Autor Tópico: Dúvidas bíblicas  (Lida 24140 vezes)

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
Re: Dúvidas bíblicas
« Resposta #125 Online: 24 de Abril de 2010, 11:02:59 »
Religiao é instituiçao intimamente ligada a politica, todas elas sempre procuraram estar proxima as esferas do poder

Sem os tais "oportunistas e malfeitores" o cristianismo seria mais uma seita perdida em algum lugar por ai, o budismo sem o imperador Ashoka a mesma coisas

Ela é lobo em pele de cordeiro, porque o objetivo maior nao é religar com algum deus e sim manipular e controloar usando as angustias/medos e esperanças da populaçao

Como dizem, religioes sem exercitos sao chamadas de seita

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #126 Online: 24 de Abril de 2010, 11:10:24 »
Aliás, isso é off topic. O Tópico desviou para assuntos outros que não dúvidas bíblicas.

Concordo.

Aproveito para lancar outra dúvida: porque o Apocalipse é considerado canônico por muitas religioes cristas, apesar de
ter sido considerado apócrifo inicialmente?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #127 Online: 24 de Abril de 2010, 11:54:29 »

Ela é lobo em pele de cordeiro, porque o objetivo maior nao é religar com algum deus e sim manipular e controloar usando as angustias/medos e esperanças da populaçao

Discordo diametralmente.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #128 Online: 24 de Abril de 2010, 12:06:14 »

... porque o Apocalipse é considerado canônico por muitas religioes cristas, apesar de

Por algumas não, por todas ele é canônico. O cristianismo tem a bíblia como regra de fé. Não conheço nenhuma seita cristã que diga que o apocalipse não é canônico.

Em todo caso, imagino que o livro tenha ganhado canonicidade devido a não ter erros de coerência. Tipo, quando vc compara com os livros considerados apócrifos pelo cristianismo, eles (os apócrifos) tem umas bizarrices estranhas (mais estranhas que estas que vcs consideram existir na bíblia), tem contradições muito gritantes em relação aos atualmente aceitos como canônicos, etc.

Importante dizer (e já disse isso várias vezes) que o livro do Apocalipse é absolutamente claro para mim. Como preterista entendo que o livro está tão somente falando da perseguição do Império Romano à igreja primitiva. A besta é o Cesar, a maioria das alegorias representa a igreja perseguida e por aí vai. 

Offline São tomé

• Nível 11
  • *
« Resposta #129 Online: 24 de Abril de 2010, 13:08:49 »
A ciência defende teorias baseadas em fatos, teorias que têm aplicação prática em nossa vida e nos deram a civilização moderna.
A religião defende dogmas baseados na vontade de crer. E há milhares de religiões conflitantes, todas se dizendo a única verdadeira.
O que é mais confiável?
O problema não se trata de ser confiável e sim a explicação teologica para defender seus direitos. Nenhum cristão condena a ciência mas não aceita muitas coisas que afetam a ixexistência de Deus.
1. Comece explicando por que Deus permite que pessoas boas sofram e pessoas más vivam felizes.
Aliás, comece explicando por que Deus permite o mal. Melhor ainda: por que Deus criou o mal?
2. Prove que as outras religiões estão erradas.
Não use a Bíblia nem a fé. Use argumentos lógicos e verificáveis na prática.
Nenhum cristão sabe explicar qual o motivo mas eu acredito em coisas que estão além de nossa compreenssão. O mal foi permitido para que o ser humano busque suas vontades.
Assim como a evolução acredita qur tudo partou de um único ancestral a maioria dos teólogos por unanimidade acreditam que tudo tenha se originado de apenas um Deus. Por isto a verdade começou com o povo de israel. As outra religiões aplicam suas crenças em deuses.

Quem não sabe pensar pensa o que quer.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #130 Online: 24 de Abril de 2010, 13:54:45 »
Para buracos na argumentaçao use: "Esta alem da nossa compreenssao"

Para a omissao de deus os teologos criaram a persofinicaçao do mal

Desde o mito sumerio da queda no paraiso, a batalha entre o bem e o mal persa e depois o redentor indo-europeu

Um deus onisciente que ja sabe de todos os resultados e de todas as nossas escolhas possiveis ficar nos testando só pode estar de sacanagem

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #131 Online: 24 de Abril de 2010, 13:56:53 »
Eu não entendo porque é tão difícil para os materialistas entenderem porque Deus criou o mal. Parece-me óbvio que Ele tinha em mente o livre arbítrio.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #132 Online: 24 de Abril de 2010, 14:04:45 »
...Um deus onisciente que ja sabe de todos os resultados e de todas as nossas escolhas possiveis ficar nos testando só pode estar de sacanagem

A concepção cristã de Deus não é a de um cara com uma mente humana. Sei lá porque Deus, sendo oniciente, fica nos testando... Nos entendemos que sua mente é inescrutável. O que sabemos de Deus é pouco e antropomórfico. Somente aquilo que lemos na bíblia. Não temos uma definição completa de Deus. Deus é incontrolável, informatável enfim.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #133 Online: 24 de Abril de 2010, 14:05:10 »
Eu não entendo porque é tão difícil para os materialistas entenderem porque Deus criou o mal. Parece-me óbvio que Ele tinha em mente o livre arbítrio.

Isto funciona parcialmente se voce considerar o mal moral, mas de modo algum funciona com o mal natural.

E escrevi "parcialmente" porque eu adoraria ver qualquer cristão explicar e justificar racionalmente a aplicação do conceito de livre arbítrio para a esposa de Jó, que mesmo sem ter culpa, se ferrou no joguete entre deus e satanás.
Foto USGS

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #134 Online: 24 de Abril de 2010, 14:13:54 »

Isto funciona parcialmente se voce considerar o mal moral, mas de modo algum funciona com o mal natural.

O que são o mal moral e o mal natural?

E escrevi "parcialmente" porque eu adoraria ver qualquer cristão explicar e justificar racionalmente a aplicação do conceito de livre arbítrio para a esposa de Jó, que mesmo sem ter culpa, se ferrou no joguete entre deus e satanás.

Realmente não entendo sua dúvida. Não ficou claro qual seria o conflito entre o livre arbítrio e a esposa de Jó.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #135 Online: 24 de Abril de 2010, 14:46:02 »

O que são o mal moral e o mal natural?

Você realmente não sabe o significado ou está "tirando uma da minha cara"?

Realmente não entendo sua dúvida. Não ficou claro qual seria o conflito entre o livre arbítrio e a esposa de Jó.

Livre arbítrio é a faculdade de um humano em fazer aquilo que lhe aprouver, ainda que tenha de responder depois por seus atos perante a divindade cristã.

No caso da esposa de Jó, ela se ferrou pois perdeu todos os seus bens e seus filhos, e isto ocorreu não por causa de um ato (ou omissão) por parte dela, mas por causa de uma "aposta entre deus e satanás". Aí eu pergunto: onde está o livre arbítrio dela?

Sem contar com o ocorrido com o próprio Jó e, o que é pior, com os seus filhos, que pereceram.

Entendeu agora a relação entre o livre arbítrio, o mal moral e a esposa de Jó?
Foto USGS

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #136 Online: 24 de Abril de 2010, 15:43:02 »

Relaxa Geotecton! O Famado é um ateu sem coração. :hihi:

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #137 Online: 24 de Abril de 2010, 16:03:34 »

... porque o Apocalipse é considerado canônico por muitas religioes cristas, apesar de

Por algumas não, por todas ele é canônico. O cristianismo tem a bíblia como regra de fé. Não conheço nenhuma seita cristã que diga que o apocalipse não é canônico.

Em todo caso, imagino que o livro tenha ganhado canonicidade devido a não ter erros de coerência. Tipo, quando vc compara com os livros considerados apócrifos pelo cristianismo, eles (os apócrifos) tem umas bizarrices estranhas (mais estranhas que estas que vcs consideram existir na bíblia), tem contradições muito gritantes em relação aos atualmente aceitos como canônicos, etc.

Importante dizer (e já disse isso várias vezes) que o livro do Apocalipse é absolutamente claro para mim. Como preterista entendo que o livro está tão somente falando da perseguição do Império Romano à igreja primitiva. A besta é o Cesar, a maioria das alegorias representa a igreja perseguida e por aí vai.  

Famado, Lutero tinha muitas críticas contra o livro de Apocalipse e o considerava não canônico.
Acredito que a pergunta do Dr. Manhattan foi nesse sentido.
O que você tem a dizer sobre isso?
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #138 Online: 24 de Abril de 2010, 16:04:59 »

Eu posso postar umas piadas de vez em quando só pro ambiente ficar leve, mas não é deboche nem onda. De fato eu não entendo o que vc chama de mal natural e mal moral. Posso até fazer uma idéia, mas gostaria de saber o que vc entende por isso.

Livre arbítrio é a escolha que vc faz entre algumas opções disponíveis, quando esta escolha depende de vc. Não tem nada a ver com as coisas qua acontecem em nossa vida que não dependem de nossas escolhas. Por exemplo, não cabe a mim escolher a data da morte de alguém, quando vou ficar doente, os dias que vão ter chuva... Não dependem de mim. Agora, cabe a mim escolher a escola de meus filhos, a mulher com quem vou casar, onde vou morar, trocar o carro ou não...

O mesmo se aplica à mulher de Jó.
« Última modificação: 24 de Abril de 2010, 16:41:12 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #139 Online: 24 de Abril de 2010, 16:12:24 »
Famado, Lutero tinha muitas críticas contra o livro de Apocalipse e o considerava não canônico.

O que sei é que Lutero retirou de sua bíblia os livros deuterocanônicos (aqueles que a ICAR tem a mais que as igrejas evangélicas) e o livro de Tiago. Este, por achar que era contrário à doutrina de salvação pela fé, aqueles, por não fazerem parte do canon dos judeus da palestina. Quanto a apocalipse, nunca ouvi falar. Até mesmo porque ele julgava que estava vivendo o apocalipse e o papa era a besta.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #140 Online: 24 de Abril de 2010, 16:27:35 »

O que sei é que Lutero retirou de sua bíblia os livros deuterocanônicos (aqueles que a ICAR tem a mais que as igrejas evangélicas) e o livro de Tiago. Este, por achar que era contrário à doutrina de salvação pela fé, aqueles, por não fazerem parte do canon dos judeus da palestina. Quanto a apocalipse, nunca ouvi falar. Até mesmo porque ele julgava que estava vivendo o apocalipse e o papa era a besta.

De acordo com os textos abaixo, Lutero chegou a considerar como não canônicos os livros de Hebreus,
Tiago, Judas e Apocalipse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Livros_deuterocan%C3%B4nicos
http://www.estudos-biblicos.com/apocalipse.html
http://servosdemariaamordedeus.blogspot.com/2010/02/livros-canonicos-deuterocanonicos-e.html

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #141 Online: 24 de Abril de 2010, 16:38:39 »
É possível.

Offline West

• Nível 31
  • *
« Resposta #142 Online: 24 de Abril de 2010, 17:00:17 »
Famado, se não for pedir muito, nos fale sobre aquela estória de gigantes e nefilins do Gênesis.
Aproveite e faça uma análise acerca da natureza dos anjos.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #143 Online: 24 de Abril de 2010, 17:11:08 »
Não sei. Interpretar Gênesis de 1 a 12 é muito difícil. Não sei se esta história de gigantes é literal ou figura de linguagem. Os TJ interpretam gênesis 6 como sendo a cópula de anjos e mulheres, resultando em filhos gigantes e maus. Essa interpretação seria baseada em alguns escritos apócrifos. Não acredito que ela tenha fundamento viável.

Sobre anjos tb é muito difícil. Não sei se são pessoas com corpos semelhantes ao que Jesus passou a ter após ressuscitar. É possível que sejam. O que a bíblia fala de mais claro é que são espíritos, há passagens de materialização de anjos, Jesus fala que eles não casam e nem se dão em casamento. Aparentemente Satanás era anjo... Não tenho muitas conclusões.

Offline Cientista

• Nível 32
  • *
« Resposta #144 Online: 24 de Abril de 2010, 17:54:31 »
Olá a todos. Esta é primeira vez que escrevo aqui. Já li vários tópicos total ou parcialmente e, até, senti ímpeto de escrever mas são tantos comentários, idéias e questões interessantes (lamentavelmente, muitas vezes, diluídos num mar e até num oceano de asneiras) que fico apenas lendo (as asneiras são desgastantes, entediantes e muito consumidoras de tempo e passo rápido por elas).

Tenho intenção de escrever uma propedêutica como tópico onde eu possa me apresentar (eu minhas idéias) de uma maneira mais formal mas, por ora, tentarei delinear um pouco da forma do meu pensamento em poucas linhas. E aproveito este meu primeiro comentário como um teste.

Analisando a palavra ateu a partir de uma etimologia bem sintética, seu significado é *sem deus*. Sendo assim, tudo é ateu: os crentes, os racionais, as pedras, as estrelas, tudo; o universo inteiro é ateu. Logo não me considero ateu num sentido mental e/ou cognitivo, mas apenas estritamente físico. Se quiserem uma definição, para mim, neste sentido semântico que, infelizmente, a palavra ateu acabou tomando nas mentes de muitos, definam-me como organicista-mecanicista. Também considero a palavra ateu pejorativa do ponto de vista de um crente (chega a ser eufemismo para alguma ofensa terrível). Se alguém me pergunta se acredito em deus, respondo que não considero deus um grande mentiroso, isso(deus) simplesmente não existe. Para um cientista o verbo acreditar é intransitivo e não tem utilidade. Não quero me alongar muito agora e penso ter deixado minha posição algo clara.

De fato, o motivo que me levou a postar aqui e agora foi a seguinte pergunta, ao Famado:
Famado, já que você afirma que o livro do Apocalipse é absolutamente claro para você, poderia sanar uma grande curiosidade que tenho? Como se calcula o número da besta?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 24 de Abril de 2010, 18:04:57 »
Eu posso postar umas piadas de vez em quando só pro ambiente ficar leve, mas não é deboche nem onda. De fato eu não entendo o que vc chama de mal natural e mal moral. Posso até fazer uma idéia, mas gostaria de saber o que vc entende por isso.

Os teólogos escolásticos definiram o mal moral como sendo todo aquele ato (ou omissão) proveniente dos seres humanos que resulte em algum malefício ou dano para outro ser humano, seja ele "espiritual", intelectual ou físico.

O mal natural é aquele que ocorre quando os seres humanos são afetados pela atuação dos agentes da Natureza, tais como terremotos, tempestades, enchentes, entre outros.

Tanto o mal moral como o natural foram introduzidos no Universo pelo ato do pecado original, pois até então a natureza (seres vivos e meio físico) e o homem viviam em perfeita harmonia, segundo o entendimento da mitologia cristã pela filosofia escolástica.

Livre arbítrio é a escolha que vc faz entre algumas opções disponíveis, quando esta escolha depende de vc. Não tem nada a ver com as coisas qua acontecem em nossa vida que não dependem de nossas escolhas. Por exemplo, não cabe a mim escolher a data da morte de alguém, quando vou ficar doente, os dias que vão ter chuva... Não dependem de mim. Agora, cabe a mim escolher a escola de meus filhos, a mulher com quem vou casar, onde vou morar, trocar o carro ou não...

O mesmo se aplica à mulher de Jó.

Não, Famado.

A mulher de Jó não teve a opção de escolher pela segurança dos seus filhos ou pelo bem estar do seu rebanho. E tão importante quanto isto. Ela nada fez para merecer tal augúrio nefasto.

A ela foi imposta uma decisão da divindade cristã, apenas para que esta demonstrasse a satanás, que Jó, seu esposo, continuaria a ser fiel e reverente a ele.

Portanto, ela não somente não pode desfrutar do seu livre arbítrio, como também lhe foi imposta uma pena pela qual ela não tinha nenhuma responsabilidade.
Foto USGS

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #146 Online: 24 de Abril de 2010, 21:15:49 »

Os teólogos escolásticos definiram o mal moral como sendo todo aquele ato (ou omissão) proveniente dos seres humanos que resulte em algum malefício ou dano para outro ser humano, seja ele "espiritual", intelectual ou físico.

O mal natural é aquele que ocorre quando os seres humanos são afetados pela atuação dos agentes da Natureza, tais como terremotos, tempestades, enchentes, entre outros.

Tanto o mal moral como o natural foram introduzidos no Universo pelo ato do pecado original, pois até então a natureza (seres vivos e meio físico) e o homem viviam em perfeita harmonia, segundo o entendimento da mitologia cristã pela filosofia escolástica.

Entendo que tanto o mal moral quanto mal natural foram criados por Deus. Não vejo problemas nisso. Não consigo enxergar qualquer inviabilidade.

Não, Famado.

A mulher de Jó não teve a opção de escolher pela segurança dos seus filhos ou pelo bem estar do seu rebanho. E tão importante quanto isto. Ela nada fez para merecer tal augúrio nefasto.

A ela foi imposta uma decisão da divindade cristã, apenas para que esta demonstrasse a satanás, que Jó, seu esposo, continuaria a ser fiel e reverente a ele.

Portanto, ela não somente não pode desfrutar do seu livre arbítrio, como também lhe foi imposta uma pena pela qual ela não tinha nenhuma responsabilidade.

Mas é o que estou te dizendo. Há coisas sobre as quais vc não tem escolha. Não cabe livre arbítrio. Vc está a mercê do acaso ou da mão de Deus (obviamente supondo-se que Ele exista) caso Ele tenha alguma intenção específica. Veja bem, não acredito que haja sempre algo que justifique um acontecimento qualquer. Senão eu seria espírita e não cristão evangélico. Vc é espírita? Na doutrina espírita é que tudo tem que ter um porque. Para eles o acaso não existe.  
« Última modificação: 24 de Abril de 2010, 21:42:48 por famado »

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #147 Online: 24 de Abril de 2010, 21:29:39 »
De fato, o motivo que me levou a postar aqui e agora foi a seguinte pergunta, ao Famado:
Famado, já que você afirma que o livro do Apocalipse é absolutamente claro para você, poderia sanar uma grande curiosidade que tenho? Como se calcula o número da besta?

Rapaz, o próprio capítulo fala que é um número de homem e é 6. Daí o autor fala 666. Era o Cesar. Apocalipse foi escrito para aquela igreja que sofria nas mãos de Domiciano. João estava vendo os cristãos se ferrarem. A perseguição aos cristãos começou com Nero, depois vieram terríveis césares. Vespasiano, que destruiu o templo dos judeus em 70 dc, Tito que concluiu o coliseu e Domiciano, que matou mais cristãos que todos os outros juntos. João provavelmente falava  de Domiciano (mas pode ser que falasse dos césares em geral). Ele escreveu uma carta de incentivo. Ele queria dizer que valia a pena ser fiel a Cristo até o ponto de morrer. Ele dizia que o prêmio viria depois da morte. Não existe qualquer besta ou anti-cristo que ainda vai nascer. Era simplesmente o Cesar. E porque 666? Os césares se diziam divinos e obrigavam as pessoas a adorarem sua pessoa. Havia imagens deles que deveriam ser adoradas, mas ele não passava de um homem comum, daí o 666, era uma ênfase à sua natureza simplesmente humana, como a de qualquer outro homem comum. João queria dizer: Ele não é Deus, é apenas um homem comum.

Offline Bolsonaro neles

• Nível 38
  • *
« Resposta #148 Online: 24 de Abril de 2010, 21:40:51 »
Agora... há um sem número de metodologias de cálculo do que vem a ser 666, mas, em minha opinião, são mirabolantes. Como disse aqui, há tempos atrás, sou preterista e acho que as profecias bíblicas falam apenas de coisas que já aconteceram. Não há nada, ou quase nada, que ainda deve acontecer dentro do ponto de vista bíblico. As profecias do VT se cumprem até o NT e as do NT se cumpram até a morte de Domiciano, no primeiro século da era cristã.

Especificamente, Daniel fala dos impérios Babilônico, medo-Persa e Grego. Mais tarde fala dos seleucidas, que dominaram a palestina até a reconquista dos judeus através de Judas Macabeu.

Os profetas veterotestamentários em geral previram o retorno de Israel do cativeiro da Babilônia (para reconstruir o templo e os muros de Jerusalém), a vinda de Cristo e a instituição de Igreja.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #149 Online: 24 de Abril de 2010, 22:12:01 »
Do site da Canção Nova, grifo meu:

O que significa o 666?
Os católicos não podem se deixar levar pelas superstições
A+A-

A data de 06-06-06 fez surgir muitas perguntas sobre o 666 do Apocalipse de São João. O que ele significa? Os católicos não podem se deixar levar pelas superstições que se originaram ao redor desta data. Para não ser enganado é preciso saber o que os números representavam para os antigos judeus. Por exemplo, os 144 mil eleitos (Apocalipse, cap. 14): é o povo cristão, que não aderiu ao culto imperial, permanecendo fiel a Cristo. 144.000 = 12 x 12 x 1000. O número 12 era símbolo da perfeição e é citado 187 vezes na Bíblia. O número 1000 representava a glória de Deus.

O simbolismo do 666 é claramente interpretado pela Igreja. A mentalidade judia afirmava que o número 7 significava a perfeição e o contato com Deus, e o que estava abaixo era imperfeito, de modo que o número 6 era sinal de imperfeição, erro. Temos por exemplo os 7 Sacramentos, os 7 dons do Espírito Santo, as 7 dores de Virgem Maria e de São José, etc; é um número símbolo de perfeição. O número 6 repetido quer dizer "perfeição da maldade" e o autor do Apocalipse identifica a besta com o 666, fala desta como de vários personagens ou de alguém que perseguia os cristãos dessa época.

É bom lembrar que o Apocalipse foi escrito no final do séc. I (95 d.C), em grego, e tinha como destinatário as comunidades cristãs da Ásia Menor (Ap 1,4; 2,1-3,22) que falavam o grego. Nessa época, esta região estava sob o domínio do Império Romano e o Cristianismo era duramente perseguido pelo terrível imperador Domiciano (81-96 d.C). Este imperador se considerava um deus e exigia que todos os seus súditos o adorassem, o que os cristãos jamais aceitaram.

São João, assim, escreve o Apocalipse, divinamente inspirado, e proclama que, no final, o Cristianismo sairá vencedor. Querendo dizer quem era a Besta, sem poder falar claramente para não ser acusado de crime de "lesa majestade" (estava desterrado na ilha de Patmos por causa da Palavra de Deus - cf. Ap. 1,9). De maneira que o apóstolo fez uso da gematria, que consistia em atribuir um número formado pela soma das letras de certo alfabeto para expressar uma verdade conhecida pelos leitores.

Os povos antigos não usavam o sistema arábico (o nosso) para expressar os números, mas sim, as próprias letras do alfabeto. Os romanos usavam apenas 7 letras. Também os judeus e os gregos atribuíam números às letras de seus respectivos alfabetos, mas de forma muito mais ampla que os romanos, já que toda letra (grega ou hebraica) possuía um certo valor. Alfabeto Grego: Alfa = 1; Beta = 2; Gama = 3; Delta = 4; Epsilon = 5; Stigma = 6 (antiga letra grega que depois de certo tempo deixou de ser usada); Zeta = 7; Eta = 8; Teta = 9; Iota = 10; Kapa = 20; Lamba = 30; Mu = 40; Nu = 50; Xi = 60; Omicron = 70; Pi = 80; Ro = 100; Sigma = 200; Tau = 300; Upsilon = 400; Phi = 500; Chi = 600; Psi = 700 e Omega = 800. Alfabeto Hebraico: Alef = 1; Bet = 2; Guimel = 3; Dalet = 4; He = 5; Vau = 6; Zayin = 7; Chet = 8; Tet = 9; Yod = 10; Kaf = 20; Lamed = 30; Mem = 40; Num = 50; Sameq = 60; Ayin = 70; Pe = 80; Tsadi = 90; Kof = 100; Resh = 200; Shin = 300; Tau = 400.

São João era de origem hebraica e escreveu o Apocalipse em grego. Se fizermos a gematria da expressão grega "NVRN RSQ" (César Nero), usando o alfabeto hebraico, totalizaremos 666, pois: N(50)V(6)R(200)N(50) R(200)S(60)Q(100)=666.

As comunidades da Ásia Menor falavam o grego, mas conheciam os caracteres hebraicos. São João misturou aí os dois idiomas, ou seja, o grego e hebraico por esse fato. Se, acaso, o livro caísse nas mãos das autoridades romanas, que não conheciam o hebraico, não colocaria em risco seus leitores. Nero (†67) foi o primeiro grande perseguidor dos cristãos e, na época em que foi escrito o Apocalipse (anos 90), Domiciano voltava a perseguir os cristãos com mais força e crueldade. Era “um novo Nero”. Esta e outras evidências levaram aos estudiosos a interpretar que a Besta do Apocalipse era o próprio Imperador Romano, perseguidor dos cristãos.

O Ap 17,10-11 reafirma esta interpretação. Este versículo diz: "São também sete reis, dos quais cinco já caíram, um existe e o outro ainda não veio, mas quando vier deverá permanecer por pouco tempo. A Besta que existia e não existe mais é ela própria o oitavo e também um dos sete, mas caminha para a perdição". Os reis de que trata a citação são os imperadores romanos. Considerando, cronologicamente, os imperadores a partir da vinda de Cristo, até a época da redação do livro do Apocalipse: 5 já caíram - Augusto (31aC-14dC), Tibério (14-37dC), Calígula (37-41dC), Cláudio (41-54dC) e Nero (54-68dC); 1 existe – Vespasiano (69-79dC); e 1 que durará pouco – Tito (79-81dC: só 2 anos!); a besta é o oitavo – Domiciano (81-96dC).

E as duas bestas (Apocalipse, cap.13) quem são? A primeira besta, que sobe do mar (v. 1), é o próprio imperador de Roma, Domiciano (como foi explicado); o mar é o Mar Mediterrâneo, onde se localizava Roma, a capital do Império. Sua autoridade vem de Satanás (v. 2) e as palavras blasfêmicas que profere (v. 5) se referem ao culto de adoração ao imperador imposto por Domiciano a todos os povos do Império. A segunda besta, que sai da terra (v.11), classificada como "falso profeta" (Ap 16, 13; 19,20; 20,10), é a ideologia do culto imperial favorecido pelas religiões pagãs. A prostituta (caps. 16-17) significa a Roma pagã e idólatra (v. 9). Os reis das terras que se prostituíram com ela (v. 2) são os povos que adotaram o culto de adoração ao imperador.

De maneira figurada o 666 pode ser símbolo também de toda força, cultura, pessoa, que combata contra Deus e a sua santa Igreja. São João dizia, no séc. I, que o anti-Cristo já estava no mundo.

Foto

Felipe Aquino
felipeaquino@cancaonova.com
Prof. Felipe Aquino, casado, 5 filhos, doutor em Física pela UNESP. É membro do Conselho Diretor da Fundação João Paulo II. Participa de Aprofundamentos no país e no exterior, já escreveu 60 livros e apresenta dois programas semanais na TV Canção Nova: "Escola da Fé" e "Trocando Idéias". Saiba mais em Blog do Professor Felipe
Site do autor: www.cleofas.com.br

Quanto ao SPQR foi uma suposição minha. Não sei se na época que foi escrito o Apocalipse os legionários romanos já usavam SPQR tatuado no braço ou mãos para evitar deserções, mas, se fosse o caso, o cronista identificaria a tatuagem como uma marca ou propriedade do imperador, uma marca da besta. Isso já foi uma suposição minha.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!