Autor Tópico: Dúvidas bíblicas  (Lida 24143 vezes)

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #200 Online: 25 de Abril de 2010, 15:01:07 »

A propósito, qual é a sua denominação protestante?
Batista tradicional.
Nominalmente, apenas. Não creio que os mais ortodoxos concordem com tudo o que você pensa.

Diga-me um princípio batista com o qual não me alinho. Ou algo que esteja em um suposto manual batista que eu esteja contra.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #201 Online: 25 de Abril de 2010, 16:40:32 »

A propósito, qual é a sua denominação protestante?
Batista tradicional.
Nominalmente, apenas. Não creio que os mais ortodoxos concordem com tudo o que você pensa.

Diga-me um princípio batista com o qual não me alinho. Ou algo que esteja em um suposto manual batista que eu esteja contra.
Confesso que não sei em que os batistas se diferenciam das outras seitas, além do batismo por imersão e só depois de adulto, portanto não posso lhe responder.

Por outro lado, tenho a impressão de que você se tornou menos dogmático com o tempo, o que me faz pensar em que você talvez já não seja ortodoxo do ponto de vista deles.

De qualquer modo, dei uma pesquisada e descobri que há várias igrejas batistas diferentes. Não cheguei a uma conclusão sobre qual delas seria a tradicional.
Parece que a principal origem dos batistas no Brasil foi a vinda dos sulistas americanos depois da derrota na guerra civil.

Pergunta capciosa:
A igreja batista do sul apoiava a escravidão. Isto foi mantido no Brasil?

.
« Última modificação: 25 de Abril de 2010, 16:56:41 por Fernando Silva »

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #202 Online: 25 de Abril de 2010, 17:19:21 »
Famado, que espíritos não moram em nenhum lugar do corpo nem do universo já foi descoberto. E a questão da natureza dos espíritos nem é tão difícil assim, eles não existem mesmo. O problema é, como eu já disse, a ordem de despejo. Tome, como exemplo, o trágico despejo da Terra de sua residência central universal. Já se sabia que ela não morava lá, mas de que adiantava. Infelizmente, pela eterna e recalcitrante ignorância humana, esses processos sempre exigem sangue, suor, lágrimas, e tempo.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #203 Online: 25 de Abril de 2010, 17:27:53 »
Confesso que não sei em que os batistas se diferenciam das outras seitas, além do batismo por imersão e só depois de adulto, portanto não posso lhe responder.

Por outro lado, tenho a impressão de que você se tornou menos dogmático com o tempo, o que me faz pensar em que você talvez já não seja ortodoxo do ponto de vista deles.

De qualquer modo, dei uma pesquisada e descobri que há várias igrejas batistas diferentes. Não cheguei a uma conclusão sobre qual delas seria a tradicional.
Parece que a principal origem dos batistas no Brasil foi a vinda dos sulistas americanos depois da derrota na guerra civil.

Pergunta capciosa:
A igreja batista do sul apoiava a escravidão. Isto foi mantido no Brasil?

Provavelmente sim.

De fato os batistas tradicionais (convenção Batista Brasileira) são originários dos batistas do sul dos Estados Unidos. Daí o nome do seminário ser "Seminário Teológico Batista do Sul".

Há hoje outras convenções batistas: Nacional (pentecostais), regular, independente...deve haver mais, mas eu não conheço.

A origem dos batistas é polêmica. Alguns dizem que são originários dos anabatistas, outros, que surgiram na Holanda a partir do trabalho missionário de dois ingleses.

Outra coisa. Eu de fato me tornei menos dogmático, mas, mais do que isso, tenho tentado ser mais tolerante ao ponto de vista das outras pessoas.
« Última modificação: 25 de Abril de 2010, 17:41:47 por famado »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #204 Online: 06 de Maio de 2010, 09:43:09 »
famado
...........................

Os césares se diziam divinos e obrigavam as pessoas a adorarem sua pessoa. Havia imagens deles que deveriam ser adoradas, mas ele não passava de um homem comum, daí o 666, era uma ênfase à sua natureza simplesmente humana, como a de qualquer outro homem comum. João queria dizer: Ele não é Deus, é apenas um homem comum.

Como é que João poderia dizer que "césar" era um homem comum, se ele foi divinizado por proclamação senatorial? Na prática foi tão poderoso como Jeová, ou mais...

Será que João fez tal afirmação, por lhe parecer que "césar" era tão brutal, como qualquer homem ou "deus"? Ou simplesmente por se revelar tão brutal como qualquer "deus"? Porque efectivamente os homens "comuns", não eram tão estúpidos como ele(s).

Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #205 Online: 06 de Maio de 2010, 10:01:08 »
famado

Não temos uma definição completa de Deus. Deus é incontrolável, informatável enfim... Incompreensível!!! Absolutamente incompreensível.

Como é que se consegue acreditar e concordar com a existência dum "deus" absolutamente incompreensível...?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #206 Online: 06 de Maio de 2010, 10:08:48 »
Fernando Silva

Como fica o livre arbítrio de Deus se ele já sabe de tudo o que fará em cada instante da eternidade?

O que ele pode fazer que seja diferente do que ele sempre soube que iria fazer?
Como ele pode tomar uma decisão que já não esteja tomada desde sempre?
Deus está congelado.

Se na realidade "deus", não for nem omnisciente, nem omnipotente e entretanto for neutro em termos morais e éticos, deixa de existir por esses motivos?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #207 Online: 06 de Maio de 2010, 10:19:01 »
Dr. Manhattan

............................................

Malign Hypercognitive since 1973

--------------------------------

Dúvidas bíblicas

Resolvi abrir este tópico para a discussão de dúvidas acerca da Bíblia.  

Até onde sei, a ideia de "espírito" significava, na época, literalmente "sopro", ou "vapor".

Então pergunta aos entendidos: esse é um exemplo de erro de tradução? Ou seria uma figura de linguagem que foi interpretada literalmente?

Ou atmosfera respirável. A mim parece-me que é um problema de interpretação textual.

O Homem transformou-se em alma vivente, porque recebeu o "espírito santo", ou sopro divino. Isto é: começou a respirar. Prova disso, é que se deixar de respirar, simplesmente morre.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #208 Online: 06 de Maio de 2010, 12:00:41 »
Mr. Mustard

São Tomé disse: Eu busco as verdades da possível existência de Deus em todos os ramos da vida.

...

Ok. Vamos imaginar que "DEUS EXISTE", sob os seguintes pressupostos:

Cenário I

a) É observável;
b) Pode ser medido;
c) Pode ser filmado;
d) Tem propriedades físicas, químicas e biológicas.

Te pergunto: Baseado nestes cenários, o que isto muda na sua vida?

1 - você é observável.
2 -   " pode ser medido.
3 -   "    "     "  filmado.
4 - Você tem todas essas propriedades.

Em termos panteístas, perfeitamente válidos ignosticisticamente, "deus", é absolutamente objectivo, físico e material; embora paradoxalmente, ao mesmo tempo - seja também - metafísico e espiritual.

Baseado nestas permissas, permito-me acreditar numa concepção absolutamente empírica de "deus", aceite por vários milhões de seres humanos, espalhados pelos mais variados lugares do planeta Terra.

"DEUS", é o sol e a luz; o ar, a água, e a Terra. "DEUS", é tudo o que existe. Enfim, somos todos nós.

««Teria dito um indivíduo humano, chamado Vacherot: «O real conhece-se; o ideal concebe-se. Portanto, se suprimir-mos o Homem, “deus” deixa de existir... Porque não havendo Humanidade, não haverá consciência, nem pensamento auto-perceptivos. Desse modo o ser desaparece.»»

« Última modificação: 06 de Maio de 2010, 12:52:31 por lusitano »

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #209 Online: 06 de Maio de 2010, 12:15:49 »
famado

Fernando Silva, disse: Se aceitamos o que não podemos compreender, então temos que aceitar tudo, mesmo que nos pareça absurdo. Não nos cabe questionar. Não nos cabe usar a limitada lógica humana para questionar a vontade de Deus.

....................................................

Não nos cabe escolher o que aceitar.

Estou falando da natureza de Deus. Sua mente, uma definição do que Ele é... Não de assuntos em geral.

A sua crença em "deus", é de origem bíblica, ou tem tem outras fontes?

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #210 Online: 06 de Maio de 2010, 12:20:44 »
Fernando Silva

Jesus era judeu. Ele tinha que cumprir a lei.

...........................................................

Hmmm... Confere. O que os cristãos seguem é, na verdade, o paulinismo.
Jesus, na verdade, só deu uma enfeitada na Lei mosaica.
O cristianismo verdadeiro morreu ainda na infância.

Parece-me que você está muitíssimo acertado. :ok: :idea:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #211 Online: 06 de Maio de 2010, 12:30:56 »
famado

..........................

Fernando Silva disse: Talvez a eternidade não seja suficiente para compreendê-lo totalmente.

Minha desconversão incluiu passar de "parece absurdo, mas um dia vou entender" para "se parece absurdo, então é absurdo até que me provem o contrário".

...

Não penso assim. Parece-me claro que, em se tratando da natureza de Deus, é impossível compreender. Quanto a outros assuntos, obviamente que há absurdos inaceitáveis.

Porque essa insistência em acreditar, que, em se tratando da natureza de Deus, é impossível compreender. E ainda assim continuar a acreditar... Não dá para entender. Ao menos que diga: por enquanto, ainda não compreendi.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #212 Online: 06 de Maio de 2010, 12:39:20 »
famado

Cientista, em  25 Abr 2010, às 13:12:02, disse: Observem como a morada dos espíritos reduziu-se ao longo da história. No início, tudo(absolutamente tudo) tinha uma "alma", até as coisas inanimadas e até mesmo o vácuo. Era o princípio oculto, vis viva, éter, humor, flogístico, calórico... (com um ar até mais científico).

Agora que a ação de despejo para essa última residência espiritual está a caminho, minha preocupação é: será que alguém mais (principalmente alguém como Lavoisier) terá que morrer exatamente por isso?

........................................................... .............

Morte aos que descobrirem que o espírito não mora em lugar nenhum do corpo. Queimem-no na fogueira.

Brincadeira sua, não...? 

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #213 Online: 06 de Maio de 2010, 12:49:31 »
Cientista

Famado, que espíritos não moram em nenhum lugar do corpo nem do universo já foi descoberto. E a questão da natureza dos espíritos nem é tão difícil assim, eles não existem mesmo.

A sua afirmação parece-me demasiado precipitada, para ser dita por um "cientista"...

Conheço um site na Net, chamado os "voadores", criado por Lázaro Freire & Wagner Borges, que refutam o que acabou de escrever. 

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #214 Online: 07 de Maio de 2010, 00:34:54 »
Cientista

Famado, que espíritos não moram em nenhum lugar do corpo nem do universo já foi descoberto. E a questão da natureza dos espíritos nem é tão difícil assim, eles não existem mesmo.

A sua afirmação parece-me demasiado precipitada, para ser dita por um "cientista"...

Conheço um site na Net, chamado os "voadores", criado por Lázaro Freire & Wagner Borges, que refutam o que acabou de escrever. 

Desculpe-me Lusitano.

Fiz uma verificação do "site" acima e não consegui identificar onde estavam as evidências desta refutação.

O que vi foi muito "blá-blá-blá" espírita e esotérico. Mas nada de refutação com base em Ciência.

Li um texto intitulado "RELATO PROJETIVO: Viagem ao Centro da Terra". Fraco como estória, medíocre como narrativa, nulo como ciência. Enfim, puro "wishful thinking" espírito-esotérico. Nada mais. (http://voadores.com.br/site/geral.php?txt_funcao=colunas&view=4&id=102)

Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #215 Online: 07 de Maio de 2010, 10:28:29 »
Geotecton

E a questão da natureza dos espíritos nem é tão difícil assim, eles não existem mesmo.

............................

........................................................... ...................

Desculpe-me Lusitano.

Fiz uma verificação do "site" acima e não consegui identificar onde estavam as evidências desta refutação.

O que vi foi muito "blá-blá-blá" espírita e esotérico. Mas nada de refutação com base em Ciência.

Se você considera, que só, o que é confirmado pela "ciência", é que é "plausível",
então... :!: :?: :!: :arrow: :ok:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #216 Online: 07 de Maio de 2010, 10:32:51 »
Olá Lusitano

Qual(is) outro(s) modo(s) de confirmação você propõe, e que seja amplamente aceito?
Foto USGS

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #217 Online: 07 de Maio de 2010, 11:00:17 »
Geotecton

Olá Lusitano

Qual(is) outro(s) modo(s) de confirmação você propõe, e que seja amplamente aceito?

Em termos de paralogismo comparado e realismo fantástico, eu estabeleço como "alma" - para meu próprio consumo e doutros que concordarem comigo - no presente contexto discursivo, o meu "EU" pessoal, ou a minha auto-percepção consciente, que me foi "demonstrada" através duma extraordinária experiência pessoal, que eu efectuei, quando eu há anos atrás, me encontrava a cumprir o serviço militar obrigatório em "zona de guerra", no então chamado "ultramar português.»

O meu caso pessoal começou assim:

«Na leitura de um livro sobre "Raja-Ioga", deparei com um argumento, que eu considerei  muito razoável.

Qualquer pessoa, que fosse capaz de se colocar confortavelmente relaxado, num sofá ou numa cama, podia demonstrar a si próprio a estranha propriedade que o"EU" tinha de se poder desdobrar em dois.

Debati com um amigo tal argumento - e concluímos - que se era praticável, bastava experimentar a "receita" contida no livro.

E assim foi - mas antes de ensaiarmos a experiência - comprometemo-nos, a ajudar o outro de forma “metafísica” para o caso de obtermos sucesso na experiência.

Sozinho, num quarto completamente às escuras – deitado numa cama – e a tentar alcançar um profundo relaxe, quando subitamente, me senti absolutamente paralisado e sem fala.

Um vulto na escuridão, enfiou as mãos dentro do meu cérebro, e com o que me pareceu um bisturi gelado, cortou ao meio uma bolinha que eu supostamente tenho lá dentro.

Não senti dor. Mas a partir desse momento a paralisia desapareceu e eu mergulhei através da cama até ao chão. Nesse momento, interroguei-me se não tinha caído da cama abaixo. 

Levantei-me completamente nu. Olhei para a cama para confirmar a queda e fiquei estarrecido de espanto, ao verificar que estava em dois lugares ao mesmo tempo: nu a olhar-me deitado na cama completamente vestido. Automaticamente pensei: a experiência tinha resultado…!?!...

Na manhã seguinte agradeci ao amigo que me ajudara na estranha experiência, e ele confessou que não deu por nada.

Todavia isso foi o começo da minha aprendizagem, na aquisição do sonho lúcido, conforme literatura a respeito.

Por causa desses estranhos sonhos e dos seus mais estranhos conteúdos, passei a suspeitar, que se calhar é plausível que o sono e os sonhos são o portal, para o encontro pessoal com a espiritualidade. Se porventura for real tal existência…

Apesar disso, estou completamente disponível para discutir e "aceitar", que tudo se passa “in-cérebro”.

Mas porque isso já me sucedeu muitas vezes e eu conheço outras pessoas, que confirmam tais ocorrências, com eles própios, duvido, que não exista a hipótese razoável no meu entender, da ocorrência plausível, de "meta continuidade mental", como simpaticamente especula o excelente escritor, artista e filósofo brasileiro, Marcus Valério XR., que tem um fórum na Internet, chamado "mente livre".

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #218 Online: 07 de Maio de 2010, 15:50:57 »
famado

Os césares se diziam divinos e obrigavam as pessoas a adorarem sua pessoa. Havia imagens deles que deveriam ser adoradas, mas ele não passava de um homem comum, daí o 666, era uma ênfase à sua natureza simplesmente humana, como a de qualquer outro homem comum. João queria dizer: Ele não é Deus, é apenas um homem comum.

Como é que João poderia dizer que "césar" era um homem comum, se ele foi divinizado por proclamação senatorial? Na prática foi tão poderoso como Jeová, ou mais...

Será que João fez tal afirmação, por lhe parecer que "césar" era tão brutal, como qualquer homem ou "deus"? Ou simplesmente por se revelar tão brutal como qualquer "deus"? Porque efectivamente os homens "comuns", não eram tão estúpidos como ele(s).

Não estou falando de "homem comum" em relação à importância política, mas biologicamente. Não se tratava de um deus, semi-deus, super homem, super inteligente ou qualquer outra coisa extraordinária. Era um homem como qualquer outro, independente do poder político a ele conferido
« Última modificação: 07 de Maio de 2010, 16:07:30 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #219 Online: 07 de Maio de 2010, 15:56:35 »
famado

Não temos uma definição completa de Deus. Deus é incontrolável, informatável enfim... Incompreensível!!! Absolutamente incompreensível.

Como é que se consegue acreditar e concordar com a existência dum "deus" absolutamente incompreensível...?

É o Deus da bíblia.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #220 Online: 07 de Maio de 2010, 15:57:40 »
famado

Fernando Silva, disse: Se aceitamos o que não podemos compreender, então temos que aceitar tudo, mesmo que nos pareça absurdo. Não nos cabe questionar. Não nos cabe usar a limitada lógica humana para questionar a vontade de Deus.

Não nos cabe escolher o que aceitar.

Estou falando da natureza de Deus. Sua mente, uma definição do que Ele é... Não de assuntos em geral.

A sua crença em "deus", é de origem bíblica, ou tem tem outras fontes?

Puramente bíblica.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #221 Online: 07 de Maio de 2010, 16:02:06 »
famado

Fernando Silva disse: Talvez a eternidade não seja suficiente para compreendê-lo totalmente.

Minha desconversão incluiu passar de "parece absurdo, mas um dia vou entender" para "se parece absurdo, então é absurdo até que me provem o contrário".

...

Não penso assim. Parece-me claro que, em se tratando da natureza de Deus, é impossível compreender. Quanto a outros assuntos, obviamente que há absurdos inaceitáveis.

Porque essa insistência em acreditar, que, em se tratando da natureza de Deus, é impossível compreender. E ainda assim continuar a acreditar... Não dá para entender. Ao menos que diga: por enquanto, ainda não compreendi.

Como tenho dito, creio no Deus da bíblia. Ele tem alguns atributos, veiculados através do antropomorfismo, que podemos entender e que me parecem suficientes. Quanto a compreendê-lo por completo, acho que nunca o conseguiremos.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #222 Online: 07 de Maio de 2010, 16:06:11 »
famado

Cientista, em  25 Abr 2010, às 13:12:02, disse: Observem como a morada dos espíritos reduziu-se ao longo da história. No início, tudo(absolutamente tudo) tinha uma "alma", até as coisas inanimadas e até mesmo o vácuo. Era o princípio oculto, vis viva, éter, humor, flogístico, calórico... (com um ar até mais científico).

Agora que a ação de despejo para essa última residência espiritual está a caminho, minha preocupação é: será que alguém mais (principalmente alguém como Lavoisier) terá que morrer exatamente por isso?

........................................................... .............

Morte aos que descobrirem que o espírito não mora em lugar nenhum do corpo. Queimem-no na fogueira.

Brincadeira sua, não...? 

Obviamente. :hehe:

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #223 Online: 07 de Maio de 2010, 16:38:05 »
famado

Não estou falando de "homem comum" em relação à importância política, mas biologicamente. Não se tratava de um deus, semi-deus, super homem, super inteligente ou qualquer outra coisa extraordinária. Era um homem como qualquer outro, independente do poder político a ele conferido.

Compreendi. Foi apenas um mortal a quem convencionalmente, foi conferida dignidade divina. :ok:

Portanto, com essa particularidade, você está informando, que em sua opinião, os "deuses", não costumam ser génios, mortais e muito menos de saúde mediana.
« Última modificação: 07 de Maio de 2010, 16:40:55 por lusitano »

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #224 Online: 07 de Maio de 2010, 19:18:10 »
Pelo o que eu sei os imperadores romanos eram venerados mais como uma instituiçao " algo como os representantes da força e do espirito do Estado romano"

A veneraçao que o imperador fazia era ao seu genius

Tirando um ou outro imperador mais esquisito eles nunca se consideraram deuses, isso é coisa dos cristaos arruaceiros que pentelhavam no imperio

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!