Autor Tópico: A Monogamia  (Lida 19564 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: A Monogamia
« Resposta #25 Online: 13 de Junho de 2010, 09:28:22 »
Uma característica comum na idéia de monogamia é a de que o amor existe a partir da demonstração da exclusividade sexual e que a traição seria uma prova de que não se ama mais. O compromisso maior do conceito é que este exclusivismo é o mais importante para se caracterizar o amor monogâmico.

Por isso a contradição e contrariedade em se discutir o tema de novas alternativas de relacionamentos*, já que estas são vistas como imorais face a este amor "de verdade". É impensável para estes conceber o sentimento mais nobre da vida humana,  :coracao: ,como algo que possa existir sem o cumprimento desta "regra tão básica".

Assim normalmente a compreensão é de que pessoas que não valorizam o exclusivismo não valorizam o respeito a pessoa com a qual se relaciona, já que este sentimento de posse é tido como padrão. Fica implícito o entendimento de que a valorização maior, para os outros, é da "sacanagem" e não dos sentimentos, que são posse do modelo monogâmico de relacionamento e que faz com que estes possam se orgulhar e dizer esta sua característica e com total aprovação social.

Continuo com a analogia com o teísmo, já que para estes a crença tem mais uma relação com a moral e a ética do que com a própria razão. Deus é mais entendido e associado como o bem e a justiça e por isso a forte defesa racional do teísmo embasando a defesa dos seus princípios morais acima de tudo.

*Como um relacionamento aberto, que não deixa de ser monogâmico por isso.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #26 Online: 13 de Junho de 2010, 17:30:00 »
A monogamia não é tão natural quanto se pensa. Ela, a monogamia, foi instituída pela igreja no século XIV no concílio de florença e foi declarada como um laço sagrado. Esta coisa de sagrado petrificou as verdadeiras relações que se baseiam na poligamia. É natural as pessoas ficarem infelizes numa relação em que não há mais vínculos afetivos e ainda assim permanecem casadas fazendo numa relação desgastada. Tudo por causa da igreja que historicamente era desfavorável ao divórcio provocando a culpa principalmente na mulher por ter divorciado. Muitas vezes é cruel o rito "até que a morte os separe".
Não sei, não. Como você explica sociedades "monogâmicas" anteriores ao século XIV? E como explica monogamia em sociedades que não tiveram contato com a igreja? Como explica monogamia em outras espécies animais? A mim, essa ideia de que a culpada é a igreja é apenas a busca de um bode expiatório para validar um comportamento polêmico (para nós) não expresso por toda sociedade.

Monogamia, em minha opinião, está mais ligada ao nosso processo e caminho evolutivo do que a imposições religiosas. Imagino que a familia nuclear tenha sido o modo que melhor estava adaptado às pressões que nossos ancestrais enfrentaram, pelo menos em sua grande maior parte, já que é um comportamento observado "nos quatro cantos" de forma bem mais predominante. Uma forma mais vantajosa de criação da prole, já que, em nossa espécie, o cuidado com os filhotes são necessários durante um longo, e bem longo, período de tempo.

Além de que a monogamia apresenta maiores chances de que a prole da fêmea seja de determinado macho, o que é de extremo interesse para tal macho, e de quebra, oferece a chance para que quase todos os machos se reproduzam.

Claro que nossa sociedade atual, com seus memes e emos com alta replicabilidade, está em um processo de transformação acelerado, onde a "liberdade", o poder feminino e etc, estão em um crescente, mas não se pode negar que na grande maioria dos casos a manutenção do par heterossexual estável é o pote no fim do arco íris, o ideal humano perseguido.

Temos hoje grande número de divórcio, separações e não é por acaso. Os laços de uma monogamia são muito mais frágeis do que se pensa. Não é injustificável quando vemos 'ménage a trois'. Muitos julgam esta prática abominável mas as raízes desta prática é antiga. Advém desde os impérios antigos. Talvez até  que Richard Dawkins chamaria esta prática de meme pois seria uma herança do memeplexo de uma herança cultural remota proveniente da poligamia.

O começo do seu parágrafo me lembra os argumentos religiosos para o fim do mundo, volta de Krishna e outras bobagens do tipo, com os seus: "Olhem os sinais, a violência aumentou, pai mata filho, filho mata mãe... Satanás se diverte. Arrependei-vos irmãos, para que seu seja o reino de Zeus...". Me lembra também o: "nunca antes na história desse paíx..." Não vale só dizer que aumentou, é preciso contextualizar. A cultura romana era diferente da grega, que por sua vez era diferente da persa que por sua vez era diferente da Mongol, que por sua vez era diferente da nossa. Sem contar que 6, quase 7, bilhões de seres humanos e a famigerada globalização aumentam e muito certos dados estatisticos e suas probabilidades.

A poligamia sempre era algo natural. Desde esparta as mulheres eram compartilhadas entre os homens espartanos. As mulheres e escravos eram propriedade dos homens daquela época. No império romano a função da mulher era somente de ser procriadora. Para o prazer sexual existiam desde aqueles tempos a amante. O termo matrimonium veio daí. É usado como função de geradora ou de mãe enquanto que patrimonium vem da função do homem de gerir os bens e produzir os mesmos.
Isso não é bem verdade. Você cita esparta e eu cito então Troia com sua Helena. Não acho que Menelau estava lá muito a fim de compartilha-la. E que dizer de Odisseu e sua esposa, fiel tecedeira? Sendo mito ou não, ainda assim fala muito sobre a cultura do povo que o escreveu. Onde, apesar do panteão grego ser uma putaria generalizada, se descobre aqui e ali tentativas de manutenção da familia nuclear e da fidelidade junto.

Quando a propriedade privada passou a ter grande importância sobre a propriedade comunal, a monogamia se impôs como uma prática incontestável. Muitos homens queriam deixar como herdeiros seus únicos filhos e assim a herança passava de pai para filho cuja mulher seria a fiel esposa.

Como já disse acima, considero que tal comportamento seja muito mais antigo. Vindo, talvez, até mesmo de nossos ancestrais não sapiens, quem sabe...

Existe ainda a insegurança envolvida nas relações de monogamia. As pessoas não conseguem desfazer de seu desejo infantil de ter exclusividade no relacionamento e então julgam como seu todo afeto e sentimento que o parceiro/a possui por sí. Há a insegurança das comparações com a outra pessoa e o despeito. Penso que a individualidade vai se corroendo principalmente neste ponto, quando os casais ficam nesta bobagem de achar que todo sentimento e corpo do outro é de propriedade privada. Deve haver a liberdade de escolha que existe na poligamia mesmo não havendo vínculos afetivos nem nada. Afinal de contas o prazer sexual é o mesmo, não muda.

Uns conseguem encarar de forma tranquila a ideia de sua companheira com outros homens e etc. Outros não. E isso não é somente questão de preferencia, mas também de natureza. Não se pode esquecer que somos animais e que só "agora" que começamos a ter essas altas racionalizações acerca de nossos comportamentos, e sempre nos colocando como algo alheio a natureza. Somos machos, grandes primatas machos. Somos territorialistas, podemos ser agressivos e estamos na corrida evolutiva. Meus genes primeiro, rapá...

Pense bem: Haveria traição se não houvesse a monogamia ? Claro que não ! Uma relação de jogo aberto é muito mais satisfatória porque saberíamos que não há traição. A monogamia é fincada em paradigmas caducos como: quem ama não sente desejo por outra pessoa; quem ama não consegue fazer suas atividades cotidianas sem a outra pessoa; quem ama ...etc. São princípios que geram dúvidas e desconfiança na outra pessoa mesmo que nunca reveladas porque sabemos que tudo isso é pura balela de quem é alimentado por este ideal inexistente.

Seria necessário uma pressão, que pode até estar ocorrendo, para que os indivíduos com predisposição a familia nuclear fossem substituídos por esses tipos "mente aberta". Ao que parece, essa pressão existe atualmente, uma vez que vemos cada vez mais a sociedade quebrando os limites anciões e explorando a tal igualdade entre os sexos, que a meu ver está na verdade colocando a mulher como ponto central, mudando nossa sociedade patriarcal para matriarcal.

É espantoso saber que existem pessoas que consideram a fidelidade mais importante que alguns aspectos do relacionamento como companheirismo, afeto, compreensão e cumplicidade . As pessoas idealizam demais, fantasiam demais. A história da cara-metade é um engodo. Acreditar em alma gêmea é tão verídica quanto acreditar em papai noel, coelhinho da páscoa ou num ser todo poderoso de barbas brancas olhando por nós no céu sentado nas nunvens enquanto vigia nossas ações e ouve preces.

O que me deixa intrigado é que no mundo moderno formas de pensamento, no que tange escolhas pessoais, e nesse caso, de comum acordo entre as partes interessadas, sejam espantosas aos olhos de quem possui uma visão de mundo diferente. Não é porque sua escolha de poligamia te deixa feliz que a escolha de monogamia do Beltrano (grande Beltrano, joga um bolão...) esteja errada e não lhe cause felicidade - o mesmo vale para as respectivas companheiras.

O homem por ter maior desejo sexual do que a mulher é acusado de ser mais infiél do que a mulher. Naturalmente o homem possui maior capacidade de ter estímulos eróticos na visualização portanto é comum a excitação. Estamos a todo momento sendo bombardeados por estímulos externos de imagens. A mulher tem maior estímulo tátil e auditivo. É muito mais comum os estímulos  visuais do que os estímulos táteis inclusive para o melhor desempenho da localização espacio-temporal. (O homem na média é melhor nas tarefas de localização no espaço).
Essa ideia de que homem seja mais sexual que mulher, pra mim, é absurdo. Se não me engano, muitos estudos recentes atentam para essa ideia mitológica a respeito do desejo sexual de machos e fêmeas de nossa espécie ser maior em um dos lados. Portanto, arrisco-me a dizer que a sua conclusão de que:

Pois bem, podemos em vista disto dizer que o homem se estimula mais uma vez que estamos constantemente expostos àqueles estímulos

... não se sustenta.

Se não houvesse essa idéia de infidelidade proveniente da monogamia não teríamos julgamentos morais. Aceitaríamos a poligamia naturalmente como ela é no homem.  O homem tem inúmeros espermatozóides. Este fator favorece fecundar inúmeras parceiras de uma única vez. O investimento no espermatozóide é barato enquanto que um óvulo sendo fecundado dentro da mulher é caro. Teoricamente um único homem pode fecundar várias mulheres  o inverso não é válido para mulheres.
Negar interesse sexual por outras pessoas é uma mentira. O desejo sexual não acaba por uma imposição de um casal supostamente monogâmico.
Considera-se o tamanho dos testiculos em comparação ao corpo, e com isso a sua capacidade de gerar espermatozoides, como sendo uma indicação de promiscuidade. Espécies com machos dominantes tendem a ter testiculos menores, pois, como poucos são os atrevidos a se aventurarem no harém do alfa, pequenas quantidades de esperma são suficientes para garantir a prole. Já onde existe a promiscuidade, os testiculos tendem a ser maiores gerando mais esperma para competir com o esperma do vizinho. Li um tempo atrás, que essa competição de espermatozoides criou também a cooperação entre espermatozóides do mesmo individuo, que em outra realidade seriam adeptos do "cada um por si", eles nadam em equipe, sendo assim, mais rápidos que os que nadam sozinhos. Nossos testiculos são menores que os dos chimpanzés e bonobos e maiores que os dos gorilas, indicando assim que não somos tão promiscuos.

Possivelmente o que ocorre em escala menor com os espermatozoides e sua competição tenha ocorrido em maior escala, onde homens precisaram cooperar para ter sucesso no ambiente onde viviam. Sendo presas de animais muito melhores adaptados, humanos precisavam se manter em grupos. Como desenvolvemos a familia nuclear, esse pode ter sido o ponto de nosso sucesso como espécie "dominante" do planeta.

Em geral, sociedades onde poligamia rulez, existe a poliginia, onde um unico macho arrebanha para si um harem, deixando outros machos sem nenhumazinha. Monogamia pode ter sido nosso fator de sucesso pois gerou a possibilidade de cada macho ter seu reservatorio de ovulos praticamente garantido, o que diminuiu a competição e aumentou a cooperação.

Bom, posso ter falado um monte de groselha e quem estiver a vontade me debulhe...

Dessa vez esqueci as fontes e estou com preguicinha...

=================
Edit

Quanto ao assunto, sou de preferencia monogamica, não consigo imaginar minha mulher com outro cara e eu concordando com a situação. Eu não seria feliz nesse tal de poliamor, minha mulher também demonstra ter a mesma preferencia que eu, e estamos felizes. Que espantoso...
« Última modificação: 13 de Junho de 2010, 17:59:03 por Tupac »
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #27 Online: 13 de Junho de 2010, 18:39:49 »
Não havia outro tópico sobre esse mesmo assunto?
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #28 Online: 13 de Junho de 2010, 18:44:50 »
concordo

Uma pergunta: Para vocês é natural ficar com uma mulher há por exemplo dez anos e não ter um "comichão" por uma coisa nova mesmo que passageira, principalmente quando existem tantas oportunidades?

Sem querer ser um desses chatos da semântica, o uso da palavra "natural" na sua pergunta me confunde.

Não sei se é natural, mas pode ser bastante racional esse pensamento. As oportunidades realmente são muitas, mas na maioria esmagadora das vezes, não são realmente "aproveitáveis".

Dada a diversidade de desejos e ânsias existentes por aí, talvez essa pessoa tenha dado uma extrema sorte e achou o ideal na sua atual parceira. Por outro, também pode ser pura desmotivação para "novas aventuras".

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #29 Online: 14 de Junho de 2010, 10:05:56 »
Isso depende do casal, do que eles acham conveniente. Eu particularmente acho a relação monogâmica mais saudável e é a única via aceitável para mim, pessoalmente. Não vejo dificuldade alguma em manter uma relação monogâmica. Inclusive, a quebra desta regra, pra mim, significa rompimento definitivo.

Isso não se trata de posse sobre o companheiro mas sim de cumpliidade, cooperação e confiança mútua. Uma vez que ocorra a traição há uma quebra do pacto ou da confiança que existia que não é jamais resgatada.

Pessoalmente, a relação poligâmica cria uma relação com vínculos e laços mais frágeis que a monogâmica.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #30 Online: 14 de Junho de 2010, 10:12:35 »
concordo

Uma pergunta: Para vocês é natural ficar com uma mulher há por exemplo dez anos e não ter um "comichão" por uma coisa nova mesmo que passageira, principalmente quando existem tantas oportunidades?

Somos humanos. Todos nós sentimos desejos. Então acho pouco provável que alguém que esteja há dez anos com sua parceira, nunca tenha tido este tipo de vontade.

Sei lá, pode ser bem comum, mas é extremamente simples não sucumbir a este desejo passageiro. Quem sucumbe não deveria adotar uma relação monogâmica. O que eu acho falta de caráter é sucumbir a estes desejos sem informar ao companheiro(a) que imagina estar numa relação monogâmica.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #31 Online: 14 de Junho de 2010, 10:59:20 »
Concordo com o 1985, transparência é tudo nessas horas.

E acho que as pessoas dão valor demais à mono- ou poligamia. Cada um que faça o que dê na telha, desde que seja honesto, e saiba segurar o rojão emocional depois.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #32 Online: 14 de Junho de 2010, 11:29:26 »
Tem o tópico sobre poliamor e que é bem relacionado com o assunto. Apesar de que eu pessoalmente considero bem distinto argumentar sobre o poliamor e argumentar contra a monogamia. Mesmo sabendo que na prática é a mesma coisa  :)

Até por existir uma grande distinção conceitual e até legal entre poligamia e poliamor. Existem casais poliamoros e que vivem de forma monogâmica, mas não por falta de conhecimento sobre outras opções relacionais e sim imposição cultural.

Sobre a hostidade da traição, claro que ningúem faz um plano para trair, pelo menos não com a intenção de magoar a pessoa com a qual ama. É algo que acontece de maneira natural e todos estão cheios de ver essas história por aí, existem aos milhares, inclusive nas religiões as que mais as negam.

Por isso eu concordo com o que se define como o mito da monogamia, ou mito do amor romântico e não acredito nesse ideal como uma realidade concreta. Exatamente por ser um ideal mítico que os poucos exemplos de sucesso são tão bem cultuados e os demais vivem a sombra de um modelo perfeito de relacionamento, que na prática inexiste.

O poliamor existe em contraste com o monoamor da monogamia. Se as pessoas não sucumbem aos desejos e interesse é por eles existirem, e talvez o rojão emocional maior seja este, o de esconder algo tão natural quanto o sentimento humano de amar.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #33 Online: 14 de Junho de 2010, 11:58:37 »
O post do Tupac é bem interessante....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #34 Online: 14 de Junho de 2010, 12:03:03 »
Por isso que eu digo que supervalorizar uma ou outra posição é igualmente equivocado. Cada um na sua e bola para frente :)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #35 Online: 14 de Junho de 2010, 13:37:18 »
sim...

como já disse, não vejo outra saída para a estrutura predominanteme monogâmica. O que vejo sim é que essa vida deveria ser um pouco ajustada visando a individualidade das pessoas.

Não acho que a decisão seria entre Monogamica versus Poligamica, mas sim uma Monogamica que te exige o compartilhamento da maior parte de sua vida com seu par, e outra que fosse baseada mais em responsabilidades comuns e liberdades individuais.

Quem disse que quero dormir todos os dias com a mesma pessoa, que se sair tem que ser com a mesma pessoa sempre, que pessoas não poderiam viajar com seus amigos SEM seu par, etc..

Um assunto muito difícil esse. Vejo muitos casais se aturando quando poderiam aliviar a barra entre si ao simplesmente deixar a vida em casal mais soft, e não estou falando necessariamente de sexo aqui.

Estou falando de todo o código que é o "viver em casal", dentro do que ele é aceito pela comunidade.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #36 Online: 14 de Junho de 2010, 13:58:53 »
Citação de: Tupac
O que me deixa intrigado é que no mundo moderno formas de pensamento, no que tange escolhas pessoais, e nesse caso, de comum acordo entre as partes interessadas, sejam espantosas aos olhos de quem possui uma visão de mundo diferente. Não é porque sua escolha de poligamia te deixa feliz que a escolha de monogamia do Beltrano (grande Beltrano, joga um bolão...) esteja errada e não lhe cause felicidade - o mesmo vale para as respectivas companheiras.

Exatamente isso aqui.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 14 de Junho de 2010, 14:01:21 »
com certeza, nada funciona para todos.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #38 Online: 14 de Junho de 2010, 16:50:07 »
Tem o tópico sobre poliamor e que é bem relacionado com o assunto. Apesar de que eu pessoalmente considero bem distinto argumentar sobre o poliamor e argumentar contra a monogamia. Mesmo sabendo que na prática é a mesma coisa  :)

Até por existir uma grande distinção conceitual e até legal entre poligamia e poliamor. Existem casais poliamoros e que vivem de forma monogâmica, mas não por falta de conhecimento sobre outras opções relacionais e sim imposição cultural.

Sobre a hostidade da traição, claro que ningúem faz um plano para trair, pelo menos não com a intenção de magoar a pessoa com a qual ama. É algo que acontece de maneira natural e todos estão cheios de ver essas história por aí, existem aos milhares, inclusive nas religiões as que mais as negam.

Por isso eu concordo com o que se define como o mito da monogamia, ou mito do amor romântico e não acredito nesse ideal como uma realidade concreta. Exatamente por ser um ideal mítico que os poucos exemplos de sucesso são tão bem cultuados e os demais vivem a sombra de um modelo perfeito de relacionamento, que na prática inexiste.

O poliamor existe em contraste com o monoamor da monogamia. Se as pessoas não sucumbem aos desejos e interesse é por eles existirem, e talvez o rojão emocional maior seja este, o de esconder algo tão natural quanto o sentimento humano de amar.

Para com isso. Quem trai o faz com consciência do que está fazendo e alguns até planejam isso. Você está muito equivocado ao achar que é impossível não trair e isso nada tem a ver com mito de amor romântico mas com firmeza de caráter.
Não estou falando que os não-monogâmicos não tem caráter, mas sim daqueles que traem numa relação monogâmica.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 14 de Junho de 2010, 17:43:00 »
Não sei o quanto isso está ligado a firmeza de caráter. Alias, os estereótipos aqui não servem.

Não vejo como alguém poderia ser considerado mal caráter por que resolveu sair com uma outra pessoa. O que deveria fazer essa pessoa? negar a si mesmo uma relação que pode ser muito bacana? Se separar para ter essa relação?
Avisar seu par, e assim caso ele não aceite, se separar de uma vez?

Isso que digo que realmente não vejo sentido. Não preciso ser estoico, nem consistente com uma visão de moral. Essa questão de "não sair com outro" porque aí você vai estar mentindo para o seu parceiro e portanto é imoral é uma coisa que para mim não fecha.

Mentimos em nossa vida, não somos 100% consistentes, quem define o que é imoral para mim ou não sou eu mesmo... e não pessoas que são guiadas por uma visão moralista que fazem sentido para si, mas que não representam regras absolutas para ninguém.

Não vou me separar por causa de um caso... nem fazer com minha esposa faça o mesmo. E daqui há 20 anos, não vou me arrepender do que não fiz, olhando para trás, em nome de uma "pureza" que não vai me levar a nenhum lugar.

Mais uma vez: Quando um dia, chega o teu par e fala: Acabou. Você tem 45 anos. Aí vc diz.. e tudo o que eu me privei por vc? E mais um monte de coisas que não são de responsabilidade de seu parceiro, mas simplesmente sua.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 14 de Junho de 2010, 19:22:11 »
Não sei o quanto isso está ligado a firmeza de caráter. Alias, os estereótipos aqui não servem.

Não vejo como alguém poderia ser considerado mal caráter por que resolveu sair com uma outra pessoa. O que deveria fazer essa pessoa? negar a si mesmo uma relação que pode ser muito bacana? Se separar para ter essa relação?

Isso que digo que realmente não vejo sentido. Não preciso ser estoico, nem consistente com uma visão de moral. Essa questão de "não sair com outro" porque aí você vai estar mentindo para o seu parceiro e portanto é imoral é uma coisa que para mim não fecha.

Mentimos em nossa vida, não somos 100% consistentes, quem define o que é imoral para mim ou não sou eu mesmo... e não pessoas que são guiadas por uma visão moralista que fazem sentido para si, mas que não representam regras absolutas para ninguém.

Não vou me separar por causa de um caso... nem fazer com minha esposa faça o mesmo. E daqui há 20 anos, não vou me arrepender do que não fiz, olhando para trás, em nome de uma "pureza" que não vai me levar a nenhum lugar.

Mais uma vez: Quando um dia, chega o teu par e fala: Acabou. Você tem 45 anos. Aí vc diz.. e tudo o que eu me privei por vc? E mais um monte de coisas que não são de responsabilidade de seu parceiro, mas simplesmente sua.

Eu discordo veementemente. Claro que se você e sua esposa compartilham desta opinião, não vejo problema algum.

Agora, se num casal um é monogâmico e o outro não e ainda esconde isso do cônjuge é falta de caráter sim e não tenho qualquer dúvida disso. Pessoalmente isso seria uma quebra de confiança que jamais seria refeita. Muitas pessoas perdoam ou relevam isso, mas isso é de cada um.

Mas tenho uma certeza, uma mentira desse porte é uma falha no caráter sim.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #41 Online: 14 de Junho de 2010, 20:29:09 »
Concordo com o 1985. Se você acha tudo certo ter casos fora do casamento, e sua esposa não, e você mente para ela, isso é falha de caráter. Se você quer ter casos fora do casamento, o certo seria arranjar uma companheira que aceite esse seu comportamento, e não trair a confiança de alguém que não compartilha do seu modo de ver as coisas.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #42 Online: 14 de Junho de 2010, 23:39:27 »
Tem o tópico sobre poliamor e que é bem relacionado com o assunto. Apesar de que eu pessoalmente considero bem distinto argumentar sobre o poliamor e argumentar contra a monogamia. Mesmo sabendo que na prática é a mesma coisa  :)

Para com isso. Quem trai o faz com consciência do que está fazendo e alguns até planejam isso. Você está muito equivocado ao achar que é impossível não trair e isso nada tem a ver com mito de amor romântico mas com firmeza de caráter.
Não estou falando que os não-monogâmicos não tem caráter, mas sim daqueles que traem numa relação monogâmica.

A questão é que a sociedade monogâmica é uma sociedade sem caráter ou mais propriamente mal carater, no sentido relacional. Sequer oferecem outras opções mais condizentes com o carater natural e biológico humano. O suposto carater exigido é com base nesta idealização de uma relação perfeita e que não existe.

Trair no dogma monogâmico é ter uma relação sexual com outra pessoa e minar a confiança nesta fidelidade terrorista que se é exigida culturalmente. Os que a justificam fazem mais com base na jocosa figura pejorativa do corno. Porém a demanda instintiva e cultural por aventuras sexuais também é muito conhecidade de todos. A lógica que o Agnóstico colocou é muito válida para muitos a fazem uso quanto desafiam o dogma da moral monogâmica.

E aqui, num exemplo da censura sobre essa temática, ninguém quer falar a respeito, é mais fácil seguir o status quo e afirmar o comportamento relacional mítico. -Para que discutir isso? Cada um sabe o que faz! Dizem.

E nem é preciso defender outra alternativa para criticar a monogâmia, os próprios monogâmicos já fazem isso, as piadas sobre o casamento são a sua expressão mais singela na cultura.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #43 Online: 15 de Junho de 2010, 00:01:29 »
Concordo com o 1985. Se você acha tudo certo ter casos fora do casamento, e sua esposa não, e você mente para ela, isso é falha de caráter. Se você quer ter casos fora do casamento, o certo seria arranjar uma companheira que aceite esse seu comportamento, e não trair a confiança de alguém que não compartilha do seu modo de ver as coisas.

Bom, pensamos bem diferente, alias, realmente não me importo se classificam como falha de caráter, ou super caráter, ou a PQP. Para mim, as coisas que eu tenho que fazer para ficar bem comigo mesmo e não trair a mim dizem respeito a mim. Se minha esposa quiser fazer, o problema é dela também.

E btw o 1985 com 70 anos achar falha de caráter algo, só acrescenta a outras visões como maconheiro, contra alcool e qualquer coisa que sua visão ultraconservadora qualifica como sendo incorreta em seu mundo maniqueista.

O que acho é deixar claro o que penso: Sempre falar para o conjuge que a vida pessoal é de cada um, sem entrar no mérito do que estou fazendo ou não, é informação demais, encanação demais a toa.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #44 Online: 15 de Junho de 2010, 00:49:27 »
Quebra de confiança de umas das partes é coisa de falta de caráter, seja num casamento, seja numa amizade ou num empreendimento. Pode-se fazer o malabarismo moral que quiser pra justificar isso pra si mesmo, mas isso não muda o fato da pessoa não ser confiável....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 15 de Junho de 2010, 00:54:48 »

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #46 Online: 15 de Junho de 2010, 01:34:04 »
Como se a transição do demoníaco (constatado na minha aprendizagem de vida) modo de vida monogâmico castrador para uma forma de vida mais liberal, tivesse que ser de maneira toda formalizada nos moldes deste terror monogâmico. O que se está fazendo é considerar a moral da exclusividade sexual, que não é a fidelidade relacional em si, como uma ética em que o indivíduo que começa a se liberdar dela tivesse que ser julgado por ela própria.

Não existe nada que promova um carater melhor ao indivíduo que a sua honra aos seus próprios princípios em que o amor e a fidelidade estão em jogo sim, mas primeiro para com ele mesmo. E existem muitos outros pontos mais importantes numa relação conjugal que a mera divinização da exclusividade sexual. E nenhum deles, com um carater maduro, se esvai quando joga-se esse mito no lixo.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #47 Online: 15 de Junho de 2010, 04:19:14 »
Eu não estou entrando no mérito de uma relação aberta ou poliamorosa. Acho louvavel que as pessoas se libertem e sejam felizes. O problema é prometer ser fiel e não cumprir uma promessa. Se é muito custoso ser fiel, que a pessoa procure um parceiro que pense da mesma maneira. Trair uma pessoa de quem supostamente gostamos, deixar de cumprir uma promessa feita diz muito sobre o carater da pessoa e não apenas num relacionamento amoroso. Eu não confiaria num sócio que trai a esposa, por exemplo, mas um que tenha um relacionamento aberto ou poliamoroso tem até mais pontos que quem mantém um relacionamento monogâmico fiel mas não é feliz.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #48 Online: 15 de Junho de 2010, 06:54:29 »
Acima de tudo, eu acredito em causa e conseqüência, e em aceitar as responsabilidades derivadas de suas escolhas. Se uma relação construída em confiança mútua -- confiança nas liberdades e responsabilidades individuais de cada um -- dá espaço para escapadas com amigos ou amantes, não vejo nada de intrinsecamente errado (aliás, dificilmente acho alguma coisa intrinsecamente errada). Mas um dia a outra parte vai descobrir, e como vai reagir? Será que aquele segredo guardado em nome da proteção da individualidade não vai magoar?

Se não, ótimo. Se for... segura o rojão.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #49 Online: 15 de Junho de 2010, 07:17:12 »
Se querem cornear, corneiem. Mas não me venham querer enobrecer o chifre com "sou um revolucionário do amor contra a hipocrisia da sociedade..."
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!