Autor Tópico: Câmara aprova alteração de royalty e conclui votação do pré-sal  (Lida 28837 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re:Câmara aprova alteração de royalty e conclui votação do pré-sal
« Resposta #150 Online: 18 de Outubro de 2011, 12:42:17 »
Quem vai ser mais imediatamente atingido, só os estados costeiros ou o resto da União? Quem vai perder saúde e, em muitos casos, meios de vida?

Se essa pendenga toda fosse para dividir a fatia do bolo com estados não-produtores costeiros seria muito mais razoável.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #151 Online: 18 de Outubro de 2011, 12:59:23 »
O Brasil, com Petrobrás publica e produtor de petróleo tem combustivel mais caro que o Japão que não produz uma gota.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #152 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:09:23 »
Peque a estrutura de preços, que vc vai entender a mágica. Garanto o seguinte, com a Petrobras privada seria anda mais cara, caso a carga de contribuições e impostos fosse mantida a mesma..E muito mais cara!

Abs
Felipe

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #153 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:14:23 »
Peque a estrutura de preços, que vc vai entender a mágica. Garanto o seguinte, com a Petrobras privada seria anda mais cara, caso a carga de contribuições e impostos fosse mantida a mesma..E muito mais cara!

Abs
Felipe
Demonstre.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #154 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:19:24 »
Faça o seguinte : vá no site da ANP e pegue a estrutura de preços da gasolina, por exemplo. Depois, acrescente ao preço de saída da refinaria 15 ou 20% (não lembro qual a defasagem atual), e mantenha a aplicação dos impostos e contribuições. É simples assim!

Se duvidar, vc pode ir  buscar a cotação internacional desse e outros combustíveis e comparar com o preço do nosso mercado interno.

Abs
Felipe

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #155 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:27:51 »
Faça o seguinte : vá no site da ANP e pegue a estrutura de preços da gasolina, por exemplo. Depois, acrescente ao preço de saída da refinaria 15 ou 20% (não lembro qual a defasagem atual), e mantenha a aplicação dos impostos e contribuições. É simples assim!

Se duvidar, vc pode ir  buscar a cotação internacional desse e outros combustíveis e comparar com o preço do nosso mercado interno.

Abs
Felipe
Não tem como calcular sem saber o preço de realização, sem saber a margem de lucro das refinarias, etc......

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #156 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:31:02 »
O engraçado é que o petróleo é do Brasil, mas a receita do turismo, do minério, da agricultura são dos estados "produtores".

Repartir o que é dos outros, é mole!!!!

O atual arcabouço legal preconiza que as receitas de royalties do petróleo e do gás natural pertencem ao estado em cujo litoral eles estejam sendo explotados. O que eu acho correto em tese, apesar de que todo e qualquer bem que esteja no subsolo pertence à União.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #157 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:32:58 »
Eu ainda tenho lá minhas dúvidas se essa festa toda ao redor do pré-sal é justificada... já está certo que a extração é comercialmente viável?

Se o preço do barril continuar acima de US$ 90,00 certamente ele é viável.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:34:46 »
O engraçado é que o petróleo é do Brasil, mas a receita do turismo, do minério, da agricultura são dos estados "produtores".

Repartir o que é dos outros, é mole!!!!
O turismo, minério e agricultura são no estado produtor e náo a trocentos quilometros da costa.

É uma mera questão de definição, porém com uma base científica, que é a projeção dos limites dos estados na plataforma continental.
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #159 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:35:37 »
Acho que a partir de US$ 45 já tá valendo!
« Última modificação: 18 de Outubro de 2011, 13:37:43 por Feliperj »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #160 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:36:12 »
"O turismo, minério e agricultura são no estado produtor e náo a trocentos quilometros da costa."

E qdo der merda, aonde vai parar o Petróleo que vazar : em minas ? no Acre ?
Dependendo da corrente pode ir pra SP, ES e depemdendo de onde for a plataforma chega até a Bahia.

As plataformas mais afastadas favorecem uma dispersão para mar aberto.
Foto USGS

Offline Feliperj

• Nível 32
  • *
« Resposta #161 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:37:11 »
Ola Barata,

Esse é seu engano. Com preços internacionais não existe saber margem de lucro. O preço vai variar independentemente do custo de produção ( o preço é determinado pelo mercado, não por seu custo de produção).

Abs
Felipe

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:37:42 »
A partir de US$ 45 já tá valendo!

Eu não tenho acesso às planilhas de custo da Petrobrás, mas US$ 45,00 parece um valor muito baixo, talvez inferior ao do limite da economicidade.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #163 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:39:13 »
Ola Barata,

Esse é seu engano. Com preços internacionais não existe saber margem de lucro. O preço vai variar independentemente do custo de produção ( o preço é determinado pelo mercado, não por seu custo de produção).

Abs
Felipe

Desculpe.

O custo de produção não importa apenas para casos ultraespecíficos, como por exemplo, a recomposição das reservas estratégicas do EUA, voltada para crises e conflitos externos.
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #164 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:39:51 »
Eu fico me perguntando com quanta gritaria seria recebida em SP uma proposta de dividir o ICMS do combustível com todos os estados da União... ou, de fato, acabar com os royalties e recolher o ICMS do petróleo nas refinarias.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #165 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:40:37 »
E se realmente vazar, quem vai pagar a conta da limpeza? So os estados produtores ou a união?

É a Petrobrás.

Ou melhor, nós, via impostos.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #166 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:43:13 »
Cuidado com que desejas!!!

Vc terá gasolina e diesel a preço internacional, gas a preço internacional. GLP (que não tem aumento a séculos) a preço internacional, falta de investimento na industria nacional e deixará de ter o controle sobre um insumo extremamente estratégico!!!

Não sei se vc já leu algum livro ou viu algum documentário sobre a geopolítica do petróleo. Vale a pena!!!

Abs
Felipe

Eu lidei muitos anos com esta área e afirmo com convicção que os grandes (se não forem os únicos) beneficiários da atual estrutura de explotação de petróleo no Brasil, são os funcionários da Petrobrás e os políticos de plantão.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #167 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:43:57 »
Eu fico me perguntando com quanta gritaria seria recebida em SP uma proposta de dividir o ICMS do combustível com todos os estados da União... ou, de fato, acabar com os royalties e recolher o ICMS do petróleo nas refinarias.
SP ja é o estado que mais se fode nessa brincadeira de repasse federal.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #168 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:45:26 »
E vocês querem remediar isso, uhm, mandando mais dinheiro para Brasília? Sério?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #169 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:50:41 »
Peque a estrutura de preços, que vc vai entender a mágica.

A "mágica" está nas benesses trabalhistas e nas manipulações políticas. E que não mudarão enquanto ela for estatal.

Garanto o seguinte, com a Petrobras privada seria anda mais cara, caso a carga de contribuições e impostos fosse mantida a mesma..E muito mais cara!

Desculpe mais isto aí parece um wishful thinking seu, nada mais. Não digo que não pudesse acontecer, mas parece óbvio que no bojo de um processo que levasse à privatização da Petrobrás também teria que ter uma legislação específica que previsse e punisse os eventuais desvios.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:51:42 »

Pelo contrário. Eu sou favorável a uma reforma tributária que mandasse Brasília e as benesses do setor público às favas.
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #171 Online: 18 de Outubro de 2011, 13:56:04 »
Voce fala do ICMS de São Paulo, mas onde fica o ICMS do Rio? Por acaso o do Rio é dividido e o de SP não? Fato é que tudo que esta no mar ou embaixo da terra pertence a união, o petroleo é da união, não do Rio ou de SP. Ou muda-se as regras e cada estado fica com o que arrecadar e que se foda o norte e o nordeste. É isso?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #172 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:00:59 »
Eu sou favorável a uma verdadeira federalização da República Federativa do Brasil, não essa piada de mau gosto que nos obrigam a engolir desde Brasília. E não se enganem, amigos: por trás de todos os discursos apaixonados de justiça e distribuição de receita dos representantes dos estados não-produtores está uma tremenda vontade de mamar na teta.

Não que eu ache que os royalties do petróleo sejam universalmente bem utilizados aqui no RJ. Apenas em Rio das Ostras houve investimentos realmente decentes em infra-estrutura e educação (que eu tenha notícia). Na capital... tenho sérias dúvidas. Por isso mesmo que esse debate me cansou. Não estão discutindo distribuição de receita, e sim quebras de contrato e socialização das mamatas.

Voce fala do ICMS de São Paulo, mas onde fica o ICMS do Rio? Por acaso o do Rio é dividido e o de SP não? Fato é que tudo que esta no mar ou embaixo da terra pertence a união, o petroleo é da união, não do Rio ou de SP. Ou muda-se as regras e cada estado fica com o que arrecadar e que se foda o norte e o nordeste. É isso?

Fiz a comparação com o ICMS porque este imposto é recolhido no estado de origem -- menos no caso do minério e do petróleo. Nesses casos o imposto é recolhido onde os seus derivados são consumidos. Em SP, estado com maior frota do país, isso se traduz em uma boa arrecadação por causa dos combustíveis.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #173 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:05:33 »
Em tempo: o NE é a região que mais tem crescido e se desenvolvido na última década, o que me traz grande alegria :ok:

Não posso falar a mesma coisa no Norte, especialmente do Pará, estado natal da minha mulher, constantemente envolvido em disputas de caciques políticos e madeireiros assassinos. E com a súcia que administra aquela região, tenho sérias dúvidas que a injeção de mais dinheiro resolveria alguma coisa...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #174 Online: 18 de Outubro de 2011, 14:07:49 »
Em tempo: o NE é a região que mais tem crescido e se desenvolvido na última década, o que me traz grande alegria :ok:

Não posso falar a mesma coisa no Norte, especialmente do Pará, estado natal da minha mulher, constantemente envolvido em disputas de caciques políticos e madeireiros assassinos. E com a súcia que administra aquela região, tenho sérias dúvidas que a injeção de mais dinheiro resolveria alguma coisa...
Tem crescido e se desenvolvido mas ainda nao tem saldo positivo, depende de repasse de dinheiro do sul e sudeste.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!