[...]. Alguém tem outra idéia?
Quem está na platéia não tem uma visão geral do que esta ocorrendo quando ele movimenta as cartas na mesa. Quem está no palco (convidado) geralmente está mais preocupado em não parecer um tapado do que perceber o que realmente está acontecendo.
Eu acho que:
O vídeo foi editado conforme necessidade ou os cameras foram instruídos quanto ao que deveriam filmar (em que momento deve-se filmar algo, de qual ângulo e a qual distancia focal).
Ex.:
De 0:08:07 até 0:08:17 não dá para perceber claramente se ele marca o verso das cartas com o polegar (marca usando alguma técnica qualquer que não é perceptível aos convidados). Penso que ele realiza uma marcação seja ela qual for.
Na mesa ele vira as cartas para ver a marcação. Em 0:10:50 ele começa a virar a carta 'RICH' (mas não termina – só o suficiente para ver a marcação). É a única carta que ele começa a virar mas não termina (ele deixa com a foto para cima). Depois em 0:10:57 ele pega a carta 'RICH' novamente e diz que aquela foi a escolhida. Neste meio tempo ele já viu algumas outras cartas marcadas e decorou (não vai precisar mais ficar virando todas as cartas para saber quais foram as escolhidas).
Para funcionar ele deve marcar as cartas de forma que só ele consiga identificar usando algum traquejo científico ("tem ciência na mágica"). E, tem que diferenciar as marcações uma das outras para saber quem escolheu qual carta. Uma marcação muito usada em 'buteco' é a do truque 'Dê olho no naipe' (sic).