Yaveh, Ala e Zeus são deuses-entidade-consciência. O que me refiro é apenas uma natureza primária, sem ser entidade ou consciência. É assim que eu defino a causa primária. O religioso normalmente trataria isso como uma entidade, o qual discordo. O religioso muitas vezes precisa que isso seja uma entidade, por questão social e afetiva. Mas me livrei disso!
Normalmente uma divindade significa um ser poderoso, inalcançável, uma autoridade suprema. Ou então um fenômeno que nos é muito surpreendente. Porém, para mim, o divino não existe... Tudo é uma questão de influxo natural, e isso até mesmo vale para a alma ou a causa primária, que não mais vejo como divinos, e me nego a voltar a adotar o conceito de divino.
O divino também está relacionado com o desconhecido, com o incompreensível. Mas, pense bem, se tudo, em tese, pode ser descoberto, seja por um método ou por uma lógica, então tudo no fim das contas é natural. Se a natureza é natural, a causa dela também seria assim. Ainda que por processos que a ciência desconhece.
Não se encontra uma divindade, já que em tese estaria fora dos limites de nosso universo observável. Para o religioso, é uma entidade imaterial. Mas para mim, apenas uma dimensão limite, onde todas as outras estão contidas. Alguns acham que pode-se encontrá-la pela fé, sentimento e teologia, mas prefiro pela razão e intuição (encaixar conceitos científicos com os espiritualistas).
Haveria sentido em haver várias causas para o universo? Haveria sentido em haver várias causas regendo o universo de forma independente? Não faria mais sentido haver apenas um motor primário para toda a natureza? Lembrando que a minha definição de Deus (que chamo de Fonte) é diferente do deus-entidade-consciência. Se houvesse várias causas em conflito, apenas uma acabaria vingando as outras, tornando-se então a única causa.
Muitos cientistas acreditam (crença baseada em cálculos) que tudo surgiu pelo Big Bang. E, com base nisso, vejo sentido para uma causa neste universo, ainda que extrafísica. Tudo no fundo é energia... tudo veio de energia. Energia em si teria sempre existido... o que passou a existir, a partir de um determinado ponto foi o universo (de acordo com as estimativas). Agora, com a teoria do multiverso, penso que haja uma força que rege todo este sistema, mas que seria uma forma de energia atemporal e regeria de forma inconsciente, ou seja, totalmente natural, sem consciência de nada.
Pois para mim, seja a consciência efeito do cérebro e da alma, ainda é efeito para mim, e não a causa primária.
Portanto há sim aqui uma diferença significativa entre a minha filosofia e as religiões (pelo menos na forma de interpretação), assim como também nos valores básicos, diferente de religião e humanismo secular.
Na verdade pretendo substituir todas as religiões, assim como o humanismo secular, criando uma alternativa para ambos ao mesmo tempo. E acabar definitivamente com este conflito, seja em mim, seja no meio social.