Eu sou favorável a uma verdadeira federalização da República Federativa do Brasil, não essa piada de mau gosto que nos obrigam a engolir desde Brasília. E não se enganem, amigos: por trás de todos os discursos apaixonados de
justiça e
distribuição de receita dos representantes dos estados não-produtores está uma tremenda vontade de mamar na teta.
Não que eu ache que os royalties do petróleo sejam universalmente bem utilizados aqui no RJ. Apenas em Rio das Ostras houve investimentos realmente decentes em infra-estrutura e educação (que eu tenha notícia). Na capital... tenho sérias dúvidas. Por isso mesmo que esse debate me cansou. Não estão discutindo distribuição de receita, e sim quebras de contrato e socialização das mamatas.
E vocês querem remediar isso, uhm, mandando mais dinheiro para Brasília? Sério?
Voce fala do ICMS de São Paulo, mas onde fica o ICMS do Rio? Por acaso o do Rio é dividido e o de SP não? Fato é que tudo que esta no mar ou embaixo da terra pertence a união, o petroleo é da união, não do Rio ou de SP. Ou muda-se as regras e cada estado fica com o que arrecadar e que se foda o norte e o nordeste. É isso?
Fiz a comparação com o ICMS porque este imposto é recolhido no estado de origem -- menos no caso do minério e do petróleo. Nesses casos o imposto é recolhido onde os seus derivados são consumidos. Em SP, estado com maior frota do país, isso se traduz em uma boa arrecadação por causa dos combustíveis.