Autor Tópico: Festival de Fraudes Espíritóides do Além Túmulo  (Lida 38412 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Festival de Fraudes Espíritóides do Além Túmulo
« Resposta #150 Online: 18 de Junho de 2011, 22:23:09 »
Tenho que concordar com o Mr. M.

Em minha cidade tem uma ação social espírita que dá um lar a crianças orfãs. Entendo o que de negativo  a religião espírita possa causar na mente destas crianças, mas pelo menos elas terão uma chance de crescer com saúde e com um acesso a educação talves até de se livrar dessas crendiçes.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #151 Online: 18 de Junho de 2011, 22:30:24 »

Em minha cidade tem uma ação social espírita que dá um lar a crianças orfãs. Entendo o que de negativo  a religião espírita possa causar na mente destas crianças, mas pelo menos elas terão uma chance de crescer com saúde e com um acesso a educação talves até de se livrar dessas crendiçes.

Perfeito Contini!

Da ignorância de um crente abastado, pode surgir um ser humano capacitado.
Até rimou! :biglol:

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 18 de Junho de 2011, 22:31:47 »
 :ok:

:biglol:
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline nikita

• Nível 13
  • *
« Resposta #153 Online: 19 de Junho de 2011, 20:49:27 »
Não só dentro do espiritismo, mas também dentro de outras religiões há inúmeras instituições de caridade e solidariedade, isso não se pode negar. Minha mãe fazia parte de um grupo que ajudava uma escola para crianças carentes e embora ela própria não fosse religiosa, muitas das amigas do grupo eram. Obviamente como o número de crentes é incrivelmente maior do que de não crentes, são os crentes que sempre aparecerão mais.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #154 Online: 20 de Junho de 2011, 22:00:21 »

Perfeito Contini!

Da ignorância de um crente abastado, pode surgir um ser humano capacitado.
Até rimou! :biglol:

O que disse é que acho desonesto o uso proselitista da ação do bem e que ninguém precisa de muletas religiosas para fazer o bem. 

Isso não significa que aqueles que usam tais muletas mas não fazem delas instrumento de proselitismo não devam ser reconhecidos como benfeitores.

Nisso estamos de acordo e já deixei registrado aqui no fórum em outro post que reconheço o valor de ações beneficientes frutos de trabalho voluntário e desvinculadas de segundas intenções.
« Última modificação: 20 de Junho de 2011, 22:13:50 por Gigaview »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline ByteCode

• Contas Excluídas
  • Nível 27
  • *
  • Conta removida por solicitação do usuário
« Resposta #155 Online: 21 de Junho de 2011, 11:41:49 »
Aos que acham que a ciência nem o espiritismo conseguiram a palavra final sobre espíritos existirem ou não, como o Walter, só uma coisa tenho a dizer: Navalha de Occam e aguardar novos dados. Diante da realidade observavel o que é imensamente mais provavel, a existência se seres invisiveis habitantes de uma outra dimensão entrando em contato conosoco ou engano, charlatanismo, doença mental? Pra mim náo tem nem o que questionar.

E como os espíritas podem ficar desenvolvendo teses e mais teses sobre o além túmulo se nem o objeto de estudo deles foi comprovado existir (espiritos)? Isto que é colocar o carro na frente dos bois!

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #156 Online: 21 de Junho de 2011, 11:47:29 »
O que disse é que acho desonesto o uso proselitista da ação do bem e que ninguém precisa de muletas religiosas para fazer o bem. 

Concordo plenamente Giga.

Lamento pelos espíritas que frequentam aqui.
Não há nada mais frustrante que este tipo de postura "benevolente".

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #157 Online: 21 de Junho de 2011, 11:59:08 »
Aos que acham que a ciência nem o espiritismo conseguiram a palavra final sobre espíritos existirem ou não, como o Walter, só uma coisa tenho a dizer: Navalha de Occam e aguardar novos dados. Diante da realidade observavel o que é imensamente mais provavel, a existência se seres invisiveis habitantes de uma outra dimensão entrando em contato conosoco ou engano, charlatanismo, doença mental? Pra mim náo tem nem o que questionar.

E como os espíritas podem ficar desenvolvendo teses e mais teses sobre o além túmulo se nem o objeto de estudo deles foi comprovado existir (espiritos)? Isto que é colocar o carro na frente dos bois!
Concordo plenamente com isso. Falei isso para alguém esses dias. Se não conseguem nem dizer onde fica a fábrica de espíritos, como usá-los para justificar fatos inexplicáveis? Pode ser qualquer outra coisa, até o meu dragão na garagem. :P
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 21 de Junho de 2011, 12:40:52 »
Navalha de Occam... Perfeito!
Afinal, estados alterados de consciencia são fato comprovado e que explica muitos "espíritos", agora a existencia da consciencia sem o cérebro... São muitos ad hoc para tentar explicar!

Navalha de occan é implacável contra a religião espírita.

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #159 Online: 22 de Junho de 2011, 15:46:05 »
Então eu te lanço um desafio, vai lá no referido tópico e refuta com os argumentos que voce diz e vamos ver o que o Vitor tem a dizer.

É fácil lançar desafios usando outras pessoas, tipo vai lá errrebenta com ele...

Quero ver você parar de ficar torcendo e entrar no debate.
É comum, quando não se tem embasamento aprofundado sobre algum tema, procurar ver o debate de ideias de pessoas com opiniões divergentes, pra tentar formar uma opinião sobre determinado assunto.
Mesmo tendo uma quase certeza de que tudo na DE é pura enrolation, era difícil pra mim refutar quem já leu trocentos livros, e fica jogando teorias estapafúrdias de física quântica, provas irrefutáveis de materializações e filosofices do tipo "fim do materialismo" pra provar a existencia de ispritos.
O mesmo se dá com o criacionismo, p. ex., os mais preparados pra demonstrarem o absurdo das afirmações são os que tem sólida formação  científica.
Por isso, Giga, embora os termos do Walter não tenham sido os mais adequados, creio que se pode desejar que um participante do seu nível, que lê toneladas antes de postar (não tem tom irônico aqui) faça uma réplica a uma argumentação, no caso, do Vítor Moura, que pareceu a ele (Walter) convincente.
Acrescento que minha posição é de o mundo não foi criado em 7 dias, aliás, 6. O sétimo foi de descanço. E também entendo que nunca houve nenhuma evidência forte da existência de espíritos. Isso, essa forte evidência, confirmada por pesquisadores isentos, seria uma descoberta fantástica. Não ia ficar restrita às revistas espiritóides.
Foda é que não to conseguindo acessar esse forum do ceticismoaberto. não sei porquê.
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline João da Ega

• Nível 21
  • *
« Resposta #160 Online: 22 de Junho de 2011, 15:48:04 »
Navalha de Occam... Perfeito!
Afinal, estados alterados de consciencia são fato comprovado e que explica muitos "espíritos", agora a existencia da consciencia sem o cérebro... São muitos ad hoc para tentar explicar!

Navalha de occan é implacável contra a religião espírita.

2
"Nunca devemos admitir como causa daquilo que não compreendemos algo que entendemos menos ainda." Marquês de Sade

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #161 Online: 22 de Junho de 2011, 17:06:58 »
Dei uma olhada nos tópicos apontados pelo Walter Silva no Ceticismo Aberto referentes discussões com o Vitor Moura e sinceramente não vejo porque voltar ao assunto e continuo sem entender porque tanta celeuma a respeito.

João, os links são estes abaixo:

http://forum.ceticismoaberto.com//topic,187.msg1063.html#msg1063
http://forum.ceticismoaberto.com//topic,193.msg1082.html#msg1082

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #162 Online: 23 de Junho de 2011, 11:09:38 »
Poxa Giga, o Vitor soltou a groselha de "A ciência não possui problemas com ad hocs" e você deixou essa pingando?
Vou colocar lá o texto abaixo..

../forum/topic=16394.0.html#msg330186
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #163 Online: 23 de Junho de 2011, 13:46:19 »
Poxa Giga, o Vitor soltou a groselha de "A ciência não possui problemas com ad hocs" e você deixou essa pingando?
Vou colocar lá o texto abaixo..

../forum/topic=16394.0.html#msg330186

Excelente.  :ok:

Vamos ver a resposta dele.

Mas não ficou pingando totalmente. Eu disse: Dessa forma fica parecendo que os céticos devem se conformar com a baixa qualidade dessas supostas provas e aceitar os ad hocs que justificam todas as dificuldades do que se presume que seja uma comunicação com algum tipo de entidade espiritual....
« Última modificação: 23 de Junho de 2011, 13:51:57 por Gigaview »

Offline Walter Silva

• Nível 04
  • *
« Resposta #164 Online: 01 de Julho de 2011, 22:07:53 »
Daqui a pouco o Walter Silva vai ressucitar o Leafar.   :sono:
E quanto aos estudos apresentados pelos cientistas, o que voce tm a dizer?

Walter,

Fica tranquilo.

Os adeptos da doutrina espírita fazem um excelente trabalho solidário. Talvez seja até o que mais ajuda as pessoas carentes.

Orgulhe-se disto.

Mas é só isto.

Caramba Mr. Mustard, isso é verdade, aqui mesmo na minha cidade existe uma associação, ou instituição espírita, não sei dizer o nome correto, que ajuda pessoas com cancer, independente da religião ou se cre em Deus ou não.
Realmente é o que mais importa, e é isso que me faz, as vezes, ver que perco tempo em discussões sem fim, sem resultados.E o que é pior, meu tempo extra empregado em ajuda a ninguém.
Obrigado amigo, por sua elucidação, vou tentar me conter, ser menos fanático e ser mais útil.
É dificil pra mim, mas sua mensagem foi 10
Abraço.

Offline Walter Silva

• Nível 04
  • *
« Resposta #165 Online: 01 de Julho de 2011, 22:10:49 »
Walter, todos os "argumentos" da crença espírita já foram refutados em vários tópicos.  Tambem já foram abertos espaços para que crentes espíritas apresentem suas evidencias e até agora nada...

Esse negócio de "desafio" é meio imaturo em uma discussão cética. Debate se faz com argumentos e não repetindo e insistindo em coisas refutadas e fazendo "desafios".

É só fazer uma rápida pesquisa no forum e voce verá todas as refutações já feitas e verá que não houve nenhuma contra-refutação que se sustentou.

Olá Contini, os estudos postados por mim feitos pelos cientistas não são crenças espíritas, gostaria da sua opinião sobre eles, já que o Giga saiu pela direita.
Abraço.

Desculpa Contini, depois que vi seu outro post falnado sobre os estudos dos cientistas, vou dar uma olhada depois retorno.
T+

Contini, to editando de novo, antes de sair, tenho que ir dormir agora, mas pensei uma coisa, mas se voce diz que não compensa mais fazer refutações porque é redundante, então porque Giga não disse isso la no referido post pro Vitor?Além do mais, pelo visto, Vitor tem bastante bagagem pra cair em questões já resolvidas. Por isso lançei tal desafio pro Giga, primeiro porque já admiti não ter tanta bagagem, segundo porque imagineu que o Vitor já conhece tais principios.Gostaria de ver o que ele (Vitor) tem a dizer sobre tais refutações já feitas.
Vitor falharia sob essa ótica?
« Última modificação: 01 de Julho de 2011, 22:30:49 por Walter Silva »

Offline Walter Silva

• Nível 04
  • *
« Resposta #166 Online: 01 de Julho de 2011, 22:13:37 »
Daqui a pouco o Walter Silva vai ressucitar o Leafar.   :sono:
E quanto aos estudos apresentados pelos cientistas, o que voce tm a dizer?

Walter,

Fica tranquilo.

Os adeptos da doutrina espírita fazem um excelente trabalho solidário. Talvez seja até o que mais ajuda as pessoas carentes.

Orgulhe-se disto.

Mas é só isto.

Diria nem isso. Desde quando o fato de ser bonzinho confere o direito de evangelizar besteiras?

Ninguém precisa de muletas religiosas para fazer o bem e o uso do bem como instrumento de proselitismo é no mínimo desonesto.

Giga, conheço várias instituições espíritas divulgadas pela midia, e pessoalmente também, que apenas dão assistencia social, sem doutrinação alguma.Algumas inclusive nem colocam no nome palavras relacionadas ao espiritismo.

Offline Walter Silva

• Nível 04
  • *
« Resposta #167 Online: 01 de Julho de 2011, 22:15:34 »

Parabéns Contini.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #168 Online: 03 de Julho de 2011, 15:28:56 »

Parabéns Contini.
Sempre reconheci a qualidade das ações de caridade promovidas por alguns espíritas, independente de entender que o espiritismo é só mais uma entre várias religiões.

É aquela história, trocar um mal que prejudica a curtissimo prazo (fome, abandono, etc) por um mal a longo prazo (crenças e pensamento mistico)... Pelo menos há a possibilidade da pessoa se livrar das crendiçes posteriormente e se desenvolver como pessoa.
Mais ou menos como trocar o cancer por uma quimioterapia agressiva... é uma chance de vida para a pessoa.

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #169 Online: 30 de Julho de 2011, 04:31:52 »
Esta não é espiritóide, é evangélica, mas vou postar aqui para evitar a criação de um novo tópico.

<a href="http://www.youtube.com/v/aWPb4p2d2Wk" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/aWPb4p2d2Wk</a>
« Última modificação: 30 de Julho de 2011, 04:34:19 por José H. »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #170 Online: 30 de Julho de 2011, 10:37:21 »
Ele é o Exu.  :histeria:

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #171 Online: 17 de Agosto de 2011, 02:36:09 »
Achei esse vídeo onde nosso querido vigarista Divaldo Franco "prova" a existência de Deus. O espetáculo é bizarro, como sempre trata-se de uma dramatização altamente sentimentalóide que não responde nada, mas confesso que nunca havia visto nada desse tipo, show de drama.

O pior é que, mesmo ninguém entendendo a gritaria e a "prova" que o bufão apresentou, ficam aplaudindo por meia hora, como se este acabasse de revelar o segredo do universo.

<a href="http://www.youtube.com/v/RAW3qEtpaC4" target="_blank" class="new_win">http://www.youtube.com/v/RAW3qEtpaC4</a>

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #172 Online: 17 de Agosto de 2011, 08:11:21 »
Não concordo que o Divaldo e o Chico sejam charlatões. Acho que eles acreditam (no caso do Chico, acreditava) de fato na doutrina espírita. Se não há espíritos, se não há sobrenatural, então eles seriam o caso de auto-engano. Não mau caráter. Com certeza não.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #173 Online: 17 de Agosto de 2011, 17:05:02 »
Não concordo que o Divaldo e o Chico sejam charlatões. Acho que eles acreditam (no caso do Chico, acreditava) de fato na doutrina espírita. Se não há espíritos, se não há sobrenatural, então eles seriam o caso de auto-engano. Não mau caráter. Com certeza não.

A agenda é sempre um problema para os médiuns, isto é, receber "espíritos" com hora marcada. Quando  os "espiritos" (alucinações) não comparecem o médium tem que arranjar um jeito de não frustar a "freguesia" e consciente ou inconscientemente parte para a fraude. Uns se cansam e abandonam essa vida mediúnica, outros continuam até o fim da vida sustentando mentiras que consideram justificaveis diante da grande causa espiritóide. O CX até tentou ficar em Londres quando se sua primeira viagem ao exterior mas Waldo Vieira o fez retomar seus ideias espiritóides.

Quase o espiritismo brazuca perdeu seu santo maior.
« Última modificação: 17 de Agosto de 2011, 22:00:39 por Gigaview »

Offline José H.

• Nível 13
  • *
« Resposta #174 Online: 17 de Agosto de 2011, 17:57:23 »

Se charlatões crentes não são charlatões, depende apenas do que você considera um charlatão.

O que caracteriza um charlatão é a prática iludir pessoas e lucrar com isso, o que independe do fato de a pessoa acreditar ou não nas mentiras que prega, ou ainda do fato de fazerem caridade com parte do dinheiro que lucram. E nesse caso tanto Chico quanto Divaldo se encaixam perfeitamente, pois passaram a vida a se sustentarem com a DE. Inclusive o próprio Chico tentou difamar a carreira espiritóide de Divaldo na década de 1960 (vai ver por medo de perder a freguesia para a concorrência): http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2785/mdium-divaldo-franco-utilizado-por-espritos-inferiores

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!