Autor Tópico: Festival de Fraudes Espíritóides do Além Túmulo  (Lida 38413 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Festival de Fraudes Espíritóides do Além Túmulo
« Resposta #175 Online: 18 de Agosto de 2011, 09:57:41 »

A agenda é sempre um problema para os médiuns, isto é, receber "espíritos" com hora marcada. Quando  os "espiritos" (alucinações) não comparecem o médium tem que arranjar um jeito de não frustar a "freguesia" e consciente ou inconscientemente parte para a fraude. Uns se cansam e abandonam essa vida mediúnica, outros continuam até o fim da vida sustentando mentiras que consideram justificaveis diante da grande causa espiritóide. O CX até tentou ficar em Londres quando se sua primeira viagem ao exterior mas Waldo Vieira o fez retomar seus ideias espiritóides.

Quase o espiritismo brazuca perdeu seu santo maior.

Se charlatões crentes não são charlatões, depende apenas do que você considera um charlatão.

O que caracteriza um charlatão é a prática iludir pessoas e lucrar com isso, o que independe do fato de a pessoa acreditar ou não nas mentiras que prega, ou ainda do fato de fazerem caridade com parte do dinheiro que lucram. E nesse caso tanto Chico quanto Divaldo se encaixam perfeitamente, pois passaram a vida a se sustentarem com a DE. Inclusive o próprio Chico tentou difamar a carreira espiritóide de Divaldo na década de 1960 (vai ver por medo de perder a freguesia para a concorrência): http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2785/mdium-divaldo-franco-utilizado-por-espritos-inferiores

Cara, isso eu não sei. Não parecem querer enganar as pessoas. Há algumas décadas, quando eu era militar, ouvi uma palestra deste tal Divaldo no quartel. Tinha lá um grupo de espíritas que levou ele pra fazer uma conferência e coisa e tal. Ele é muito eloqüente. Faz pregações interessantes. Defendeu a doutrina da reencarnação. Veja, eu não sou espírita, Sou cristão batista. Não concordo com o ponto de vista da DE, mas não me pareceu ser um charlatão. E viver de donativos, todas as religiões vivem. O que não poderia é viver do dinheiro do Estado. Pessoas que se unem com um propósito religioso, político, esportivo, etc. têm que sustentar suas organizações. É assim que a coisa funciona. Já vi muitos ladrões, mas acho que essas caras aí não são não.

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #176 Online: 18 de Agosto de 2011, 14:50:51 »
Cara, isso eu não sei. Não parecem querer enganar as pessoas. Há algumas décadas, quando eu era militar, ouvi uma palestra deste tal Divaldo no quartel. Tinha lá um grupo de espíritas que levou ele pra fazer uma conferência e coisa e tal. Ele é muito eloqüente. Faz pregações interessantes. Defendeu a doutrina da reencarnação. Veja, eu não sou espírita, Sou cristão batista. Não concordo com o ponto de vista da DE, mas não me pareceu ser um charlatão. E viver de donativos, todas as religiões vivem. O que não poderia é viver do dinheiro do Estado. Pessoas que se unem com um propósito religioso, político, esportivo, etc. têm que sustentar suas organizações. É assim que a coisa funciona. Já vi muitos ladrões, mas acho que essas caras aí não são não.

Mas isso é exatamente a jogada do espiritismo, se fazer de humilde ao mundo (mas você acha mesmo que o Divaldo mora num barraquinho qualquer?). Por trás de todo esse martírio coitadista e humildade excessiva se escondem fundações que recebem doações milionárias anualmente e mesmo assim não cessam com a eterna pedição de dinheiro, sempre estão precisando de mais para aumentar o salão, trocar as telhas, comprar cadeiras, etc.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #177 Online: 18 de Agosto de 2011, 15:02:26 »

Quanto ao Divaldo, não conheço o suficiente para opinar. O Chico, eu considerava há muitos anos que era alguém que realmente acreditava na DE e que acreditava poder psicografar espíritos. O que me fez mudar de idéia foram dois fatos, as infames fotos de espíritos e ectoplasma tiradas em conjunto com o Waldo Vieira e a revelação de trechos claramente plagiados em algumas de suas obras supostamente psicografadas.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Festival de Fraudes Espíritóides do Além Túmulo
« Resposta #178 Online: 27 de Outubro de 2011, 20:37:10 »
Assistam ao show ENIGMA do Derren Brown. É excelente pois ele reproduz algumas bobagens espiritóides do início do Sec XX e prova através de um fantástico truque de ilusionismo que nada é por acaso como tanto gostam de afirmar os seguidores de Kardec.

feature=related

Vejam logo porque logo logo essas coisas desaparecem do youtube a pedido das emissoras.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #179 Online: 27 de Outubro de 2011, 21:17:07 »
Assistam ao show ENIGMA do Derren Brown. É excelente pois ele reproduz algumas bobagens espiritóides do início do Sec XX e prova através de um fantástico truque de ilusionismo que nada é por acaso como tanto gostam de afirmar os seguidores de Kardec.

feature=related

Vejam logo porque logo logo essas coisas desaparecem do youtube a pedido das emissoras.

Giga

Uma pergunta. É sobre a parte do show que vai até os 15 minutos, onde ele seleciona 4 pessoas e estas retiram ao acaso 1 foto cada de um maço de outras pessoas que estão na platéia e então Derren acerta as 4 pessoas escolhidas.

O processo de eliminação/escolha se dá pela expressão facial e pela forma em que elas pressionam o ombro dele após cada pergunta?
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #180 Online: 27 de Outubro de 2011, 23:15:09 »

feature=related

Giga

Uma pergunta. É sobre a parte do show que vai até os 15 minutos, onde ele seleciona 4 pessoas e estas retiram ao acaso 1 foto cada de um maço de outras pessoas que estão na platéia e então Derren acerta as 4 pessoas escolhidas.

O processo de eliminação/escolha se dá pela expressão facial e pela forma em que elas pressionam o ombro dele após cada pergunta?

Existem ilusionistas que fazem isso dessa forma. Dizem que são capazes de sentir alterações dos batimentos cardiacos, observar a dilatação das pupilas e até alteração da temperatura do corpo, etc  e relacionar tudo isso com uma certa probabilidade de acerto acima da média esperada.

Nesse caso, é mais simples. Repare que ele pede para as pessoas escolherem as cartas. Até aqui, tudo bem. Mas quando ele recolhe as cartas ele dá uma passadinha pela mesinha do lado da última pessoa e pega um monte com o restante das fotos. Daí ele corta e pede para a pessoa colocar a primeira foto. Corta de novo o baralho e pede para a pessoa seguinte colocar a foto e assim sucessivamente. Cada vez que ele corta sempre no mesmo local ele determina a posição de cada foto que pertence a cada pessoa mas ele ainda não sabe qual é a foto. Então ele conta umas piadas para contar as cartas até o ponto de corte e identifica as fotos que já estão na ordem correta. O número de mentalismo nesse caso é pura enrrolação, ele pode inventar variações usando telepatia, clarividência ou seja lá o que for.

Pelo menos, acho que é isso. Alguém tem outra idéia?
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline ANDREWaim

• Nível 16
  • *
« Resposta #181 Online: 28 de Outubro de 2011, 00:38:28 »
[...]. Alguém tem outra idéia?

Quem está na platéia não tem uma visão geral do que esta ocorrendo quando ele movimenta as cartas na mesa. Quem está no palco (convidado) geralmente está mais preocupado em não parecer um tapado do que perceber o que realmente está acontecendo.

Eu acho que:
O vídeo foi editado conforme necessidade ou os cameras foram instruídos quanto ao que deveriam filmar (em que momento deve-se filmar algo, de qual ângulo e a qual distancia focal).
Ex.:
De 0:08:07 até 0:08:17 não dá para perceber claramente se ele marca o verso das cartas com o polegar (marca usando alguma técnica qualquer que não é perceptível aos convidados). Penso que ele realiza uma marcação seja ela qual for.

Na mesa ele vira as cartas para ver a marcação. Em 0:10:50 ele começa a virar a carta 'RICH' (mas não termina – só o suficiente para ver a marcação). É a única carta que ele começa a virar mas não termina (ele deixa com a foto para cima). Depois em 0:10:57 ele pega a carta 'RICH' novamente e diz que aquela foi a escolhida. Neste meio tempo ele já viu algumas outras cartas marcadas e decorou (não vai precisar mais ficar virando todas as cartas para saber quais foram as escolhidas).

Para funcionar ele deve marcar as cartas de forma que só ele consiga identificar usando algum traquejo científico ("tem ciência na mágica"). E, tem que diferenciar as marcações uma das outras para saber quem escolheu qual carta. Uma marcação muito usada em 'buteco' é a do truque 'Dê olho no naipe' (sic).
« Última modificação: 28 de Outubro de 2011, 01:11:51 por ANDREWaim »
"A biologia é o estudo das coisas complexas que dão a impressão de ter um design intencional." [?] Richard Dawkins - O Relojoeiro Cego.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #182 Online: 28 de Outubro de 2011, 02:37:40 »
Então estamos de acordo que trata-se de um truque simples de baralho? :)

O filme foi feito para o Channel 4 na TV inglesa (Objective Productions) no teatro e exibido em horário nobre e certamente editado para se acomodar no espaço de exibição e conter os cortes para os intervalos comerciais. Acho pouco provável que a produção do show tenha instruído os câmeras a manipulado cortes.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2011, 02:45:45 por Gigaview »

Offline Walter Silva

• Nível 04
  • *
« Resposta #183 Online: 05 de Dezembro de 2011, 20:01:09 »
O Walter Silva ainda não disse coisa alguma, só chove no molhado.

Walter, tem mais algum assunto que você quer discutir além dessa idéia fixa e cansativa de ficar nos chamando de fanáticos?

Tenho sim Giga, primeiro q disponho d pouquissimo tempo pra estudar a fundo o assunto em questão pra podermos debater com mais enfase,

Legal a sua humildade para confessar que não tem preparo para debater esse assunto que, pelo visto, tanto lhe interessa.  :)

...segundo q concordo com vc, debater aqui é chover no molhado, até pq percebi q alguns (ñ todos) só replicam os pontos fracos das nossas postagem e simplesmente ignoram as coisas mais consistentes, ...

Que coisas mais consistentes? A maioria dos foristas aqui simplesmente ignora os pontos que já foram exaustivamente discutidos além dos bullshits óbvios que nem merecem discussão. Os foristas novatos podem ter a falsa impressão de que estamos evitando tocar em certos assuntos ou temas mas volta e meia eles ressurgem das profundezas do fórum.

...mas ñ vou postar aqui pq tenho q sair agora,mas vou deixar uma coisinha interessante aqui pra reflexão d todos.

Olha esse link: http://forum.ceticismoaberto.com/topic=193.0.html

É interessante notar q vc não voltou pra refutar a resposta do Vitor.

E esse outro: http://forum.ceticismoaberto.com//topic,187.msg1730.html#msg1730

Novamente vc preferiu ignorar a refutação do Vitor e partir pra cima dos usuários, digamos, talvez com menos tempo q o Vitor,ou talvez sem a mesma inteligencia e lógica do mesmo.

O Vitor é um cara admirável e tem todo o meu respeito pois o considero o mais sério dentre os maiores estudiosos da paranormalidade no Brasil. Já tive muitas discussões interessantes com ele, como essas que você postou aí em cima. Note que a discussão ainda não acabou. Não se trata de refutar ou ser refutado, mas de parar quando necessário para estudar mais, ler mais e apresentar novos dados, informações e pontos de vista, ou simplesmente, depois de muito estudo, dar o braço a torcer e concordar com as idéias que incialmente discordamos. Isso pode levar horas ou até anos. Aqui mesmo no fórum temos exemplos de discussões que continuam depois de muito tempo de iniciadas. Parece que você é que está com pressa tomando o debate como uma luta de vale-tudo.

Saiu com o rabinho no meio das pernas, e nem teve ao menos a humildade d voltar e dizer q talvez Vitor tenha razão.E se por acaso,tenha alguma réplica dos posts citados, posta lá,pra vermos o q o Vitor diz, pq ñ tenho nem a mesma capacidade dos estudos do Vitor, sinceramente.
Típico d fanáticos, q ñ querem ver aquilo q está óbvio,como Vitor apontou.

Nada disso.

Quando entro numa discussão procuro me cercar de todas as fontes possíveis, escolhidas dentre as mais confiáveis, para fundamentar a minha argumentação. O Vitor faz a mesma coisa. A cada ponto são toneladas de material para ler de ambas as partes. Para quem acompanha a discussão deve ser mais difícil porque são toneladas em dobro de material de leitura.

Se você se confessa não preparado e sem a capacidade de estudo do Vitor, suponho que nem tenha lido o suficiente para poder dizer, sem leviandade, o que é óbvio ou não. Mais me parece um espectador papalpiteiro daquilo que considera um vale-tudo.  :hihi:

Só pra esclarecer,por estas e por outras do Vitor e d outros, como os estudos de décadas dos cientistas citados no Discovery, é q eu, atulamente assumo a posição da ciencia de neutralidade, ou seja, não acredito totalmente q ñ exista pq há evidencias, mesmo q não sejam conclusivas, e nem acredito totalmente pq há evidencias nestes estudos,mas q não são conclusivas.

Você mesmo se confessou despreparado. Por que deveria levar em conta a sua opinião?  ::)

Ahhh...viva o Discovery!!!  :hihi:

Por fim, creio eu, na minha opinião, q tanto ateus e religiosos q assumem tal posição d dúvida pelas razões citadas são os mais sensatos.
Debater é razoável e até mesmo util e gostoso, mas negar ou aceitar veementemente não tem nada d razoável.

::)

Antes d encerrar, andei lendo várias mensagens suas e gostaria d deixar aqui a minha admiração pela sua inteligencia,independente d qualquer posição q tome.Antes assim do q ser uma pessoa medíocre,já q a maioria no mundo é assim,coisa q vc,decididamente não é,e continue estudando o assunto, com certeza dos mais importantes no mundo,pq a única certeza q temos,é vamos deixar este mundo um dia,e talvez,quem sabe,estes estudos podem nosa servir d algo,por ser o único q,talvez,levaremos além túmulo.
Talvez.

Obrigado.  :)

Ainda não temos evidências para fazer essa afirmação final nem para esse esse "talvez".  :)

Tiraram as páginas que eu citei com os links acima do ar????

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #184 Online: 05 de Dezembro de 2011, 21:15:46 »
O fórum do Ceticismo Aberto está passando por um processo de reformulação e encontra-se indisponível no momento. Acredito que em breve o Mori vai relançar o fórum e liberar o acesso a todo o conteúdo antigo. Se você precisar de um conteúdo específico, tenho a certeza que ele vai atendê-lo prontamente. O e-mail dele está lá no site do CA.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #185 Online: 05 de Dezembro de 2011, 22:55:25 »
Achei esse vídeo onde nosso querido vigarista Divaldo Franco "prova" a existência de Deus. O espetáculo é bizarro, como sempre trata-se de uma dramatização altamente sentimentalóide que não responde nada, mas confesso que nunca havia visto nada desse tipo, show de drama.

O pior é que, mesmo ninguém entendendo a gritaria e a "prova" que o bufão apresentou, ficam aplaudindo por meia hora, como se este acabasse de revelar o segredo do universo.

<a href="http://www.youtube.com/v/RAW3qEtpaC4" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/RAW3qEtpaC4</a>

Boiola

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #186 Online: 05 de Dezembro de 2011, 23:28:10 »
Consegui assistir 2 minutos. Você conseguiu ver tudo?  :olheira:

A minha conclusão é que se trata de uma alma pura, límpida como as águas que choram das montanhas que respiram o ar da glória de estarem próximas dos espíritos perfeitos de paz e bondade.

:stunned:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #187 Online: 05 de Dezembro de 2011, 23:41:15 »
[...]
A minha conclusão é que se trata de uma alma pura, límpida como as águas que choram das montanhas que respiram o ar da glória de estarem próximas dos espíritos perfeitos de paz e bondade.

Ou seja: Um boiola!  :P
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #188 Online: 06 de Dezembro de 2011, 00:22:26 »
[...]

Ou seja: Um boiola!  :P

Diria que é alguém que transcedeu todos os orifícios do envolucro carnal transitório para se revelar uma libélula feliz e fagueira no plano terrestre. :P
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2011, 00:24:29 por Gigaview »

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #189 Online: 06 de Dezembro de 2011, 00:31:42 »
Porque ele fala com esse "sotaque"?
Que é boiola não tenho dúvida...
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #190 Online: 06 de Dezembro de 2011, 00:51:45 »
Boiola2
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #191 Online: 06 de Dezembro de 2011, 11:34:33 »
cidadão de orientação sexual não ortodoxa...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #192 Online: 06 de Dezembro de 2011, 23:37:33 »
[...]

Faz parte da estratégia retórica e do estilo de apresentação dele.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #193 Online: 07 de Dezembro de 2011, 00:12:27 »
[...]

Faz parte da estratégia retórica e do estilo de apresentação dele.

Nem ví o filme direito mas acho que na empolgação ele confunde os personagens que ele cria para fazer seus shows espiritóides e incorpora alguns traços de outras personalidades. Uma espécie de Chico Anísio que não conseguiu emprego na Globo.

Queria ver uma figura dessa de porre. :hihi:

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #194 Online: 07 de Dezembro de 2011, 22:03:09 »
Consegui assistir 2 minutos. Você conseguiu ver tudo?  :olheira:

Vi tudo.. no final ele não estava mais aguentando.. a pomba gira assumiu total..
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #195 Online: 07 de Dezembro de 2011, 22:05:56 »
6:30 até 7:00

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #196 Online: 07 de Dezembro de 2011, 22:14:20 »
Antes de ver o vídeo pensei: puxa, que povo preconceituoso. Ficam fazendo comentários sobre a suposta orientação sexual do sujeito só porque ele é espírita...

Agora que vi o começo do vídeo, tenho que dar o veredicto: O cabra é uma bicha mais alegre do que uma árvore cheia de macacos. A aura dele deve ser cor-de-rosa com bolinhas brancas.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #197 Online: 07 de Dezembro de 2011, 22:57:46 »
Antes de ver o vídeo pensei: puxa, que povo preconceituoso. Ficam fazendo comentários sobre a suposta orientação sexual do sujeito só porque ele é espírita...

Agora que vi o começo do vídeo, tenho que dar o veredicto: O cabra é uma bicha mais alegre do que uma árvore cheia de macacos. A aura dele deve ser cor-de-rosa com bolinhas brancas.

:histeria:

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #198 Online: 07 de Dezembro de 2011, 23:01:16 »
6:30 até 7:00

Mais um pouco ele iria plasmar purpurina... :histeria:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!