Autor Tópico: Não Acreditar na Existência de Deus vs Acreditar Que Deus Não Existe  (Lida 64902 vezes)

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
Re: Não Acreditar na Existência de Deus vs Acreditar Que Deus Não Existe
« Resposta #675 Online: 02 de Janeiro de 2011, 10:42:45 »
Aliás não percebo como do facto da ciência nunca vir a conhecer tudo se pode concluir pela existência de Deus. Todavia, o facto da ciência e do homem terem limitações também impede uma declaração formal e absoluta de que Deus não existe... excepto se essa declaração for mais uma intensa manifestação de fé do que de razão.
A terminar, o porque usou o "Deus da Lacunas" relativamente à minha argumentação, quero lembrar que esse termo aplica-se a um Deus Pessoal... Ora eu nunca aqui disse acreditar nesse Deus transcendente... antes fui sempre muito claro em demonstrar simpatias (não crença) por formas de panteísmo talvez até muito próximas de um Deus meramente metáfora para a leis da Natureza... embora sem excluir liminarmente algo mais.
Não vejo assim. Deus das lacunas, para mim, é a tentativa de inserir uma explicação mistica na figura de deus ou deuses para o que a ciencia ainda não pode explicar, ou pode explicar sem a necessidade de assumir uma entidade mistica.

Mas sua posição nesse assunto me parece bem mais honesta que a do forista realidade, de qualquer forma.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #676 Online: 02 de Janeiro de 2011, 12:19:11 »
Se isso te satisfaz, então voce pode sair agora em paz, tendo conseguido seu objetivo.
Mas voce poderia ter nos poupado perguntando isso desde o inicio.
Todo cético ao iniciar um debate com religiosos já podem de início adiantar duas coisas:
1º) A ciencia talvez não responderá tudo
2º) Não somos donos da verdade.
Céticos não se assumem donos da verdade, apenas interpretam as evidencias, ao contrário de crentes que assumem desde o inicio que a ideia deles está certa e ignoram as evidencias contra.
As evidencias a favor de uma DI está na própria ciencia quando expliquei que muitas coisas parecem ter vindo de uma mente pensante.
Se voce dá apoio a ciencia para a origem de tudo ter vindo do acaso sem a presença de alguém que pensou, que então prove.
Não é pelo fato de que a ciencia não dá espaço para Deus que um ser inteligente não possa exisitir.
Ao contrário pessoas que acreditam em Deus sabem que vivem da fé de acordo com um modelo universal.
Só em voce afirmar que céticos podem não está com a verdade justifica que outros poderão estar com a verdade.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #677 Online: 02 de Janeiro de 2011, 12:41:02 »
Se isso te satisfaz, então voce pode sair agora em paz, tendo conseguido seu objetivo.
Mas voce poderia ter nos poupado perguntando isso desde o inicio.
Todo cético ao iniciar um debate com religiosos já podem de início adiantar duas coisas:

Todos os céticos com formação científica sabem disto.

Ao contrário dos religiosos.

Céticos não se assumem donos da verdade, apenas interpretam as evidencias, ao contrário de crentes que assumem desde o inicio que a ideia deles está certa e ignoram as evidencias contra.
As evidencias a favor de uma DI está na própria ciencia quando expliquei que muitas coisas parecem ter vindo de uma mente pensante.

Cite um só exemplo de conhecimento científico proposto pelo DI que não seja constituído de ad hoc ou que seja falseável.

Se voce dá apoio a ciencia para a origem de tudo ter vindo do acaso sem a presença de alguém que pensou, que então prove.

Falácia da inversão do ônus da prova.

Cabe a voce, e aos criacionistas em geral, mostrar evidências empíricas de que a Natureza foi projetada.

Não é pelo fato de que a ciencia não dá espaço para Deus que um ser inteligente não possa existir.

Pelo seu argumento então eu posso supor que não é pelo fato da Ciência não dar espaço para fadas, duendes, gnomos, leprechauns, sereias, demônios, saci-pererês e boi-tá-tás que eles não possam existir.

Há coerência nisto?

Ao contrário pessoas que acreditam em Deus sabem que vivem da fé de acordo com um modelo universal.

As pessoas podem viver do jeito que elas quiserem sob o ponto de vista da crença, pois os estados laicos assim garantem. Mas não significa que isto seja o melhor para elas.

A propósito. Qual é este "modelo universal" que as pessoas vivem? O manto da ignorância?

Só em voce afirmar que céticos podem não está com a verdade justifica que outros poderão estar com a verdade.

Os céticos e os ateus certamente não lidam com conceitos de absolutismos morais da mesma maneira que os religiosos.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #678 Online: 02 de Janeiro de 2011, 12:45:19 »
Isso! Está começando a entender!
Os unicos que se julgam donos da verdade são aqueles que acreditam em entidades misticas mesmo sem evidencias para tanto.
E a ciencia realmente não responderá tudo, mas é a nossa unica ferramente para isso. Religião nunca respondeu nada mesmo, só inventa respostas.

Não, voce expressou uma opinião ingênua e foi refutado. A ciencia, infelizmente para voce, não dá evidencias do seu ente mistico.

Opa, falacia nova! Inversão do onus da prova! Eu não posso provar a inexistencia de sua entidade mistica como não posso provar a inexistencia do saci-perere, o saci existe então?
Pesquise sobre esse seu erro de raciocinio, até te dou uma dica: "Dragão de Garagem", pesquise por isso e talvez voce entenda mais esse seu erro de raciocínio.

Não é pelo fato de que a ciencia não dá espaço para Deus que um ser inteligente não possa exisitir.
De novo Argumentum ad Ignorantium (deus das lacunas), já refutamos isso.
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #679 Online: 02 de Janeiro de 2011, 12:46:04 »
Os céticos e os ateus certamente não lidam com conceitos de absolutismos morais da mesma maneira que os religiosos.
A minha pergunta não foi respondida.
Se céticos não estão com a verdade, então outros poderão.
Correto ou errado?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #680 Online: 02 de Janeiro de 2011, 12:48:08 »
O contini também não respondeu a ultima questão.
Se céticos não estão com a verdade outros poderão.
Correto ou errado?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #681 Online: 02 de Janeiro de 2011, 12:48:43 »
Correto ou errado?

Apresente a sua definição de "verdade" e em que contextos ela pode aplicada.
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #682 Online: 02 de Janeiro de 2011, 12:50:10 »
Correto ou errado?
Falacia nova:
Bifurcação
 “Preto e Branco” é outro nome dado a essa falácia. A Bifurcação ocorre se alguém apresenta uma situação com apenas duas alternativas, quando na verdade existem ou podem existir outras. Por exemplo:

“Ou o homem foi criado, como diz a Bíblia, ou evoluiu casualmente de substâncias químicas inanimadas, como os cientistas dizem. Já que a segunda hipótese é incrivelmente improvável, então...”

Acho que tambm se encaixa:
Plurium Interrogationum
 Essa falácia ocorre quando alguém exige uma resposta simplista a uma questão complexa.

“Altos impostos impedem os negócios ou não? Sim ou não?”

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #683 Online: 02 de Janeiro de 2011, 12:50:33 »
Estamos falando de apenas uma verdade aqui de acordo com o nosso debate.
Se voces não estão com a verdade outros poderão estar. Não pode fugir do contexto na qual voces mesmo admitiram.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #684 Online: 02 de Janeiro de 2011, 12:52:38 »
O contini também não respondeu a ultima questão.
Se céticos não estão com a verdade outros poderão.
Correto ou errado?
Sim, claro!
Mas nessa questão em particular não há uma unica evidencia apontando para o seu ser mistico e muitas evidencias dispensando-o.
Nessa questão eu apostaria nos céticos do mainstrain científico, pois eles já acertaram milhares de coisas, e não apostaria nada nos crentes, pois estes só apresentam achismos.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #685 Online: 02 de Janeiro de 2011, 12:52:55 »
Contini também não respondeu. Faltaria apenas um pouco de humildade para dizer que outros poderão estar com a verdade.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #686 Online: 02 de Janeiro de 2011, 12:54:14 »
Se voces não estão com a verdade outros poderão estar. Não pode fugir do contexto na qual voces mesmo admitiram.

Eu não acompanhei atentamente o "debate" entre VSa e o Contini.

Então, para ganhar tempo, eu repito:

Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #687 Online: 02 de Janeiro de 2011, 12:54:23 »
Voce não viu?

Bifurcação
 “Preto e Branco” é outro nome dado a essa falácia. A Bifurcação ocorre se alguém apresenta uma situação com apenas duas alternativas, quando na verdade existem ou podem existir outras. Por exemplo:

“Ou o homem foi criado, como diz a Bíblia, ou evoluiu casualmente de substâncias químicas inanimadas, como os cientistas dizem. Já que a segunda hipótese é incrivelmente improvável, então...”
e

Plurium Interrogationum
 Essa falácia ocorre quando alguém exige uma resposta simplista a uma questão complexa.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #688 Online: 02 de Janeiro de 2011, 12:54:51 »

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #689 Online: 02 de Janeiro de 2011, 12:58:09 »
Os religiosos com apoio da DI usam a nossa inteligencia como base para evidenciar um ser inteligente que participou da criação.
Se a ciencia diz que a origem de tudo não precisou disto então onde estão as provas?

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #690 Online: 02 de Janeiro de 2011, 13:02:45 »
Cabe a voce, e aos criacionistas em
Cabe também a ciencia provar que o mundo se originou do acaso. O religioso crer pela fé e os céticos afirmam algo que não possuem exatamente certeza. Por isto as palavras se resumiram a dizer que voces podem não ser donos da verdade.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #691 Online: 02 de Janeiro de 2011, 13:04:35 »
Eu gostaria de entrar num debate sobre a inteligencia humana. Existe um tópico aqui em relação a isto?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #692 Online: 02 de Janeiro de 2011, 13:17:12 »
Os religiosos com apoio da DI usam a nossa inteligencia como base para evidenciar um ser inteligente que participou da criação. Se a ciencia diz que a origem de tudo não precisou disto então onde estão as provas?

Primeira exigência.

Evidenciar empiricamente que existe um ser inteligente. Usar a analogia "se somos inteligentes, então somos produtos de uma inteligência" não é evidência empírica. É 'wishful thinking'.

Segunda exigência.

Após conseguir satisfazer a primeira demanda, se deve evidenciar empiricamente que este ser efetivamente "criou" tudo.

Fico no aguardo.

Do contrário permanece o atual statu quo da epistemologia da Ciência, que é aquela adotada pelo Naturalismo, qual seja, a combinação do conhecimento racional e do cognoscível pelos sentidos (empirismo).
Foto USGS

Offline Realidade

• Nível 20
  • *
« Resposta #693 Online: 02 de Janeiro de 2011, 13:24:35 »
A ciencia é que deve explicações para que tudo se originou do acaso.
Religiosos creem pela fé e já estou cansado de explicar isto.
A nossa inteligencia é o único meio de se evidenciar um projeto na criação. Se elas não precisaram de um projetante cabe a ciencia provar isto científicamente.
Onde estão as provas mais uma vez?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #694 Online: 02 de Janeiro de 2011, 13:59:45 »
Cabe a voce, e aos criacionistas em
Cabe também a ciencia provar que o mundo se originou do acaso. O religioso crer pela fé e os céticos afirmam algo que não possuem exatamente certeza. Por isto as palavras se resumiram a dizer que voces podem não ser donos da verdade.
Não, não cabe. A ciencia não faz afirmações de como surgiu tudo, quem faz isso são os religiosos.
Te aconselho fortemente a pesquisar sobre inversão do onus da prova.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #695 Online: 02 de Janeiro de 2011, 14:01:38 »
Religiosos creem pela fé e já estou cansado de explicar isto.
Mas isso já sabemos, e é o que voce vem demonstrando.

A nossa inteligencia é o único meio de se evidenciar um projeto na criação. Se elas não precisaram de um projetante cabe a ciencia provar isto científicamente.
Inversão do onus da prova de novo. Leia sobre isso para não pagar esse mico!

Ou então, te respondo se voce me provar que saci-pererê não existe.

Ou um bule dechá chines na orbita entre Marte e a Terra, me prove que não existe.

Offline Realidade

• Nível 20
  • *

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #697 Online: 02 de Janeiro de 2011, 14:46:52 »
A ciencia é que deve explicações para que tudo se originou do acaso. Religiosos creem pela fé e já estou cansado de explicar isto.

Voce sofre de disfunção cognitiva ou é apenas birra mesmo?

Vou repetir.

O atual estágio de conhecimento científico não permite saber o que se passava antes do Big Bang (com todas as limitações conceituais do que significa o antes). Em outras palavras. Nós simplesmente não sabemos. Mas ao invés de colocar um fator sobrenatural (deus) nós tentamos elaborar explicações dentro do nossos limites.

Do outro lado, os religiosos resolvem o problema colocando algum deus quando não há uma explicação racional e empírica, o que é chamado de "deus das lacunas".

A nossa inteligencia é o único meio de se evidenciar um projeto na criação.

Errado.

A nossa inteligência, usando o método científico, é a única maneira de explicar a realidade objetiva, ou seja o Universo.

Enxergar um "projeto inteligente " nas feições naturais é função direta do grau de crendice e ou do grau de ignorância epistemológica científica do observador.

Se elas não precisaram de um projetante cabe a ciencia provar isto científicamente.

Repetição da falácia da inversão do ônus da prova.

Assim sendo eu repito:

Primeira exigência.

Evidenciar empiricamente que existe um ser inteligente. Usar a analogia "se somos inteligentes, então somos produtos de uma inteligência" não é evidência empírica. É 'wishful thinking'.

Segunda exigência.

Após conseguir satisfazer a primeira demanda, se deve evidenciar empiricamente que este ser efetivamente "criou" tudo.

Fico no aguardo.

Do contrário permanece o atual statu quo da epistemologia da Ciência, que é aquela adotada pelo Naturalismo, qual seja, a combinação do conhecimento racional e do cognoscível pelos sentidos (empirismo).
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2011, 14:51:22 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #698 Online: 02 de Janeiro de 2011, 14:47:07 »
../forum/topic=23014.675.html#msg574123

OK!
Isto é o bastante.
Então tá, seria a hora de voce sair com a sua "vitoria" (já vimos esse filme muitas vezes)... Mas se voce continuar postando falacias vamos continuar refutando. Nada pessoal.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #699 Online: 02 de Janeiro de 2011, 14:49:50 »
O Geo, deixa ele com seu deus das lacunas e inversão do onus da prova! Parece é o unico "argumento" dele... heheheh

Mas é engraçada a necessidade dele e demais crentes de que aceitemos a crença deles, e como eles parecem levar para o lado pessoal quando refutados.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!