Prezado Famado (falo como seu amigo),
veja que a resposta que darei agora é direta a vc, e não aos outros foristas. Quando criou o tópico, entendo eu que ao apresentar seus primeiro e segundo posts, vc está a nos persuadir que a narrativa do novo testamento não pode ser algo inventado, mitológico, pois aquele mesmo que escreveu os textos aparenta que, ele mesmo autor da obra, possui algumas dúvidas e incertezas com relação aos pensamentos dos personagens narrados, no momento em que não ficam claras ao leitor suas definições, embora a narrativa dos acontecimentos seja minuciosa. Sendo assim, seria uma evidência de que aquilo não é uma obra de ficção, pois numa obra de ficção o escritor esforça-se em decodificar os pensamentos de cada personagem e interpretá-los objetivamente de forma que aquele que lê não necessite de esforços maiores para acompanhar a narrativa. Já a Bíblia soa tão subjetiva, que nos parece que os próprios autores não possuem o poder sobre aquilo que eles próprios manifestam nos textos, embora narrem os fatos com detalhes; não possuem convicção do propósito dos personagens, resultando em mil e uma especulações a respeito do assunto, o que nos leva a crer que são realmente fatos narrados de acontecimentos reais, personagens reais, e não frutos da imaginação de um autor. E além de tudo isso, vc aposta que o novo testamento não poderia ser uma obra fictícia, pois é um conglomerado de textos que contém a mesma história, personagens, enredo, porém de autores diferentes. Se for essa sua proposta, concordo que há bastante lógica em sua pesquisa, e até te parabenizaria por essa sua observação.
Agora observe. Seus posts nos revelam um Famado histórico, que crê que Jesus existiu através da verificação de documentos que hoje constituem o Novo Testamento, e até confrontando profecias do Velho Testamento sobre a vinda do messias. Posso até concordar que vc possui conhecimento bíblico, no que se refere aos fatos. Mas o engraçado é que vc chega a declarar que Jesus, além de histórico, faz parte da divindade, que alguns observaram aqui como trindade. Porém, vc desmente o próprio relato bíblico ao afirmar que está convencido que Jesus errou. Se Jesus é divindade, e a própria Bíblia afirma que Deus não erra, de que Jesus vc está falando? Pois como bom conhecedor das escrituras, sabes muito bem que não podes adorar a dois senhores. Pois bem, o que estou querendo te dizer é que: não é porque vc não entende aquilo que está escrito, que houve erro do personagem ou do narrador. Afirmo que não sabe e nem possui discernimento para interpretar os seguintes textos:
"Em verdade vos digo que alguns aqui há, dos que aqui estão, que não provarão a morte, até que vejam vir o Filho do Homem no seu reino."
"Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam."
E por não possuir discernimento sobre aquilo que fala, acabou se enrolando e sendo até persuadido pelos demais foristas. A ponto de admitir que Jesus errou, mesmo sua própria fonte de consulta afirmando que a divindade é perfeita, isenta de erros.
Fica o conselho: aquilo que vc não compreende, não envolva na questão.