Autor Tópico: Festival de Fraudes Espíritóides do Além Túmulo  (Lida 38410 vezes)

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
Re: Festival de Fraudes Espíritóides do Além Túmulo
« Resposta #100 Online: 30 de Maio de 2011, 18:37:10 »
Falácia é um raciocínio logicamente inválido, só isso. É sinônimo de sofisma. Acontece é que alguns erros de raciocínio lógico são tão comuns que têm até nome próprio. Não é uma coisa que alguém inventou para encher o saco dos crentes, é um tipo de verdade tão universal quanto as da matemática. Você não pode estudar sobre falácias para ver de quais delas você discorda, assim como você não pode estudar a tabuada para decidir de quais subtrações você discorda. Se você discorda, é porque você não entendeu.

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #101 Online: 30 de Maio de 2011, 19:19:14 »
Se você discorda, é porque você não entendeu.
Discordo deste seu argumento. Isso parece uma forma de impor tais regras.

Offline Walter Silva

• Nível 04
  • *
« Resposta #102 Online: 30 de Maio de 2011, 19:28:06 »
Postado por Enio.
''Eu já acho que um cético poderia ser fanático, no sentido dele ter se tornado cético ou ateu apenas em função dos outros, ou por achar que isso é sinônimo de ser inteligente, sem ter chegado a uma profunda crítica sobre as coisas. ''

É por isso que muitos aqui tem um ''Q'' de fanático hehehe.Ou será que os cientistas sérios e até os premios nobel ''crentes'' que citei são desequilibrados ou retardados?

Alguém falou isso? 

Muitos aqui já falaram sim q todo crente deve ser retardado ou desequilibrado mental, e num outro tópico citei vários nomes de cientistas famosos e até premios nobel q são ''crentes''.Ou seja,será q eles são retardados??Me poupe dos ateus fanáticos né amigo.

Só ateus e céticos fanáticos pensam que todos os religiosos são desequilibrados ou retardados.
Minha esposa é espíritualista e acha 99% dos religiosos são desequilibrados E retardados.

Não conheço sua esposa.Além do mais, eu quis dizer ''só ateus FANÁTICOS''.

Pessoas e cientistas sérios e equilibrados não fazem um pré-julgamento generalizado como muitas vezes o é aqui.Inclusive aqui tem alguns ateus tão fanáticos, que postam somente ofensas e deboches,sem um argumento sério e imparcial.
O fórum tem regras bem claras, caso se sinta ofendido basta denunciar a moderação.

Não me sinto ofendido com essas bobagens, só citei isso pra esclarecer q fanáticos existem tanto d um lado quanto d outro,e tem inflado em seus comentários tanta emoção quanto d um crente fanático.

Para aqueles que acham também é crença. "Achar" sem evidências é acreditar.
Quando disse achar estava dizendo que estes não tem dúvida de que a idéia de todos os médiums serem doentes mentais ou charlatões é absurda, seja por experiência própria ou por testemunho, apesar do empirismo não estar envolvido. Empirismo não é tudo. Às vezes temos que aceitar coisas que ainda estão longe do domínio do empirismo, algo que o cético se nega por achar irracional. A ciência pode parecer racional, mas ela sempre acaba mudando suas teorias...

Pois é, e nem precisa ser um Einstein pra saber que muitas idéias científicas tido hoje como verdades absolutas, podem ser reveladas como falsas e equivocadas, justamente pela limitação tecnológica,como já aconteceu milhares de vezes desde que a ciencia surgiu.Depois acham ruim quando eu mostro o fanatismo de certos ateus por aqui.

Walter, você está incorrendo em alguns erros grosseiros na sua observação.  Na Ciência não existem verdades, uma Teoria Científica não é Verdade. Caso leia alguns pots aqui do forum vai ver que esse erro é bastante comum, basta pesquisar para ver o quão equivocado esta o seu pocisionamento.  A Ciência trabalha com a aproximação da verdade, ou do não-falseável.  Quem lida com Verdade é religião e filosofia.
Se você tem algum método epistemiológico melhor que o atualmente utilizado demostre a sua superioridade que com certeza todos acataremos. 
Infelizmente todas essas afirmações de mediunidade não consegue passar por o crivo de uma análise mais aprofundada.  Caso conheça algum dado desconhecido por nós, por favor nos esclareça.

Mas eu não falei d provas em momento algum, falei tbm d evidencias q ''podem ou não ser verdade''.
Viu os links q eu deixei acima?Então, se forem evidencias furadas,q alguém prove com algum estudo sério e gabaritado,claro.Caso contrário,negar com falácias vai soar tão fanático como o religioso q afirma sem provar.Essas pessoas foram a campo,e é preciso ser assim para se mostrar algo,nem q sejam somente evidencias vagas.E essas evidencias não se rebatem com a bunda pregada na cadeira.
Além disso,q papo é esse d superioridade?Somente não vou deixar d considerar q algo q desconhecemos não exista simplesmente pq a ciencia não consegue provar.Em muitos casos de reencarnação,por exemplo,a ciencia não consegue nem provar q é verdadeiro,nem q é falso.Os cientistas do video acima mostram isso,são mais de 30 anos de estudo e milhares d casos.O verdadeiro cientista sabe esperar quando não tem a resposta, o ateu fanático nega sem ter um veredicto final.
A questão fica em aberto até q se tenha uma prova real,tanto  negativa quanto positiva.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #103 Online: 30 de Maio de 2011, 19:35:39 »

Que você não entende "discorda" da lógica mais básica e elementar não é nenhuma novidade para mim. Só posso sentir muito por você.

Offline Walter Silva

• Nível 04
  • *
« Resposta #104 Online: 30 de Maio de 2011, 19:51:55 »
As autenticidades se referem a pai obraria, que já foram provadas ser falsas ou plágios. Veja site de vitor moura obras psicografadas

Voce leu a parte que eu copiei do site dele,em que um espírita mostra que ele manipula os resultados?Se não fosse por esse crente,teriamos mais um ateu fanático como sendo o grande revelador das...A,sei lá, acho que fanáticos ateu não leem.

Não entendi.. estamos falando a mesma coisa, não? Houve fraude..
Eu conheço bem (debates) o Vitor Moura. Ele não é um espírita da maneira como se pode esperar, ele é um parapsicólogo que estuda evidências de sobrenatural em uma série de doutrinas/estudos, incluindo aí o espiritismo

Não espere ouvir a mesma crítica de espíritas em 99.999% das vezes

Eu sei, também já li muito Vitor, eu estava me referindo a um comentário que copiei de lá, logo atrás, onde um espírita mostra,com argumentos e correções, q Vitor manipulou tendenciosamente tanto texto quanto comentários dos ditos fisicos q avaliaram o texto d Chico.O cara corrigiu tanto as ''observações'' do Vitor sobre o trecho do livro,q ele teve q alterar tudo,até mesmo excluir algumas considerações da dita professora Érika.
Depois disso, passei a desconsiderar o site como sério,uma vez q se não fosse pelo usuário Elias, q diga-se d passagem tem conhecimento gigantesco de física, teríamos uma grande farsa tida como verdade.
É o sujo falando do mal lavado.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #105 Online: 30 de Maio de 2011, 20:13:13 »

Que você não entende "discorda" da lógica mais básica e elementar não é nenhuma novidade para mim. Só posso sentir muito por você.

PQP falam que au sou chato mas dá para argumentar?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #106 Online: 30 de Maio de 2011, 20:14:12 »
Walter que comentários?
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #107 Online: 30 de Maio de 2011, 21:00:50 »
Não estou dizendo que vocês tem culpa de algo, apenas estou dizendo o que tenho observado neste site ao longo das discussões. Não estou pedindo para que acreditem em mim. O que não tolero é a forma desrespeitosa de alguns céticos ou ateus para com aqueles que não são assim.

Alguns foristas daqui exageram no grau mas não no conteúdo das críticas, que continuam sendo válidas.

Não estou falando aqui de acreditar ou não, de verdadeiro ou falso. Falo aqui da questão de atitude. E mais, não acho que a criação de determinadas falácias tenha algo de meritório. Às vezes penso que a criação de certas falácias são só uma ferramenta de terrorismo intelectual, ou como forma de um grupo de pessoas imporem suas convicções na sociedade e nas academias.

Não, a caracterização das falácias não é uma "arma terrorista intelectual", mas apenas para mostrar que o raciocínio lógico está falho ou ausente.

Quanto ao trollismo, é trollismo para aqueles que não dão crédito ao que o não materialista diz. É trollismo para os implicantes.

O fórum tem regras bem definidas e cabe a voce aceitá-las. Ou não! E neste caso voce está sujeito às penalidades. O trollismo é um comportamento proibido.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #108 Online: 30 de Maio de 2011, 21:14:03 »
Mas eu não falei d provas em momento algum, falei tbm d evidencias q ''podem ou não ser verdade''.

O Franciscodog já lhe explicou que a Ciência não trabalha com a "verdade", seja lá o que for que significa isto.

Viu os links q eu deixei acima?Então, se forem evidencias furadas,q alguém prove com algum estudo sério e gabaritado,claro.

O ônus da prova cabe a quem afirma que algo existe como é o seu caso para os "fenômenos espíritas". E para a apresentação delas a Ciência dispõe de muitas publicações de altíssimo nível. Porque elas não são levadas para os responsáveis por tais publicações?

Caso contrário,negar com falácias vai soar tão fanático como o religioso q afirma sem provar.Essas pessoas foram a campo,e é preciso ser assim para se mostrar algo,nem q sejam somente evidencias vagas.E essas evidencias não se rebatem com a bunda pregada na cadeira.

As publicações aguardam tais "pesquisas".

Além disso,q papo é esse d superioridade?Somente não vou deixar d considerar q algo q desconhecemos não exista simplesmente pq a ciencia não consegue provar.

E nenhum pesquisador sério deve descartar a priori qualquer dado que possa se apresentar como uma evidência. Mas aí eu pergunto: Em quantas situações controladas tais "evidências" realmente se fizeram presentes?

Em muitos casos de reencarnação,por exemplo,a ciencia não consegue nem provar q é verdadeiro,nem q é falso.

Não há nenhuma evidência de reencarnação, mesmo porque antes teria que ser demonstrada a existência de espíritos.

Os cientistas do video acima mostram isso,são mais de 30 anos de estudo e milhares d casos.O verdadeiro cientista sabe esperar quando não tem a resposta, o ateu fanático nega sem ter um veredicto final.

A resposta até o momento é: Não há nenhuma evidência do "fenômeno" que voce alardeia.

A questão fica em aberto até q se tenha uma prova real,tanto  negativa quanto positiva.

Falso. Não há como se 'provar' a não-existência de algo.
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #109 Online: 30 de Maio de 2011, 21:16:09 »
PQP falam que au sou chato mas dá para argumentar?

Não, Agnóstico, não dá para argumentar com quem não reconhece a autoridade da lógica. É xadrez com pombos.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #110 Online: 31 de Maio de 2011, 00:05:39 »
Walter, você citou meu comentário. Aonde eu coloquei alguma coisa sobre "prova"?

Viu os links q eu deixei acima?Então, se forem evidencias furadas,q alguém prove com algum estudo sério e gabaritado,claro.
Mais uma vez você incorre num erro em relação a Ciência.  Primeiro tem de se publicar um estudo sério e gabaritado corroborando as afirmações citadas, não basta "achar"

Caso contrário,negar com falácias vai soar tão fanático como o religioso q afirma sem provar.
A qual falácia você se refere nesse caso?

Essas pessoas foram a campo,e é preciso ser assim para se mostrar algo,nem q sejam somente evidencias vagas.E essas evidencias não se rebatem com a bunda pregada na cadeira.
Não basta ir a campo, há de produzir conhecimento "sério de gabaritado".  Muita gente "vai a campo" e tem produção pífia.  Caso ocorram erros de lógica ou evidências claramente falaciosas nem é preciso levantar de cadeira.

Além disso,q papo é esse d superioridade?
?  Onde eu falei supre superioridade?  Você está se referindo a Epistemiologia da Ciência?

Somente não vou deixar d considerar q algo q desconhecemos não exista simplesmente pq a ciencia não consegue provar.
Quem está falando em provar é você.  Como lhe falei a ciência não lida com a Verdade, e sim com uma aproximação dela.  Várias explciações estão além da nossa atual tecnologia/atual entendimento, o que não quer dizer que não existam.  Se você ou qualquer outra pessoa afirma ter fortes evidências desses fenomenos é só mostra-las.  Existem diversas revistas científicas gabaritadas que aceitariam de bom grado trabalhos bem feito sobre esse assunto.

Em muitos casos de reencarnação,por exemplo,a ciencia não consegue nem provar q é verdadeiro,nem q é falso.
Você consegue perceber que pelo enunciado você já faz uma Petição de Princípio?  Não existe nenhum relato de reencarnação que passe pelo crivo cientifico, pode nos apontar algum?

Os cientistas do video acima mostram isso,são mais de 30 anos de estudo e milhares d casos.
Seu critério para rigor científico "sério e gabaritado" é esse vídeo?

O verdadeiro cientista sabe esperar quando não tem a resposta, o ateu fanático nega sem ter um veredicto final.
Não entendi, o que tem a ver Cientista com Ateu?

Mais um vez você demostra desconhecer como opera a Ciência, qualquer afirmação até ter evidências suficientes a seu favor não é considerada como positiva.  Não há como provar a inexistência de algo, ou há? 
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #111 Online: 31 de Maio de 2011, 00:27:52 »
O Walter Silva ainda não disse coisa alguma, só chove no molhado.

Walter, tem mais algum assunto que você quer discutir além dessa idéia fixa e cansativa de ficar nos chamando de fanáticos?

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #112 Online: 31 de Maio de 2011, 00:30:10 »
O mundo maravilhosamente maravilhoso do Ênio está de volta.

Apertem os cintos.

::)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #113 Online: 31 de Maio de 2011, 00:37:43 »

Apertem os cintos.

Apertar os cintos? Eu quero ejetar, tchau!

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #114 Online: 31 de Maio de 2011, 02:11:57 »

Apertem os cintos.

Apertar os cintos? Eu quero ejetar, tchau!

Para onde foi a sua insistência de cético fanático?
 :x

Offline Enio

• Nível 24
  • *
« Resposta #115 Online: 31 de Maio de 2011, 09:07:57 »
Que você não entende "discorda" da lógica mais básica e elementar não é nenhuma novidade para mim. Só posso sentir muito por você. Não, Agnóstico, não dá para argumentar com quem não reconhece a autoridade da lógica. É xadrez com pombos.
Autoritarismo intelectual. Sinto muito, mas parece que você não tem ousadia suficiente para discordar de autoridades intelectuais e para discordar de imposições filosóficas. Se é assim então é só mais uma ovelha num rebanho, e dificilmente dá para discutir com alguém assim. Isso em essência não é muito diferente do religioso de verdade. Porém diferente de você não sou assim, ainda bem. Senão meu escopo da realidade seria bastante limitado às imposições acadêmicas. Esse sistema de falácias não está com a bola toda não.

O mundo maravilhosamente maravilhoso do Ênio está de volta. Apertem os cintos.
Na verdade o meu mundo não é tão maravilhoso assim. Afetivamente é sem graça e sem grandes esperanças. Meu mundo apenas parece ter uma perspectiva mais ampla do que o seu, só isso. Meu mundo afetivo é quase tão obscuro quanto a neblina de Silent Hill, escura e fria. Ou seja, afetivamente falando, sou muito semelhante a um ateu desiludido da vida e que insatisfeito quer trazer certas mudanças. O que muda é apenas a perspectiva das coisas, mas além disso não há maravilha alguma.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #116 Online: 31 de Maio de 2011, 10:14:29 »
Fui, gente, tenho medo de isso ser contagioso.

Offline Osler

• Nível 25
  • *
« Resposta #117 Online: 31 de Maio de 2011, 10:26:37 »
Tem algum lugar no forum para guardar esses dois trechos para a posteridade?

Não tem como a ciência dar a palavra final da verdade, pois que ela é como o Windows, ou seja, não é perfeita está sempre se atualizando. Já o Mac é mais como a religião ou filosofia, tem a palavra "final" e não se atualiza.

Meu mundo afetivo é quase tão obscuro quanto a neblina de Silent Hill, escura e fria. Ou seja, afetivamente falando, sou muito semelhante a um ateu desiludido da vida e que insatisfeito quer trazer certas mudanças.
“Como as massas são inconstantes, presas de desejos rebeldes, apaixonadas e sem temor pelas conseqüências, é preciso incutir-lhes medo para que se mantenham em ordem. Por isso, os antigos fizeram muito bem ao inventar os deuses e a crença no castigo depois da morte”. – Políbio

Offline Mister B

• Nível 13
  • *
  • Walt Whitman, Brahms, Darwin, Marx. Pode escolher!
« Resposta #118 Online: 31 de Maio de 2011, 10:39:00 »
É aquilo. E depois, a culpa é dos outros foristas por serem debochados e não quererem discutir.
"O cristianismo nos afirma que há um homem invisível, que vive no céu e vigia tudo o que fazemos, o tempo todo. O homem invisível tem uma lista de 10 coisas que ele não quer que a gente faça. Se você fizer qualquer uma dessas coisas, o homem invisível tem um lugar especial, cheio de fogo, fumaça, sofrimento, tortura e angústia onde ele vai lhe mandar viver, queimando, sofrendo, sufocando, gritando e chorando para todo o sempre. Mas ele ama você!
George Carlin

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #119 Online: 31 de Maio de 2011, 10:53:15 »
Continua, pessoal! Aproveitem e chamem o Lusitano pra participar.

You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #120 Online: 31 de Maio de 2011, 11:15:20 »
Eu ainda não tenho nada contra uma regra em específico, e terei que estudar sobre falácias para ver qual delas discordo, mas só não acho justo que existam falácias só como objetivo de inferiorizar os crentes, ou seja, falácias com objetivos de diminuir certos grupos de pessoas no meio acadêmico. Isso seria um grave preconceito. Seria como uma ferramenta de censura... já basta as ditaduras que existem por aí. Uma ditadura acadêmica daí já é demais.

Ou seja, que sou contra a criação de falácias que tem como objetivo o desprezo.

Enio,

Você já viu militares trocando a farda, colocando a roupa de balé e dançando para um platéia no Theatro Mvnicipal?

Não né?

Quem é militar, treina sobrevivência, tiro, disciplina rígida, trabalho em equipe...
Quem é bailarino, treina também, se apresenta em espetáculos...

O primeiro está ligado o Exército Brasileiro,
O segundo está ligado a Cultura.

Você conseguiu ver alguma diferença? OU vai dizer:

Poxa, que absurdo o Exército Brasileiro... Quando eu servi, eu tentei formar um companhia de balé, mas aqueles superiores, todos uns ditadores, simplesmente me puniam por eu querer expressar minha opinião corporal... Um absurdo! Isto é demais!

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #121 Online: 31 de Maio de 2011, 12:17:06 »
Tem algum lugar no forum para guardar esses dois trechos para a posteridade?

Não tem como a ciência dar a palavra final da verdade, pois que ela é como o Windows, ou seja, não é perfeita está sempre se atualizando. Já o Mac é mais como a religião ou filosofia, tem a palavra "final" e não se atualiza.

Meu mundo afetivo é quase tão obscuro quanto a neblina de Silent Hill, escura e fria. Ou seja, afetivamente falando, sou muito semelhante a um ateu desiludido da vida e que insatisfeito quer trazer certas mudanças.

../forum/topic=4628.0.html
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #122 Online: 31 de Maio de 2011, 14:51:14 »
Deveríamos criar um tópico onde só poderiam participar o Ênio, o Lusitano e o Erivelton.
"Deus prefere os ateus"

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #123 Online: 31 de Maio de 2011, 15:18:25 »
Deveríamos criar um tópico onde só poderiam participar o Ênio, o Lusitano e o Erivelton.

E pelo menos, 300Tb de armazenamento... :hehe:

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #124 Online: 01 de Junho de 2011, 00:43:33 »
Apontar falácias é uma falácia. :P
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!