Autor Tópico: A Monogamia  (Lida 19565 vezes)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Re: A Monogamia
« Resposta #50 Online: 15 de Junho de 2010, 07:23:15 »
Se querem cornear, corneiem. Mas não me venham querer enobrecer o chifre com "sou um revolucionário do amor contra a hipocrisia da sociedade..."

O seu puliça, cornear é crime? Não né?
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #51 Online: 15 de Junho de 2010, 07:28:25 »
Se querem cornear, corneiem. Mas não me venham querer enobrecer o chifre com "sou um revolucionário do amor contra a hipocrisia da sociedade..."

O seu puliça, cornear é crime? Não né?

Formalmente? Não desde 2005 ou 2006...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #52 Online: 15 de Junho de 2010, 07:30:44 »
Formalmente? Não desde 2005 ou 2006...

HHmmm. Valeu.

"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #53 Online: 15 de Junho de 2010, 08:14:11 »
Acho que o mais errado é se a parte cornuda descobrir..... Magoar intencionalmente alguém que nos ama é filha da putisse....
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #54 Online: 15 de Junho de 2010, 08:23:34 »
Acho que o mais errado é se a parte cornuda descobrir..... Magoar intencionalmente alguém que nos ama é filha da putisse....

Só perguntei por curiosidade Baratinha.
Fica tranquilo que eu não vou cornear você e nem o Jaf  :borboleta: :coracao: :flerte:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #55 Online: 15 de Junho de 2010, 09:05:41 »
Não havia outro tópico sobre esse mesmo assunto?
Tem o tópico sobre poliamor e que é bem relacionado com o assunto. Apesar de que eu pessoalmente considero bem distinto argumentar sobre o poliamor e argumentar contra a monogamia. Mesmo sabendo que na prática é a mesma coisa  :)

Até por existir uma grande distinção conceitual e até legal entre poligamia e poliamor. Existem casais poliamoros e que vivem de forma monogâmica, mas não por falta de conhecimento sobre outras opções relacionais e sim imposição cultural.

Sobre a hostidade da traição, claro que ningúem faz um plano para trair, pelo menos não com a intenção de magoar a pessoa com a qual ama. É algo que acontece de maneira natural e todos estão cheios de ver essas história por aí, existem aos milhares, inclusive nas religiões as que mais as negam.

Por isso eu concordo com o que se define como o mito da monogamia, ou mito do amor romântico e não acredito nesse ideal como uma realidade concreta. Exatamente por ser um ideal mítico que os poucos exemplos de sucesso são tão bem cultuados e os demais vivem a sombra de um modelo perfeito de relacionamento, que na prática inexiste.

O poliamor existe em contraste com o monoamor da monogamia. Se as pessoas não sucumbem aos desejos e interesse é por eles existirem, e talvez o rojão emocional maior seja este, o de esconder algo tão natural quanto o sentimento humano de amar.

Para com isso. Quem trai o faz com consciência do que está fazendo e alguns até planejam isso. Você está muito equivocado ao achar que é impossível não trair e isso nada tem a ver com mito de amor romântico mas com firmeza de caráter.
Não estou falando que os não-monogâmicos não tem caráter, mas sim daqueles que traem numa relação monogâmica.

A questão é que a sociedade monogâmica é uma sociedade sem caráter ou mais propriamente mal carater, no sentido relacional. Sequer oferecem outras opções mais condizentes com o carater natural e biológico humano. O suposto carater exigido é com base nesta idealização de uma relação perfeita e que não existe.

Trair no dogma monogâmico é ter uma relação sexual com outra pessoa e minar a confiança nesta fidelidade terrorista que se é exigida culturalmente. Os que a justificam fazem mais com base na jocosa figura pejorativa do corno. Porém a demanda instintiva e cultural por aventuras sexuais também é muito conhecidade de todos. A lógica que o Agnóstico colocou é muito válida para muitos a fazem uso quanto desafiam o dogma da moral monogâmica.

E aqui, num exemplo da censura sobre essa temática, ninguém quer falar a respeito, é mais fácil seguir o status quo e afirmar o comportamento relacional mítico. -Para que discutir isso? Cada um sabe o que faz! Dizem.

E nem é preciso defender outra alternativa para criticar a monogâmia, os próprios monogâmicos já fazem isso, as piadas sobre o casamento são a sua expressão mais singela na cultura.

Não generalize. Se você não consegue ser monogâmico e julga natural ceder aos seus impulsos em busca de várias parceiras, isso é uma particularidade sua. Não é porque você não consegue que ser monogâmico significa algo anti-natural, terrorista, opressão cultural ou qualquer outra pérola. Não há nada de mítico na monogamia e nem de opressão cultural, muito menos mal caráter. Tanto não é que você é livre para ter um relacionamento aberto.

A diferença é que você acha que é natural e benéfico ter várias parceiras e eu acho que é muito mais benéfico ter uma só, com uma cumplicidade e relação singular que você. talvez, não consiga compreender, justamente por não conseguir manter essa fidelidade.

Há falta de caráter quando há mentira, aí sim.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 15 de Junho de 2010, 09:12:37 »
Concordo com o 1985. Se você acha tudo certo ter casos fora do casamento, e sua esposa não, e você mente para ela, isso é falha de caráter. Se você quer ter casos fora do casamento, o certo seria arranjar uma companheira que aceite esse seu comportamento, e não trair a confiança de alguém que não compartilha do seu modo de ver as coisas.

Bom, pensamos bem diferente, alias, realmente não me importo se classificam como falha de caráter, ou super caráter, ou a PQP. Para mim, as coisas que eu tenho que fazer para ficar bem comigo mesmo e não trair a mim dizem respeito a mim. Se minha esposa quiser fazer, o problema é dela também.

E btw o 1985 com 70 anos achar falha de caráter algo, só acrescenta a outras visões como maconheiro, contra alcool e qualquer coisa que sua visão ultraconservadora qualifica como sendo incorreta em seu mundo maniqueista.

O que acho é deixar claro o que penso: Sempre falar para o conjuge que a vida pessoal é de cada um, sem entrar no mérito do que estou fazendo ou não, é informação demais, encanação demais a toa.

Tenho 25 anos e defendo a tese de que esconder traições do cônjuge que se acha numa relação monogâmica é falha de caráter. Se isso é ser ultraconservador imagina o que é um liberal. Mas é mais fácil atacar a pessoa do que o argumento.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 15 de Junho de 2010, 11:12:33 »
olha.. quem começou a falar em falha de caráter foi você, sendo que evidentemente a coisa é um pouco mais complexa do que parece, SE a pessoa não tiver uma mente preto no branco.

Mas vamos tentar continuar com a argumentação...
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 15 de Junho de 2010, 11:16:05 »
olha.. quem começou a falar em falha de caráter foi você, sendo que evidentemente a coisa é um pouco mais complexa do que parece, SE a pessoa não tiver uma mente preto no branco.

Mas vamos tentar continuar com a argumentação...

E eu não disse que você tem falha de caráter.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 15 de Junho de 2010, 11:24:21 »

Vamos lá Barata... vamos por partes.

Primeiro, você considera que magoar-se a si mesmo é uma filhadaputisse consigo mesmo?

Segundo: Sabemos que a monogamia é uma conceito que diz que a pessoa A só se relaciona com a B. Ponto. Não diz que a pessoa A ama a B. Não diz que a pessoa A se sacrifica pela B. Nada.

Nessa sua visão, se A prover para B uma vida muito boa, com carinho, amor, plena em suas responsabilidades, mas eventualmente ficar com outra pessoa C, então ele é mal caráter.

E se por acaso, um puto A que fica com B porque sequer tem opotunidade de ficar com C, mas na verdade não faz as outras coisas que a pessoa no exemplo A faz, principalmente porque essas coisas não podem ser julgadas de maneira tão dicotômicas, então esse A não tem a falha no caráter, e é melhor do que a pessoa do exemplo anterior.

Does not make sense.

Te digo uma coisa Barata, ficar julgando a moralidade de uns de maneira tão veemente normalmente é um ato de preconceito e de análise superficial, quer se o assunto seja monogamia ou moralidade. Ao menos participe da discussão sem gerar algo que interrompa completamente a discussão a partir de um juizo de valor. tente argumentar e participar, e ao final, de seu veredito.

Também não tenho claro em minha mente... vou continuar postando depois.
« Última modificação: 15 de Junho de 2010, 11:29:14 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #60 Online: 15 de Junho de 2010, 11:31:22 »
Acho que não tem dificuldade nenhuma em entender que dizer na frente que é fiel e pelas costas meter chifre até a cabeça não passar pela porta é uma "puta de uma falta sacanagem"...

"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 15 de Junho de 2010, 11:34:54 »
e quem disse que o ponto é dizer que é fiel??

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #62 Online: 15 de Junho de 2010, 11:41:59 »
Agnóstico, você notou que quando sua felicidade esta em jogo, vale tudo, trair, financiar traficantes e etc, ja quando algo te atrapalha, como a pirataria, você é todo a favor da lei, se preocupa com quem sai prejidicado, fala de moral e caráter. Seja menos egoísta, a sua felicidade não é a única que importa no planeta.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #63 Online: 15 de Junho de 2010, 11:44:26 »
Não precisa dizer. Agir de forma a pensar que é fiel, dar a entender ao parceiro que ele é exclusivo é claramente uma forma de incentivá-lo a manter se monogâmico enquanto se faz a festa pelas costas com 500 parceiro(a)s diferentes...

Já disse. Se alguém quer chifrar, chifre, mas sem essa desculpinha esfarrapada de que está indo contra a hipocrisia monogâmica que isso é uma forma diferente de dizer: "Espera amor, não é o que você tá pensando, eu posso explicar..."

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 15 de Junho de 2010, 12:17:27 »
Agnóstico, você notou que quando sua felicidade esta em jogo, vale tudo, trair, financiar traficantes e etc, ja quando algo te atrapalha, como a pirataria, você é todo a favor da lei, se preocupa com quem sai prejidicado, fala de moral e caráter. Seja menos egoísta, a sua felicidade não é a única que importa no planeta.

Hummm... primeiro quem disse que uso drogas? Já começou mal... porque defendo o direito de quem usa, que não é meu caso.
Segundo, que se você percebeu o que eu te respondi no exemplo hipotérico, a pessoa B não tem déficit algum de felicidade.
Terceiro, porque a pirataria não me atrapalha em nada, trabalho em uma empresa que vende principalmente para corporações. Então realmente acho que quem trabalha tem que ser remunerado.
Quarto, ... tente antes argumentar.. espera antes de sair julgando, você pode ao menos entender o que meu ponto de vista, para depois discordar, acho que já nos conhecemos há algum tempo ...

Diego.. nesse exemplo hipotético (para não ficar personalizando) te digo que A não fica falando que é fiel, nem que admira a fidelidade, nem que a exige..

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #65 Online: 15 de Junho de 2010, 12:29:23 »
A questão é que a sociedade monogâmica é uma sociedade sem caráter ou mais propriamente mal carater, no sentido relacional. Sequer oferecem outras opções mais condizentes com o carater natural e biológico humano. O suposto carater exigido é com base nesta idealização de uma relação perfeita e que não existe.

Trair no dogma monogâmico é ter uma relação sexual com outra pessoa e minar a confiança nesta fidelidade terrorista que se é exigida culturalmente. Os que a justificam fazem mais com base na jocosa figura pejorativa do corno. Porém a demanda instintiva e cultural por aventuras sexuais também é muito conhecidade de todos. A lógica que o Agnóstico colocou é muito válida para muitos a fazem uso quanto desafiam o dogma da moral monogâmica.

E aqui, num exemplo da censura sobre essa temática, ninguém quer falar a respeito, é mais fácil seguir o status quo e afirmar o comportamento relacional mítico. -Para que discutir isso? Cada um sabe o que faz! Dizem.

E nem é preciso defender outra alternativa para criticar a monogâmia, os próprios monogâmicos já fazem isso, as piadas sobre o casamento são a sua expressão mais singela na cultura.

Não generalize. Se você não consegue ser monogâmico e julga natural ceder aos seus impulsos em busca de várias parceiras, isso é uma particularidade sua. Não é porque você não consegue que ser monogâmico significa algo anti-natural, terrorista, opressão cultural ou qualquer outra pérola. Não há nada de mítico na monogamia e nem de opressão cultural, muito menos mal caráter. Tanto não é que você é livre para ter um relacionamento aberto.

A diferença é que você acha que é natural e benéfico ter várias parceiras e eu acho que é muito mais benéfico ter uma só, com uma cumplicidade e relação singular que você. talvez, não consiga compreender, justamente por não conseguir manter essa fidelidade.

Há falta de caráter quando há mentira, aí sim.

A fidelidade não está relacionada ao sexo exclusivo, este é o ponto que considero mais importante e que consigo compreender na relação do Agnóstico.

É mais fácil cair na jocosidade do moralismo sexual e ficar apontando que a "mentira" nesta relação é uma demonio a ser combatido.

Eu consigo compreender claramente a cumplicidade da relação monogâmica e trago ela para a minha relação de maneira que talvez você não consiga compreender e que eu consigo ver nesta outrar que foi atacada por aqui.

É muito mais amplo o ponto de vista que estamos tendo, é dar menos valor ao sexo do que tradicionalmente é dado. É perceber que o sexo é não vale tanto na relação e nem tanto para a pessoa, embora possa parecer num entendimento mais superficial.

E é bom você ter tocado na questão do caráter, pois a ética é o ponto fulcral da crítica a monogamia, principalmente no que é considerado uma supervalorização do sexo e por isso a sua deificação. E como a questão é polêmica, eu peço para que todos procurem analizar com atenção e voltado a ética relacional que também buscamos e com profundidade, não se engane e nem se acha o detentor, pois o sentimento de amor é profundo e verdadeiro em outras formas de se relacionar.

E a cumplicidade é o que mais é necessário, pois os desejos e vontades podem ser compartilhados com grande abertura. Não fica algo que se compartilha apenas com os amigos, a amizade na relação é muito maior por ser possível dividir tais sentimentos.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #66 Online: 15 de Junho de 2010, 12:32:44 »
Eu estou argumentando. Meu argumento é: Ter um relacionamento, de qualquer tipo que seja, de financeiro a amoroso, e mentir e enganar uma das partes é falta de caráter. Se ter esse relacuonamento é custoso e não supre suas necessidades, arrume outro, onde ambas as partes esteja ciente do que acontece. Seu perceiro não descobrir e ter uma vida financeiramente confortável não muda o fato de que uma pessoa esta enganando a outra, do mesmo modo que roubo é roubo, a vitima dando falta do bem roubado ou não (não estou comparando com roubo, foi só pra exemplificar). Se o parceiro descobre e se magoa, além de mau caráter, passa a ser filho da puta.
Agora, se pra você mentir, enganar e deixar de cumprir promessas não são falhas de caráter, ótimo, mas não espere que isso seja uma unanimidade.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 15 de Junho de 2010, 14:22:08 »
E quem disse que temos que falar a verdade sempre? Você fala sempre a verdade?

Você faz exatamente o que sua namorada espera de você ou você dá a essa questão do sexo um peso que é proporcional à sua falta de capacidade de suportar um comportamento infiel de sua namorada?

E quem disse que é uma questão de conforto financeiro, apenas? Mais uma vez: Se há a pessoa A se relaciona com a B, essa pessoa A deixa a pessoa B feliz, companheira, cuida das crianças, etc..., etc.. e gosta de ter um relacionamento, essa pessoa é pior do que um fiel que não fica com seus tão intensamente como a pessoa anterior?
Toque nesse assunto Barata, não se julga o caráter de uma pessoa dessa maneira. Julgamentos assim são uma hipocrisia na medida que tende a reduzir a pessoa a um critério específico, e que por coindicência, é justamente um assunto que poucos homens estão dispostos a aceitar de sua companheira.

Te dou uma evidência anedótica: Boa parte dos meus amigos traem suas esposas e são cheios de discursos morais a esse respeito, mas apenas para a parte da mulher. Outros conhecidos se fazem de santo (como eu já fiz) até ter uma mulher no trabalho que dá a vida para o ter... 

Eu acho interessante como, durante os anos que estive debatendo nesse fórum, esse sempre foi um assunto que trazia os mais pesados julgamentos morais de pessoas que, em outros assuntos, podem ser mais liberais. Impressionante como essa questão do sexo é VITAL e determinante para classificar o caráter de uma pessoa, quando na verdade, é apenas mais uma atividade humana SE não dermos a esse assunto mais importancia do que ele tem.
Veja, o seu julgamento moral não é absoluto, ele é seu julgamento moral, refletindo uma característica sua.

Por exemplo, a pessoas que dizem que se você se masturbou para uma outra mulher, ou tem sentimentos por outra pessoas, isso já seria o sinal de que você não ama mais essa pessoa, que está a traindo em pensamentos, etc.. mas isso é apenas mais um ponto de vista.

Sobre as promessas que você citou em sua argumentação, digamos, bem emotiva sobre o tema. O que eu considero inadequado são exatamente essas promessas. O que acho mais correto é deixar claro para o seu parceiro que não julga isso errado, que as pessoas têm sua individualidade, que isso faz parte da vida etc.. Isso gera as expectativas corretas, durante a vida do casal.

Mais uma vez: Eu não considero que um casal deva fazer todas as coisas juntas, considero que deve sair com seus respectivos amigos, que existe uma vida que diz respeito a cada pessoa além da relação entre os dois.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #68 Online: 15 de Junho de 2010, 17:49:36 »
A coisa é simples. Se o seu "contrato" com a outra parte "diz" ou "se faz entender" que a outra parte detém a exclusividade sobre você e você dela, e se você assinou e concordou com os termos, é filhadaputisse quebrar esse contrato sem que a outra parte esteja de acordo.

Mas como a coisa não é simples, esse contrato é extremamente artificial, já que nós, humanos, temos uma constante atração pelo sexo oposto (ou não :hihi:) ,independente de quem seja ou de que tipo de relação uma pessoa tenha acordado com outra. Assim a filhadaputisse passa a ser condicionada menos pelo caráter e mais pela natureza de procriar e personalidade de cada um, o que faz com que a filhadaputisse seja um pouco mais relativa, embora o caráter ainda seja uma parte importante dessa condicionalidade.

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #69 Online: 15 de Junho de 2010, 19:02:13 »
Concordo com o 1985. Se você acha tudo certo ter casos fora do casamento, e sua esposa não, e você mente para ela, isso é falha de caráter. Se você quer ter casos fora do casamento, o certo seria arranjar uma companheira que aceite esse seu comportamento, e não trair a confiança de alguém que não compartilha do seu modo de ver as coisas.

Bom, pensamos bem diferente, alias, realmente não me importo se classificam como falha de caráter, ou super caráter, ou a PQP. Para mim, as coisas que eu tenho que fazer para ficar bem comigo mesmo e não trair a mim dizem respeito a mim. Se minha esposa quiser fazer, o problema é dela também.

E btw o 1985 com 70 anos achar falha de caráter algo, só acrescenta a outras visões como maconheiro, contra alcool e qualquer coisa que sua visão ultraconservadora qualifica como sendo incorreta em seu mundo maniqueista.

O que acho é deixar claro o que penso: Sempre falar para o conjuge que a vida pessoal é de cada um, sem entrar no mérito do que estou fazendo ou não, é informação demais, encanação demais a toa.

Agnóstico, pelo que entendi das postagens de 1985, Barata e Di Ungar, eles não estão criticando o ato de ter relações extra-conjugais em si mesmo, mas sim o ato de mentir para o cônjuge, fingindo estar em uma relação monogâmica sem de fato estar. Se as coisas forem transparentes e consensuais, não haveria problema nenhum.

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 16 de Junho de 2010, 01:30:05 »
eu entendo o que disseram, mas estou questionando exatamente isso. Antes de mais nada, para tirar a personalização da questão, minha situação é bem resolvida, não nos cobramos a esse respeito mas também não entramos em detalhe. E no discurso nunca há críticas quando sabemos de amigos(as) que trairam,  por exemplo, isso de ambas as partes, e outras considerações que são feitas de maneira madura, nunca exatamente diretamente ao ponto.

Então voltando à vaca fria, vamos ver se consigo colocar a informação de maneira mais inteligente, até para mim mesmo.

1- Quem tem relação extra-conjugais?

Como evidência anedótica, poderia afirmar que 90% dos homens traem e que boa parte das mulheres também. E quanto mais jovens os casais (menos idade), o percentual de traição fica ainda maior.
Por exemplo, numa pesquisa da USP (Projeto Sexualidade), a incidência de traição de mulheres casadas entre 18 e 25 anos foi de quase 50%, e esse percentual vai caindo de acordo com a idade das pessoas. Aqui

A tendência é que o número comece a aumentar entre as pessoas de idade mais alta, da mesma maneira que aumentou entre as pessoas de idade mais baixa (dogmas se rompendo, independência das mulheres, etc..)

Não sei da precisão desse estudo com 8.200 pessoas mas o fato é que esse ele corrobora vários estudos que vi durante os últimos anos. Um muito interessante foi o que passou na GNT sobre a diferenças entre os sexos. Nesse estudo, a proporção de mulheres que traiam na Inglaterra era muito mais baixo do que os homens, e a pergunta foi.. mas se os homens traem, traem com quem?

Ao ser colocadas por amostragem em um detector de mentira, o número de mulheres que traem subiu assustadoramente  :)

Quanto aos homens não há muito o que falar, apenas um pensamento. Nosso caráter pode ser julgado pelo que fazemos ou pelo que faríamos se tivessemos todos os meios? Isto é, podemos ficar arrotando de supermoralistas porque não estamos saindo com ninguém se no nosso íntimo estávamos loucos para encontrar aquela loira maravilhosa que nos trará dois meses de infindáveis prazeres? Iríamos falar não?

Mais uma evidência anedótica: Conheço homens que não traem porque realmente não traem, mas a maior parte dos que não traem é porque não têm um puto de uma chance..  

Qual o meu ponto? Meu ponto é que é meio óbvio que o sexo, alias mais do que o sexo, a relação íntima entre pessoa é uma das coisas mais fantásticas que existem. E NORMALMENTE, em casais com vários anos de convivência, aquele elemento vibrante não se mantém como era antes, salvo claros dos super-puros-céticos desse fórum.

E esse elemento vibrante, que envolve paquera, companheirismo, aventura, sexo... é fantástico. E sim, a maior parte de nós gostamos!!

O que fazemos com isso? Eu (em abstrato CARACA) tenho que me abster disso porque a sociedade me julgará mal (apesar de fazer e querer fazer)? Vivo em uma vida de negação desse sentimento tão evidente e arrotando moralismos hipócritas que são julgamentos apressados sobre a condição humana?

Acredito na hipótese não muito comum de ser vista e digo que vou ter esse tipo de emoção para todo o sempre com o cônjuge? Ou digo que OU eu tenho uma relação estável OU eu tenho esse elemento vibrante simplesmente porque TEM que ser assim porque senão não estarei sendo verdadeiro em relação a uma "promessa" que fiz baseado em um costume da sociedade e uma vontade baseada em um momento sentimental que você não pode replicar para sempre?

Saio com esse discurso moralista para meu cônjuge e para a sociedade mesmo sabendo que grande parte das pessoas simplesmente está mentindo para si mesmos ou mais, sendo hipócritas?

Troco o meu presente por um futuro que sequer pode acontecer? Tipo, daqui há 22 anos, vou estar com PQP 60 anos, e posso chegar a uma situação de rompimento com minha cônjuge e... o que fiz da minha vida nos últimos anos? para quem me sacrifiquei? Terei eu tido uma vida amorosa super intensa e feliz nesse período para erguer a cabeça e dizer.. olha, sabe aquela garota maravilhosa e bacana que queria ter uma relação comigo?? Dane-se, não perdi nada.

Nossa vida é essa... apenas essa... e escolhemos muitas vezes brincar de viver baseado em uma interpretação moral da realidade que pode simplesmente ser um engano, uma piada sem graça mesmo.

Eu tenho plena consciência que o tema não é simples e que não há uma regra nem uma resposta fácil para esse tema, mas para todos os lados. Creio que ficar cagando regras e ser hipócritas não ajuda muito à discussão.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #71 Online: 19 de Junho de 2010, 11:31:40 »
Outra crítica que percebi aqui foi a de usar a prostituição como argumento linguístico, o filho da puta ou filho da putisse, já adjetivado. Uma clara conotação sexual moralista para uso em outra moralização sexual. É muito circular e redundante na amostra de uma opinião. Mas o uso linguístico de expressões sexuais é muito comum, como o VTNC, como se o sexo anal não fosse um prazer, ou não fosse um prazer para héteros. São sempre usados de maneira pejorativa.

E uma modificação crítica muito comum da monogamia é a monogamia em série, trazido pela troca constante de parceiros, um na sequência do outro.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 19 de Junho de 2010, 11:54:14 »
Puts...perdemos posts de novo

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #73 Online: 19 de Junho de 2010, 17:41:51 »
Não há por aqui outro cara igual ao Cientista que tem o hábito de salvar os posts?

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #74 Online: 20 de Junho de 2010, 01:09:13 »
Puts...perdemos posts de novo

Agora que eu achava que a conversa ia andar...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!