Então voltando à vaca fria, vamos ver se consigo colocar a informação de maneira mais inteligente, até para mim mesmo.
1- Quem tem relação extra-conjugais?
Como evidência anedótica, poderia afirmar que 90% dos homens traem e que boa parte das mulheres também.
Um aparte: estar numa sociedade monogâmica e trair são coisas diferentes. Isto é, o fato de 'trair' é a confirmação da regra, assim como quebrar a parede de um banco e sair por aí com os bilhetes é considerado roubo, da mesma forma que constituimos capital juntando-o no banco.
Então trair faz parte do circulo de relação monogâmico do ser humano, que é nas nossas sociedades o mais popular embora não o único sistema válido, claro.
Complementando com uma resposta ao primeiro post do tópico, dizer que a igreja instituir a monogamia não é só negar a historia, é negar a biologia: a maioria dos mamíferos não é monogâmica, mas há muitos que o são. Talvez sejamos os únicos entre os primatas vivos, não tenho certeza.
Há motivos para isto: a fêmea precisa de alguma maneira garantir que a energia investida na prole terá um fim, e exigir a monogamia é uma delas.
Mas em todo caso gregos e romanos, que instituíram as sociedades européias que herdamos, eram fortemente monogâmicos, mesmo que fosse possível repudiar a mulher, havia todo um protocolo para tal (assim como para o dote). E os bárbaros que adotaram a sua cultura, eram mais severos ainda com traições, fato pello qual as religiões pós-império
E quanto mais jovens os casais (menos idade), o percentual de traição fica ainda maior.
Por exemplo, numa pesquisa da USP (Projeto Sexualidade), a incidência de traição de mulheres casadas entre 18 e 25 anos foi de quase 50%, e esse percentual vai caindo de acordo com a idade das pessoas. Aqui
Ok, mas isso não é 'motivo' para pôr os cornos. Estatísticas podem ser uma explicação comportamental, mas continua sendo um tipo de mentira. Pelo mesmo o fato de dizer 'só vou ficar com você' e não ficar.
Agora não se pode dizer nada sobre trair porque 'todo o mundo faz' ? Não é uma falácia de quantidade, essa ?
Por outro lado, como você bem disse, tudo depende do acordo inicial do casal. Conheço casais mais 'abertos', onde os parceiros sabem que um ou outro trair uma ou outra vez, e criaram muito bem uma menina que hoje é moça. Umas traições aqui e lá não abalaram o casamento, ou pelo menos não para o que vemos nós de fora.
No meu caso, a minha esposa não toleraria uma traição, e eu entrei na relação sabendo muito bem disso. Alegar 'todo o mundo faz' no meu caso seria mais do que hipocrisia, seria mau caratismo mesmo.
Por outro lado, veja que traição e monogamia nem sempre andam juntas, a traição seria ao casamento: há países onde a poligamia é aceita e a traição severamente punida, como na maioria dos países islâmicos.