profissionalizado :lol:. É certo que nomeação para cargos chave são feitas pelo governo, não poderia ser diferente, já que ele é o controlador da empresa, mas alguém de fato vive o dia a dia da empresa de perto para saber como é hoje a gestão? Tenho minhas dúvidas, pois a Petrobrás é uma das empresas mais lucrativas do planeta já a algum tempo.

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #222 Online: 21 de Outubro de 2011, 09:11:16 »
Ola Juca,

Atualmente toda a diretoria e as gerências estão ocupadas por funcionarios de carreira. Claro que existe a questão política da escolha (a qual partido o funcionario esta ligado), mas todos são de carreira.

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #223 Online: 24 de Outubro de 2011, 20:53:11 »
Ola Pessoal,

Abaixo o link com os dados sobre o preço do GLP:

www.aiglp.org/arq/congressos/XXII/AIGLPCOV0628_06_07.ppt

Abs
Felipe

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #224 Online: 29 de Outubro de 2011, 00:00:42 »
Ola Geo,

Segue a reportagem. Repare que o preju de 4 bi é somente com a gasolina e diesel. Se somarmos o GLP vai chegar nos números divulgados no balanço, que citei aqui.

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2011/10/28/governo-reduz-imposto-sobre-combustiveis-petrobras-reajusta-gasolina-diesel-partir-de-novembro-925685264.asp

Abs
Felipe

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!